cid:D7E17BFA0EE74D0AA4815D7D4191E027@Andr

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 864

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. A conversão de polióis em olefinas: uma proposta atraente para o problema da superprodução de glicerina na indústria de biodiesel

2. Bolsas de estágio na indústria - graduados em Química

3. Vaga para PRODOC em RMN

4. Vaga para Químico

5. III Curso e I Workshop de Cromatografia Contracorrente

6. Bolsa DCR para Síntese Orgânica no IQ-UFBA

7. Vaga para professor assistente no Depto. de Química da UNESP/Bauru

8. Pós-graduação em Química da Universidade Federal Fluminense (Niterói-RJ)

9. Concurso Público para Professores de Química na Universidade Federal de Uberlândia

10. Workshop “Nanomateriais e Materiais Funcionais”

11. Workshop em tópicos avançados de Físico-Química

 

1. A conversão de polióis em olefinas: uma proposta atraente para o problema da superprodução de glicerina na indústria de biodiesel

 

Grandes esforços têm sido feitos para encontrar usos em larga escala e para agregar valor a glicerina ou glicerol, um co-produto da fabricação de biodiesel. Pesquisadores do Departamento de Química da Universidade da Califórnia em Berkeley ao revisitarem uma reação química publicada há algumas décadas, desenvolveram um procedimento brando e relativamente barato para transformar glicerina em propenol, um álcool alílico amplamente utilizado pela indústria química. O relato é de Núbia Moura Ribeiro, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia para as “Novidades na Ciência” da página da SBQ-Rio. Veja a matéria completa em:
http://www.uff.br/sbqrio/novidades/Novidades2009/Biodiesel%
20Glicerina%20Glicerol.html


Fonte: Rosangela Epifanio

 

2. Bolsas de estágio na indústria - graduados em Química

 

Empresa da área de biomateriais e produtos biotecnológicos, sediada em São Carlos (SP), oferece 04 bolsas para o desenvolvimento de dispositivo de liberação controlada de drogas. graduados em Química. Os interessados devem enviar CV para o endereço: contato@procell.ind.br

Fonte: Miguel Jafelicci Jr

 

3. Vaga para PRODOC em RMN

 

A partir do dia 27 de julho de 2009 estarão abertas as inscrições para a seleção de um bolsista PRODOC para a área de RMN no Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN/UFRJ). O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis na página do NPPN: www.nppn.ufrj.br

Fonte: Luzineide W. Tinoco

 

4. Vaga para Químico

 

O departamento de Química da USP de Ribeirão Preto está selecionando um técnico em Química para trabalhar nas funções de ensino e pesquisa. As inscrições serão de 3/07/2009 a 10/09/2009 e são exigências para o desempenho da função: Curso de Graduação Completo em Química, na modalidade presencial, com carga horária mínima fixada pelo MEC; Registro no Órgão Profissional - CRQ; Conhecimentos de Informática e Conhecimentos de Inglês Maiores Informações:
www.ffclrp.usp.br (editais-concursos) adm-pessoal@ffclrp.usp.br

Fonte: Isabel Aparecida de Oliveira

 

5. III Curso e I Workshop de Cromatografia Contracorrente

 

A partir de 20 de julho encontram-se abertas as inscrições para o III Curso Cromatografia Contracorrente:Teoria e Aplicações na Química de Produtos Naturais e I Workshop em CCC. Esta é a terceira versão do curso e, como novidade será realizado o I Workshop em CCC, cujo principal objetivo é proporcionar aos participantes desembaraço e auto-suficiência na escolha de sistemas de solventes utilizando suas próprias amostras. O curso/workshop contará com a presença de 04 professores convidados, todos "experts" em CCC: Prof. Walter D. Conway (EUA), Dr. Yoichiro Ito (EUA), Prof. Alain Berthod (França) e Prof. Ian Garrard (Inglaterra) Tópicos a serem abordados: História e evolução da técnica, teoria e princípios fundamentais da cromatografia contracorrente. Principais tipos de CCC. Aparelhagem. Scale-up. Nomenclatura. Escolha de sistemas de solventes.
Aplicações no campo dos produtos naturais e produtos sintéticos.
Durante o Curso-Workshop será realizada a filmagem do DVD
HISTÓRIA, TEORIA E PRÁTICA DA CROMATOGRAFIA CONTRACORRENTE
Aprendendo Passo a Passo
Participe você também!
Data: 14 a 18 de dezembro de 2009
Local: Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais – UFRJ
Maiores informações: cursoccc@nppn.ufrj.br, www.nppn.ufrj.br

Fonte: Gilda Leitão

 

6. Bolsa DCR para Síntese Orgânica no IQ-UFBA

 

Encontra-se aberto o EDITAL FAPESB/SECTI No 021/2009 Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional – DCR/BA FAPESB/CNPq.
O GPSQ -Grupo de Pesquisa em Síntese Química e Bioatividade Molecular, coordenado pelo Prof Silvio Cunha, do IQ-UFBA, busca candidatos competitivos que desejem apresentar propostas na temática do GPSQ. Maiores informações sobre o Edital em http://www.fapesb.ba.gov.br/apoio/apresentacao/edital-fapesb
-cnpq-021-2009-dcr-ba
, e maiores informações sobre o GPSQ enviar email para silviodc@ufba.br.

Fonte: Sílvio Cunha

 

7. Vaga para professor assistente no Depto. de Química da UNESP/Bauru

 

Encontram-se abertas as inscrições para concurso público de provas títulos para o preenchimento de uma vaga para professor assistente doutor(RDIDP-Química Analítica) junto ao Depto. de Química da Unesp/Bauru.
Todas as informações encontram-se no site: www.fc.unesp.br clicar em CONCURSOS e depois EM ANDAMENTO. Neste site está o edital na íntegra. As inscrições estarão abertas de 15/07/2009 a 24/07/2009

Fonte: João Roberto Fernandes

 

8. Pós-graduação em Química da Universidade Federal Fluminense (Niterói-RJ)

 

Encontra-se aberto o processo de seleção de candidatos a Mestrado e Doutorado para o Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal Fluminense (Niterói-RJ). Inscrições: de 16 a 31 de julho de 2009 na Secretaria do Programa.
Seleção para Mestrado: 4 e 5 de agosto de 2009; Inscrições para Doutorado: 6 e 7 de agosto. Maiores informações e Editais: www.uff.br/posquimica ou com o Coordenador, Prof. Marcos Costa de Souza (gqomarc@vm.uff.br).

Fonte: Marcos Costa

 

9. Concurso Público para Professores de Química na Universidade Federal de Uberlândia

 

De 15 a 31 de julho, estarão abertas as inscrições para concurso público de provas e títulos para preenchimento de vagas de professor da carreira do magistério superior da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, em diversas áreas do Instituto de Química:
Área I: Físico-Química. Nº de vagas: 02. Qualificação mínima exigida para uma das vagas, nesta área é: Graduação em Química. Doutorado em Química, com tese em Química Teórica. Deverá atuar na graduação ministrando disciplinas de físico-química e química geral e na pós-graduação ministrando disciplinas específicas da área de físico-químico e afim, além de atuar em pesquisas na área dos materiais. Qualificação mínima exigida para a outra vaga, nesta área é: Graduação em Química com Doutorado em Química, sendo que a tese de Doutorado deve ser em materiais lignocelulósicos, com experiência em técnicas experimentais de caracterização de materiais. Deverá atuar na graduação ministrando disciplinas de Físico-química e química geral e na pós-graduação ministrando disciplinas específicas de físicoquímica e afins, além de atuar em pesquisas na área de materiais lignocelulósicos. Área II: Educação em Química. Nº de vagas: 02. Qualificação mínima exigida: Graduação em Química, com Doutorado ou Mestrado em: Educação ou Ensino de Ciências ou Química desde que a tese ou dissertação seja, comprovadamente, na área de Educação em Química. Área III: Química Industrial. Nº de vagas: 02. Qualificação mínima exigida: Bacharel em Química Industrial ou Bacharel em Química, com atribuições tecnológicas comprovada, com Doutorado em uma das áreas da Química para atuar na graduação e pós-graduação. Área IV: Química Orgânica. Nº de vagas: 01. Qualificação mínima exigida: Graduado em Química, com Doutorado em Química ou Ciências, com tese de doutoramento ou área de concentração em Química Orgânica com linha de pesquisa em Química de Produtos Naturais. O candidato aprovado deverá ministrar disciplinas de Química Orgânica e Química Geral nos cursos de Graduação do IQUFU e disciplinas de Química Orgânica e afim no programa de pós-graduação. Área V: Química Analítica Nº de vagas: 01. Qualificação mínima exigida: Graduação em Química com Doutorado em Ciência com área de concentração em Química Analítica.
Local de Inscrições: Secretaria do Instituto de Química, bloco 1D, Campus Santa Mônica. Telefone: (34) 3239-4264 e (34) 3239-4174 Email: iqufu@ufu.br. Reserva de 01(uma) vaga na área III, para candidatos portadores de deficiência física.
Os programas, a sistemática do concurso, o edital completo e demais instruções complementares estarão à disposição dos interessados no local de inscrição e no endereço eletrônico da UFU www.ufu.br, a partir da data de inicio das inscrições.

Fonte: Hélder Eterno da Silveira

 

10. Workshop “Nanomateriais e Materiais Funcionais”

 

O Instituto de Química, UNICAMP e a Universidade da Florida, Gainsville têm a honra de anunciar a realização do Workshop “Nanomateriais e Materiais Funcionais” de 9-11 de agosto de 2009, no Centro de Convenções da UNICAMP. O evento conta com o apoio da UNICAMP, FAPESP e National Science Foundation (NSF).
O Workshop destina-se a atrair pesquisadores e estudantes da área de Ciência dos Materiais, Química, Física, Ciências Biológicas e Engenharias do Brasil, Argentina e EUA e visa fortalecer pesquisas em colaboração em áreas de mútuo interesse.
Os temas a serem tratados são: conversão de energia solar, polímeros condutores, nanomateriais para biotecnologia e biosensores e motores moleculares artificiais. A programação conta com conferências plenárias, palestras convidadas, sessão de pôsters e mini-curso destinado a estudantes de final de graduação e de pós-graduação. Não haverá cobrança de taxa de inscrição para participação no evento.
Palestrantes confirmados:
Fernando Galembeck, UNICAMP
Henrique Toma, USP
Susana Torresi, USP
Teresa Atvars, UNICAMP
Younes Messadeqq, UNESP-Araraquara
Pedro Aramendia, Universidad de Buenos Aires
Adrian Roitberg, University of Florida
David Wei, Northwestern Universi
Isiah Warner, Lousiana State University
Omar Yaghi, University of Califórnia, Los Angeles
Steve Soper, Lousiana State University
Valeria Kleinman, University of Florida
Xiangfeng Duan, University of Califórnia, Los Angeles
Weihong Tan, University of Florida, Gainsville

Mini-curso:
Ana Flavia Nogueira, UNICAMP
Lauro Kubota, UNICAMP
Koiti Araki, USP
Oswaldo Novais Jr., USP-São Carlos
Luis Baraldo, Universidad de Buenos Aires
Kirk Schanze, University of Florida, Gainsville
Richard Kaner, University of California, Los Angeles
Amar Flood, Indiana University

Não há cobrança de taxa de inscrição para participação no evento.
Para mais informações: http://www.winmf.iqm.unicamp.br/.

Fonte: Ronaldo A. Pilli

 

11. Workshop em tópicos avançados de Físico-Química

 

O Departamento de Físico-Química (DFQ) do Instituto de Química de São Carlos-USP, na prospecção de novas áreas e talentos para futura renovação do seu quadro docente, convida pesquisadores doutores, com experiência em tópicos avançados de Química com preferencial ênfase em Físico-Química, para participarem do workshop que será realizado em Outubro de 2009. As inscrições serão realizadas on line (www.iqsc.usp.br/dfq) conjuntamente com a submissão do título e de uma descrição sucinta do tema de pesquisa do autor para o evento. Uma comissão científica do DFQ fará a escolha e a organização das apresentações de forma a dar abrangência ao workshop. Devido à realização do evento em dois dias, somente um número limitado de inscritos serão convidados a proferir suas palestras. A escolha será fundamentada na atuação do pesquisador em temas inovadores em Físico-Química, bem como nas linhas atualmente em desenvolvimento no Departamento.
Informações e Inscrições poderão feitas na Secretária do Departamento de Físico-Química do IQSC-USP.
Tel.: (16) 3373-9951 ou 3373-8824
Internet: www.iqsc.usp.br/eventos/workshopfisicoquimica
E-mail: workshopfisicoquimica@iqsc.usp.br
Localização e mapas: Portal do Campus
Hotéis: Localização Hotéis

Fonte: Célia Martins

 

 

 

JULHO 2009

DESTAQUES:

 

 

 

Logotipo

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para
:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.