cid:D7E17BFA0EE74D0AA4815D7D4191E027@Andr

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 873

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Vagas para docentes em Química na Unioeste/Toledo (PR)

2. Pós-Graduação em Química da UFSM promove a Escola de Altos Estudos da CAPES

3. Congresso Analítica 2009

4. II Encontro Capixaba de Química – Encaqui

530 vagas de Técnicos em Química a região de Tocantins

6. Prorrogação das inscrições para o 2nd BCNP e para a RESEM

7. 1º Workshop sobre Contaminantes Emergentes em Águas para Consumo Humano

8. Vaga para Professor Adjunto em Química Analítica no IQ-UFRJ

9. Bolsa DCR para Biodiesel e Pimenta no IFGoiano, em Rio Verde, GO

10. I Simpósio de Planejamento e Desenvolvimento de Novos Fármacos para Doenças Negligenciadas

 

1. Vagas para docentes em Química na Unioeste/Toledo (PR)

 

Estão abertas as inscrições para concurso público na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O curso de Química, sediado em Toledo, possui duas vagas. Uma delas é para Assistente e é direcionada para a área de Ensino de Química, sendo necessário, portanto, que o candidato possua título de Mestre em Ensino ou Educação. A outra vaga é para Adjunto na área de Química Analítica, sendo portanto exigido o título de doutor na área. Maiores informações podem ser obtidas na página da Unioeste (www.unioeste.br)

 

Fonte: Mauricio Ferreira da Rosa (UNIOESTE)

 

2. Pós-Graduação em Química da UFSM promove a Escola de Altos Estudos da CAPES

 

O Programa de Pós-Graduação em Química estará promovendo o curso “Eletroquímica moderna: uma abordagem envolvendo eletrodos modificados, micropartículas imobilizadas e eletroanálise aplicada a estudos de relevância clínica, ambiental e tecnológica”, como parte das atividades do programa Escola de Altos Estudos da CAPES. O curso ocorrerá de 02 a 09 de setembro e será ministrado nas dependências do INPE (Campus da UFSM). A Escola de Altos Estudos será ministrada pelo Prof. Dr. Fritz Scholz, da Universidade de Greifswald (Alemanha) e ocorrerá nos turnos da manhã (09:00-12:00) e tarde (14:00-17:00). Além de contar com tradução simultânea para o português, a ser realizada por empresa especializada, os participantes receberão todo o material do curso e a transcrição das aulas em formato eletrônico (gravação em CD) após a realização do curso. A organização do curso está a cargo dos professores Dr. Leandro Machado de Carvalho e Dr. Paulo Cícero do Nascimento (PPG Química-UFSM). Para maiores informações escreva para  lemacarvalho@gmail.com ou npaulo@quimica.ufsm.br

 

Fonte: Leandro Machado de Carvalho (UFSM)

 

3. Congresso Analítica 2009

 

De 8 a 10 de setembro - das 9h às 18h, no Transamerica Expo Center. O maior fórum de discussão de Química Analítica apresentará tópicos sobre as principais tendências mundias do setor. O Congresso Analitica 2009 foi preparado, especialmente para você, por uma Comissão Executiva constituída de renomados pesquisadores do meio acadêmico e empresarial : Fernando Lanças (USP São Carlos), Lauro Tatsuo Kubota (UNICAMP), Luiz Carlos Bravo (Thermo/Analítica), Marcos N. Eberlin (UNICAMP), Maria Luiza B. Tristão (Petrobras/ CENPES), Maura M. Gomes (Petrobrás), Pedro Vitoriano (USP), Rogério Telles (Metrohm Pensalab Ltda.), Ronaldo Nascimento (Rhodia), Sérgio Stauffenegger (Vidy), Silvana Pisani   (Thermo/Analítica), Wokimar T. Garcia (CTC). Veja a Programação aqui.Inscreva-se já acessando www.analiticanet.com.br. Annette Wilson, presidente da Pittcon 2010 e os conferencistas internacionais Bradley T. Jones da Wake Forest University e Adrian C. Michael da University of Pittsburg, USA, já confirmaram presença.

 

Fonte: Carlos R. Rodrigues (DKK Comunicação)

 

4. II Encontro Capixaba de Química – Encaqui

 

Instituto Federal do Espírito Santo irá sediar, de 10 a 13 de novembro, o II Encontro Capixaba de Química – Encaqui. O evento será realizado no Teatro do Ifes e é fruto da parceria entre o Instituto e o Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. A programação, que contempla 8 horas diárias (das 8h às 18h30min), envolve minicursos, palestras, apresentação de trabalhos e mesas-redondas, entre outras atividades. O objetivo é apresentar e difundir temas atuais e novas tendências da área de Química, além de promover a integração entre os profissionais e estudantes. O público-alvo é formado por estudantes de curso técnico, graduação e de pós-graduação dos cursos de Química e áreas afins do Estado, assim como professores do ensino médio e superior e profissionais de áreas que atuam em indústrias, órgãos públicos etc. A estimativa é que o encontro reúna 400 participantes. Cada inscrição dará direito à apresentação de 2 trabalhos e à realização de 1 minicurso. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site www.cce.ufes.br/encaqui, pelo e-mail encaqui2009@gmail.com ou ainda pelos telefones 4009-2831 e 3331-2228.

 

Fonte: Maria Tereza Weitzel Dias Carneiro (UFES)

 

5. 30 vagas de Técnicos em Química a região de Tocantins

 

Estão abertas 30 vagas de técnico em química para região de Tocantins. Trata se de uma multinacional que contratará esta mão de obra para formação de profissionais da área. Perfil: Profissional récem formado em Téc. em Química com idade mínima de 18 anos, de qualquer sexo, com disponibilidade de mudança de cidade. A empresa oferece bolsa+ benefícios. Interessados  entrar em contato no nº de telefone: (63) 3225 4070 ou escrever para queziarh@reboucasconsultoria.com.br.

 

Fonte: Quézia Arantes (Rebouças Consultoria)

 

6. Prorrogação das inscrições para o 2nd BCNP e para a RESEM

 

Informamos que o prazo máximo para a inscrição e submissão online de resumos para o 2nd BCNP e para a RESEM foi prorrogado. Estaremos recebendo as inscrições até a próxima 6a feira, dia 28/8. Confiram esta e outras informações em nosso site. Maiores detalhes: www.sbq.org.br/2bcnp.

 

Fonte: Comissão Organizadora do 2nd BCNP & XXVIII RESEM

 

7. 1º Workshop sobre Contaminantes Emergentes em Águas para Consumo Humano

 

As inscrições com desconto para o 1º Workshop sobre Contaminantes Emergentes em Águas para Consumo Humano (http://lqa.iqm.unicamp.br) encerram-se no próximo dia 01/09. O evento busca atender a demanda que existe no país sobre a ocorrência, os efeitos e a remoção de inúmeros contaminantes de interesse recente em matrizes ambientais. O workshop reunirá representantes de concessionárias de água e esgoto, membros de agências ambientais municipais, estaduais e federais, representantes de comitês de bacias hidrográficas, representantes governamentais e do poder legislativo, além de pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação especialistas em química analítica e ambiental, toxicologia e ecotoxicologia, engenharia e saneamento ambiental, dentre outras áreas de interesse. Tendo-se em vista a carência de informações sobre o tema no Brasil, o Workshop contará com a participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros, especialistas em diferentes áreas, que deverão proferir palestras, participar de discussões e divulgar o estado-da-arte em assuntos relacionados à ocorrência de contaminantes emergentes no ambiente.

 

Fonte: Wilson de Figueiredo Jardim (UNICAMP)

8. Vaga para Professor Adjunto em Química Analítica no IQ-UFRJ

 

O Departamento de Quimica Analítica do Instituto de Quimica da UFRJ informa que estão abertas as inscrições para Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vaga de Professor da Carreira do Magistério Superior na área de Quimica Analítica. (01 (uma) vaga para professor adjunto 40h DE) O edital pode ser obtido através do seguinte endereço eletrônico: http://www.iq.ufrj.br. Maiores informacoes na secretaria do Instituto de Quimica da UFRJ : Avenida Athos da Silveira Ramos , 149, Prédio do Centro de Tecnologia - Bloco A - 7° andar CEP 21941-909 Cidade Universitária - Rio de Janeiro – RJ, Tel.: (21) 2562-7001

 

Fonte: Carlos Alberto da Silva Riehl (IQ/UFRJ)

 

9. Bolsa DCR para Biodiesel e Pimenta no IFGoiano, em Rio Verde, GO

 

Encontra-se aberto o EDITAL 05/2009, para seleção de candidatos para bolsas de Desenvolvimento Científico Regional – DCR, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás. Buscam-se candidatos interessados em apresentar propostas para as seguintes linhas temáticas: a) uso e avaliação de Pinhão Manso, Crambé e Nabo Forrageiro para a produção de biodiesel;  b) uso e avaliação de microrganismos para produção de biodiesel; e c) Desenvolvimento de novos cultivares de Pimenta. Mais informações sobre o Edital aqui ou através de contato com o Prof. Carlos Frederico de Souza Castro .

 

Fonte: Carlos Frederico de Souza Castro (IFGoiano)

 

10. I Simpósio de Planejamento e Desenvolvimento de Novos Fármacos para Doenças Negligenciadas

 

Como parte da programação das comemorações dos 75 anos da Universidade de São Paulo (USP), acontecerá de 23 a 25 de setembro, na USP em São Paulo, o “I Simpósio de Planejamento e Desenvolvimento de Fármacos para Doenças Negligenciadas”. Para maiores informações acesse nosso site. A programação científica do evento está bastante diversificada, contemplando vários aspectos sensíveis de seu tema central, incluindo palestras, módulos temáticos e mesas-redondas, com a presença de expoentes científicos nacionais e internacionais. A participação de estudantes de pós-graduação e de iniciação científica será especialmente incentivada. As inscrições devem ser feitas diretamente acessando a página do evento.O simpósio é aberto ao público geral e inteiramente gratuito. Contudo, recomenda-se aos interessados que façam a inscrição o mais breve possível, pois devido ao espaço, o número de vagas será limitado.

 

Fonte: Adriano D. Andricopulo (IFSC-USP) e Elizabeth I. Ferreira (FCF-USP)

 

 

 

AGOSTO 2009

DESTAQUES:

 

 

 

Logotipo

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa

 

 

 

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para
:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.