BOLETIM ELETRÔNICO No 877

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Relatório da Reunião do CA-QU Realizada no Período de 03 a 06 de Agosto de 2009

2. Encontro sobre fármacos e medicamentos reuniu empresa, universidade e governo

3. Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Química

4. Curso de PG sobre atividade antimicrobiana na UFSCar

5Concurso para docente em Síntese Orgânica na UFSCar

6. Pós-doutorado em materiais na Univ. Caxias do Sul

7. Concurso Público Professor Adjunto Química - Tecnologia Química na Univ. Fed. Mato Grosso

8. Vaga de Química Orgânica ou Engenharia Química em multinacional

9. Curso de biossensores na PG do IQ-Unesp Araraquara

10. Concurso para duas vagas de Professor Adjunto em Química Orgânica na Univ. Fed. Fluminense, Niterói/RJ

11. Ciclo de Palestras da SBPC-RJ “Ciência às Seis e Meia” no CBPF

10. Concurso para duas vagas de Professor Adjunto em Química Orgânica na Univ. Fed. Fluminense, Niterói/RJ

 

1. Relatório da Reunião do CA-QU Realizada no Período de 03 a 06 de Agosto de 2009

 

O Comitê Assessor de Química do CNPq, CA-QU, reuniu-se de 03 a 06 de Agosto de 2009 na sala 207 do edifício Nazir II, SQN 509, Brasília, para: (i) julgar solicitações de Bolsas de Produtividade ao pesquisador de novos campi e novas universidades de acordo com o Edital MCT/CNPq No 03/2009; (ii) julgar bolsas especiais nas categorias Pós-Doutorado no Exterior (PDE, 05 solicitações), Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE, 11 solicitações), Pós-Doutorado Sênior (PDS, 03 solicitações), Pós-Doutorado Júnior (PDJ, 31 solicitações), Pós-doutorado Empresarial, (PDI, 01 solicitação), Pesquisador Visitante (PV, 03 solicitações); (iii) assuntos internos do CA-QU.

Estavam presentes os seguintes membros do CA-QU: Ademir Neves (Coordenador do CA-QU), Antonio Luiz Braga, Claudio Airoldi, Elina Bastos Caramão e Gerardo Gerson B. de Souza. Inicialmente, o Comitê Assessor deu as boas vindas ao Professor Claudio Airoldi do Instituto de Química da UNICAMP, como novo membro titular do CA-QU representando a área de Química Inorgânica e, em seguida o comitê discutiu os critérios que seriam utilizados no julgamento das propostas. Durante as discussões relacionadas às Bolsas de Produtividade ao pesquisador, recebemos a visita do Diretor de Programas Temáticos e Setoriais – DPT/CNPq, Professor José Oswaldo de Siqueira, o qual ressaltou a importância dos critérios específicos definidos no edital e que os mesmos deveriam ser pontuados, permitindo dessa forma o ranqueamento das propostas e a relativização das diferentes áreas. Em relação ao julgamento das propostas de fluxo contínuo, o CA-QU decidiu manter os mesmos critérios utilizados no ano de 2008 e abril de 2009, com a intenção de preservar as bases de análise, que vêm sendo cuidadosamente discutidas pelo CA-QU, e amplamente divulgadas em vários meios de comunicação científica do Brasil.

1. Julgamento dos Pedidos de Bolsas de Produtividade ao pesquisador

O número de 171 pedidos submetidos em resposta ao Edital MCT/CNPq 03/2009 traduziu a grande demanda reprimida da Química, a qual inegavelmente, vem apresentando um crescimento explosivo, tanto quantitativa quanto qualitativamente. Tal fato certamente reforça o ponto de vista do CA-QU de que o número de bolsistas de produtividade da Química ainda é muito inferior ao tamanho, à qualidade e às necessidades da área no Brasil. Ao mesmo tempo, o CA-QU reconhece a iniciativa do governo-CNPq ao lançar o Edital MCT/CNPq No 03/2009, que pelo menos em parte, deverá contribuir para diminuir a demanda anual da Química por Bolsas de Produtividade em Pesquisa e ao mesmo tempo incentivar a fixação de recursos humanos e consolidação de novos campi e novas universidades.

No julgamento das Bolsas de Produtividade ao pesquisador de novos campi e novas universidades, o CA-QU levou principalmente em consideração o mérito, relevância e caráter inovador, para o desenvolvimento regional da proposta, cuja avaliação também foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc.

Segundo as instruções do Edital, após análise detalhada das propostas, as mesmas foram ranqueadas seguindo-se a pontuação final, obtida a partir do somatório dos resultados da multiplicação da nota (0 a 5) atribuída pelo seu respectivo peso, para cada um dos itens de A a I) a cada projeto, conforme estabelecido no item 3 (Critérios de Julgamento) do Edital. Projetos oriundos das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste (excluído o Distrito Federal) ou o estado do Espírito Santo e campi localizados fora da sede, tiveram as suas notas acrescidas de 01 ponto para os itens H e I, respectivamente, quando aplicável.

Finalmente, em nenhum caso o comitê recomendou categoria superior à PQ-2 e para as propostas não recomendadas, foram emitidos pareceres consubstanciados contendo as justificativas para a não recomendação.

2. Julgamento dos Pedidos de Bolsas Especiais

Os critérios utilizados para o julgamento de bolsas especiais foram os seguintes:

2.1 Pós-doutorado no Exterior (PDE)

As solicitações de bolsas de Pós-doutorado no exterior PDE foram avaliadas priorizando recém-doutores. Foram levados em consideração, principalmente, o índice h do orientador, a qualidade do projeto e a qualidade da instituição de destino cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc. Com relação ao candidato ao PDE foi levado em conta principalmente a sua produção científica no intervalo de tempo entre a defesa de sua tese de doutorado e a solicitação desta chamada.

2.2 Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE)

No julgamento das solicitações de bolsas SWE, foram levados em conta os projetos, cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc, e, principalmente, o índice h do orientador no exterior. Levou-se também em consideração a produção científica do orientador no Brasil (índice h) e do candidato (o somatório dos índices de impacto dos periódicos em que foram publicados todos os artigos do candidato, contados um a um).

2.3 Pós-Doutorado Júnior (PDJ)

As solicitações de PDJ no país foram separadas em três grandes blocos na seguinte ordem de prioridade: (1) as que envolviam mudança de orientador de doutorado e de instituição; (2) as que envolviam mudança de orientador de doutorado, porém na mesma instituição e (3) as que envolviam o mesmo orientador de doutorado e/ou orientador que integra o mesmo grupo de pesquisa na mesma instituição. Dentro de cada um destes blocos, foram levados em consideração, principalmente: o somatório dos índices de impacto dos periódicos em que foram publicados todos os artigos do candidato, contados um a um; o índice h e o somatório dos índices de impacto do orientador, o número de suas patentes concedidas ou licenciadas, bem como a qualidade do projeto, cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc.

Na composição da lista classificatória final, o CA-QU confrontou as propostas dos diferentes blocos de prioridades para que não houvesse diferenças expressivas entre seus méritos científicos, respeitados os critérios de qualificação do supervisor e potencial do candidato. 

2.4 Bolsas de Pós-doutorado Sênior (PDS)

As solicitações de bolsas de PDS no país foram julgadas baseadas nos critérios constantes da página do CA-QU na página eletrônica do CNPq, principalmente observando o índice h do orientador e o somatório dos índices de impacto dos periódicos em que foram publicados os trabalhos do candidato nos últimos cinco anos, contados um a um, e a qualidade do projeto, cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc.

2.5 Pós-doutorado Empresarial (PDI)

No julgamento das solicitações de bolsas PDI, o CA-QU levou em conta o perfil da empresa, a qual deve comprovar, na proposta, a existência de um programa de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Também foi levado em consideração, a qualificação do funcionário designado para acompanhar (supervisionar) as atividades do bolsista.

2.6. Pesquisador Visitante (PV)

No julgamento das solicitações de bolsas PV, o CA-QU levou em conta o perfil do candidato, o qual deve ser equivalente a pesquisador IA ou IB de acordo com as regras do CNPq. Também foi levado em conta o projeto e o conjunto de toda a produção científica e tecnológica do candidato, tendo como indicadores principais o índice h e o número de patentes concedidas ou licenciadas.

Somente as informações contidas nos CV Lattes congelados do candidato e do proponente/anfitrião (artigos aceitos e publicados, documentos de patentes, orientações concluídas, índice h, etc) foram levadas em conta na avaliação da proposta.

A tabela 1 resume os resultados do julgamento de bolsas especiais.

DEMANDA DE FLUXO CONTÍNUO

DEMANDA

RECOMENDAÇÕES

Pós-doutorado no Exterior (PDE)

05

03

Pós-Doutorado Júnior no Brasil (PDJ)

31

21

 Pós-doutorado Sênior no Brasil (PDS)

03

0

Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE)

11

08

Pós-doutorado empresarial (PDI)

01

0

Pesquisador Visitante (PV)

03

03

Total

54

35

            Como é normalmente praticado no CA-QU, nenhum membro analisou ou participou de discussões a respeito de processos de seu interesse, ou envolvendo colaboradores seus, ou de sua instituição.

3. Assuntos internos do CA-QU

3.1. Critérios de Avaliação

O CA-QU expressa os seus agradecimentos à Presidência, bem como à Comissão de Assessoramento Técnico-Científico (CATC) do CNPq pela divulgação dos critérios de julgamento de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ), com pequenas modificações, na página da Química do CNPq. Estamos absolutamente certos, de que tal procedimento, deverá tornar o processo de avaliação das Bolsas de Produtividade ainda mais transparente e justo, se considerarmos o fato de que, esses critérios tem sido amplamente discutidos e divulgados na Comunidade Química, a qual tem se mostrado cada vez mais informada, participante e consciente acerca do processo de julgamento e da importância do CNPq no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

Por outro lado, o CA-QU estranha o fato da Comissão de Assessoramento Técnico-Científico (CATC) não ter se manifestado em relação aos critérios que deveriam ser utilizados para o julgamento das Bolsas Especiais e Projeto Universal para o triênio 2009-2011, os quais foram enviados ao CNPq em dezembro de 2008, juntamente com os critérios adotados para as Bolsas PQ. É importante ressaltar que, esses critérios também foram detalhadamente discutidos pelo CA-QU durante dois anos e, atualmente se constituem em instrumento de avaliação nesses processos de julgamento e, consequentemente, a exemplo dos critérios da Bolsas PQ, deveriam ser publicados na página da Química do CNPq. O CA-QU aguarda um posicionamento por parte da CATC em relação a esse assunto, extremamente pertinente, na nossa opinião.

3.2. Considerações Gerais.

Finalmente, o CA-QU constatou um aprimoramento nos pareceres ad hoc, os quais de uma forma geral devem se restringir à análise dos projetos, uma vez que índices tais como h, somatório de índices de impacto, índice de orientações e número de publicações, são fornecidos pela área técnica do CNPq, desde que os pesquisadores forneçam as informações em seus currículos Lattes atualizados, os quais são congelados uma semana após a submissão das solicitações. O CA-QU também chama a atenção dos pesquisadores e seus alunos que leiam atentamente o edital para o qual estão submetendo proposta, uma vez que muitas solicitações têm sido desenquadradas pela área técnica por falta de informações, as quais são exigidas no edital.

4. Agradecimentos

O CA-QU gostaria de agradecer ao corpo técnico do CNPq pelo trabalho realizado na preparação da reunião do CA-QU, na confecção das planilhas com todos os indicadores, na escolha dos assessores ad hoc e também no número de pareceres disponíveis que subsidiaram as decisões. Tivemos a assessoria competente de Natacha C. Ferreira Santos, Lucilene F. Oliveira Cândido, Patrícia Soares Morales, Joelmo Jesus de Oliveira e Wallace Soares Correia, a quem os membros do CA-QU agradecem especialmente.

 

Pelo CA de Química, em Brasília, 06 de agosto de 2009,

       Ademir Neves (Coordenador)

       Antonio Luiz Braga

       Cláudio Airoldi

       Elina Bastos Caramão

       Gerardo Gerson B. de Souza

 

Fonte: Ademir Neves (UFSC)

 

2. Encontro sobre fármacos e medicamentos reuniu empresa, universidade e governo

 

Durante os dias 15 e 16 de setembro, o 3º EniFarMed, Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos, realizado em São Paulo, reuniu cerca de 250 pessoas com o objetivo de ampliar a discussão sobre o complexo industrial da saúde, contando com a participação de empresas, centros de pesquisa e governo. Entre os pesquisadores da universidade que contribuíram com o evento, duas apresentações foram de associados da SBQ. Eliezer Barreiro, da UFRJ, falou sobre “A experiência do INCT, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia,  de Fármacos e Medicamentos”, do qual é coordenador. Adriano D. Andricopulo, do IFSC-USP, diretor da Divisão de Química Medicinal da SBQ,  abordou “A experiência da inovação acadêmica em planejamento de fármacos”. 

Eliezer Barreiro situou o trabalho do INCT dentro de uma linha de continuidade do que vinha sendo feito pelo Instituto do Milênio nos últimos anos. Com início de atividades em março de 2008, o INCT de Fármacos e Medicamentos agrega onze entidades – 8 institutos de pesquisa de universidades,  um ICT, instituto de ciência e tecnologia, uma OSCIP (organização da sociedade civil de interesse público), e uma empresa, a Cristália. Volta-se para o planejamento de novas substâncias com potencial de atuação no tratamento de quadros inflamatórios, da asma e da dor. Seu foco está dirigido também à pesquisa  de medicamentos para doenças neglicenciadas, assim como para o desenvolvimento de novos fármacos genéricos. 

Adriano Andricopulo destacou a importância das pesquisas realizadas na USP como um exemplo de integração entre governo, academia e indústria. Para projetos ali realizados convergem recursos de organizações governamentais, como o do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INBEQMeDI-CNPq/MCT, e do CBME-CEPID/FAPESP. Outros, como o TDR, da Organização Mundial da Saúde, de alcance internacional, têm a participação da UNICAMP e de laboratórios como a Pfizer e Merck Serono.

A apresentação abordou três blocos: a área de doenças parasitárias; a de candidatos a fármacos na terapia do câncer; e o desenvolvimento de bases de dados de propriedades farmacocinéticas, que resultou no lançamento da base PK/DB, primeira deste tipo da América Latina, de acesso livre e gratuito, representando uma inovação científica e  tecnológica para os estudos de planejamento de novos fármacos (http://www.pkdb.ifsc.usp.br).

Barreiro e Andricopulo consideraram o encontro, promovido pela Protec, Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica, como uma iniciativa bem sucedida frente ao objetivo de estabelecer o diálogo entre integrantes do complexo industrial da saúde. O evento contou com a participação de dirigentes dos principais laboratórios farmacêuticos nacionais e de suas associações, representantes de órgãos governamentais e agências de fomento, entre eles o Ministério da Saúde, Finep, BNDES, Anvisa e INPI.

 

 

Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa – SBQ)

 

3. Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Química

 

A SBQ e o CRQ da 4a Região convidam os Coordenadores de Cursos de Graduação em Química e demais interessados para participarem do FÓRUM DE COORDENADORES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro próximo, na sede do CRQ da 4a Região, na Rua Oscar Freire, 2039, São Paulo, Capital. Os temas principais do encontro são “um novo modelo de formação de professores de Química” e “conteúdos de empreendedorismo em Química e sua operacionalização”. Haverá discussões em Grupos. Para fazer inscrição acesse formulário no site da SBQ.

 

Fonte: César Zucco (Vice-presidente da SBQ)

 

4. Curso de PG sobre atividade antimicrobiana na UFSCar

 

Estão abertas inscrições, no Programa de Pós-graduação em Química da UFSCar para a disciplina: “Estudo da Atividade Antimicrobiana em Compostos Naturais e Sintéticos” a ser ministrada pela Profa. Dra. Maria Eugénia Ribeiro Pinto (Faculdade de Farmácia , Universidade do Porto, Portugal), nos dias 16 e 17 de Novembro, das 9:00 as 12:30 e das 14:30 as 18:30  como ‘Tópicos em Química Orgânica’, com carga horária total de 15 horas.

 

Fonte: Quezia B. Cass (UFSCar)

 

5. Concurso para docente em Síntese Orgânica na UFSCar

 

Estão abertas as inscrições para o concurso público para contratação de um docente para a área de Química Orgânica, sub-área Síntese Orgânica, no Departamento de Química da UFSCar. Maiores informações podem ser obtidas no endereço: http://concursos.ufscar.br/

 

Fonte: Arlene G. Corrêa (UFSCar)

 

6. Pós-doutorado em materiais na Univ. Caxias do Sul

 

O Programa de Pós-Graduação em Materiais da Universidade de Caxias do Sul (PGMat - UCS) está selecionando 2 doutores para desenvolver pesquisa na área de Materiais. O PGMat-UCS oferece bolsas de pós-doutorado da CAPES de R$ 3.300 mensais + R$ 1.000 de taxa de bancada durante 4 anos. Os candidatos devem enviar link do currículo Lattes e carta de apresentação para Verónica Savignano, colocando no assunto do e-mail "bolsa pos-doc". Mais informações sobre o PGMat no site da UCS.

 

Fonte: Verónica Savignano (UCS)

 

7. Concurso Público Professor Adjunto Química - Tecnologia Química na Univ. Fed. Mato Grosso

 

Encontram-se abertas as Inscrições para Concurso Público de Provimento do Cargo de Professor Adjunto/DE na área de Química/Engenharia Química/Tecnologia Química no Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso. Maiores informações podem ser obtidas em www.ufmt.br

 

Fonte: Ailton J. Terezo (UFMT)

 

8. Vaga de Química Orgânica ou Engenharia Química em multinacional

 

Temos uma vaga para Pesquisador Sr para indústria química multinacional localizada na região de Campinas / SP e gostaria de divulgá-la para profissionais com PhD em Química Orgânica ou Engenharia Química. Pesquisador Sr – Desenvolvimento e Pesquisa de Processos Químicos. Requisitos: Experiência em indústria; Formação superior em Química ou Engenharia Química; Phd em Química Orgânica; Inglês Fluente; Francês desejável. Atividades: Coordenar as atividades do laboratório de desenvolvimento de processos e sínteses orgânicas de Solventes.

Oferecemos: Salário atrativo + pacote de benefícios + Remuneração Variável. É importante frisar que não será cobrado nenhum valor do candidato, pois nosso contrato é com a empresa contratante. Caso tenha interesse pela vaga em aberto, peço que envie seu currículo para heloisa.uchida@willisa.com.br sob código “Pesquisador Sr”

 

Fonte: Heloisa Uchida (Grupo Willisa)

 

9. Curso de biossensores na PG do IQ-Unesp Araraquara

 

No âmbito do Programa de Auxílio à Internacionalização e Programa de Incentivo à Realização de Escolas, o Instituto de Química/UNESP/Araraquara oferece disciplina sobre biossensores (5 créditos) nos Programas de Pós-graduação em Química e em Biotecnologia no período de 30/09 a 07/10/09  e promove Workshop Nacional  sobre Biossensores a realizar-se de 07 a 09/10/09. Mais informações sobre matrícula/cronograma da disciplina bem como inscrição no Workshop estão disponíveis no site www.iq.unesp.br  (ver noticias do IQ)

 

Fonte: Hideko Yamanaka (IQ-UNESP).

 

10. Concurso para duas vagas de Professor Adjunto em Química Orgânica na Univ. Fed. Fluminense, Niterói/RJ

 

O Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal Fluminense está com inscrições abertas para dois concursos públicos de provas e títulos para ingresso na Carreira do Magistério Superior, na Classe de Professor Adjunto I na área de Síntese Orgânica. As inscrições para a classe de 40 horas DE estarão abertas de 14 de setembro de 2009 a 29 de outubro de 2009 e as provas escrita, didática e apresentação de projeto serão realizadas de 9 a 13 de novembro de 2009. Para a classe de 20 horas, as inscrições são do dia 14 de setembro a 6 de novembro de 2009 e as provas  escrita e didática serão realizadas de 16 a 20 de novembro de 2009. Formulários de inscrição, editais, ementas e outras informações podem ser obtidas aqui.


Fonte:
Rosangela Epifânio (UFF)

 

11. Ciclo de Palestras da SBPC-RJ “Ciência às Seis e Meia” no CBPF

 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Regional RJ realiza toda primeira quarta-feira de cada mês um ciclo de palestras denominado Ciência às Seis e Meia, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF, em Botafogo, no RJ) que possui transmissão ao vivo online e é dirigido a todos aqueles que apreciam as ciências e têm interesse em conhecer as questões e os avanços científicos atuais, e aos curiosos sobre o mundo em que vivemos. As palestras são ministradas em linguagem acessível a leigos. A entrada é franca.

 

Fonte: Fernanda (Secretaria Regional SPBC/RJ)

 

 

SETEMBRO 2009

DESTAQUES:

 

 

Logotipo

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa

 

 

 

 

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para
:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.