cid:D7E17BFA0EE74D0AA4815D7D4191E027@Andr

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 861

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. SBQ participa da 61ª Reunião Anual da SBPC

2. Fatores de Impacto de 2008 para o JBCS = 1.43 e para QN = 0.89

3. Inscrições para o Mestrado em Química da UNIFAL-MG

4. 15° ENQA e 3° CIAQA: Inscrições com valores reduzidos até 06/07/2009

5. Seleção de Ingresso ao Programa de Pós-Graduação em Química do IQ/UFRJ

6. Concurso público para o IBILCE-UNESP de Rio Preto

7. Post-doctoral position at the Nanoscience Institute of Aragón (Spain)

8. Mestrado e Doutorado em Biotecnologia na UNAERP

9. II Jornada de História da Ciência e Ensino – PUC-SP

 

1. SBQ participa da 61ª Reunião Anual da SBPC

 

Evento terá comemoração dos 20 anos do JBCS

 

A SBQ terá presença expressiva na 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que se realizará de 12 a 17 de julho próximo, em Manaus (AM). Sob o tema “Amazônia: Ciência e Cultura”, a SBPC programou  ampla agenda de apresentações sobre questões de grande interesse  para o momento atual do país e da comunidade internacional. Veja a programação. A SBQ participou do Comitê Científico que organizou o evento através de sua presidente Vanderlan Bolzani.

Durante a Reunião será realizado o ato de comemoração dos 20 anos do Journal of the Brazilian Chemical Society, e o lançamento do número especial JBCS Amazônia, que acontecerá no dia 15 de julho, no auditório FD da Faculdade de Direito da UFAM, às 18 horas.

Dividida em onze núcleos temáticos, a 61ª Reunião contará com a contribuição da SBQ em conferências, simpósios , mesas-redondas e minicursos. No primeiro item, conferências, estão as apresentações “A Química e Plantas da Amazônia”, proferida por Angelo da Cunha Pinto, da UFRJ e “Nanocompostos de Borracha Natural”, por Fernando Galembeck, da Unicamp.

Entre as mesas-redondas a SBQ será a responsável por “Biodiversidade e a Busca por Fármacos para Doenças Negligenciadas”, com a colaboração de Adriano Andricopulo, do IQ da USP, Eliezer J. Barreiro, da UFRJ e Ione Egler, do MCT.

Três sessões no formato minicursos integram também a grade do encontro com a chancela da SBQ. São eles, “Óleos Essenciais e Fragrâncias da Amazônia”, com a participação de Claudia Rezende, da UFRJ e José Guilherme Maia, da UFPA; “Produtos Naturais e Fármacos”, com Eliezer J Barreiro, da UFRJ, e “Química Forense”, com Valter Stefani, da UFRGS.

Carlos Martins

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da SBQ

 

2. Fatores de Impacto de 2008 para o JBCS = 1.43 e para QN = 0.89

 

O Journal of Citation Reports divulgou os fatores de impacto (IF) de 2008. O IF de 2008 para o JBCS é de 1.43, sendo o IF para 5 anos = 1.52. O JBCS apresentou 615 citações em 2006 + 2007, que divididas pelos 430 artigos publicados em 2006 + 2007, leva ao IF = 1.43. Este valor de IF para 2008 comprova consolidação do patamar do IF para o JBCS, mostrando estabilidade em termos de citações e que o IF = 1.54 do ano passado não foi um ponto fora da curva. A revista Quimica Nova apresenta IF de 2008 = 0.89 (o IF de 2007 era 0.91) e IF para 5 anos = 1.007, mostrando também estabilidade. Vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais os padrões de qualidade das publicações da SBQ e aproveitamos para cumprimentar e agradecer a todos os autores, referees e demais colaboradores destas publicações.

 

Editores de JBCS e Química Nova

 

Fonte: Prof. Luiz Carlos Dias (UNICAMP)

 

3. Inscrições para o Mestrado em Química da UNIFAL-MG

 

Encontra-se aberto o processo de seleção (Mestrado) para o Programa de Pós-Graduação em Química da UNIFAL-MG (Universidade Federal de Alfenas), nas áreas de concentração de Química Analítica, Físico-Química, Química Inorgânica e Química Orgânica. Inscrições de 01 de junho a 06 de julho de 2009. Clique aqui para informações sobre o Programa e Edital: Telefone de contato: (35) 3299-1067

 

Fonte: Antonio Carlos Doriguetto (UNIFAL-MG)

 

4. 15° ENQA e 3° CIAQA: Inscrições com valores reduzidos até 06/07/2009

 

O 15º Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA) e 3º Congresso Iberoamericano de Química Analítica (CIAQA) ocorrerão em Salvador, Bahia, no período de 18 a 21/10/2009, no Centro de Convenções do Bahia Othon Palace Hotel. O tema central do evento – Química Analítica: A Convergência da Química – reflete a importância da área, e a programação inclui conferências, cursos, simpósio e workshop. Os eventos são promovidos pela Divisão de Química Analítica da SBQ, Rede Ibero-Americana de Química Analítica e SBQ Regional Bahia. As inscrições, com valores reduzidos, podem ser realizadas até a data limite de 06/07/2009. O prazo para a submissão de trabalhos foi prorrogado para 06/07/2009. Outras informações estão disponíveis no site do evento. Você é nosso convidado a participar e contribuir para o pleno êxito do 15º ENQA e 3º CIAQA.

 

Comissão Organizadora do 15º ENQA e 3º CIAQA.

 

Fonte: Wilson Lopes (UFBA)

 

5. Seleção de Ingresso ao Programa de Pós-Graduação em Química do IQ/UFRJ

 

Estão abertas as inscrições de 15/06/2009 a 08/07/2009 para o processo seletivo 2009/2 de ingresso de novos alunos aos cursos de mestrado e doutorado. Maiores informações clique aqui.

 

Fonte: Carlos R. Kaiser (UFRJ)

 

6. Concurso público para o IBILCE-UNESP de Rio Preto

 

Concurso público para contratação de Professor Assistente Doutor em RDIDP, sob regime jurídico da CLT e LC, junto ao Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - IBILCE -  UNESP Campus de São José do Rio Preto. Conjunto de disciplinas: "Análise de Impacto e Gestão Ambiental", "Química Geral" e "Química Orgânica I e II" Inscrições de 15/06 a 14/07/2009. Edital completo e maiores informações no site do IBILCE ou no Diário Oficial do Estado - Seção Executivo I - Concursos - Universidade Estadual Paulista: (publicação do dia 11/06/2009)

 

Fonte:  Marcio José Tiera (IBILCE-UNESP)

 

7. Post-doctoral position at the Nanoscience Institute of Aragón (Spain)

 

An experimental post doctoral fellowship is available at the Nanoscience Institute of Aragón (INA) to work on "Magnetic  nanoparticles for nerve regeneration". Any PhD profile  will be considered provided that it shows a heavy emphasis in synthesis of colloidal nanoparticles. Experience on NPs functionalization is highly desirable. Fellowship is for 1+1+1 years, renewable on a mutual agreement basis. Deadline for applications: July 20th. Estimated starting date: 01/09/09. Salary:  up to 2500 €/month (depending on candidate’s qualifications). We require a full CV, 2 letters of reference, and availability for personal/TE interview. Contact: Gerardo F. Goya http://www.unizar.es/gfaian/

 

Fonte: Gerardo Goya (UNIZAR)

 

8. Mestrado e Doutorado em Biotecnologia na UNAERP

 

A UNAERP está oferecendo cursos de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia (Strictu Sensu). Este curso é destinado à formação de profissionais com domínio em tecnologias inovadoras para o desenvolvimento de processos e de produtos biotecnológicos de uso estratégico na agroindústria, indústrias farmacêutica, química e biomédica. Projetos de cooperação técnico-científicos poderão ser discutidos e funcionários de empresas ou instituições de pesquisa poderão realizar parte das atividades práticas nas dependências da própria empresa ou instituição, sob orientação de pesquisadores do programa. As inscrições para o Processo Seletivo estarão abertas até 05/08/09, com seleção dos candidatos no dia 07/08/09. Visitas e informações: (16) 3603-6774; 3603.7010, dpg@unaerp.br e http://www.unaerp.br.

 

Fonte: Paulo Pereira (UNAERP)

 

9. II Jornada de História da Ciência e Ensino – PUC-SP

 

O Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência e o Centro de Ciência Exatas e Tecnologia da PUCSP convidam para a II Jornada de História da Ciência e Ensino: Propostas, Tendências e Construção de Interfaces, a se realizar de 23 a 25 de julho. Informações e inscrições no site do evento.

 

Fonte: Maria Helena Roxo Beltran (PUC-SP)

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o
Editor do Boletim Eletrônico: catalani@sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!
Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor do Boletim Eletrônico
Prof. Norberto Peporine Lopes
Editor Associado do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

JUNHO 2009

DESTAQUES:

 

 

 

Logotipo

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa