cid:D7E17BFA0EE74D0AA4815D7D4191E027@Andr

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 868

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Novidades na Ciência - SBQRio: Derivados de isatina: Uma promessa para o tratamento do câncer

2. USP São Carlos representa o país em Centro Internacional de Eletroquímica, Ciência de Superfície e Catálise Heterogênea

3. ERRATA: Concurso para Professores de Química Orgânica e Química Analítica na Universidade Federal de Viçosa

4. Segundo Simpósio Ibero-americano de Química Orgânica

5Bolsa de Doutorado em Florianópolis – Área Controle de Poluentes

6. 2nd Brazilian Conference on Natural Products – Inscrições abertas

7. Inscrições para Mestrado e Doutorado em Química na Universidade Federal Fluminensce

8. Bolsa Pós-doc PNPD/CAPES – UFMG-Programa de Pós-Graduação em Química

9. Concurso em Educação em Ciência Química – Univ. Fed. Juiz de Fora - MG

10. Vaga de Pós-Doutorado no INBEQMeDI – USP São Carlos

 

1. Novidades na Ciência - SBQRio: Derivados de isatina: Uma promessa para o tratamento do câncer

 

Contribuição de Bárbara Vasconcellos da Silva
(aluna de Doutorado do Programa de PG em Química da UFRJ)

Isatinas-β-tiossemicarbazonas são moléculas promissoras para o combate a tumores que desenvolvem resistência múltipla a drogas (MDR), um grande desafio para a descoberta de novos medicamentos anticâncer.

Substâncias naturais, ao contrário do que muitos imaginam, são todas as substâncias que ocorrem em organismos vivos. Há substâncias que ocorrem tanto em espécies do reino vegetal como do reino animal. Este é, por exemplo, o caso da isatina, um heterociclo – “derivado oxidado do indol” – que pode ser encontrada em plantas, glândulas de sapos e, até mesmo em cérebro e fluidos de humanos. Substâncias presentes em diferentes reinos e organismos podem ser chamadas de privilegiadas. Afinal, foram eleitas pela natureza. Talvez por isto a isatina seja uma matéria-prima excelente para dar origem a novos fármacos. É sobre algumas tiossemicarbazonas derivadas de isatina, com atividade sobre células cancerosas, o tema da novidade científica escrita pela doutoranda Bárbara Vasconcellos da Silva do Programa de Química do Instituto de Química da UFRJ.

 

Fonte: Angelo C. Pinto (UFRJ)

 

2. USP São Carlos representa o país em Centro Internacional de Eletroquímica, Ciência de Superfície e Catálise Heterogênea

 

Formado por sete países, o Ertl Center faz uma homenagem ao químico vencedor do Prêmio Nobel de 2007.

A oficialização da participação do Brasil no Ertl Center, um centro internacional de pesquisa nas áreas de eletroquímica, ciência de superfície e catálise heterogênea, chegou no dia 24 de junho, em cerimônia realizada na Coreia do Sul. O professor Hamilton Varela, do Instituto de Química da USP de São Carlos é o único brasileiro a integrar a equipe formada por pesquisadores da Coreia do Sul, Alemanha, França, Suíça, Holanda, Estados Unidos e Brasil.

O Ertl Center é uma homenagem ao Prêmio Nobel de Química 2007, Gerhard Ertl, um dos fundadores do Centro, e tem entre os principais objetivos incentivar a cooperação internacional em áreas estratégicas relacionadas com o trabalho desenvolvido por Ertl.

Segundo Varela, o Ertl Center fomentará pesquisas fundamentais e aplicadas unindo pesquisadores em três grandes áreas da Química: eletroquímica, ciência de superfície e catálise heterogênea. O pesquisador do IQSC/USP atua nas áreas de Eletroquímica e Sistemas Complexos, e realiza trabalhos em cooperação com o pesquisador alemão, Markus Eiswirth, do Intituto Fritz Haber da Sociedade Max Planck, em Berlim, um dos dois diretores do Ertl Center. “Com a criação do centro internacional há grandes perspectivas de ampliar a intercâmbio de conhecimento, principalmente com a realização de pesquisas interdisciplinares”, explica.

No Instituto de Química da USP de São Carlos, Varela é um dos cinco pesquisadores do Grupo de Eletroquímica, onde desenvolve pesquisas sobre aspectos fundamentais como comportamento complexo na interface sólido/líquido e aplicados como células a combustível. “Ser membro de um centro internacional voltado para pesquisas fundamentais, além de significar o reconhecimento pelo trabalho realizado,  abre ótimas oportunidades para os alunos do Grupo ampliarem o contato com pesquisadores e estudantes dos países que compõem o Ertl Center”, assegura.

 

Repercussão

Sérgio Mascarenhas, diretor do Instituto de Estudos Avançados- IEA da USP de São Carlos reitera que a participação do professor Hamilton Varela no Ertl Center tem um valor muito grande para o Brasil porque o centro internacional envolvendo países da Europa e os Estados Unidos abre os horizontes no campo de sistemas complexos, que é uma das fronteiras da ciência no século XXI. “Outro fato que ressalta ainda mais a participação do Brasil é que o professor Varela foi convidado diretamente pelo grupo que leva o nome do professor Gerhard Ertl, o que honra não apenas o IEA São Carlos, mas também a USP e o Brasil”, reforça.

Após formalizada a fundação do Ertl Center e a composição dos pesquisadores membros, a próxima etapa do centro é realizar o “1st Ertl Symposium” nos temas de Eletroquímica e Catálise, previsto para abril de 2010. “A partir desse evento teremos condições de avaliar o quanto o Centro poderá apoiar cada um dos países envolvidos em relação aos investimentos”, finaliza Varela.

 
Fonte:
Valda Rocha (IEA-USP São Carlos)

 

3. ERRATA: Concurso para Professores de Química Orgânica e Química Analítica na Universidade Federal de Viçosa

 

De 07 de Julho a 07 de Agosto de 2009, estarão abertas as inscrições para concurso público de provas e tí­tulos para preenchimento de vagas de professor Adjunto da carreira do magistério superior na Universidade Federal de Viçosa – MG. Os editais com instruções de inscrição e titulação estão publicados no site da UFV. Classe: Professor Adjunto (Edital nº 73/2009) - DOU nº 128, de 8.7.09. Área/Subárea: Química Orgânica e Química Geral. Nº vagas: 01 Titulação exigida: Graduação em Química ou áreas afins e Doutorado na área de Química Orgânica. Inscrição: até 7 de agosto de 2009. Classe: Professor Adjunto (Edital nº 74/2009) - DOU nº 128, de 8.7.09. Área/Subárea: Química Analítica e Química Geral. Nº vagas: 01 Titulação exigida: Graduação em Química e Doutorado em Química ou áreas afins, com tese na área de Química Analítica. Inscrição: até 7 de agosto de 2009.


Fonte:
Antonio J. Demuner (UFV)

 

4. Segundo Simpósio Ibero-americano de Química Orgânica

 

Segundo Simpósio Ibero-americano de Química Orgânica de 10-14 de Setembro de 2010 em Santiago de Compostela, Espanha. O SIBEAQO-II terá lugar em Santiago de Compostela (Espanha) no Ano Santo Compostelano de 2010. Datas: Sexta feira, 10 de Setembro de 2010 (entrega da documentação, Recepção de boas vindas e início do Simpósio). Terça feira, 14 de Setembro de 2010 (último dia do Simpósio). Lugar: Facultade de Química. Universidade de Santiago de Compostela 15782, Santiago de Compostela, Espanha. E-mail: sibeaqo2@usc.es. Web: http://www.usc.es/sibeaqo2. Mais informações: Prof. Antonio Mouriño, Santiago de Compostela, EspanhaEmail: antonio.mourino@usc.es   Tel +(34)  981 563100  Ext 14254 Prof. Julio Podestá, Bahía Blanca, Argentina Email: jpodesta@criba.edu.ar   Tel. +(54)  291 459 5187

 

Fonte: Luiz C. Dias (IQ/UNICAMP)

 

5. Bolsa de Doutorado em Florianópolis – Área Controle de Poluentes

 

Bolsa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSC, para desenvolver projeto na área de "Biomassa como Fonte de Energia - Controle de Emissões", com ênfase na identificação e quantificação de poluentes atmosféricos por CG-MS. Para informações adicionais, solicito entrar em contato por meio do meu endereço eletrônico humberto@enq.ufsc.br

Fonte:
Humberto Jorge José (EQA-UFSC)

 

6. 2nd Brazilian Conference on Natural Products – Inscrições abertas

 

Temos o prazer de anunciar que já estão liberados os processos online para inscrição ("registration") e submissão de resumos ("abstract submission") para o 2nd Brazilian Conference on Natural Products (2nd BCNP) atraves do endereco www.sbq.org.br/2bcnp.Em primeiro lugar, deve ser efetuada a inscricao no evento. Para tal, basta clicar na aba "Registration" do lado esquerdo e, no final da pagina, clicar em "Online Registration". Sera' solicitada a criação de um login e de uma senha, os quais serao utilizados em diferentes etapas. Ao final do processo de inscricao, sera' gerado um boleto bancario, o qual devera' ser impresso para posterior pagamento no banco. Somente ao final de todo este processo e' que o usuario podera' submeter seu resumo, desta vez clicando na aba "Abstract Submission". Solicitamos a todos que, caso surja alguma duvida ou algum problema, por favor enviem uma mensagem para a Comissao Organizadora atraves da homepage ("Contac Us").


Fonte: Fernando B da Costa (FCFRP-USP)

 

7. Inscrições para Mestrado e Doutorado em Química na Universidade Federal Fluminensce

 

Inscrições: até 31 de julho de 2009. Mais informações: http://www.uff.br/posquimica

 

Fonte: Andrea Buna (PPGQ-UFF)

 

8. Bolsa Pós-doc PNPD/CAPES – UFMG-Programa de Pós-Graduação em Química

 

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFMG estará recebendo inscrições até o dia 10/08/2009 para o preenchimento de uma vaga dentro do Programa PNPD/CAPES (Edital 034/2007 – MEC/CAPES e MCT/CNPq e MCT/FINEP). Os candidatos devem ter formação em Química ou Física e experiência em pelo menos um dos seguintes tópicos: Síntese Orgânica; química de compostos de coordenação, organometálicos ou nanotubos de carbono; magnetismo molecular; instrumentação em sistemas magnéticos. Projeto: Nanotubos de Carbono Aplicados em Inovações nas Áreas de Semicondutores, Compósitos Poliméricos e Catálise. A bolsa é de R$ 3.300,00 mais R$ 12.000,00 anual para custeio do projeto. A inscrição deverá ser feita mediante envio (eletrônico) de Currículo Lattes atualizado aos endereços (e-mail): stumpf@ufmg.br ou pgquimic@qui.ufmg.br. Solicitar, por e-mail, a confirmação da inscricão (recebimento do documento) até dia 11/08/2009 às 12h). O processo de seleção constará de análise da documentação recebida e os candidatos selecionados nesta etapa serão convocados para uma entrevista a ser realizada entre os dias 11 e 17 de agosto de 2009, no Departamento de Química da UFMG. Maiores informações com Prof. Humberto Osório Stumpf, Coordenador do PNPD-Química-UFMG e Secretaria do Colegiado de Pós-graduação (tel: 31-34095732).

 

Fonte: Humberto Osório Stumpf (UFMG)

 

9. Concurso em Educação em Ciência Química – Univ. Fed. Juiz de Fora - MG

 

A Universidade Federal de Juiz de Fora informa que no período de 03 a 14 de agosto de 2009 estarão abertas as inscrições para concurso público de provas e títulos visando o provimento de 1 (uma) vaga para professor do magistério superior na área de Educação em Ciência (Química). O edital foi publicado no DOU do dia 2 de março de 2009 e pode ser encontrado com retificações no endereço eletrônico (http://www.concurso.ufjf.br) como edital 013/2009 – UAB.

 

Fonte: José Guilherme da Silva Lopes (ICE-UFJF)

 

10. Vaga de Pós-Doutorado no INBEQMeDI – USP São Carlos

 

O Instituto Nacional de Biotecnologia e Química Medicinal em Doenças Infecciosas-INBEQMeDI (INCT) tem uma vaga em aberto para Bolsa de Pós-Doutorado  PDJ do CNPQ cujo valor é de R$ 2.218,00. O projeto visa a cristalização da proteína recombinante arginase, de Leishmania, e a determinação estrutural por difração de raios-X.  No projeto também serão desenvolvidos ensaios de busca de inibidores para as enzimas arginase e  PECK, de T.cruzi. É desejável que o candidato tenha experiencia nas áreas citadas. Interessados devem entrar em contato (enviando um Currículo resumido) com a Profa. Dulce Helena Ferreira de Souza (dulce@ufscar.br) do Departamento de Química da Universidade Federal e São Carlos.   

 

Fonte: Dulce Helena Ferreira de Souza (UNEB)

 

 

 

 

AGOSTO 2009

DESTAQUES:

 

 

Logotipo

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa

 

 

 

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para
:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.