BOLETIM ELETRÔNICO No 879

 

VEJA NESTA EDIÇÃO ESPECIAL:

 

ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA – 2011

 

International Year of Chemistry, 2011

 

1. A SBQ SE PREPARA PARA O ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA - 2011

2. Presidente da SBQ reúne-se com Ministro do MCT para tratar do Ano Internacional da Química

3. SBQ faz concurso para criação de um LOGOTIPO do Ano Internacional da Química no Brasil

4. Lançado o site www.quimica2011.org.br

 

1. A SBQ SE PREPARA PARA O ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA – 2011 (AIQ2011)

 

Em 2008, a 63ª Assembléia Geral da ONU proclamou o ano de 2011 como o “Ano Internacional da Química”. Sob o tema “Chemistry – our life, our future” a UNESCO, sob designação da ONU e em colaboração com a IUPAC e seus membros, pretende lançar uma campanha mundial para “celebrar as realizações da química e suas contribuições para o bem estar da humanidade” (veja o site www.chemistry2011.org). Durante o último congresso anual da IUPAC em Glasglow, o comitê brasileiro, que incluiu a Presidente da SBQ Vanderlan da S. Bolzani, se comprometeu com uma versão brasileira da campanha a ser encampada pela SBQ. Assim, na última reunião de Diretoria e Conselho da Sociedade, foram dados os primeiros passos para esta campanha, com a criação de um Comitê Central do AIQ-2011, que será coordenado por Claudia M. Rezende, 1ª Secretária da SBQ.

 

Várias ações já foram iniciadas pelo Comitê, incluindo uma visita aos Ministros da Ciência e Tecnologia e da Educação com o objetivo de sensibilizá-los e convocá-los para uma parceria em nas atividades que acontecerão em 2011. Um pré-projeto da campanha foi confeccionado contendo algumas ações de interesse programadas. Grande parte das ações pré-planejadas visam campanhas educacionais, seja direcionada ao aluno ou ao público geral.

 

Por fim, a SBQ conclama a todos os seus associados a participar desta campanha. É uma oportunidade única de levar à sociedade brasileira um quadro verdadeiro da Química Brasileira e de sua importância.

 

Veja neste BE Especial destaques de ações deste Comitê.

 

Fonte: Luiz Henrique Catalani (Secretário Geral da SBQ)

 

2. Presidente da SBQ reúne-se com Ministro do MCT para tratar do Ano Internacional da Química

 

Como parte do planejamento para o Ano Internacional da Química, que será celebrado em 2011, a presidente da SBQ, Vanderlan da Silva Bolzani, o conselheiro Jailson B. de Andrade, o secretário geral Luiz Henrique Catalani e primeira secretária, Cláudia Rezende, reuniram-se, com o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende e com o presidente do CNPq, Marco Antonio Zago, no dia 24  em Brasília.

Na audiência, a direção da SBQ apresentou ao Ministro as linhas gerais do programa de ações que deverão ser realizadas ao longo de 2010 e 2011 como atividades comemorativas. O plano inclui um conjunto de iniciativas que estão em afinidade com as políticas de divulgação científica e ensino mantidas pelo MCT e pelo MEC. Tem como objetivo levar à sociedade brasileira, com apoio de governo e entidades empresariais, a importância das ciências químicas em suas várias faces para o desenvolvimento do país. Assim como contribuir com a formação de uma mentalidade de valorização da ciência por estudantes e público em geral.

“Nosso plano encontrou boa receptividade por parte do Ministro, o que nos deixa otimistas com o sucesso dessa programação. Contamos, também, com o envolvimento de toda a comunidade dos químicos do país nesse projeto”, afirma a presidente da SBQ, Vanderlan Bolzani.

O encontro trouxe como desdobramento o convite do dirigente do CNPq, Marco Antonio Zago, para que a SBQ, através de sua presidente, participe da próxima reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, no dia 29 de setembro.

 

Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)

 

3. SBQ faz concurso para criação de um LOGOTIPO do Ano Internacional da Química no Brasil

 

A campanha brasileira para o Ano Internacional da Química – 2011 (AIQ-2011) terá um logotipo próprio, que incorpore e expresse os ideais da Química brasileira. Este logotipo será adotado pela SBQ em todos os níveis, e será destaque no site especial dedicado ao AIQ-2011 (veja matéria abaixo). O logotipo será utilizado pelo menos durante todo o ano de 2010, que será o ano preparatório da campanha e, obviamente, durante toda a campanha de 2011.

 

O vencedor do concurso será agraciado com um computador do tipo NETBOOK. A data final para o submissão de propostas para o logotipo será de 30 de novembro de 2009.

 

Veja o Edital completo no site www.quimica2011.org.br   

 

Fonte: Luiz Henrique Catalani (Secretario Geral da SBQ)

 

4. Lançado o site www.quimica2011.org.br

 

Como parte das ações do Comitê Central do AIQ-2011, a SBQ registrou a URL www.quimic2011.org.br. Esta url, que já está ativa, conterá o site da campanha do AIQ-2011 e nele estarão centralizados todos as informações e movimentos relativos à campanha. Para o desenvolvimento do site foi contratado uma empresa sob a responsabilidade da Comissão de Informática da SBQ, hoje composta por Adriano Andricopolo, Luiz Carlos Dias, Norberto Peporine Lopes e Luiz Henrique Catalani.

 

Acompanhe a campanha do AIQ-2011 visitando o site.

 

Fonte: Editoria do BE (SBQ)

 

 

 

 

SETEMBRO 2009

DESTAQUES:

 

 

Logotipo

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa

 

 

 

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para
:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.