cid:D7E17BFA0EE74D0AA4815D7D4191E027@Andr

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 874

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. SBQ planeja agenda para celebração do Ano Internacional da Química

2. FAPESB lança livro sobre a Baía de Todos os Santos

3. Congresso Analítica 2009

4. Vagas no Departamento de Química da Universidade Federal da Paraíba

517º. Encontro da SBQ Regional IPWS

6. Workshop Paranaense de Pós-graduação em Química

7. Seleção para doutorado na área de novos materiais

8. V Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados

9. Lançamento do livro Química no Contexto

10. V Encontro Nacional de Química Ambiental ENQAmb

 

1. SBQ planeja agenda para celebração do Ano Internacional da Química

 

A SBQ dá início, nas próximas semanas, à elaboração do calendário de atividades de comemoração do Ano Internacional da Química, que acontecerá em 2011. A data foi definida em fevereiro deste ano, na 63ª sessão da Organização das Nações Unidas por proposta da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), que será responsável pela organização dos eventos, ao lado da UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Cultura e a Ciência.

A comemoração tem como objetivo destacar os avanços científicos e tecnológicos alcançados pela química, situando-a como ciência central e essencial ao bem-estar da humanidade.  O Ano Internacional celebra, ao mesmo tempo, os cem anos da conquista do Prêmio Nobel de Química por Maria Sklodowska Curie, registrando a importância do papel da mulher no desenvolvimento da ciência.

As atividades estarão voltadas, em particular, para o papel da química na conservação e manutenção dos recursos naturais do planeta. Outro eixo é a inserção da química na Década da Educação e do Desenvolvimento Sustentável estabelecido pela ONU (2005 - 2014).

 

Fonte: Carlos Martins

 

2. FAPESB lança livro sobre a Baía de Todos os Santos

 

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, lançou, em solenidade que comemora os 8 anos de criação da FAPESB, o livro Baía de Todos os Santos: aspectos oceanográficos, organizado pelos Professores Vanessa Hatje e Jailson B. de Andrade. A solenidade, ocorrida no último 27/08, na sede da FAPESB, contou ainda com uma palestra Baía de Todos os Santos, proferida pelo Prof. Ubiratan Castro e ilustrada por uma exposição de fotos de Valéria Simões, além da assinatura de convênios e do Protocolo Baía de Todos os Santos.

 

Fonte: Jailson B. de Andrade (UFBA)

 

3. Congresso Analítica 2009

 

Congresso Analítica 2009. De 8 a 10 de setembro no Transamérica Expo Center Com a participação de palestrantes internacionais como Bradley T. Jones, Wake Forest University/USA e Adrian C. Michael, University of Pittsburg/USA, além da presença já confirmada de Annette Wilson, presidente da Pittcon 2010, o Congresso abordará temas de grande destaque no setor como: energia, alimentos, ambiente e bioanalítica. Confira a programação aqui. Participe de palestras, mesas-redondas, seminários, mini-cursos, conferências com os mais renomados pesquisadores do meio acadêmico e empresarial: UNICAMP, USP, PUC, UNESP, ESALQ, UFBA, UFSCAR, UFSM, UNIVERSITY OF PITTSBURG, WAKE FOREST UNIVERSITY, EMBRAPA, ANP, INMETRO, ADOLFO LUTZ, CETESB, GGTOX/ANVISA, CENPES/PETROBRÁS, BRASKEM, CGEE/MCT, INTGARP, FIOCRUZ, FAPESP, FINEP. Inscreva-se já acessando www.analiticanet.com.br

 

Fonte: Carlos R. Rodrigues (DKK Comunicação)

 

4. Vagas no Departamento de Química da Universidade Federal da Paraíba

 

Estão abertas as inscrições para concurso público para professor adjunto I no Departamento de Química da UFPB: 1 (uma) vaga na área de Química Orgânica e 1 (uma) vaga na área de Química Analítica - Titulação exigida Doutorado em Química.  Informações no telefone: (83) 3216-7433. Período das inscrições: 30 dias a contar a partir de 24 de agosto de 2009. Mais detalhes do Edital e do programa do concurso podem ser obtidos nos endereços: http://www.ufpb.br/editais/ccen/ccen%20reitor%20124-2009%20prof%203%20g.pdf; http://www.ufpb.br/editais/index.htm

 

Fonte: Gerd Bruno da Rocha (UFPB)

 

5. 17º. Encontro da SBQ Regional IPWS

 

O 17º. Encontro da SBQ Regional IPWS, com tema Bioenergia, incluindo palestras de pesquisadores especialistas, profissionais de empresas e agências reguladoras, mesas redondas sobre pesquisa em bioenergia e sobrecontrole de qualidade de biocombustíveis. Dias 18-20 de outubro de 2009, no Instituto de Química – UNESP – Araraquara, Inscrições até 11/setembro. Informações: www.iq.unesp.br  ou www.unifran.br/sbqregional/

 

Fonte: Dulce Helena Siqueira Silva (UNESP-Ar)

 

6. Workshop Paranaense de Pós-graduação em Química

 

O Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal do Paraná (PPGQ/UFPR) irá sediar, nos dias 19 e 20 de novembro, a quinta edição do Workshop Paranaense de Pós-graduação em Química. Os objetivos do evento, que será realizado nas dependências do Departamento de Química da UFPR, envolvem o diagnóstico das ações de cooperação até hoje estabelecidas entre os PPGQs do estado, a definição e/ou planejamento de estratégias para ampliar tais iniciativas, a formação acadêmica e a mobilidade discente, o financiamento da pós-graduação e a avaliação do impacto do novo sistema de avaliação da CAPES sobre os PPGQs do estado e do país. A programação contempla a realização de palestras institucionais, debates, mini-cursos e mesas-redondas, dentre outras atividades de interesse para docentes e discentes de nossos programas de pós-graduação em química e para a comunidade em geral, particularmente a professores do ensino superior, profissionais liberais e estudantes de graduação e pós-graduação com atividades em Química e áreas afins. A inscrição no evento é gratuita e poderá ser realizada, no período de 01 a 30 de setembro, na página eletrônica do PPGQ/UFPR  (http://www.quimica.ufpr.br/~cpgquim/npgq/index.php), por e-mail (cpgquim@quimica.ufpr.br) ou ainda por telefone 41 3361-3006, na Secretaria da Coordenação do Programa (falar com o Sr. Marcelino Câmara).

 

Fonte: Luiz Pereira Ramos (UFPR)

 

7. Seleção para doutorado na área de novos materiais

 

Estou selecionando candidato interessado em desenvolver projeto de doutorado em Química (de preferência em Química Analítica) na área de novos materiais para a produção de biodiesel. Esta pesquisa é parte do projeto FP7-ENERGY da Comunidade Européia (DIBANET, The production of Sustainable Diesel-Miscile-Biofuels from the residues and wastes of Europe and Latin America). O candidato terá bolsa de estudos do próprio projeto por três anos e oportunidade de visitas regulares à Europa. Portanto, o conhecimento de inglês (conversação e redação) são pré-requisitos essenciais. Mais informações através de contato com a Profa. Márcia M. C. Ferreira, IQ-UNICAMP: marcia@iqm.unicamp.br

 

Fonte: Márcia M. C. Ferreira (UNICAMP)

 

8. V Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados

 

O V EPOA está recebendo trabalhos até o dia 04 de setembro de 2009. O evento é o principal fórum de debates no Brasil, e um dos mais importantes da América Latina, sobre o desenvolvimento desses processos inovadores. O V EPOA contará com a participação de renomados pesquisadores nacionais e internacionais, das áreas de química e engenharia, que apresentarão os mais recentes progressos no uso dos processos oxidativos avançados no tratamento de diferentes matrizes ambientais (efluentes industriais, água bruta e tratada, atmosferas confinadas, solos etc.). O V EPOA ocorrerá na sede do Conselho Regional de Química - IV Região em São Paulo/SP entre os dias 26 a 29 de outubro de 2009. Maiores informações podem ser obtidas no site http://www3.usp.br/5epoa.”

 

Fonte: Renato Sanches Freire (IQUSP)

 

9. Lançamento do livro Química no Contexto

 

Ocorrerá no próximo dia 11 de Setembro às 19:30 hrs o lançamento do livro Química no Contexto. A autora do livro Adelaide Viveiros discute nessa obra o estudo da química com uma abordagem útil para a sociedade e o meio ambiente. O evento será realizado no Auditório do Colégio Antônio Vieira na cidade de Salvador.

 

Fonte: Jailson B. de Andrade (UFBA)

 

10. V Encontro Nacional de Química Ambiental ENQAmb

 

O V Encontro Nacional de Química Ambiental será realizado entre os dias 14 e 17 de março de 2010 no Centro de Convenções do Hotel Colina Verde, localizado na Estância de São Pedro/SP, sendo promovido pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ/USP). A Química é uma ciência chave para a minimização e/ou entendimento de vários problemas ambientais, pois permite o equacionamento e compreensão do mecanismo de reações entre as moléculas poluidoras e destas com o meio ambiente. O ENQAmb tem sido um dos principais fóruns do Brasil para o debate de questões relacionadas à Química e o Meio Ambiente. Na quinta edição do ENQAmb, especial destaque será dado às fronteiras da Quimica com outros ramos do conhecimento (Biologia, Física, Oceanografia, Saúde Pública, Educação Ambiental, Geologia, Engenharia, etc.) para o entendimento de questões ambientais. Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas no site http://www3.usp.br/5enqamb ou via e-mail 5enqamb@iq.usp.br. Acesse o site e faça o seu cadastro!

 

Fonte: Renato Sanches Freire (IQUSP)

 

 

 

AGOSTO 2009

DESTAQUES:

 

 

Logotipo

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa

 

 

 

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para
:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.