cid:D7E17BFA0EE74D0AA4815D7D4191E027@Andr

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 876

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. CNPq prorroga prazo para bolsas PQ e DT

2. O desafio das revistas científicas brasileiras - Artigo de Ricardo Lourenço para a Folha

3. Inscrições abertas para o Processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Química da UERJ

4.  Redes Temáticas da USP: Mudanças climáticas, Agroenergia e Sustentabilidade e Doenças Negligenciadas

5 Concurso para Professor Adjunto em Química Analítica na Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ

6. Semana Integrada de Química UEMS-UGFD em Dourados, MS (II SEINQUI)

7. VIII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas

8. Concurso para professor adjunto no Instituto de Química e Biotecnologia da UFAL

9. Duas vagas para Professor Doutor no Instituto de Química da USP – São Carlos

10. Bolsa PRODOC nas áreas de Química, Bioquímica ou Farmácia – NPPN-UFRJ

 

1. CNPq prorroga prazo para bolsas PQ e DT

    Prazo vai até 18 de setembro

 

O CNPq anunciou, no último dia 4, a prorrogação da data de inscrição para bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ), e de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). O prazo agora vai até 18 de setembro de 2009. Os já inscritos que desejarem mudar a modalidade de bolsa poderão fazê-lo também dentro do novo período.

O órgão justificou a prorrogação explicando que o número de bolsas foi “consideravelmente ampliado” e isso permitirá a inclusão de novos pesquisadores no sistema. As inscrições são feitas por meio do Formulário de Propostas On-line disponível na plataforma Carlos Chagas, no web site do CNPq. As novas concessões estão previstas para março de 2010.

O Conselho comunicou também recentemente ter ampliado a capacidade do programa de bolsas DT que passa a ter os mesmos benefícios oferecidos aos bolsistas de produtividade em Pesquisa.  Com essas mudanças será implementado o adicional de bancada para a categoria I. Bolsas nível A- I passam a ter vigência de 5 anos, as dos níveis I – B, I – C e I – D atenderão a 4 anos. As da categoria 2, por sua vez, terão vigência de 3 anos.

Veja carta do Prof. Marco Antonio Zago aqui.

 

Fonte: Carlos Martins (Assessor de Imprensa – SBQ)

 

2. O desafio das revistas científicas brasileiras

Todos querem publicar trabalhos na "Science" e na "Nature". Como fazer com que pesquisadores optem por revistas brasileiras?

 

Artigo de RICARDO LOURENÇO para a Folha

 

O BRASIL ocupa hoje lugar de destaque no meio científico internacional em diversas áreas de conhecimento. No entanto, as revistas científicas brasileiras ainda estão longe de alcançar o mesmo prestígio internacional que já cerca muitos pesquisadores do país.
Para que a excelência dos estudos produzidos nos laboratórios nacionais se traduza também na valorização das revistas científicas brasileiras, é necessário desenvolver políticas editoriais que permitam dar fim a esse aparente paradoxo.
O que tem ficado claro nos últimos anos é que a chave para adquirir mais destaque e visibilidade internacional é evoluir no aumento dos índices de impacto. O indicador é calculado pela divisão do número de citações aos seus artigos pelo número de artigos publicados.
A experiência da revista "Memórias do Instituto Oswaldo Cruz" tem muito a colaborar nesse sentido. Criada em 1909 pelo sanitarista Oswaldo Cruz, a "Memórias" demonstra capacidade de conjugar inovação e tradição -acompanhando o mesmo compromisso centenário da Fiocruz, onde é editada.
Uma das mais antigas publicações científicas da América Latina ainda em circulação, a revista acaba de alcançar o status de periódico mais importante da região na área biomédica.
A indicação do Institute for Scientific Information (ISI) vem no ano do centenário da "Memórias".
Entre as ações de modernização que explicam o sucesso da revista, estão o acesso livre e gratuito ao seu conteúdo via internet e a publicação em inglês.
Ainda na década de 90, a "Memórias" já fazia parte da base SciELO, plataforma de publicações científicas da América Latina com conteúdo livre. Houve investimento em um sistema de submissão digital de artigos, o que agilizou e tornou mais transparente o processo de publicação.
Em 2008, a revista disponibilizou gratuitamente para download todo o conteúdo publicado nos seus cem anos de história. Também no ano passado, os artigos passaram a contar com o DOI, um sistema internacional de identificação de artigos científicos -uma espécie de CPF digital que garante a existência e a publicação do artigo em questão.
A publicação tem mais uma vantagem: publicar nela é de graça. Diferentemente de outras revistas internacionais, que chegam a cobrar centenas de dólares por página publicada, na "Memórias" o processo é todo gratuito.
Para melhorar o fator de impacto de nossas revistas científicas, pesquisadores do mundo inteiro têm que ter acesso ao que é publicado nelas e também a possibilidade de publicar no Brasil.
Todos querem ver seus trabalhos publicados na "Science", na "Nature" e em outras revistas semelhantes. Fazer com que autores nacionais e internacionais optem pela "Memórias" ou por qualquer revista brasileira é uma questão de convencimento.
Cada vez mais nossas publicações precisam ser internacionais, impactantes, confiáveis e profissionais.
Especial atenção deve ser dada aos excelentes pesquisadores brasileiros.
Como fazê-los publicar mais no Brasil, em revistas que ainda têm fator de impacto mais baixo que as estrangeiras? Esse convencimento -e isso tem sido mostrado também por nossas experiências com a "Memórias"- vem no momento em que nossos autores reconhecem outros pesquisadores de destaque, referências internacionais, publicando na revista.
É por isso que, mesmo com todas as medidas de modernização, nada substitui a qualidade dos artigos publicados. A estruturação de uma rede de revisores de renome, nacionais e internacionais, que fazem uma triagem severa daqueles conhecimentos científicos que são de fato inéditos e impactantes, foi uma forma de assegurar a qualidade e a relevância dos dados publicados e, assim, atrair novos autores e estudos de grande qualidade para a revista.
Uma das revistas científicas mais antigas da América Latina chega aos cem anos de olho no futuro. A receita, que pode ser seguida por outras publicações nacionais, foi crescer, se modernizar e se internacionalizar.
Mais uma vez, como há um século, a "Memórias" assume seu lugar entre as locomotivas do processo de editoração científica no país, pronta para ser novamente pioneira na integração de comunicação e ciência.

 

RICARDO LOURENÇO DE OLIVEIRA , mestre em biologia e doutor em medicina veterinária, é editor da revista "Memórias do Instituto Oswaldo Cruz".

Folha de São Paulo 08/09/2009

 

Fonte: Editoria do BE - SBQ

 

3. Inscrições abertas para o Processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Química da UERJ

 

O Programa de Pós-Graduação em Química (Áreas de concentração: Quimica Ambiental ou Polímeros) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro comunicam que no período de 01 a 30 de outubro de 2009  estarão abertas as inscrições para a seleção de alunos para o curso de Mestrado  e no período de 04 a 13 de janeiro de 2010 para o curso de doutorado. Para maiores informações acessar o site do PPGQ.

 

Fonte: Mônica Regina Marques (UERJ)

 

4. Redes Temáticas da USP: Mudanças climáticas, Agroenergia e Sustentabilidade e Doenças Negligenciadas

 

Neste ano em que a USP comemora 75 anos haverá um evento com os temas das Redes Temáticas da USP: Mudanças climáticas, Agroenergia e Sustentabilidade e Doenças Negligenciadas. O evento será de 23 a 25 de setembro. A programação e inscrição encontram-se no site do evento de Mudanças Climáticas.

 

Fonte: Adalgiza Fornaro (USP)

 

5. Concurso para Professor Adjunto em Química Analítica na Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ

 

O Departamento de Química Analítica da Universidade Federal Fluminense está com inscrições abertas para concurso público (professor adjunto) na área de Química Analítica – 01 vaga (edital 347/2009). É exigido que o candidato possua Doutorado em curso reconhecido pelo MEC. As inscrições vão até o dia 12 de setembro de 2009. O concurso ocorrerá no período de 5 a 9 de outubro de 2009. Maiores informações podem ser obtidas aqui.

 

Fonte: Ricardo J. Cassella (UFF)

 

6. Semana Integrada de Química UEMS-UGFD em Dourados, MS (II SEINQUI)

 

Os acadêmicos dos cursos de química licenciatura e bacharel em química industrial da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em parceria com os acadêmicos da Universidade Federal da Grande Dourados, ambas com sedes na Cidade Universitária em Dourados – MS estão realizando entre os dias 23, 24 e 25 de setembro de 2009 a II Semana Integrada de Química UEMS-UGFD (II SEINQUI). O tema será: Química - buscando tecnologia para uma melhor qualidade de vida. Serão 10 palestras e 10 mini cursos. O período de inscrição vai de 13 de agosto a 20 de setembro. Mais informações no site da semana (www.seinqui.com.br).

 


Fonte: José Luiz da Silva (UEMS)

 

7. VIII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas

 

Tema do VIII EBSH: Matéria Orgânica Ambiental e Sustentabilidade. Local: Pelotas-RS. Data: 26 a 29/010/09. O Encontro tratará do papel da matéria orgânica ambiental na sustentabilidade em suas diferentes dimensões, incluindo abordagens no âmbito dos sistemas de produção de alimentos, fibras e energia, na sustentabilidade dos agroecossistemas, dos ecossistemas e biomas brasileiros. Temas atuais como mudanças climáticas globais, desenvolvimento de novos insumos para uso agrícola e humano, biorremediação, ecoeficiência, carbono antropogênico e pirogênico, substâncias húmicas aquáticas, biotransformações de resíduos orgânicos e os avanços na caracterização das substâncias húmicas, dentre outros, estarão na pauta das discussões entre profissionais, técnicos, professores, pesquisadores e acadêmicos. Maiores informações no site do evento.

 

Fonte: Antonio S. Mangrich (UFPR)

 

8. Concurso para professor adjunto no Instituto de Química e Biotecnologia da UFAL

 

Concurso para professor adjunto no Instituto de Química e Biotecnologia da UFAL - área Cristalografia. As inscrições estarão acontecendo no período de: 01 a 30/09/09 Titulação mínima: graduação em química ou áreas afins e doutorado em química ou áreas afins, e com área de concentração em Cristalografia. Mais informações no site da UFAL.

 

Fonte: Marília Oliveira Fonseca Goulart (UFAL)

 

9. Duas vagas para Professor Doutor no Instituto de Química da USP – São Carlos

 

Estão abertas as inscrições do concurso para dois cargos de Professor Doutor, áreas de Química Analítica / Análise Sensorial. Inscrições de 31/08/2009 a 30/10/2009, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h. Local Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos, SP. Maiores informações no edital completo.

 

Fonte: Claudia da Silva Nascimento (IQSC-USP)

 

10. Bolsa PRODOC nas áreas de Química, Bioquímica ou Farmácia – NPPN-UFRJ

 

O Programa de Pós-Graduação em Química de Produtos Naturais do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) torna publico a todos os interessados que, no período de 01  a 25 de setembro de 2009, no horário das 09:00 às 15:00 horas, estarão abertas as inscrições para o processo de seleção de uma vaga para recém-doutor nas áreas de Química, Bioquímica ou Farmácia. O edital e ficha de inscrição encontram-se disponíveis na página do NPPN. Para maiores informações entrar em contato com a Profa. Luzineide W. Tinoco (Tel. 2562-6793, )


Fonte: Luzineide W. Tinoco (UFRJ)

 

 

 

SETEMBRO 2009

DESTAQUES:

 

 

Logotipo

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa

 

 

 

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para
:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.