cid:D7E17BFA0EE74D0AA4815D7D4191E027@Andr

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 863

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Workshop “Nanomateriais e Materiais Funcionais”- UNICAMP

2. I EPGIQ

3. Inscrições para o Mestrado e o Doutorado em Química da UFRuralRJ

4. Jornada de História da Ciência e Ensino

5. 23º Encontro Regional da SBQ-MG: Fronteiras da Química: Ciência de Vanguarda no Estado de Minas Gerais

6. 1º Workshop sobre Contaminantes Emergentes em Águas para Consumo Humano

7. Polímeros para aplicações biomédicas

 

1. Workshop “Nanomateriais e Materiais Funcionais”- UNICAMP

 

O Instituto de Química, UNICAMP e a Universidade da Florida, Gainsville têm a honra de anunciar a realização do Workshop “Nanomateriais e Materiais Funcionais” de 9-11 de agosto de 2009, no Centro de Convenções da UNICAMP. O evento conta com o apoio da UNICAMP, FAPESP e National Science Foundation (NSF).
O Workshop destina-se a atrair pesquisadores e estudantes da área de Ciência dos Materiais, Química, Física, Ciências Biológicas e Engenharias do Brasil, Argentina e EUA e visa fortalecer pesquisas em colaboração em áreas de mútuo interesse. Os temas a serem tratados são: conversão de energia solar, polímeros condutores, nanomateriais para biotecnologia e biosensores e motores moleculares artificiais. A programação conta com conferências plenárias, palestras convidadas, sessão de pôster e mini-curso destinado a estudantes de final de graduação e de pós-graduação.
Para mais informações: http://www.winmf.iqm.unicamp.br/.

Palestrantes confirmados:
Fernando Galembeck, UNICAMP
Henrique Toma, USP
Susana Torresi, USP
Teresa Atvars, UNICAMP
Younes Messadeqq, UNESP-Araraquara
Pedro Aramendia, Universidad de Buenos Aires
Adrian Roitberg, University of Florida
David Wei, Northwestern Universi
Isiah Warner, Lousiana State University
Omar Yaghi, University of Califórnia, Los Angeles
Steve Soper, Lousiana State University
Valeria Kleinman, University of Florida
Xiangfeng Duan, University of Califórnia, Los Angeles
Weihong Tan, University of Florida, Gainsville

Mini-curso
Ana Flavia Nogueira, UNICAMP
Lauro Kubota, UNICAMP
Koiti Araki, USP
Oswaldo Novais Jr., USP-São Carlos
Luis Baraldo, Universidad de Buenos Aires
Kirk Schanze, University of Florida, Gainsville
Richard Kaner, University of California, Los Angeles
Robin Garrell, University of California, Los Angeles
Amar Flood, Indiana University

Fonte: Ronaldo A. Pilli

 

2. I EPGIQ

 

Gostaríamos de divulgar a abertura das inscrições para o I EPGIQ. O encontro, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de agosto, terá palestras, mesa-redonda, workshops, seleção para apresentação oral e sessão de trabalhos apresentados em painéis, alguns dos quais serão selecionados para premiação. Os tópicos abordados são: Química Celular e de Biomoléculas, Espectroscopia e Espectrometria, Educação e Divulgação Cientifica, Materiais e Estrutura da Matéria, Química Teórica, Tendências Interdisciplinares em Química Orgânica e Química Tecnológica.

Para maiores informações, acesse:
http://www2.iq.usp.br/rdpg/encontro.html

Fonte: Patrícia A. Santos

 

3. Inscrições para o Mestrado e o Doutorado em Química da UFRuralRJ

 

Encontra-se aberto o processo de seleção (Mestrado e Doutorado) para o Programa de Pós-graduação em Química da UFRuralRJ, nas áreas de concentração de Concentração Química Orgânica, Físico-Química e Química Agrária. Inscrições de 22 de junho a 30 de julho de 2009 na Divisão Acadêmica do Decanato de Pesquisa e Pós-graduação ou pelo correio. Prova Escrita: 03/08/2009 às 9:00 horas; Prova de Inglês: 04/08/2009 às 09:00 horas e entrevista: 04/08/2009 às 14:00 horas. O processo de seleção para o Doutorado é fluxo contínuo, com avaliação da documentação do candidato, apresentação (escrita e oral) de Pré-projeto de Tese (modelo na página do PPGQ) e entrevista. Maiores informações no Edital 2009/2 disponível no endereço: http://www. ice.ufrrj.br/posgrad ou pelo e-mail:
cpqo@ufrrj.br (coordenador Prof. Carlos Mauricio ou Osmar, secretário), tel:(21)-2682-1210 (R. 3120)

Fonte: Carlos Mauricio R. Sant´Anna

 

4. Jornada de História da Ciência e Ensino

 

Estão abertas as inscrições para as atividades (mini cursos e workshops) da II Jornada de História da Ciência e Ensino (dias 23, 24 e 25 de julho).
Informações no site: http://www.pucsp.br/jornadahcensino

Fonte: Maria Helena Roxo Beltran

 

5. 23º Encontro Regional da SBQ-MG: Fronteiras da Química: Ciência de Vanguarda no Estado de Minas Gerais

 

É com grande satisfação que a comissão organizadora do 23º Encontro Regional da SBQ-MG disponibiliza o site do evento para inscrições e envio de trabalhos. As informações podem ser obtidas diretamente do link: http://www.23ersbqmg.com/
O evento será realizado na cidade de Juiz de Fora – MG, no período de 30/10 a 02/11/2009. As inscrições podem ser feitas até o dia 31/07/2009 e o envio de trabalhos até o dia 31/08/2009.
Contamos com a participação de todos.

Fonte: Renata Diniz

 

6. 1º Workshop sobre Contaminantes Emergentes em Águas para Consumo Humano

 

O 1º Workshop sobre Contaminantes Emergentes em Águas para Consumo Humano (http://lqa.iqm.unicamp.br) busca atender a demanda que existe no país sobre a ocorrência, os efeitos e a remoção de inúmeros contaminantes de interesse recente em matrizes ambientais. O evento será voltado à participação de representantes de concessionárias de água e esgoto, membros de agências ambientais municipais, estaduais e federais, representantes de comitês de bacias hidrográficas, representantes governamentais e do poder legislativo, além de pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação especialistas em química analítica e ambiental, toxicologia e ecotoxicologia, engenharia e saneamento ambiental, dentre outras áreas de interesse. Tendo-se em vista a carência de informações sobre o tema no Brasil, o Workshop contará com a participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros, especialistas em diferentes áreas, que deverão proferir palestras, participar de discussões e divulgar o estado-da-arte em assuntos relacionados à ocorrência de contaminantes emergentes no ambiente. Assim, os objetivos do evento são:
1. Estabelecer um contato inicial entre pesquisadores/profissionais atuantes no Brasil e especialistas estrangeiros de qualificação incontestável,
2. Fortalecer conceitos fundamentais sobre a ocorrência e os efeitos de contaminantes emergentes no ambiente,
3. Apresentar o estado-da-arte envolvendo a determinação analítica de substâncias químicas de interesse recente em níveis baixos de concentração (ng à pg por litro),
4. Expor os principais desafios associados à análise toxicológica de matrizes ambientais frente à ocorrência de inúmeros contaminantes em misturas complexas,
5. Debater o tema levando-se em consideração sistemas de gestão de bacias hidrográficas e políticas regulatórias,* 6. Promover bases para a consolidação e o delineamento de ações regulatórias no Brasil.

Fonte: Wilson De Figueiredo Jardim

 

7. Polímeros para aplicações biomédicas

 

SBQ Rio – A associação de dois polímeros, um sintético, a policaprolactona, e um natural, a quitosana, dá origem a um novo material para aplicações biomédicas. A inovação tem potencial para ser utilizada em cirurgias reparadoras de nervos. O relato é de Luiza A. Mercante, aluna de doutorado do IQ-UFF, que comenta o artigo de pesquisadores do Departamento de Engenharia e Ciência dos Materiais, da Universidade de Washington. Veja
http://www.uff.br/sbqrio/novidades/Novidades2009/
Guia%20de%20nervos%20Quitosana.html


Fonte: Carlos Martins

 

 

 

JULHO 2009

DESTAQUES:

 

 

 

Logotipo

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para
:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.