BOLETIM ELETRÔNICO No 888

VEJA NESTA EDIÇÃO:

PRIMEIRA CHAMADA PARA A

33ª REUNIÃO ANUAL DA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA

28-31 DE MAIO DE 2010

ÁGUAS DE LINDÓIA, SP

1. “A Química construindo um futuro melhor”
     
Tema da 33ª RASBQ

2. SBQ traz Martin Chalfie, Nobel de Química de 2008, para a palestra de abertura da 33ª Reunião Anual

3. Lançado o site da 33ª RASBQ

4. Anote as datas importantes

 

1.“A Química construindo um futuro melhor” Tema da 33ª RASBQ

 

O tema escolhido como referência para a próxima Reunião Anual da SBQ é resultado de uma reflexão cuidadosa sobre o papel da Química, e dos químicos, no momento atual.  A idéia de “construir um futuro melhor” tem implicações de grande alcance nesta etapa da vida no planeta, e se traduz em preocupações diferentes daquelas que afetavam as gerações anteriores.

Ciência e tecnologia foram, durante muito tempo, ferramentas para o conhecimento da natureza, com a finalidade de satisfazer, a qualquer preço, as necessidades do homem. A química, desde sua origem como ciência fundamental, exibe um perfil particular ao cumprir essa tarefa, pois seu domínio está estreitamente ligado à indústria e à produção de bens. Assim como está ligada a algumas das mais sofisticadas criações humanas no campo da medicina ou da agricultura, que asseguram a sobrevivência de milhões de pessoas. No entanto, o “futuro melhor” que se vislumbra hoje requer mais que isso. Exige uma nova visão sobre ciência e tecnologia. Uma visão em que a sustentabilidade do meio ambiente e da qualidade de vida humana são partes integrantes de qualquer projeto tecnológico imbuído no desenvolvimento, seja nacional ou internacional.

Ao escolher esse tema, a SBQ está convidando não apenas a comunidade dos químicos, mas toda sociedade brasileira, a um olhar em profundidade sobre os frutos do conhecimento, sua utilização, e os compromissos de quem faz ciência e ensina.

O olhar deve começar, evidentemente, pelo país. Qualquer observador isento pode constatar que conquistamos avanços expressivos na área da pesquisa científica. Assim como crescem as propostas da comunidade de pesquisadores em busca de uma economia sustentável que explore, com visão de futuro, o grande potencial de recursos disponível no país. Nesse sentido, a SBQ tem dado uma contribuição muito valiosa como é possível ver no número especial da revista Química Nova lançado no início deste ano e das edições subseqüentes que tratam do aproveitamento de nossa rica biodiversidade como matéria prima para alimentos, cosméticos, fármacos e energia.

Aos poucos, mas não tão rápido como gostaríamos, idéias e ações vão se organizando e ampliando a conexão entre pesquisa e as várias faces da realidade econômica e social brasileira. Quem se der ao trabalho de examinar a relação dos grupos de pesquisa formados nos últimos anos, disponível no site do CNPq, vai encontrar um número crescente de trabalhos voltados para o ambiente, recursos hídricos, energias renováveis, estudo da biodiversidade e outros temas que, em tese, deveriam ser de interesse de toda a sociedade. Outro fato relevante é que boa parte desses trabalhos está sendo realizada fora dos polos de concentração tradicionais de pesquisa no sudeste do país.

Ao mesmo tempo, as políticas de CTeI implementadas pelo governo vêm multiplicando os projetos de pesquisa aplicada voltados para áreas consideradas prioritárias. Esse esforço está concretizado hoje principalmente na figura dos INCTs, Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, iniciativas que em sua maioria ainda estão em fase inicial de produção. Aqui também é possível ver um conjunto de ações onde predomina a preocupação com a sustentabilidade e a utilização dos recursos de forma que eles gerem riqueza sem comprometer o patrimônio das próximas gerações.

Muito pouco desse movimento, entretanto, chega para a maior parte da sociedade. É inegável que ainda convivemos, por razões históricas e culturais, com a enorme distância entre os “fazedores de ciência” e a população em geral. Traço curioso dessa distância está expresso no senso comum que confere à Química atributos negativos, não apenas em acidentes e catástrofes ambientais mas também no dia a dia das pessoas. Assim, com frequência ouvimos alguém dizer: “não use isso porque tem química”.

Na visão da SBQ, uma das premissas para um futuro melhor é a interlocução com a sociedade e a efetivação de canais de comunicação que disseminem o conhecimento gerado pela universidade e pelos centros de pesquisa. Embora essa visão sempre tenha estado presente nas realizações da entidade, ela agora ganha contornos especiais na 33ª Reunião que acontecerá em maio do ano que vem.

O encontro ocorrerá, também, em um momento de preparação para o Ano Internacional da Química, que será comemorado em 2011. Como se sabe, a celebração foi definida pela UNESCO e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada, IUPAC, organizações responsáveis pela coordenação em âmbito mundial de uma série de atividades destinadas a valorizar e divulgar esse campo da ciência. Sob o lema “CHEMISTRY - OUR LIFE, OUR FUTURE” (Química nossa vida, nosso futuro) serão realizadas iniciativas que têm entre os objetivos popularizar as grandes descobertas e os últimos avanços conquistados pela Química.

A SBQ é parte integrante desse movimento, que terá a próxima Reunião Anual como ponto de partida, e conclui um plano de ações voltadas para toda a sociedade brasileira. Para isso vêm sendo mantidos contatos com órgãos do governo, como o MCT, o CNPq, a CAPES, as FAPs estaduais e também entidades setoriais, como a ABIQUIM, que representa as indústrias químicas.

Tal mobilização deve ser vista não como um projeto corporativista de um segmento profissional, mas sim integrada a vários outros programas em curso no país que constituem hoje um esforço coletivo no sentido de construir um futuro melhor para todo o planeta.

 

Vanderlan da Silva Bolzani

Professora Titular (IQ-UNESP)

Presidente da SBQ

 

Fonte: Editoria do BE

 

2. SBQ traz Martin Chalfie, Nobel de Química de 2008, para a palestra de abertura da 33ª Reunião Anual

 

A organização da 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química tem confirmada a participação do prêmio Nobel de Química, Martin Chalfie como palestrante de abertura do evento, que acontecerá de 28 a 31 de maio de 2010. Martin Chalfie, do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Columbia, foi o ganhador do prêmio em 2008, ao lado de Osamu Shimomura, do Laboratório de Biologia Marinha de Woods Hole, e Roger Y. Tsien, do Instituto de Medicina Howard Hughes, da Universidade da Califórnia.

O Nobel foi conferido a Chalfie por seu trabalho no campo da bioquímica que estabeleceu um novo limiar de conhecimento com a manipulação da chamada proteína verde fluorescente (GFP, da sigla em inglês Green Fluorescent Protein).

O controle das propriedades da proteína verde tornou possível à ciência dispor de um instrumento que permite acompanhar mudanças ocorridas no interior de uma célula. Com a fluorescência, pesquisadores passaram a ter, a partir de então, um novo recurso para identificar, por exemplo, o processo de crescimento de um tumor cancerígeno, o desenvolvimento da doença no cérebro de uma pessoa com Alzheimer, ou o comportamento de uma bactéria patogênica.  O trabalho dos três cientistas está interligado e propiciou um grande avanço para a bioquímica, biologia, ciências médicas e outros ramos do conhecimento.

Um dos pontos iniciais dessa trajetória foi a pesquisa de Osamu Shimomura, durante os anos 1960, sobre a bioluminescência da água-viva encontrada na costa do Pacífico, nos EUA. Martin Chalfie, trinta anos depois, utilizou o conhecimento sobre a proteína verde fluorescente da água-viva para atuar em nível celular fazendo com que processos antes invisíveis para o ser humano pudessem agora ser reconhecidos e acompanhados. Roger Y. Tsien, por sua vez, ampliou essas técnicas de forma a obter proteínas brilhantes de todas as cores (as informações estão disponíveis em www.nobelprize.org)

Com o emprego das proteínas que funcionam como “etiquetas”, geradas a partir da tecnologia do DNA,  pesquisadores de todo o mundo podem estudar diferentes processos como a criação de células beta para a produção de insulina no organismo. Ou distribuir pontos coloridos nas células do cérebro de uma cobaia para entender mecanismos neurológicos.

Martin Chalfie é norte-americano, nascido em 1947, natural de Chicago, IIlinois. Três de seus avós eram imigrantes europeus que chegaram aos EUA no início do século XX. Seu pai, músico e radialista, e sua mãe, dona de uma confecção, tiveram três filhos dos quais ele é o mais velho. Chalfie descreve sua infância e juventude como  típicas do espírito norte-americano da época, como pode ser visto na autobiografia no web site da Fundação Nobel. Aprendeu a tocar violão clássico com o pai e encontrou na natação seu esporte preferido.

Ingressou em Harvard em 1965 tendo a matemática como uma possível vocação, mas terminou por optar pela bioquímica.

Trabalhou durante cinco anos no Laboratório de Biologia Molecular de Cambridge, na Inglaterra, onde passou a integrar o grupo de pesquisadores dedicados aos estudos do nematóide Caenorhabditis elegans, que apresenta vários fatores favoráveis para a compreensão de mecanismos celulares.

Em 1972 passa a integrar o Departamento de Fisiologia de Harvard. No conjunto de seu trabalho destaca-se a identificação de que seria possível introduzir a proteína verde fluorescente na célula do nematóide C. elegans e com isso criar uma “etiqueta” para acompanhar as mudanças ali ocorridas.

 

Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)

 

3. Lançado o site da 33ª RASBQ

 

A partir de hoje está no ar o site da 33ª RASBQ onde você poderá encontrar todas as informações pertinentes. Anote o endereço e visite o site sempre que necessitar de informações atualizadas.

 

Site: http://www.sbq.org.br/33ra

 

Fonte: Luiz Henrique Catalani (Secretário Geral)

 

 

4. Anote as datas importantes

 

 

 

 

OUTUBRO 2009

DESTAQUES:

 

 

Logotipo

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para
:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.