cid:D7E17BFA0EE74D0AA4815D7D4191E027@Andr

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 870

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Novidades na Ciência SBQrio: Vai um abacaxi “no ponto”?

2. Biodiversidade Inexplorada – Entrevista da Presidente da SBQ para a Agência Fapesp

3. Os químicos brasileiros vão a Lindau

4. III Fórum de Pós-Graduação em Química da Unicamp

5Simpósio Franco-Brasileiro: Polímeros e Meio Ambiente

6. XVII Encontro de Química da Região Sul – SBQ-Sul

7. Vaga em Química Analítica na Federal do Espirito Santo

8. Bolsa de PRODOC no NPPN-UFRJ – área de RMN

 

1. Novidades na Ciência SBQrio: Vai um abacaxi “no ponto”?

 

Contribuição de Rosângela de A. Epifanio e Claudia M. Rezende (Professoras do IQ-UFF e IQ-UFRJ, respectivamente)


(aluna de Doutorado do Programa de PG em Química da UFRJ)

Sensores químicos (e-noses) já são usados na avaliação de alimentos perecíveis e novos sensores estão sendo desenvolvidos

Sensores químicos, conhecidos como “narizes eletrônicos” (e-noses), já são utilizados em diversas aplicações, tais como: na detecção de gases tóxicos em processos industriais; no controle de qualidade de alimentos, bebidas e cosméticos; na detecção de doenças. As professoras Rosângela de A. Epifanio (IQ-UFF) e Claudia M. Rezende (IQ-UFRJ) comentam para as “Novidades na Ciência da SBQ-Rio” uma recente notícia sobre o desenvolvimento de novos dispositivos eletrônicos na detecção do amadurecimento de frutas e da qualidade da carne suína. Veja a notícia completa no site da SBQrio.

 

Fonte: Rosângela Epifânio (UFF)

 

2. Biodiversidade Inexplorada – Entrevista da Presidente da SBQ para a Agência Fapesp

 

A edição de 03 de agosto do boletim eletrônico da Agência Fapesp traz entrevista com a presidente da SBQ, Vanderlan Bolzani, onde ela analisa o cenário atual da Amazônia, a partir das dificuldades que o país enfrenta para explorar a biodiversidade. A importância de viabilizar uma pesquisa racional que aproveite a diversidade molecular da floresta, em lugar do extrativismo predatório; a necessidade de reter pesquisadores na região e as limitações impostas pela atual legislação de acesso são alguns dos pontos tratados na entrevista. Veja a íntegra aqui.

 
Fonte:
Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)

 

3. Os químicos brasileiros vão a Lindau

 

Criado em 1951, o Lindau Nobel Laureate Meetings, tornou-se um encontro científico de grande destaque graças à proposta de reunir jovens pesquisadores de várias partes do mundo com ganhadores do prêmio Nobel, promovendo o diálogo de gerações. A cada vez, a reunião, realizada na cidade do sul da Alemanha, dedica-se a uma de três áreas, medicina, física e química, visando sempre a troca de conhecimentos e o intercâmbio internacional sob o lema “Educar, Inspirar e Aproximar”.

Desde o ano passado a Academia Brasileira de Ciências integra a ampla rede de parceiros internacionais do evento e passou a selecionar e dar apoio, juntamente com CNPq, a jovens cientistas, de até 37 anos, para que participem do encontro.

Neste ano, seis pesquisadores foram a Lindau escolhidos pela organização do fórum com base em uma lista de indicados pela ABC/CNPq: Adriano D. Andricopulo, da USP, Cecília Verônica Nunez, do INPA, Crestina Susi Consorte, da UFRGS, Luciana Gonzaga de Oliveira, da UNICAMP, Pierre Mothé Esteves, da UFRJ, e Sandra Patricia Zanotto, da UEM.

Lindau Nobel Laureate Meetings aconteceu de 28 de junho a 03 de julho, reunindo cerca de 550 jovens cientistas, de 67 países, para a interlocução com 24 prêmios Nobel. O evento, em sua edição de número 59, foi dedicado exclusivamente a área de química.

Para a pesquisadora Luciana Gonzaga de Oliveira, do IQ da Unicamp, um dos benefícios do evento é o olhar mais amplo para situar a química e o trabalho acadêmico além dos limites da atuação profissional. Ela cita como exemplo a participação do Nobel (1996) Harold Kroto, do Reino Unido, que exerceu grande atração sobre os participantes por seu brilho e dinamismo. Sua apresentação, recorda, não tratou somente da química, mas também do papel  do cientista nos planos social e econômico, destacando a importância da divulgação da ciência para crianças e jovens.

“É uma oportunidade excelente”, observa Adriano D. Andricopulo, da Universidade de São Paulo, diretor da Divisão de Química Medicinal da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e membro afiliado da ABC. Ele nota que o encontro, pela sua abrangência, além de propiciar ampla discussão de aspectos fundamentais e do estado da arte traz um outro aprendizado. Mostra que muitos desses pesquisadores de renome, extremamente comprometidos com o trabalho científico, são, ao mesmo tempo, pessoas de postura “simples, gentil e dispostas a dividir seu conhecimento” com os mais jovens. “A transferência de conhecimento e experiência entre várias gerações de cientistas, inspiradas e motivadas por um time fantástico de prêmios Nobel, é um ponto que deve ser enfatizado sobre os encontros de Lindau”, constata.


Fonte:
Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)

 

4. III Fórum de Pós-Graduação em Química da Unicamp

 

Nos dias 06 e 07 de agosto, será realizado no auditório do Instituto de Química da Unicamp o III Fórum de Pós-Graduação em Química da Unicamp, intitulado "Mudanças Climáticas: Riscos, Desafios e Oportunidades", evento promovido pela Associação dos Pós-Graduandos da Química (APGQ), com o apoio da Unicamp, Diretoria do Instituto de Química, Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e CAPES. O valor da inscrição é R$ 20,00 e pode ser realizada pelo email apgq@iqm.unicamp.br, informando o nome completo e o email. A programação completa do evento pode ser vista aqui.

 

Fonte: Raphael Dias Holtz (IQ/UNICAMP)

 

5. Simpósio Franco-Brasileiro: Polímeros e Meio Ambiente

 

O Simpósio Franco-Brasileiro: Polímeros e Meio Ambiente será realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - Brasil, de 18 a 20 de Outubro de 2009, em comemoração do Ano da França no Brasil. Este simpósio será uma excelente oportunidade para apresentar trabalhos e discutir assuntos de interesse na área de polímeros e meio ambiente. A língua oficial do Colóquio será Francesa e Portuguesa, com  tradução simultânea. Envio de resumos e inscrições:  www.coloquio.uerj.br. Data limite para envio de resumo: 15/08/2009

 

Fonte: Mônica Regina da Costa Marques (UERJ)

 

6. XVII Encontro de Química da Região Sul – SBQ-Sul

 

O XVII Encontro de Química da Região Sul tem como tema os “Desafios em Química Tecnológica e Ambiental”. Dentro deste contexto, temos o compromisso de discutir sob todos os aspectos os desafios que a química encontra para desenvolver novas Tecnologias de forma preservada, limpa e ambientalmente correta. A escolha e o perfil dos palestrantes convidados, que irão discutir temas atuais e de grande interesse da comunidade científica, como por exemplo, nanotecnologia, catálise, biocombustíveis, fármacos, oleoquímica, líquidos iônicos, sistemas coloidais, química verde, novos poluentes, pesticidas, entre outros, evidencia claramente que sem dúvida a XVII SBQ-Sul será uma grande oportunidade para todos. Para maiores informações visite o site do encontro.

 

Fonte: Marcelo G. Montes D´Oca (FURG)

 

7. Vaga em Química Analítica na Federal do Espirito Santo

 

Encontram-se abertas de 03/08/2009 a 02/09/2009 as inscrições para concurso de Professor Adjunto no Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas da Universidade Federal do Espírito Santo, na área de Química, subárea de Química Analítica (01 vaga). Maiores informações clique aqui.

Fonte:  Valdemar Lacerda Júnior (CCE-UFES)

 

8. Bolsa de PRODOC no NPPN-UFRJ – área de RMN

 

Já estão abertas as inscrições para a seleção de um bolsista PRODOC para a área de RMN no Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN/UFRJ). O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis na página do NPPN www.nppn.ufrj.br .

Fonte:  Luzineide W. Tinoco (UFRJ)

 

 

 

AGOSTO 2009

DESTAQUES:

 

 

Logotipo

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa

 

 

 

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para
:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.