cid:D7E17BFA0EE74D0AA4815D7D4191E027@Andr

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 862

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. 33ª RASBQ – Aberta temporada de envio de sugestões para o programa

2. Novos materiais magnéticos

3. IX Jornada Paulista de Plantas Medicinais mostra pesquisa de ponta do setor

4. Unibral e Probral recebem inscrições de projetos de intercâmbio e cooperação

5. Instituto Nacional em Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas é aprovado pelo MCT/CNPq

6. Inscrições para Mestrado em Química na UFMA

7. Mestrado e Doutorado em Nanociencias e Materiais Avançados

8. Seleção de Ingresso ao Programa de Pós-Graduação em Química do IQ/UFRGS

9. 2nd Brazilian Conference on Natural Products (2nd BCNP)

10. 15° ENQA e 3° CIAQA: Inscrições prorrogadas até 13 de julho

 

1. 33ª RASBQ – Aberta temporada de envio de sugestões para o programa

 

Foi dada a largada para a organização da 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, que acontecerá entre 28 e 31 de Maio de 2010, em Águas de Lindóia, SP. Todos os associados podem participar desde já enviando sugestões aos Diretores de Divisão ou diretamente para a Comissão Organizadora. Para isso, basta preencher o formulário eletrônico incluído em sua área restrita. O prazo para esta fase vai até 31/08.

 

Fonte: Comissão Organizadora da 33ª RASBQ

 

2. Novos materiais magnéticos

 

SBQ Rio – Os superátomos, formados por aglomerados estáveis ou metaestáveis de átomos, chamados de clusters, abrem a perspectiva de uma nova tabela periódica. Veja no artigo de Guilherme Pereira Guedes, do IQ-UFF

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da SBQ

 

3. IX Jornada Paulista de Plantas Medicinais mostra pesquisa de ponta do setor

 

Encontro vai discutir política nacional para fitoterápicos

 

A partir do decreto 5.813, de junho de 2006, que aprovou a política nacional de plantas medicinais e fitoterápicos, as atividades de pesquisa e de produção relacionadas a esse segmento ganharam impulso, ampliando o raio de atuação para cientistas e empresários. Esse será um dos temas em debate na IX Jornada Paulista de Plantas Medicinais que acontecerá de 21 a 25 de setembro, no Instituto de Botânica, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

O encontro, que ocorre a cada dois anos, terá nesta edição 29 apresentações com a participação de pesquisadores de diversos campos de conhecimento, entre eles biologia, química, botânica, agronomia, farmácia e ensaios pré-clínicos, assim como especialistas em técnicas laboratoriais. O programa traz conferências com visão geral sobre o estado da arte e evolução das pesquisas, como a de abertura (“Plantas Medicinais: uma abordagem pré e pós-genômica”) e sessões voltadas para temas específicos do uso de fitoterápicos.

A mesa-redonda “Programa Nacional de Plantas Medicinais e de Fitoterápicos: contribuição dos setores público, privado e acadêmico”, é um dos pontos de destaque do encontro já que irá analisar as pespectivas do segmento após o decreto 5.813.

 

Evento: IX Jornada Paulista de Plantas Medicinais

Data: 21 a 25 de setembro de 2009

Local: Instituto de Botânica de São Paulo

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da SBQ

 

4. Unibral e Probral recebem inscrições de projetos de intercâmbio e cooperação

 

O DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) estão recebendo inscrições de projetos de parcerias entre instituições de ensino superior e pesquisa brasileiras e alemãs dentro de seus programas conjuntos Unibral e Probral. Os parceiros brasileiros têm até 28 de agosto para entregar as candidaturas à Capes, enquanto os alemães devem fazê-lo até 30 de julho devido às férias letivas de verão na Alemanha.

O Unibral destina-se a parcerias entre cursos de graduação, viabilizando o intercâmbio de estudantes e docentes. O programa objetiva incentivar a mobilidade acadêmica, a aproximação de estruturas curriculares e o reconhecimento mútuo de créditos, além da implementação de estudos integrados de graduação e o aprendizado da língua do país parceiro, com aproximação entre as respectivas culturas. Atualmente, existem 26 projetos em andamento.

O Probral, por sua vez, fomenta projetos bilaterais (teuto-brasileiros) de pesquisa, que incluem o intercâmbio de doutorandos, docentes e pesquisadores de ambos os países, por um período de dois a quatro anos. O programa visa o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, a produção científica conjunta, a troca de informações e a aplicação conjunta dos resultados da pesquisa. No momento, 71 cooperações beneficiam-se deste programa DAAD-Capes. Tanto Unibral quanto Probral são programas institucionais e não aceitam projetos e candidaturas individuais para intercâmbio. Mais informações sobre os programas visite página do site. As regras das novas variantes Unibral II e Probral II, que irão viabilizar o duplo diploma e o duplo doutorado, serão divulgadas em breve nos sites do DAAD e da Capes.

 

Fonte: DAAD

 

5. Instituto Nacional em Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas é aprovado pelo MCT/CNPq

 

O CNPq/MCT aprovou em 2009 a criação de 123 Institutos Nacionais com recursos globais da ordem de R$ 400 milhões. Na área de Química, tivemos aprovado o projeto do INCTAA (Instituto Nacional em Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas), o qual representará sem dúvida um grande avanço na abordagem da inovação tecnológica em Química Analítica. O Instituto é coordenado pelo Prof. Celio Pasquini (UNICAMP), contando com 19 instituições participantes em todo o país, entre elas USP-SP, UFSCar, UFPE, UFPB, EMBRAPA, UFPR, CENA, BRASKEM, INMETRO e CEFET. O INCTAA propõe uma abordagem contemporânea inter e multidisciplinar, visando desencadear ações sinérgicas que levem ao avanço científico e à inovação da tecnologia, da instrumentação e dos métodos analíticos. Dentre suas linhas de atuação foram priorizadas o desenvolvimento de métodos e instrumentos de processo e de bancada para o monitoramento produtos agrícolas e industriais, de métodos e instrumentos para sensoriamento remoto voltados ao monitoramento ambiental e a produção de materiais de referência. A fase inicial para a definição de um projeto de pesquisa do INCTAA será a identificação e proposição da demanda pelo setor produtivo, etapa essencial para o sucesso do projeto. Propostas para projetos, sugestões ou comentários podem ser enviados através do contato com Celio Pasquini ou Márcio Rebouças.

 

Fonte: Marcio Rebouças (BRASKEM)

 

6. Inscrições para Mestrado em Química na UFMA

 

Encontram-se abertas as inscrições de candidatos ao curso de Mestrado em Química do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Maranhão (PPGQ-UFMA), no período de 15 de junho a 02 de julho de 2009. Para mais informações: www.ufma.br (Edital) ou contatos por telefone: (98) 3301 8246.

 

Fonte:  Antonio Carlos da Silva Ramos (UFMA)

 

7. Mestrado e Doutorado em Nanociencias e Materiais Avançados

 

Inscrições abertas para Mestrado e Doutorado em Nanociencias e Materiais Avançados na UFABC. Estão abertas, até 17/07, as inscrições para Mestrado e Doutorado em "Nanociências e Materiais Avançados" na Universidade Federal do ABC (UFABC). Há possibilidade de bolsas de agências de fomento (CAPES) e também bolsas institucionais (da própria UFABC). Mais informações no site da UFABC.

 

Fonte: Gustavo M. Dalpian (UFABC)

 

8. Seleção de Ingresso ao Programa de Pós-Graduação em Química do IQ/UFRGS

 

Estão abertas as inscrições até 17/07/2009 para o processo seletivo de ingresso de novos alunos ao curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRGS. Clique aqui para informações sobre o Edital: Telefone de contato: (51) 3308-6258

 

Fonte:  Osvaldo Casagrande (IQ-UFRGS)

 

9. 2nd Brazilian Conference on Natural Products (2nd BCNP)

 

É com bastante satisfação que comunicamos a publicação da página do "2nd Brazilian Conference on Natural Products" (2nd BCNP), a ser realizado de 9 a 12 de novembro de 2009 em São Pedro, SP. A página pode ser acessada pelo endereço a seguir: www.sbq.org.br/2bcnp. Dentre as inúmeras informações disponíveis na página, há as taxas de inscrição, valores de diárias de hotéis, mapas e distâncias até o local do evento, preços promocionais para estudantes, prazos importantes, resumos das conferências dos palestrantes convidados e as normas para submissão de resumos. Dentro de alguns dias será disponibilizada a inscrição online, a submissão online de resumos e a geração de boletos para pagamento da taxa de inscrição. O 2nd BCNP é apoiado pela Divisão de Produtos Naturais da Sociedade Brasileira de Química e, sem dúvida, trata-se de um dos maiores encontros de especialistas da área de produtos naturais do país.

 

Fonte: Fernando B. da Costa (USP-RP)

 

10. 15° ENQA e 3° CIAQA: Inscrições prorrogadas até 13/07/2009

 

O 15º Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA) e 3º Congresso Iberoamericano de Química Analítica (CIAQA) ocorrerão em Salvador, Bahia, no período de 18 a 21/10/2009, no Centro de Convenções do Bahia Othon Palace Hotel. O tema central do evento – Química Analítica: A Convergência da Química – reflete a importância da área, e a programação inclui conferências, cursos, simpósio e workshop. Os eventos são promovidos pela Divisão de Química Analítica da SBQ, Rede Ibero-Americana de Química Analítica e SBQ Regional Bahia. As inscrições, com valores reduzidos, podem ser realizadas até a data limite de 13/07/2009. O prazo para a submissão de trabalhos foi prorrogado para 13/07/2009. Outras informações estão disponíveis no site do evento.

 

Fonte: Wilson Lopes (UFBA)

 

 

 

JULHO 2009

DESTAQUES:

 

 

 

Logotipo

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa

 

 

 

 


O Boletim Eletrônico da SBQ é um informativo oficial da Sociedade Brasileira de Química

Editor: Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado: Prof. Norberto Peporine Lopes
Contribuições devem ser enviadas para
:catalani@sbq.org.br


Você está recebendo este email porque você registrou-se em algum serviço online da SBQ. Se desejar receber este informativo, visite a página para a Inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Inscrever. Se desejar parar de receber este informativo, visite a página para Inscrição, preencha o espaço no campo adequado e clique em Desinscrever. A SBQ respeita sua privacidade e não revela, vende ou repassa sua informação para qualquer pessoa, empresa ou instituição não-afiliada. Para questões, problemas ou sugestões sobre este serviço, por favor contate catalani@sbq.org.br.

Copyright © 2009 SBQ. Todos os direitos reservados.