1.     

BOLETIM ELETRÔNICO No 882     OUTUBRO 2009

VEJA NESTA EDIÇÃO: SAIU O NOVO NÚMERO DA RVq

1. Editorial

2. Índice da RVq, 2009, Volume 1, número 3

 

 

 

1.     Editorial

 

A química catalisada por Octavio Augusto Ceva Antunes

 

“Por muito tempo achei que a ausência é falta.

E lastimava, ignorante, a falta.

Hoje não a lastimo.

Não há falta na ausência.

A ausência é um estar em mim.

E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,

que rio e danço e invento exclamações alegres,

porque a ausência, essa ausência assimilada,

ninguém a rouba mais de mim.”

Carlos Drummond de Andrade

Este número da RVq é dedicado ao Prof. Octavio Augusto Ceva Antunes. Diversas homenagens ao Octavio foram publicadas em jornais, revistas e na internet, todas descrevendo com pesar e saudade sua brilhante trajetória e convivência (Editorial da revista Organic Process Research & Development [CrossRef]; A despedida de um amigo, um mestre, Blog BiodieselBr por Donato Aranda [Disponível em: http://www.biodieselbr.com/blog/donato/2009/despedida-octavio-augusto-ceva-antunes/]; A versatilidade química do farmacêutico engajado nos problemas sociais, Portal dos Fármacos [Disponível em: http://www.portaldosfarmacos.ccs.ufrj.br/perfis_otavioceva.html]].

Com o dom de agregar pessoas das mais diversas áreas, Octavio acreditava em uma sociedade mais justa, em melhor distribuição de renda, de poder e de conhecimento. Mais do que pseudopeptídeos, acoplamentos C-C, complexos inorgânicos e enzimas, suas discussões envolviam ciência, sociedade, política, filosofia e culinária. Generoso, ético e socialmente responsável, ensinava àqueles com quem trabalhou que grandes cientistas não prejudicam os que cruzam seu caminho, mas se empenham em ajudar todos que a eles recorram.

Sempre entusiasmado com novos desafios, Octavio foi o primeiro a responder e aceitar o convite para fazer parte do corpo editorial da Revista Virtual de Química, quando ainda não se sabia da possibilidade real de sua publicação. Assim que o primeiro número foi divulgado em 2 de fevereiro de 2009, sem ISSN, sem nenhuma indexação ou garantia de continuidade, Octavio colocou esta nova revista em local de destaque no seu CV Lattes: a RVq era a primeira de uma lista de diversas revistas internacionais para a qual contribuía como membro de corpo editorial. Ele acreditou neste novo desafio e nos escreveu: “A revista está ótima. Tem alunos meus escrevendo. A revista vai ser um sucesso”. Entre estes alunos, Daniela Luna de Oliveira publica neste número um dos temas preferidos do seu ex-professor: Condensações Aldólicas, e o dedica ao Octavio.

Todos que conviveram com Octavio, uns mais outros menos, são agradecidos por terem tido esta oportunidade. Seu discurso comunista de sempre parecia contrastar com o catolicismo declarado e com o espírito empreendedor em buscar novas técnicas aplicadas e patentes. Uma tríade que desconstrói qualquer unicidade de pensamento! Octavio gostava da polêmica e das modificações. Modificou drasticamente e por mais de uma vez a sua vida e fazia isso também no trabalho. A inquietação e a necessidade de promover modificações, é claro, encontraram obstáculos nas mentes conservadoras que esbarraram em seu caminho. Uma mente brilhante aguça os mais perversos sentimentos dos limitados. Octavio teve o que desejou: a polêmica, a admiração e a paixão. Palavras de desagravo sobre qualquer pessoa foram inexistentes ou poucas para lembrar. Mesmo quando perguntado, se limitava a sorrir e a mudar de assunto.

A RVq dedica este número ao professor Octavio e o presenteia com carinho e agradecimento. Sua vida agora está em cada um daqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, bem como naqueles que nunca terão esta oportunidade, mas que poderão estudar e usar seu legado.

 

José C. Barros,Rodrigo O. M. A. de Souza1

e Rosângela de A. Epifanio2

 

 

1 Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, CT, Bl A, 221945-990, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: zerozero43@yahoo.com.br e rodrigosouza@iq.ufrj.br

2 Universidade Federal Fluminense, Instituto de Química, 24020-141, Niterói, RJ, Brasil. E-mail: rosangela@rmn.uff.br

 

Fonte: Editoria da RVq

 

Revista Virtual de Química

Volume 1, Número 3, Julho-Setembro 2009


 

Sumário

 

Editorial

 

A química catalisada por Octávio Augusto Ceva Antunes

José C. Barros, Rodrigo O. M. A. de Souza e Rosângela de A. Epifanio

 

181

 

Atualidades na Química Brasileira

 

 

 

Avanços em síntese total: Uma nova abordagem para a síntese dos ácidos pterídicos A e B

David R. da Rocha

 

182-185

 

Artigos

 

 

 

 

Reações Aldólicas

Daniela de L. Martins

 

186-211

A estranha e contraditória relação entre os químicos e a química teórica

André Gustavo H. Barbosa

212-226

Histórico da evolução da química medicinal e a importância da lipofilia: de Hipócrates e Galeno a Paracelsus e as contribuições de Overton e de Hansch

Luciano J. Nogueira, Carlos A. Montanari e Claudio L. Donnici

 

227-240

 

Flavonoides: Potenciais agentes terapêuticos para o processo inflamatório

Marcela A. S. Coutinho, Michele F. Muzitano e Sônia S. Costa

 

 

241-256

Sistema VEGF, um alvo multi-terapêutico

Guilherme B. L. de Freitas, Lucas V. B. Hoelz, Daniel L. M. de Aguiar, Ricardo B. de Alencastro e Rosane A. S. San Gil

257-269

 

 

 

 

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para
:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.