cid:D7E17BFA0EE74D0AA4815D7D4191E027@Andr

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 875

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Encontro da SBQ-RJ destaca papel dos institutos e apresenta linhas inovadoras de pesquisa

2. IV Workshop de Pós-Graduação em Química

3. Congresso Analítica 2009

4. 4a Escola de Eletroquímica - IQUSP

5Processo Seletivo no Mestrado em Ensino de Ciências Naturais em Blumenau

6. Lançamento da revista International Journal of Biosafety and Biosecurity

7. Inscrições para o Programa Interunidades de Ensino de Ciências da USP

8. Processo de seleção de Recém-Doutor para bolsa de PRODOC em RMN

9. Nova página do Mestrado em Química da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

10.  XXIII Semana de Química da Universidade Federal do Amazonas

11. Concurso para Professor Adjunto em Química Analítica na UFJF-MG

12. Concurso público para Professor Efetivo na UFJF (Inorgânica e Físico-Química)

 

1. Encontro da SBQ-RJ destaca papel dos institutos e apresenta linhas inovadoras de pesquisa

 

A expressiva contribuição dos institutos de pesquisa do Estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, em particular para a indústria de petróleo e para a produção de fármacos, é um dos pontos de referência do XII Encontro Regional da SBQ-RJ, que acontecerá de 30 de novembro a 03 de dezembro, no Instituto Nacional de Tecnologia. O programa desta edição abre espaço para a discussão de aplicações inovadoras abordando tópicos como biodiesel, polímeros e meio ambiente, e radioquímica. A grade inclui dois mini-cursos, dois keynotes, três conferências plenárias e uma mesa-redonda (veja o programa completo na página do evento).

O encontro dará oportunidade aos participantes de conhecer o impacto científico e tecnológico do emprego de várias vertentes da química exploradas pelos Institutos de pesquisa do Estado, explica o secretário geral da SBQ-Rio, Carlos Alberto Manssour Fraga. Entre eles o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), que sediará o evento, o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), o Instituto de Macromoléculas Eloísa Mano (IMA), Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) e EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Além disso, abre para os alunos das escolas técnicas federais e estaduais a possibilidade de avaliar perspectivas para sua atividade profissional.

Ao realizar um grande fórum científico de debates, a reunião cria também para pesquisadores e gestores das empresas um canal de interação com o que vem sendo feito de mais importante nas várias Instituições do Estado, ressalta o secretário geral da SBQ-RJ.

 

Fonte: Carlos Martins

 

2. IV Workshop de Pós-Graduação em Química

 

O IX Workshop de Pós-Graduação em Química, uma realização da Sociedade Brasileira de Química e do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais, será realizado nos dias 26 e 27 de outubro de 2009, em Belo Horizonte, MG. O evento é destinado aos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Química, docentes e demais interessados. Esperamos, assim como ocorreu nas edições anteriores, que o Workshop cujo tema é Química: Do Ensino Básico à Pós-Graduação, possa servir de fórum para a discussão e reflexão de diversos assuntos de interesse da Pós-Graduação. Local do evento: Departamento de Química – UFMG. Para maiores informações escreva para Clésia C. Nascentes ou para Solange Cadore.

 

Fonte: Solange Cadore (IQ-UNICAMP)

 

3. Congresso Analítica 2009

 

De 8 a 10 de setembro no Transamérica Expo Center. Última chamada. Química Analítica: da academia para a sociedade é o tema da conferência a ser proferida durante a solenidade de abertura do Congresso Analítica 2009 por Ivano Gutz, professor titular, Instituto de Química, USP. Não perca a oportunidade para participar de palestras, mesas-redondas, simpósios, seminários, mini-cursos e conferências com renomados pesquisadores do meio universitário e empresarial. Inscreva-se já www.analiticanet.com.br.

 

Fonte: Carlos R. Rodrigues (DKK Comunicação)

 

4. 4a Escola de Eletroquímica - IQUSP

 

A 4a Escola de Eletroquímica será realizada no Instituto de Química da Universidade de São Paulo entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro de 2009, em São Paulo. O evento é destinado a alunos de doutorado, recém doutores e profissionais de indústria. Considerando que neste curso será desenvolvida parte teórica e experimental, o número máximo de participantes será de 25. Será realizada uma seleção prévia dos inscritos. Aqueles que forem selecionados e não residam na cidade de São Paulo receberão um auxílio que inclui alojamento e refeições. As inscrições serão aceitas até 30 de setembro de 2009. A programação completa, assim como outras informações podem ser encontradas na página do evento.

 

Fonte: Roberto Torresi (IQUSP)

 

5. Processo Seletivo no Mestrado em Ensino de Ciências Naturais em Blumenau

 

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade de Regional de Blumenau comunicam que no período de 01 de setembro a 06 de novembro de 2009 estarão abertas as inscrições para a seleção de alunos para o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática com no máximo 20 (vinte) vagas. Período de inscrições: 01 de setembro a 06 de novembro de 2009. Para maiores informações escreva para o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM).

 

Fonte: Neide Takata (FURB)

 

6. Lançamento da revista International Journal of Biosafety and Biosecurity

 

Foi lançado o International Journal of Biosafety and Biosecurity, a primeira da América Latina no assunto. É uma revista da Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) e está sediada no Instituto de Genética e Bioquímica da Universidade Federal de Uberlândia, sob a chancela da Editora da UFU (EDUFU). Ela aceita trabalhos de todas as áreas de Biossegurança e Biosseguridade, desde os cuidados com OGM até segurança química, segurança do trabalho, proteção intelectual, legislações no assunto, Bioética, etc. Para maiores informações visite o site da revista.

 

Fonte: Sandra Furtado (UFU)

 

7. Inscrições para o Programa Interunidades de Ensino de Ciências da USP

 

Estão abertas as inscrições para o Programa Interunidades de Ensino de Ciências da USP. O processo seletivo é para o mestrado em ensino de Química, de Física e de Biologia e doutorado em Ensino de Química e de Física Período de inscrições: 15/09/2009 a 06/10/2009. Maiores informações no site do programa.

 

Fonte: Maria Eunice R Marcondes (IQUSP)

 

8. Processo de seleção de Recém-Doutor para bolsa de PRODOC em RMN

 

O Programa de Pós-Graduação em Química de Produtos Naturais do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) torna publico a todos os interessados que, no período de 01 de setembro a 25 de setembro de 2009, no horário das 09:00 às 15:00 horas, estarão abertas as inscrições para o processo de seleção de uma vaga para recém-doutor para atuar no projeto: "Aplicação da RMN na busca de inibidores para enzimas essenciais de Plasmodium falciparum e Mycobacterium leprae", aprovado nos termos do edital CAPES-PRODOC-01/2007. Maiores informações (edital e ficha de inscrição) na página do NPPN.

 

Fonte: Mauro B. de Amorim (UFRJ)

 

9. Nova página do Mestrado em Química da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

 

Visite a nova página do Mestrado em Química da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Nela encontram-se informações sobre o processo seletivo, histórico do programa, defesas de dissertação já ocorridas e as que ocorrerão, bem como a lista dos docentes do Programa e dados para contato com a secretaria do curso.

 

Fonte: Natalino Perovano Filho (UESB)

 

10. XXIII Semana de Química da Universidade Federal do Amazonas

 

Acontecerá, nos dias 9, 10 e 11 de setembro de 2009 a XXIII Semana de Química da Universidade Federal do Amazonas. O tema será: Ensino, Pesquisa e Extensão. Serão 5 palestras, 2 mesas redondas e 6 mini cursos. O período de inscrição vai de 20 de agosto a 4 de setembro. Mais informações no site da semana.

 

Fonte: Renato Sanches Freire (IQUSP)

 

11. Concurso para Professor Adjunto em Química Analítica na UFJF-MG

 

O departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora está com inscrições abertas para concurso público (professor adjunto) na área de Química Analítica – 01 vaga (edital 027/2009-PRORH). A habilitação exigida é Graduação em Química com Doutorado em Química ou Ciências (Área de Concentração: Química Analítica). As inscrições são do dia 08 a 18 de setembro de 2009 na secretaria do Instituto de Ciências Exatas da UFJF. O concurso iniciará no dia 29 de setembro de 2009 as 09:00 h. Maiores informações aqui.

 

Fonte: Renato Camargo Matos (UFJF)

 

12. Concurso público para Professor Efetivo na UFJF (Inorgânica e Físico-Química)

 

A Universidade Federal de Juiz de Fora estará com inscrições abertas para o concurso público destinado ao provimento de vagas para professor efetivo no Departamento de Química nas áreas de Físico-Química (01 vaga) e Química Inorgânica (01 vaga). O período de incrições será de 08 a 18 de setembro de 2009 conforme Edital 013/2009 disponível no site da UFJF.  Maiores informações com Monica Silva (Inorgânica) ou Renata Diniz (Físico-Química).

 

Fonte: Mônica de Lourdes de Araujo Silva (UFJF)

 

 

 

SETEMBRO 2009

DESTAQUES:

 

 

Logotipo

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa

 

 

 

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para
:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.