cid:D7E17BFA0EE74D0AA4815D7D4191E027@Andr

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 872

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. SBQ no 42º Congresso da IUPAC

2. Interação Universidade-Empresa na Univ. Federal do Paraná

3. Congresso Analítica 2009

4. VI - Encontro Brasileiro de Ecologia Química - VI EBEQ

5XII Encontro Regional da SBQ-RJ: A Química nos Institutos de Pesquisa do Rio de Janeiro

6. I Encontro Estadual de Química de Sergipe

7. IFRJ: Vaga para Professor substituto de Química Orgânica

8. 1ª Mostra de Metodologias de Divulgação da Ciência – compartilhando experiências

9. Concurso Professor de Química Analítica e Educação em Química – Ponta Grossa – UFPG

10. Concurso no Departamento de Química da UFG, Campus Catalão, áreas: Química Inorgânica e Industrial

11. Concurso para Professores não Titulares do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná

 

1. SBQ no 42º Congresso da IUPAC

 

A SBQ participou do 42º Congresso da IUPAC, Internacional Union of Pure and Applied Chemistry, realizado de 2 a 7 de agosto em Glasgow, no Reino Unido, com a apresentação de Simpósio sobre Bicombustíveis, realizado no dia 6. A organização do encontro ficou a cargo da SBQ, através da presidente Vanderlan da Silva Bolzani, da Chemical Society of Japan, representada pelo diretor executivo Teruto Ohta, e da Royal Society of Chemistry, do Reino Unido, pela qual participaram Richard Pike, chefe executivo, e a diretora de Projetos Internacionais Alejandra Palermo.

Na abertura, que conduziu ao lado de Richard Pike, a presidente da SBQ falou sobre o panorama brasileiro no campo da bioenergia. Destacou o sucesso do programa com ênfase no etanol de cana-de-açúcar e as perspectivas que se abrem para o país.

Três pesquisadores brasileiros, entre os nove conferencistas do dia, contribuíram para o encontro: Fernando Galembeck, da Unicamp, como Keynote Speaker falou sobre “Biocombustível: alimento e produção de energia: sinergia ao invés de conflito”; Cláudio J. A. Mota, da UFRJ, com o tema “Obtenção de biocombustíveis a partir de glicerina”, e Luiz P. Ramos, da UFPR, que abordou “Tendências atuais na produção de biodiesel utilizando catálise heterogênea”.

Para a presidente da SBQ, o convite aos cientistas brasileiros para participarem do Congresso revela não apenas o crescente interesse pelo tema bioenergia, mas também o reconhecimento da qualidade do trabalho científico que vem sendo feito no país.

A agenda geral da 42ª edição do Congresso incluiu outros seis tópicos de relevância no contexto de Soluções Químicas: Análise e Detecção, Química para a Saúde, Comunicação e Educação, Indústria e Inovação, Materiais e Síntese e Mecanismos.

 

Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)

 

2. Interação Universidade-Empresa na Univ. Federal do Paraná

 

Agência da Universidade Federal do Paraná prepara primeiro licenciamento; patente é de fertilizante de liberação lenta

 

A Agência de Inovação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) prepara o edital para licenciamento da patente de um fertilizante de liberação lenta de nitrogênio que utiliza polímeros biodegradáveis. A tecnologia promete vantagens em relação aos já existentes, especialmente no que se refere ao período em que fica no solo: fertilizantes convencionais são levados pela água, o que aumenta o custo de produção. Pelo fato de usar um polímero biodegradável, o fertilizante desenvolvido na UFPR causa também menor impacto ambiental em relação aos convencionais. Sete empresas, que a Agência de Inovação não identifica, já se interessaram por licenciar a tecnologia. Como manda a Lei de Inovação federal, o processo de licenciamento de uma tecnologia deve ser feito mediante edital, para garantir o direito de concorrência. O edital deve ser publicado pela UFPR até o final de agosto e o licenciamento será exclusivo, ou seja, apenas uma empresa poderá usar a tecnologia.

Das sete empresas interessadas, três ficaram sabendo da tecnologia ao participar do III Encontro do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (III Fortec), realizado na Unicamp, em Campinas, entre os dias 27 e 29 de abril deste ano. Durante o encontro, que reuniu gestores de diversos núcleos e agências de inovação de universidades e institutos de pesquisa, e empresários, houve uma mostra de tecnologias, e uma das apresentadas ao público foi justamente o fertilizante, resultado das pesquisas de Antonio Mangrich e Fernando Wypych, professores do Instituto de Química da UFPR. Veja a íntegra do artigo no site da Inovação-UNICAMP.


Fonte:
Antonio S. Mangrich (UFPR)

 

3. Congresso Analítica 2009

 

De 8 a 10 de setembro - das 9h às 18h, no Transamerica Expo Center. Annette Wilson, presidente da Pittcon 2010 e os conferencistas internacionais Bradley T. Jones da Wake Forest University e Adrian C. Michael da University of Pittsburg, USA, já confirmaram presença. Veja a Programação aqui. Acesse www.analiticanet.com.br e inscreva-se já. Conheça quem o preparou: Fernando Lanças (USP São Carlos), Lauro Tatsuo Kubota (UNICAMP), Luiz Carlos Bravo (Nova Analítica Ltda.), Marcos N. Eberlin (UNICAMP), Maria Luiza B. Tristão (Petrobras/ CENPES), Maura M. Gomes (Petrobrás), Pedro Vitoriano (USP), Rogério Telles (Metrohm Pensalab Ltda.), Ronaldo Nascimento (Rhodia), Sérgio Stauffenegger (Vidy), Silvana Pisani (Nova Analítica Ltda.), Wokimar T. Garcia (CTC). Apoio:SBQ, ABIQUIF, ABRIFAR.


Fonte:
Carlos R. Rodrigues (DKK Comunicação)

 

4. VI - Encontro Brasileiro de Ecologia Química - VI EBEQ

 

O VI - Encontro Brasileiro de Ecologia Química será realizado no período de 1 a 4 de dezembro de 2009, na Universidade Federal de Viçosa. Estamos preparando um grande programa científico, a altura dos encontros anteriores. Neste ano teremos novidades: o lançamento do Prêmio Nacional de Ecologia Química, “Prof. José Tércio Barbosa Ferreira”, e as discussões iniciais com a comunidade sobre a criação e viabilização da Associação Latino Americana de Ecologia Química. A comissão técnica e organizadora do VI EBEQ conta com a presença de todos. Para maiores informações sobre o evento, por favor acesse o sítio  http://www.insecta.ufv.br/ebeq/

 

Fonte: Paulo Zarbin (UFPR)

 

5. XII Encontro Regional da SBQ-RJ: A Química nos Institutos de Pesquisa do Rio de Janeiro

 

É com grande satisfação que a comissão organizadora do XII Encontro Regional da SBQ-Rio disponibiliza o site do evento para inscrições e envio de trabalhos. As informações podem ser obtidas diretamente do site da SBQ-Rio. O evento será realizado na cidade do Rio de Janeiro, no Instituto Nacional de Tecnologia (INT) no período de 30/11 a 03/12/2009. As inscrições e o envio de trabalhos poderão ser feitos até o dia 10/09/2009. Contamos com a participação de todos.

 

Fonte: Carlos A. Manssour Fraga (Secretário Regional SBQ-Rio)

 

6. I Encontro Estadual de Química de Sergipe

 

Estão abertas as inscriçõs para o I Encontro Estadual de Química de Sergipe a ser realizado de 28/09 a 02/10/2009 na Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho em Itabaiana-SE. O I ENESQUIM será o primeiro evento organizado pelos alunos de graduação com o apoio do Núcleo de Química deste campus. Estima-se que o evento reúna não somente alunos de graduação, mas também mestres e doutores. Serão cinco dias de atividades que por meio de apresentações de trabalhos científicos, mini-cursos, palestras técnicas e temáticas, sessões-coordenadas e mesas-redondas, visam contribuir na reflexão sobre as contribuições e perspectivas que a Química tem a oferecer para a sociedade em que vivemos. Maiores informações: www.campusitabaiana.ufs.br/enesquim

 

Fonte: Victor Hugo Vitorino Sarmento (UFS)

 

7. IFRJ: Vaga para Professor substituto de Química Orgânica

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (antigo CEFET Química) torna público que se encontram abertas as inscrições para o processo seletivo relativo ao Campus Realengo, destinado ao cadastramento para contratação por tempo determinado de Professores na disciplina “Química Orgânica”. São pré-requisitos para vaga Graduação em Química, ou Química Industrial, ou Engenharia Química, ou Farmácia, ou Cursos Superiores de Tecnologia na área de Química. Experiência de, no mínimo, um ano em laboratório para a disciplina Química Orgânica. O período de inscrição é: 11/08 e 12/08. no horário de: 9h às 15h; Local: IFRJ – Campus Realengo, Rua Carlos Wenceslau, nº 343, Realengo, Rio de Janeiro/ RJ, na Secretaria de Ensino Superior. Maiores informações pelo endereço eletrônico: www.ifrj.edu.br

 

Fonte: Rafael Almada (IFRJ)

8. 1ª Mostra de Metodologias de Divulgação da Ciência – compartilhando experiências

 

A “1ª Mostra de Metodologias de Divulgação da Ciência – compartilhando experiências”, proposta pelo Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), objetiva reunir responsáveis por experiências de divulgação científica e Ensino de Ciências e convidados para compartilhamento de práticas e conhecimentos e, principalmente, reflexão sobre metodologias e indicadores de acompanhamento de projetos de divulgação. O modelo escolhido para a programação inclui mesas-redondas, oficinas e mostra permanente, ao longo do evento, de projetos e produtos de divulgação científica. O público-alvo é formado por professores, pesquisadores, estudantes e demais profissionais envolvidos com atividades de divulgação científica no Brasil e, particularmente, no interior do Estado de São Paulo. O prazo pra as inscrições para resumos e projetos é 15 de agosto. Maiores informações no site: http://www.divulgacaocientifica.ufscar.br/

Fonte: Karina Lupetti (UFSCar)

 

9. Concurso Professor de Química Analítica e Educação em Química – Ponta Grossa - UFPG

 

Até 24 de agosto encontram-se abertas as inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos de Docentes na UEPG Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná. O concurso oferece 42 vagas em 32 áreas de conhecimento, entre as quais duas vagas no Departamento de Química: Química Analítica Ambiental (doutorado em química analítica)e Educação em Química (licenciado em química com mestrado em educação, ensino de ciências ou em química).  As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, através do endereço eletrônico www.uepg.br/concurso, onde estão disponíveis maiores informações.


Fonte: Elizabeth Scheffer (UEPG)

 

10. Concurso no Departamento de Química da UFG, Campus Catalão, áreas: Química Inorgânica e Industrial

 

Estão abertas inscrições no período de 04/08/09 a 18/08/09, para concurso público para uma vaga para professor Adjunto, DE, na área: Química Inorgânica e Química Industrial, no Departamento
de Química da Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão. O edital no. 60/2009 foi publicado no DOU seção III do dia 03/08/09. Mais informações na página da UFG.

 

Fonte: Gustavo Von Poelhsitz (UFG)

11. Concurso para Professores não Titulares do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná

 

Encontra-se a disposição o edital de abertura de Concurso Público para Professores não Titulares da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná (Edital nº045/2009-DIRCOAV/ UNICENTRO). Área/Matéria: Química/Química Analítica (1 vaga) para o Departamento de Química da Universidade Estadual do Centro Oeste-UNICENTRO. Período de inscrição: 01 a 21 /10/09. Informações no site: www.unicentro.br.

 

Fonte: Neide H. Takata (UNICENTRO)

 

 

 

AGOSTO 2009

DESTAQUES:

 

 

 

Logotipo

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa

 

 

 

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para
:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.