Editorial
Editores e Editor
Associado
Editorial
01-editorial.pdf
Articulação
de Conceitos Químicos em Um Contexto Ambiental por Meio do Estudo do
Ciclo de Vida de Produtos
Alfredo Luis Martins
Lameirão Mateus, Andréa Horta Machado e Lilian Borges Brasileiro
Química e Sociedade
ciclo de vida de produtos,
educação ambiental, ensino contextualizado
A abordagem de questões
ambientais em aulas de química vem sendo tema de reflexões recentes em
nossa comunidade. Buscando configurar um espaço que propiciasse a
interlocução do conhecimento químico com questões ambientais, foi
proposto o desenvolvimento de projetos que consideram a perspectiva da
análise do ciclo de vida de produtos. No âmbito do ensino de química, a
abordagem desse ciclo se mostra como articuladora entre o contexto
ambiental e os aspectos do conhecimento químico.
02-QS-3508.pdf
A
Leitura dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Química: Analisando o
Caso do Curso a Distância
Ana Luiza de Quadros e
Luciana Campos Miranda
Espaço Aberto
leitura, formação de
professores, aprendizagems
A linguagem química
permite uma leitura elaborada do mundo. Um mundo que o homem interpretou,
transformou, registrou e revelou em palavras num processo contínuo e
espiral, em que ações de interpretação, registro, revelação e
transformação, influenciam-se mutuamente. Ler o mundo é, também, ler as
palavras que sintetizam a forma como cada ramo da sociedade entende esse
mundo. Aos que ingressam na graduação, a leitura é uma ferramenta
indispensável. Investigamos as leituras que estudantes do curso de
Licenciatura em Química – na modalidade a distância – afirmam fazer.
Percebemos que muitos deles limitam essa atividade e, portanto, as
chances de desenvolverem estratégias de entendimento do texto,
necessárias para o próprio curso e a outros interesses.
03-EA-7608.pdf
Processos
Endotérmicos e Exotérmicos: Uma Visão Atômico-Molecular
Haroldo Lúcio de Castro
Barros
Conceitos
Científicos em Destaque
absorção/liberação de
energia; energia interna; formação/ruptura de ligações
Neste artigo, são
analisadas, sob a perspectiva atômico-molecular, absorção e liberação de
energia, na forma de calor, em processos físico-químicos. Para isso,
entre outros aspectos, foram discutidos: as definições de sistema e
vizinhança; os conceitos macroscópico e microscópico de temperatura; a
percepção de calor como um processo de transferência de energia,
resultante de uma diferença de temperatura; o equilíbrio térmico entre sistema
e vizinhança em experimentos realizados em condições diatérmicas; os
conceitos de energia interna de um sistema e de suas constituintes; a
variação de temperatura de um sistema e a de energia cinética média das
partículas; e variações de energia potencial associadas à ruptura e à
formação de ligações químicas e/ou de interações intermoleculares. Com a
discussão desses tópicos, muitas dificuldades dos estudantes, no estudo
da termoquímica, poderão ser mais facilmente superadas ou, mesmo,
evitadas.
04-CCD-7008.pdf
A
História da Síntese de Elementos Transurânicos e Extensão da Tabela
Periódica Numa Perspectiva Fleckiana
Cristhiane Cunha Flôr
História da Química
Epistemologia de Ludwik
Fleck, elementos transurânicos
Neste trabalho, alguns
aspectos da epistemologia de Ludwik Fleck são empregados na leitura de
episódios históricos envolvendo a síntese de elementos transurânicos e
consequente alteração da tabela Periódica. Particularmente, é analisado
como ocorreu a comunicação das ideias e produções científicas naquele
contexto,à luz dos conceitos fleckianos de coletivos de pensamento,
circulação intracoletiva e intercoletiva de ideias e círculos esotérico e
exotérico do conhecimento.
05-HQ-0409.pdf
Uma
Família de Químicos Unindo Brasil e Portugal: Domingos Vandelli, José
Bonifácio de Andrada e Silva e Alexandre Vandelli
Adílio Jorge Marques e
Carlos A. L. Filgueiras
História da Química
naturalismo, ciência
luso-brasileira, Vandelli e Andrada
Durante aproximadamente
um século, da metade dos setecentos a meados dos oitocentos, três
gerações de químicos uniram dois países, Brasil e Portugal, ajudando a
mudar a história política e científica de ambos. Eles tiveram papel
destacado em conduzir a Química e a História Natural de Portugal a um
melhor desenvolvimento e reconhecimento acadêmico. O processo se iniciou
com Domingos Agostinho Vandelli (1735-1816), naturalista italiano trazido
para Portugal em 1764 pela reforma pombalina, e que foi mestre de José
Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838) em Coimbra. O filho mais velho
de Domingos, Alexandre Antonio Vandelli (1784-1862), viria a casar-se em
Lisboa no ano de 1819 com a filha primogênita de José Bonifácio, Carlota
Emília de Andrada. A ciência luso-brasileira viu surgir assim uma
linhagem de químicos e naturalistas que se uniram não apenas pela afeição
às Ciências Naturais, mas também por fortes laços familiares.
06-HQ-4009.pdf
Um
Estudo do Processo Digestivo como Estratégia para Construção de Conceitos
Fundamentais em Ciências
Daniela Rodrigues da
Silva e José Cláudio Del Pino
Relatos de Sala de
Aula
metodologia, aprendizagem,
digestão
Este trabalho apresenta
um estudo de caso desenvolvido com a 8ª série de uma escola da rede
pública estadual de Porto Alegre (RS), na disciplina de ciências, com o
objetivo de planejar e colocar em prática uma proposta metodológica na
qual a interação se constitua uma alternativa à tradicional transmissão
de conhecimentos em sala de aula. Essa proposta faz parte de um projeto
maior que foi desenvolvido durante todo o ano letivo de 2007 com um
currículo aberto, planejado de acordo com temas de interesse propostos
pelos alunos, entre os quais estão os esportes, o corpo humano e as
doenças. Uma das estratégias metodológicas utilizadas foi a resolução de
problemas, objetivando a ação e a reflexão dos sujeitos envolvidos na
construção do próprio conhecimento. Na medida em que os temas de
interesse foram trabalhados, conceitos fundamentais foram questionados e
reconstruídos, buscando a compreensão dos fenômenos abordados de forma que
a aprendizagem se tornasse significativa.
07-RSA-4908.pdf
Uso
de Um Digestor Anaeróbio Construído com Materiais Alternativos para
Contextualização do Ensino de Química
André Luiz Queiroga Reis,
Gesivaldo Jesus Alves de Figueiredo, Márcia de Lourdes Bezerra dos Santos
e Sérgio Ricardo Bezerra dos Santos
Relatos de Sala de
Aula
química; digestor anaeróbio;
materiais alternativos
Neste trabalho, foi
desenvolvido um Digestor Anaeróbio (DA) utilizando-se materiais
alternativos como uma proposta de ensino interdisciplinar que, neste
caso, foi aplicado especificamente para o esclarecimento de conceitos
associados ao comportamento dos gases. A observação dos processos que
ocorrem no DA é realizada pelos alunos do 2º ano do nível médio, e conceitos
de física, química e biologia são fornecidos a eles, de modo a facilitar
a assimilação dos assuntos abordados. A proposta didático-metodológica
apresentada é uma alternativa para melhoria da qualidade do ensino de
química prestado aos alunos do Ensino Médio.
08-RSA-7208.pdf
Ensinando
a Química do Efeito Estufa no Ensino Médio: Possibilidades e Limites
Cristina Neres da Silva,
Anderson Cezar Lobato, Rochel Montero Lago, Zenilda de Lourdes Cardeal e
Ana Luiza de Quadros
Pesquisa no Ensino
de Química
efeito estufa, ensino de
química, livro didático
As novas tendências
educacionais ressaltam a necessidade de compreensão dos problemas
vivenciados pela sociedade em geral e, entre eles, os ambientais. Na
disciplina de Química, o efeito estufa é um dos problemas a ser
considerado em função da ênfase que os meios de comunicação têm dedicado
a ele. Analisamos esse tema em alguns livros didáticos de Ensino Médio e percebemos
uma necessidade de tratamento mais aprofundado sobre o fenômeno. Este
trabalho procura discutir alguns conceitos envolvidos no efeito estufa e
a possibilidade de trabalhá-los em salas de aula do Ensino Médio.
09-PE-1208.pdf
Estrutura
Atômica e Formação dos Íons: Uma Análise das Ideias dos Alunos do 3º Ano
do Ensino Médio
Angella da Cruz Guerra
França, Maria Eunice Ribeiro Marcondes e Miriam Possar do Carmo
O Aluno em Foco
íon, modelo atômico, ensino
de química
A ideia de íon é
importante na construção e no entendimento de muitos conceitos químicos
como: ligações químicas, eletroquímica, equilíbrio químico,
óxido-redução, pH, entre outros. Assim, o entendimento do conceito de íon
pode levar os alunos a compreenderem melhor vários fenômenos que estão
presentes no seu cotidiano como, por exemplo, os sais solúveis em água
que se dissociam e tornam o meio condutor de eletricidade; o mar, importante
fonte de materiais, constituído por íons. Esse trabalho tem como objetivo
investigar quais as concepções sobre a estrutura atômica e a formação dos
íons que os alunos do Ensino Médio, da rede pública de São Paulo, possuem
e que relações estabelecem entre elas.
10-AF-6008.pdf
pH
do Solo: Determinação com Indicadores Ácido-Base no Ensino Médio
Márjore Antunes, Daniela
S. Adamatti, Maria Alice R. Pacheco e Marcelo Giovanela
Experimentação no
Ensino de Química
experimentação no Ensino
Médio, potencial hidrogeniônico, solos
A realização de
atividades experimentais contextualizadas pode ser uma ferramenta eficaz
para despertar o interesse do aluno em aprender significativamente
conteúdos a serem desenvolvidos. Devido à dificuldade de os alunos
estabelecerem relações entre o potencial hidrogeniônico (pH) e o seu
cotidiano, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a aplicabilidade
de uma metodologia para a determinação do pH de solos, visandoà
aprendizagem desse conteúdo por estudantes do Ensino Médio. O
experimento, realizado com uma turma de 27 alunos de 3ª série do Ensino
Médio, mostrou-se viável quanto ao custo; ao espaço físico necessário
para a sua realização; e ao seu caráter interdisciplinar e motivacional,
o que permite supor que ele possa ser realizado em qualquer escola do
ensino público ou privado.
11-EEQ-3808.pdf
Resenha
Estudo de casos no
ensino de Química
12-resenha.pdf
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II Seminário Ibero-Americano
Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino de Ciências (SIACTS-EC)
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Assessores
QNEsc 2009
13-assessores.pdf
Normas
para Publicação
14-Normas.pdf
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