BOLETIM ELETRÔNICO No 890

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. SBQ leva à Web química para professores e estudantes

2. Professor Vítor Francisco Ferreira é agraciado com o II Prêmio UFF de Excelência Científica

3. Cinco INCTs realizam Workshop em Itaparica, Bahia

4. 2nd Brazilian Conference on Natural Products (BCNP) e XXVIII Reunião Anual Sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares (RESEM)

5. I Seminário sobre Biodiesel e Co-produtos

63ª Escola Superior em Síntese Orgânica (3ª ESSO)

7. Bolsas Pos-Doc / PNPD2009-CAPES / UNIT

8. Vaga de Pós-Doutoramento na UFABC

9. Seleção de ingresso no PPG em Química do IQ-UFRJ

10. Inscrições para a Pós-graduação em Química do IQ/UNESP/Araraquara

11. Duas vagas para Química Orgânica da UnB

12. Concurso na área de Química Inorgânica (1 Vaga) e Química/Ensino (2 vagas) na Univ. Estadual de Londrina

13. Concurso em Química Orgânica no IQ-UNICAMP

14. Vaga de químico em indústria de látex

15. International Symposium in Honor of Prof. Ernesto Rafael González

16. Prorrogadas as inscrições para Pós-doc na UFPel

17. Workshop "Química Analítica de Processos" na 33ª RASBQ

18. Edital para vaga de bolsa PNPD 2009 no IQSC-USP

19. Concurso na UFRN na área de Educação em Química

20. Workshop sobre biocombustíveis

21. Processo setetivo da PG em Química da Univ. Sudoeste da Bahia

 

1. SBQ leva à Web química para professores e estudantes

 

Portal Química Nova Interativa tem base com  informações científicas confiáveis produzidas por docentes das universidades brasileiras; acesso permite fazer download de material didático

 

Com atualizações semanais e número crescente de acessos, o Portal Química Nova Interativa, em operação há quatro meses,  oferece a professores e alunos uma base de informação científica para ser explorada com os benefícios da interatividade da web. O Portal, iniciativa da Diretoria e Conselho da Sociedade Brasileira de Química, é alimentado com a colaboração de pesquisadores e docentes de universidades brasileiras e seu conteúdo destina-se, principalmente, ao ensino médio.

Foi concebido para auxiliar professores a preparar aulas, ampliar o conhecimento e obter referências bibliográficas de pesquisa. Eles podem também executar downloads  de fotos e vídeos para utilizar em sala de aula.

O portal abre aos alunos a possibilidade de navegar em busca de questões específicas para uma tarefa  ou descobrir as relações entre conceitos, acessando links, de acordo com seu interesse. A definição dos conteúdos  levou em conta os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecidos pelo Ministério da Educação e a validação das informações tem a chancela da SBQ.

O conteúdo está organizado a partir de dois eixos principais. Um deles são os temas de abrangência interdisciplinar, como, por exemplo,         “Ciclos Globais de Carbono, Nitrogênio e Enxofre: a Importância da Química da Atmosfera”.  O outro é constituído por conceitos que formam o conhecimento essencial ao estudo da disciplina.

O internauta dispõe, ao  mesmo tempo, de um “banco de moléculas” que vem sendo ampliado. Este espaço apresenta as moléculas com imagens tridimensionais,  traz informações sobre as propriedades, com links para outros tópicos, e situa as características químicas em relação a fatores como o meio ambiente, a saúde humana, produção industrial ou outros aspectos.

Os recursos da interatividade, no estudo da química, são particularmente úteis porque a apresentação dos conceitos está associada à visão tridimensional da molécula.

A seção “sala de aula” oferece aos professores material para ampliar o conhecimento sobre os temas a serem trabalhados com os alunos. Neste caso, os links remetem a artigos da revista Química Nova na Escola, publicação da SBQ disponível na web em formato PDF.

Os usuários do portal têm à sua disposição, também, uma outra base localizada na entrada “pesquisa de educação em química!” (PEQ). Este local fornece literatura de apoio sobre as abordagens pedagógicas mais inovadoras para os tópicos tratados no site.

Com quatro meses de operação, o portal  (http://qnint.sbq.org.br) registra 12.600 visitas e vem ampliando suas bases de informação. O Química Nova Interativa conta com conselho editorial formado por seis pesquisadores e docentes que integram os quadros diretivos da SBQ, sob a coordenação do professor Jailson B. de Andrade, da Universidade Federal da Bahia. A edição de conteúdo é do professor Guilherme Marson, da Universidade de São Paulo.

A plataforma tecnológica do QNint é baseada na Biblioteca Digital de Ciências (http://www.bdc.ib.unicamp.br), portal coordenado pela professor Eduardo Galembeck, da Universidade Estadual de Campinas.

 

Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)

 

2. Professor Vítor Francisco Ferreira é agraciado com o II Prêmio UFF de Excelência Científica

 

No último dia 05 de novembro no Teatro da UFF aconteceu a cerimônia de entrega do II Prêmio UFF de Excelência Científica, concedido aos seguintes docentes: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Profª Lucia Helena, Ciências da Vida Prof. Edson dos Santos Marchiori Engenharias, Ciências Exatas e da Terra Prof. Vitor Francisco Ferreira. Os premiados foram selecionados por uma Comissão julgadora externa, composta pelos professores: Jorge Almeida Guimarães (CAPES), Jerson Lima da Silva (FAPERJ), Evando Mirra de Paula e Silva (CGEE) e João Batista Borges Pereira (Universidade Mackenzie). Na ocasião, a PROPPi também homenageou os 24 pesquisadores da UFF contemplados na Edição 2009 dos Editais Cientistas do Nosso Estado e Jovens Cientistas do Nosso Estado, além de todos os bolsistas de produtividade do CNPq.

 

Fonte: Luiz Carlos Dias (UNICAMP)

 

3. Cinco INCTs realizam Workshop em Itaparica, Bahia

 

Com o objetivo de discutir a governança dos Institutos Nacionais e fortalecer laços de colaboração cientifica, tecnológica e na divulgação cientifica e formação de professores, estarão reunidos no Hotel Icaraí em Itaparica, BA, no período de 19-21 de Novembro de 2009, os seguintes institutos: INCT de Materiais Complexos e Funcionais (Coordenador Prof. Fernando Galembeck, UNICAMP), INCT de Fármacos e Medicamentos (Coordenador Prof. Eliezer de Jesus Barreiro, UFRJ), INCT de Transferência de Materiais Continente-Oceano (Coordenador Prof. Luiz Drude de Lacerda, UFC), INCT de Ciência e Tecnologia de Controle Biorracional de Insetos Pragas (Coordenador Profa. Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva, UFSCAR) e o INCT de Energia e Ambiente (Coordenador Prof. Jailson Bittencourt de Andrade, UFBA). Três assuntos terão destaque nas discussões: i) a colaboração científica e tecnológica em temas relacionados com a Baía de Todos os Santos, que são motivo de um grande projeto interdisciplinar financiado pela FAPESB-BA; ii) a atuação dos INCTs na editoria de Química Nova Interativa (http://qnint.sbq.org.br/qni/) o Portal do Conhecimento da Sociedade Brasileira de Química, SBQ; iii) a colaboração dos INCT's na próxima reunião anual da SBPC, cujo tema “nucleando as ciências do mar” poderá receber importantes contribuições. No escopo dos três assuntos principais serão discutidas oportunidades de mobilidade discente e docente no âmbito dos INCTs Esta é uma reunião exploratória que será ampliada futuramente com a participação de outros INCTs.

 

Fonte: Jailson B. de Andrade (IQ-UFBA)

 

4. 2nd Brazilian Conference on Natural Products (BCNP) e XXVIII Reunião Anual Sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares (RESEM)

 

Entre os dias 9 e 12 de novembro ocorrerá no Hotel Colina Verde, na cidade de São Pedro, SP, a segunda edição do Brazilian Conference on Natural Products (Congresso Brasileiro de Produtos Naturais) e a XXVIII Reunião Anual Sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares (RESEM). Mais de 380 participantes estão inscritos, dentre pesquisadores, pós-doutorandos, estudantes de pós-graduação e de graduação de diferentes instituições do Brasil e do exterior, além de profissionais da indústria. A programação científica conta com 20 palestrantes convidados, sendo 13 do exterior e 7 brasileiros, além de 14 apresentações orais de trabalhos e 340 apresentações de painéis. Os palestrantes e inscritos são provenientes de todas as regiões do Brasil, além de 14 países e 4 continentes. Este evento sem dúvida se consolida como o maior da América Latina na área de produtos naturais, sendo apoiado pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e patrocinado por diferentes agências de fomento. O histórico e os objetivos do evento, bem como a programação científica, o nome dos palestrantes convidados e todos os trabalhos aceitos, dentre várias outras informações, estão disponíveis no endereço www.sbq.org.br/2bcnp

 

Fonte: Paulo Cezar Vieira (UFSCar)

 

5. I Seminário sobre Biodiesel e Co-produtos

 

A produção de biodiesel já é realidade no Brasil. Para discutir a situação atual e as perspectivas futuras de sua produção, o Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL – APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento realizará o I Seminário sobre Biodiesel e Co-produtos, no dia 19 de novembro, em Campinas-SP. Organizado pelo Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos do Instituto e coordenado pelas pesquisadoras Roseli Ap. Ferrari e Ana Maria Rauen, o evento irá debater as novas matérias primas oleaginosas e a utilização e destinos dos co-produtos gerados na cadeia produtiva do Biodiesel. Entre os temas que serão abordados destacam-se os  avanços recentes no emprego da glicerina para fins alimentícios, não alimentícios e combustíveis e o aproveitamento de tortas e farelos de novas matérias primas oleaginosas, visando fornecer subsídios ao desenvolvimento e agregação de valor desta importante cadeia produtiva, com ênfase aos aspectos antinutricionais que podem apresentar. Para maiores informações visite o site do evento.

 

Fonte: Roseli Aparecida Ferrari (ITAL)

 

6. 3ª Escola Superior em Síntese Orgânica (3ª ESSO)

 

Encontram-se abertas até o dia 15 de dezembro as inscrições para a 3ª Escola Superior em Síntese Orgânica (3ª ESSO), que será realizada entre os dias 1 e 5 de fevereiro na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP. Para esta nova edição da ESSO serão oferecidos cursos e palestras em níveis avançados, ministrados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros de destaque em suas áreas de atuação. As atividades previstas para o evento abrangem os vários segmentos industriais que demandam profissionais com a formação especializada em síntese orgânica. Podem se inscrever pós-graduandos, pós-doutorandos, jovens docentes de universidades, pesquisadores e profissionais da área. As vagas são limitadas e serão distribuídas de acordo com a ordem de inscrição! Maiores informações poderão ser obtidas na página: http://www.quimica.ufpr.br/iiiesso/ ou através do email: 3esso@fcfrp.usp.br

 

Fonte: Giuliano Cesar Clososki (FCFRP-USP)

 

7. Bolsas Pos-Doc / PNPD2009-CAPES / UNIT

 

Inscrições prorrogadas para seleção de três bolsistas PNPD/Capes (pós-doutores) para a Universidade Tiradentes/ UNIT, Aracaju-Sergipe. Nova data limite: 10/11/09.  As bolsas (até 3 anos) estão relacionadas a avaliação e perspectivas de novas tecnologias na aplicabilidade de recursos agrícolas da região nordeste na obtenção de biocombustíveis, buscando candidatos com visibilidade em biocatálise (1 bolsa), tratamento de efluentes (1 bolsa), e na avaliação de frações celulósicas na obtenção de bioetanol (1 bolsa). Informações com Prof. Dr. Daniel Silva, Coord. PNPD-UNIT/SE, daniel_silva@unit.br (cópia p/ silvadp@hotmail.com) 79-88546985. Edital em www.unit.br

 

Fonte: Daniel P. Silva (UNIT)

 

8. Vaga de Pós-Doutoramento na UFABC

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados (PG-Nano) da Universidade Federal do ABC (UFABC) torna pública a abertura de inscrições para a seleção de um jovem doutor para o preenchimento de uma vaga no Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) do MEC/CAPES e MCT/FINEP, nas áreas de: Polímeros; Biomateriais; Simulação e Modelagem; Cerâmicas; Óxidos; Hidretos Metálicos. As inscrições estarão abertas até o dia 13/10/2009. Maiores informações em http://nano.ufabc.edu.br/editais.htm

 

Fonte: Ronei Miotto (UFABC)

 

9. Seleção de ingresso no PPG em Química do IQ-UFRJ

 

O Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro realizará o processo de seleção de ingresso de novos alunos para ingresso em 2010/1, nas cidades do Rio de Janeiro (mestrado e doutorado) e Fortaleza (mestrado). Maiores informações podem ser encontradas na homepage do Programa http://server2.iq.ufrj.br/pgqo.

 

Fonte: Carlos R. Kaiser (UFRJ)

 

10. Inscrições para a Pós-graduação em Química do IQ/ UNESP/Araraquara

 

Estão abertas as inscrições para a pós-graduação em Química do IQ/UNESP/Araraquara. Processo Seletivo 1º semestre de 2010
Inscrições: 03/11 a 11/12/2009. Prova de Seleção: 27/01/2010 (prova escrita); 28/01/2010 (divulgação resultado prova de mestrado); 28 E 29/01/2010 (análise curriculum vitae e do pré-projeto) e 29/01/2010 (divulgação resultado - disponibilizado no site www.iq.unesp.br)/no período da tarde.

 

Fonte: Sandra Regina Pavanelli (IQ-UNESP-Ar)

 

11. Duas vagas para Química Orgânica da UnB

 

Estão abertas as inscrições  para a contratação de dois professores  (nível Adjunto) para a área de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade de Brasília. Maiores informações na página da UnB. Ver Edital 198/2009, Edital de Reabertura (divulgado no sítio em 05/11/2009). O período de inscrições vai de 09/11/2009 a 06/12/2009.

 

Fonte: Claudia Nascimento (UNB)

 

12. Concurso na área de Química Inorgânica (1 Vaga) e Química/Ensino (2 vagas) na Univ. Estadual de Londrina

 

As inscrições estarão abertas de 07 a 11 de dezembro de 2009 para o concurso área de Química Inorgânica (1 Vaga) com os seguintes requisitos: graduação em Química ou Engenharia Química, doutorado em Química Inorgânica e na área de  Química/Ensino (2 vagas) com os seguintes requisitos: Graduação em Química; e Mestrado em Ensino de Ciências (modalidade química) ou Educação em Ciências (modalidade química). Os interessados podem obter maiores informações no site da Universidade ou pelos telefones (43) 3371-4302 ou 3371-4569.

 

Fonte: Antonio Alberto da Silva Alfaya (UEL)

 

13. Concurso em Química Orgânica no IQ-UNICAMP

 

A Universidade Estadual de Campinas torna pública a abertura de inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos, para provimento de 01 cargo de Professor Doutor, nível MS-3 em RTP, na Área de Bioquímica, nas disciplinas QO-551 – Bioquímica I, QO-621 – Química Orgânica III e QO-752 – Bioquímica Molecular do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da UNICAMP. Maiores informações na Internet.

 

Fonte:  Antonio Claudio Herrera Braga (UNICAMP)

 

14. Vaga de químico em indústria de látex

 

A usina de processamento de látex, localizada na cidade de Américo de Campos (noroeste do estado de São Paulo) está contratando químico com experiência em borracha .Os objetivos da empresa são os de produzir: a) látex aniônico centrifugado de alta qualidade para competir com o importado na produção de preservativos e produtos cirúrgico; b) látex catiônico, para substituir o látex sintético importado. Interessados enviar curriculum-vitae para: contato@usinaprolatex.com.br e/ou accarvalho10@hotmail.com ou visite a página da empresa.

 

Fonte: Márcia Cristina Bisinoti (UNESP)

 

15. International Symposium in Honor of Prof. Ernesto Rafael González

 

O Grupo de Eletroquímica do Instituto de Química de São Carlos – IQSC/USP, convida para o  "International Symposium in Honor of Prof. Ernesto Rafael González for his Contribution to the Development of Electrochemistry in Latin America", que será realizado no IQSC-USP, nos dias 19 e 20 de novembro de 2009.  O evento é totalmente gratuito e a programação pode ser consultada no site: www.iqsc.usp.br em Eventos, onde os interessados podem inscrever-se, até o dia 18, para participar das palestras bem como para apresentar pôster.  Informações: sandra@iqsc.usp.br.

 

Fonte: Sandra Aparecida Zambon da Silva (IQSC-USP)

 

16. Prorrogadas as inscrições para Pós-doc na UFPel

 

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel (PPGQ-UFPel) comunica que foram prorrogadas, até o dia 19/11/2009 o prazo de inscrições para bolsistas recém-doutores dentro do Edital PNPD da CAPES, para atuarem no fortalecimento de suas linhas de pesquisa. As inscrições para o PNPD (duas vagas) as inscrições deverão ser feitas pessoalmente ou por Sedex (a correspondência deverá estar no PPGQ-UFPel até o dia 19/11/2009). Mais informações podem ser obtidas no Edital (disponível em www.ufpel.edu.br/iqg/ppgq), pelo telefone (53)-3275-7533 ou pelo E-mail ppgq@ufpel.edu.br.

 

Fonte: Eder João Lenardão (UFPEL)

 

17. Workshop "Química Analítica de Processos" na 33ª RASBQ

 

Um workshop "Química Analítica de Processos" está programado para a 33ª RA-SBQ e, para organizar o evento, estamos consultando os sócios que gostariam de indicar nomes de prováveis palestrantes. A idéia é ter pelo menos duas palestras principais e outras menores, incluindo indústrias brasileiras neste programa. Os interessados, por favor, enviem as indicações até o dia 20 deste mês para marcia@iqm.unicamp.br.

 

Fonte: Márcia M. C. Ferreira (UNICAMP)

 

18. Edital para vaga de bolsa PNPD 2009 no IQSC-USP

 

O Programa de Pós-Graduação em Físico-Química, do IQSC/USP, informa que estão abertas as inscrições para a seleção de um (01) bolsista pós-doutoral junto ao grupo de Eletroquímica Interfacial. As inscrições deverão ser realizadas via e-mail (spgr@iqsc.usp.br), no período de 06/11/2009 a 17/11/2009. Informações podem ser obtidas pelo e-mail spgr@iqsc.usp.br ou pelo telefone (16)3373-9909. A vaga será oferecida na área de Eletroquímica Ambiental, para desenvolver projeto sobre "Estudos eletroquímicos foto-assistidos de ésteres ftálicos. Experiência na área de tratamentos de efluentes e degradação de contaminantes orgânicos utilizando Processos Oxidativos Avançados (POA) é bem-vinda.

 

Fonte: Artur de Jesus Motheo (IQSC-USP)

 

19. Concurso na UFRN na área de Educação em Química

 

A Univ. Federal do Rio Grande do Norte vem divulgar a abertura de concurso publico na área: Educação em Química, vagas: 01 para Assistente e 01 para Adjunto. Período de inscrição: 20/11a 14/12. Maiores informações na página do site da UFRN.

Fonte: Márcia Gorette Lima da Silva (UFRN)

 

20. Workshop sobre biocombustíveis

 

Os bicombustíveis são elemento central das discussões atuais sobre mudanças climáticas e diminuição da oferta de combustíveis fósseis. As políticas relacionadas com energia no Brasil e na Alemanha buscam, há muito tempo, promover a substituição dos combustíveis fósseis por combustíveis renováveis. Por conseguinte, ambos os países têm agora um papel de liderança na mudança estrutural dos mercados de bicombustíveis. O biodiesel tem uma posição de destaque no mercado alemão de biocombustíveis, entretanto, o interesse pelo biodiesel no Brasil cresceu muito também. Além disso, as discussões em curso na comunidade técnico/científica estão focadas na transformação de biomassa em combustíveis líquidos (BPL), bem como os combustíveis alternativos como o etanol de lignocelulose, bio-metano, bio-butanol ou óleos vegetais hidrogenados.Estas e outras opções interessantes de biocombustíveis continuam a depender do caminho aberto para eles no mercado.

Com a finalidade de apoiar este processo através do desenvolvimento de estratégias de investigação conjunta, o Ministério Federal Alemão da Alimentação, Agricultura e Defesa do Consumidor (BMELV), em nome da Iniciativa do Agronegócio Brasil-Alemanha, está organizando o Workshop on Biodiesel and New Biofuels Ludwig Erhard Haus, Fasanenstraße 85, 10623 Berlin 01./02. December 2009.

 

Fonte: Antonio S. Mangrich (UFPR)

 

21. Processo setetivo da PG em Química da Univ. Sudoeste da Bahia

 

Estão abertas, até o dia 27 de Novembro, as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- Área de concentração em Química Analítica. O Edital de seleção pode ser obtido na página da internet ou na página do Programa: http://pgqui.webcindario.com.

Fonte: Natalino Perovano Filho (UESB)

 

 

 

NOVEMBRO 2009

DESTAQUES:

 

 

Logotipo

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa

 

 

 

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para
:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.