BOLETIM ELETRÔNICO No 880

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Professor Luiz Carlos Dias ganha o Premio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz 2009

2. Revista Virtual de Química agora no SciELO

3. Feira “Estudar e pesquisar na Alemanha” terá universidades de excelência

4. Professor Marcos Eberlin é o novo presidente da sociedade internacional de espectrometria de massas

5Microchemical Journal publicará uma edição especial relativa ao 15º ENQA & 3º CIAQA

6. Duas Bolsas de Pós-Doutorado PNPD no Programa de Pós-Graduação em Química da Univ. Fed. de Alfenas

7. Vaga de Pós-doc em espectrometria de massas na PUC-RIO

8. IV Workshop em espectroscopia no infravermelho próximo

9. Biorefining Research Positions: Post-doc Research Fellows, PhD Students

10. Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSC

 

1. Professor Luis Carlos Dias ganha o Premio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz 2009

 

A Diretoria do Instituto de Química da UNICAMP comunicou que o Prof. Luiz Carlos Dias foi agraciado com o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz no ano de 2009. Trata-se do prêmio mais importante da UNICAMP e agracia professores que apresentam destacada atuação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O docente foi escolhido por uma banca composta pelos Profs. Drs. Frank Quina, Henrique Toma e Ivano Gutz, todos do IQ-USP, presidida pela Profa. Dra. Carol Collins.

 

Fonte: Luciana Gonzaga de Oliveira (UNICAMP)

 

2. Revista Virtual de Química agora no SciELO

 

A Revista Virtual de Química já pode ser encontrada na página eletrônica do SciELO em conjuntos com as revistas de divulgação científica: Ciência e Cultura, ComCiência, Inovação Uniemp e Pesquisa FAPESP. A indexação ao Scielo é o melhor exemplo da qualidade da RVq e, certamente, aumentará muito a responsabilidade da sua equipe editorial.

 

Fonte: Angelo C. Pinto (Editor Científico da RVq)

 

3.  Feira “Estudar e pesquisar na Alemanha” terá universidades de excelência

 

O Serviço Alemão da Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Goethe-Institut realizam em 24 de outubro (sábado), das 12 às 18 horas, sua tradicional feira “Estudar e Pesquisar na Alemanha”. O evento acontece no próprio Goethe-Institut em São Paulo (Rua Lisboa, 974, Pinheiros) e terá estandes informativos, palestras, aulas grátis de alemão e sorteio de prêmios. Entre os expositores, o grande destaque é a presença de representantes de quatro universidades de excelência da Alemanha, a de Göttingen e as técnicas de Munique (TUM), Aachen (RWTH) e TH Karlsruhe, estas três através da associação TU9 de universidades tecnológicas. Também estarão na feira as universidades de Marburg e Passau, a TU Bergakademie Freiberg e a Jacob University de Bremen.

Novidade será a estreia da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Abipe (Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil), representando a IAESTE, organização mundial de estágios. Um terço dos estudantes brasileiros mediados pela Abipe obtém estágio na Alemanha.

A feira é uma excelente oportunidade para estudantes, principalmente universitários, informarem-se sobre pós-graduações na Alemanha, principalmente doutorado. Possibilidades de bolsas e de fomento a cooperações universitárias e científicas, bem como de pós-doc na Alemanha, também fazem parte da oferta dos expositores, especialmente do DAAD, da DFG (Fundação Alemã de Pesquisa Científica) e da Fapesp. O evento também se dirige àqueles que desejam aprender o idioma alemão, seja no Brasil ou na Alemanha.

O leque de expositores conta também com a Lufthansa, a Senator Turismo e a emissora internacional Deutsche Welle, que oferece cursos de alemão online, além de sua programação jornalística em rádio, tevê e internet. O Consulado Geral da Alemanha terá seu estande para esclarecer sobre as novas regras de visto vigentes desde o início de 2009 para estudantes e doutorandos brasileiros. Como convidada, participa a CampusFrance, para orientar sobre as bolsas Erasmus Mundus para cursos de pós-graduação feitos na Alemanha e na França.

Para concorrer a um dos vários prêmios oferecidos pelos expositores (inclusive bolsas de estudo do Goethe-Institut), basta comparecer e preencher uma ficha na entrada. Mais informações: http://rio.daad.de/shared/eventos.htm

 

Fonte: Julia Zuanella Fernandes (DAAD)

 

4. Professor Marcos Eberlin é o novo presidente da sociedade internacional de espectrometria de massas

 

O Professor Marcos Eberlin da UNICAMP é o novo Presidente da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas. A eleição ocorreu na primeira semana de setembro, durante o 18º Congresso Internacional de Espectrometria de Massasna cidade de Bremen, na Alemanha. Essa conquista muito nos honra e mostra a inserção internacional cada vez maior dos pesquisadores brasileiros. A matéria completa sobre a eleição e planos do novo presidente pode ser lida no Boletim da FAPESP.

 

Fonte: Norberto Peporine Lopes (FFCLRP-USP)

 

5.  Microchemical Journal publicará uma edição especial relativa ao 15º ENQA & 3º CIAQA

 

Após longa negociação com a editoria, temos o prazer de informar que o periódico Microchemical Journal (Elsevier) publicará um número especial com comunicações apresentadas durante o 15º ENQA e 3º CIAQA, eventos que ocorrerão em Salvador, BA, de 18 a 21 de outubro. Os Profs. Sérgio L. C. Ferreira (UFBA), Jailson B. de Andrade (UFBA), Francisco Radler de Aquino Neto (UFRJ), Ricardo E. Santelli (UFF) e Joaquim A. Nóbrega (UFSCar) atuarão como Editores Convidados. A Secretaria Editorial do Microchemical Journal providenciará para que os manuscritos sejam submetidos eletronicamente diretamente no site, devendo obedecer todas as normas de redação do periódico. Informações adicionais, inclusive sobre os prazos, serão oportunamente divulgadas.

Agradecemos antecipadamente pelo envolvimento da comunidade analítica para o sucesso dos eventos e deste número especial.

Comissão Organizadora

 

Fonte: Joca Nóbrega (UFSCar)

 

6. Duas Bolsas de Pós-Doutorado PNPD no Programa de Pós-Graduação em Química da Univ. Federal de Alfenas

 

O Programa de Pós-Graduação em Química da UNIFAL-MG informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de Recém-doutor, referente a 02 (duas) vagas de bolsista de Pós-Doutorado, concedida no edital de Programa Nacional de Pós-Doutorado nº 10/2009 – PNPD 2009. As bolsas têm duração de até 5 (cinco) anos, sendo o valor mensal de R$ 3.300,00 (três mil e trezentos reais) a ser pago diretamente ao bolsista pela CAPES. Haverá um repasse de recursos para custeio, no valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais) anuais. O projeto intitulado “Preparação e caracterização de materiais amorfos e policristalinos óxidos para aplicação em óptica” será desenvolvido no Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas sob supervisão do Prof. Dr. Gaël Yves Poirier. Maiores informações: gael@unifal-mg.edu.br (35) 3715-6992

 

Fonte: Antonio Carlos Doriguetto (UNIFAL-MG)

 

7. Vaga de Pós-doc em espectrometria de massas na PUC-RIO

 

Encontra-se disponível uma bolsa de pós doutorado para químico ou geoquímico com alguma experiência GC/IRMS, GC/MS ou IRMS. Os (as) candidatos(as) devem entrar em contato diretamente comigo através do endereço eletrônico: angela@puc-rio.br.

 

Fonte: Angela de L. Rebello Wagener (PUC-RIO)

 

8. IV Workshop em espectroscopia no infravermelho  próximo

 

Estão abertas as inscrições para o IV Workshop em Espectroscopia no Infravermelho Próximo (IV WNIR) que irá ser realizado como uma atividade preliminar do 15o. ENQA e 3o. CIAQA. O  IV WNIR ocorrerá no Hotel Bahia Otton Palace nos dias 17 e 18 de Outubro de 2009. Detalhes sobre a inscrição e programação do evento podem ser encontrados na página do 15o. ENQA:. Esperamos encontrá-los em Salvador. Celio Pasquini
Coordenador IV WNIR

 

Fonte: Célio Pasquini (UNICAMP)

 

9. Biorefining Research Positions: Post-doc Research Fellows, PhD Students

 

Biological Modification of Lignin for Polymer applications: The BRI has a project on Biomodification of Lignin as a substitute for phenol in formaldehyde polymer applications. New enzymes will be discovered that lead to new industrial process development.

Bioactive Oligosaccharides from Enzymatic Hydrolyzed Exopolysaccharides: This project examines the biological activities (e.g., antioxidant, immunomodulation, anti-cancer, hypoglycaemia, hypocholesterolaemia) of oligosaccharides obtained through enzymatic hydrolysis of fungal polysaccharides. Possibilities will be explored to use these oligosaccharides as prebiotics in foods and beverages. Further enquiries: BRI Homepage and email to Professor Robert FH Dekker.

 

Fonte: Ellen Giese (BRI)

 

10. Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSC

 

O Grupo de Ecologia Química, do Instituto de Química e Biotecnologia, da Universidade Federal de Alagoas, está selecionando um Recém-Doutor com experiência na área de Química, mais especificamente no manuseio dos seguintes aparelhos: Cromatografia Gasosa acoplada à Espectrometria de Massas (CG-EM), Cromatografia Gasosa acoplada à Eletroantenografia CG-EAG e Cromatografia Líquida de Alto Desempenho (CLAE). O candidato poderá ainda apresentar conhecimentos referentes à síntese orgânica e ao estudo do comportamento de insetos, em condições de laboratório e/ou de campo. O candidato selecionado desenvolverá atividades de pesquisas voltadas para a extração e identificação de semioquímicos de insetos e participará das atividades do Programa de Pós-Graduação em Química e biotecnologia (PPGQB), ministrando aulas, seminários e supervisionando dissertações de mestrado. Os interessados deverão contactar os Professores Ruth Rufino do Nascimento (082) 3214-1361 e Antônio Euzébio Goulart Sant´Ana ((082)3214-1388).

 

Fonte: Marília Oliveira Fonseca Goulart (UFAL)

 

 

 

OUTUBRO 2009

DESTAQUES:

 

 

Logotipo

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa

 

 

 

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para
:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.