cid:D7E17BFA0EE74D0AA4815D7D4191E027@Andr

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 860

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. A nanotecnologia e o desafio dos NEMS

2. Vaga para Ensino no Depto de Química da Univ. Federal de Ouro Preto

3. 4 Bolsas de Doutorado e 4 Pós-doutorado da Rede de Nanobiotecnologia

4. 8th Ibero-American Workshop on Complex Fluids and their Applications

5.  CSI in Rio

6. II Escola de Inverno de Radiofarmácia e Radioquímica

7. UFSC e SBQ promovem Semana da Química em Florianópolis

8. Curso de Introdução à Quimiometria na PUC-Campinas

9. Concurso Professor Doutor, Área de Química Inorgânica, na UTFPR campus Curitiba

10. Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise 2009

11. Vagas para Pesquisadores Junior e Pleno na empresa Lychnoflora

12. Campus da UFBA em Barreiras realiza I Semana de Química

13. Inscrições para o Mestrado e o Doutorado em Química da UFMG

14. 15º ENQA e 3º CIAQA

 

1. A nanotecnologia e o desafio dos NEMS

 

Os sistemas nanoeletromecânicos, ou NEMS, surgem hoje como instrumentos de grande potencial para a análise química. “A detecção rápida, precisa e barata de moléculas é a tarefa que os cientistas agora esperam realizar usando esses dispositivos”, explica o artigo de André Luiz Formiga e Bruno Fedossi Zornio, do IQ da Unicamp, publicado no Portal da SBQ Rio. Saiba mais...

 

Fonte: Editoria do BE

 

2. Vaga para Ensino no Depto de Química da Univ. Federal de Ouro Preto

 

Estão abertas até dia 10/07/2009 as inscrições para para o provimento de 01 (uma) vaga para o Cargo de Professor, classe de Assistente, nível 1, na Área de Ensino de Química na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O edital encontra-se na página da UFOP.

 

Fonte:  Maurício Xavier Coutrim e Gilmar Pereira de Souza (UFOP)

 

3. 4 Bolsas de Doutorado e 4 Pós-doutorado da Rede de Nanobiotecnologia

 

Estão abertas inscrições para 4 bolsas de doutoramento e 4 bolsas de pós-doutoramento para início imediato, junto a  projeto da Rede de Nanobiotecnologia recentemente aprovado pela CAPES envolvendo: no Brasil: o Instituto de Química da UNESP em Araraquara, a Faculdade de Medicina de Botucatu- UNESP, o Instituto de Química da USP em São Paulo, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares(IPEN) em São Paulo e o Departamento de Química Fundamental da UFPE em Recife, PE.

no exterior: o Institute of Lasers,Photonics and Biophotonics da Universidade de Buffalo, Estados Unidos (Professor Paras N. Prasad), o Centre d’Elaboration de Matériaux et d’Etudes Structurales (CEMES), em Toulouse, França (Professora Jeannette Dexpert-Ghys) e o Depto de Física da Universidade de Aveiro em Aveiro, Portugal (Professor Luis D. Carlos) O projeto tem caráter interdisciplinar e os candidatos podem apresentar formação em áreas correlatas ao projeto como Química, Física, Biologia, Medicina, Biomedicina, Farmácia-Bioquímica ou Engenharia de Materiais. Para maiores informações contatar Sidney J.L. Ribeiro (UNESP, Araraquara), Maria Cláudia França da Cunha Felinto (IPEN), Elenice Defune (UNESP, Botucatu) Oscar M.L. Malta (CCEN- UFPE)

 

Fonte: Sidney J.L. Ribeiro (IQ-UNESP, Ar)

 

4. 8th Ibero-American Workshop on Complex Fluids and their Applications

 

O 8th Ibero-American Workshop on Complex Fluids and their Applications acontecerá em João Pessoa de 8 a 11 de setembro 2009. Visite a página do congresso na internet.

 

Fonte: Fernando Moraes (DF-UFPA)

 

5. CSI in Rio

 

No dia 26/06/2009, será realizado no auditório roxinho da decania do CCMN- UFRJ o evento CSI in Rio, com a apresentação de quatro palestras relacionadas a resolução por peritos da Polícia Civil-RJ de 4 homicídios julgados e com sentenças definitivas promulgadas pela justiça criminal do estado do Rio de Janeiro. Nestes casos de homicídio o reagente luminol foi empregado na detecção de sangue oculto,  sendo uma ferramenta fundamental para promover a justiça às 33 vítimas fatais. O reagente luminol foi licenciado com exclusividade para a produção e comercialização à empresa Alfa Rio Química Ltda/ RJ. Ao processo inovador de síntese desta substância foi concedida uma patente nos EUA pelo United States Patent and Trademark Office,em 17/04/2009. Maiores informações sobre o CSI in Rio, podem ser obtidas na home-page: www.iq.ufrj.br

Fonte: Claudio Lopes (UFRJ)

 

6. II Escola de Inverno de Radiofarmácia e Radioquímica

 

Estão abertas no período de 08/06 a 03/07/2009 inscrições para a II Escola de Inverno de Radiofarmácia e Radioquímica, a ser realizada no Centro de Medicina Nuclear–InRad– HC–FMUSP, de 27 a 31/07/2009. O objetivo do curso é fornecer a alunos dos 3º e 4º anos de farmácia e química uma visão geral sobre radioatividade, proteção radiológica, métodos de produção de radioisótopos, síntese e marcação radioisotópica de moléculas e utilização destas no diagnóstico de doenças. Estão previstas aulas prático-expositivas sobre produção de kits liofilizados, marcação radioisotópica e ensaios de biodistribuição de radiofármacos em animais. Informações na página do Curso.

 

Fonte:  Fabio Luiz N. Marques (FMUSP)

 

7. UFSC e SBQ promovem Semana da Química em Florianópolis

 

A Semana de Química é um evento promovido por estudantes do curso de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o objetivo de promover a troca de informações e conhecimentos da área. A terceira edição da Semana de Química será realizada nos dias 15 a 19 de junho de 2009, reunindo graduandos do curso de Química da UFSC e profissionais da área. O evento conta com o apoio e patrocínio da Regional SC da Sociedade Brasileira de Química: http://www.qmc.ufsc.br/semaq.

 

Fonte:  Edson Minatti (UFSC)

 

8. Curso de Introdução à Quimiometria na PUC-Campinas

 

O Curso "Quimiometria (Módulo I): Introdução à Quimiometria” será ministrado na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Veja no site. Objetivos: Estudo e aplicação de técnicas quimiométricas no desenvolvimento e validação de métodos para controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento, e controle em processos na indústria química. Período de inscrição: 18/5/2009 a 7/8/2009. Período do curso: 22/8/2009 a 22/8/2009. Horário: das 08h às 17h30. Carga horária:8 horas.

 

Fonte:  Natália Valenga Parizotto (PUC-Campinas)

 

9. Concurso Professor Doutor, Área de Química Inorgânica, na UTFPR campus Curitiba

 

Edital 098/2009 - CPCP – CT. A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, das 08 (oito) horas do dia 07/06/2009 às 23 (vinte e três) horas do dia 05/07/2009. Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto bancário, efetuando o pagamento em qualquer agência bancária, impreterivelmente até o dia 06/07/2009.

 

Fonte: João Batista Floriano (UTFPR)

 

10. Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise 2009

 

O Congresso da SBMM (Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise)
é a maior e mais abrangente conferência multidisciplinar em microscopia e microanálise no Brasil e na América Latina. Integra pesquisadores de diferentes áreas e especialistas da indústria, para a discussão dos problemas de importância na atualidade. O congresso é organizado dentro de duas grandes vertentes: Biologia/Saúde e Materiais. A participação tradicional de biólogos, engenheiros metalúrgicos e de minas, físicos, geólogos e químicos ligados à academia tem se estendido a pesquisadores de inúmeras outras áreas, incluindo empresas públicas e privadas que estão descobrindo/redescobrindo a microscopia como uma ferramenta poderosa na investigação dos mais diversos materiais e processos. O Congresso será realizado na cidade de Belo Horizonte no Hotel Ouro Minas no período de 4 a 7 de outubro de 2009. A submissão dos resumos e inscrição com desconto é até 4 de julho. Maiores informações:
http://www.sbmm.org.br/sbmm2009/

 

Fonte: Nelcy Della Santina Mohallen (UFMG)

 

11. Vagas para Pesquisadores Junior e Pleno na empresa Lychnoflora

 

A empresa Lychnoflora, incubada na SUPERA (USP de Ribeirão Preto)procura por pesquisadores Junior (R$ 2.000,00 mensais) e Pleno (R$ 4.000,00 mensais) para trabalhar em projeto de pesquisa sobre Leshimaniose. Os candidatos para a vaga de pesquisador Junior deverão possuir graduação em farmácia ou química e para pesquisador Pleno os candidatos deverão possuir titulo de doutor em química ou área correlata.Os candidatos deverão enviar Lattes ou link para CV-Lattes (recomenda-se que os artigos publicados tenham link DOI) para o email: lychnoflora@lychnoflora.com.br

 

Fonte: Dalton Caprari Pires

 

12. Campus da UFBA em Barreiras realiza I Semana de Química

 

Em comemoração ao dia do Químico (18/junho), a Coordenação do Colegiado em conjunto com o Diretório Acadêmico do Curso de Química, realizarão a I Semana de Química do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (ICADS/UFBA). O evento tem como objetivo divulgar as atividades do profissional da química e suas áreas de atuação, além de proporcionar aos estudantes uma discussão sobre os avanços científicos e tecnológicos em temas como Nanotecnologia, Energia e Ambiente, Procedimentos Limpos de Análises e Química das Sensações. O evento será realizado entre os dias 17 e 19 de junho no Campus Edgard Santos na cidade de Barreiras-BA.

 

Fonte Fabio Alan Carqueija Amorim (UFBA)

 

13. Inscrições para o Mestrado e o Doutorado em Química da UFMG

 

Encontra-se aberto o processo de seleção (Mestrado e Doutorado) para o Programa de Pós-graduação em Química da UFMG (nota 6 na CAPES), nas áreas de concentração de Química Analítica, Físico-Química, Química Inorgânica e Química Orgânica. Inscrições de 15 de junho a 03 de julho de 2009 na Secretaria de Pós-Graduação do Programa ou pelo Correio com a data de postagem até dia 1º de julho. Provas para o Mestrado poderão ser realizadas em outros Estados mediante demanda através de um Coordenador de Pós-graduação, Chefe de Departamento ou Diretor de Instituto. Informações: http://www.qui.ufmg.br/pos-graduacao/ (de onde pode ser baixado o Edital) ou pelo telefone (31) 3409-5732. O Programa possui disponibilidade  de bolsas do CNPq, CAPES, CAPES/REUNI e FAPEMIG para Mestrado e Doutorado (a maioria com taxas de bancada).

 

Fonte: Humberto Osório Stumpf (UFMG)

 

14. 15º ENQA e 3º CIAQA

 

O 15º Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA) e 3º Congresso Iberoamericano de Química Analítica (CIAQA) ocorrerão em Salvador, Bahia, no período de 18 a 21/10/2009, no Centro de Convenções do Bahia Othon Palace Hotel. O tema central do evento – Química Analítica: A Convergência da Química – reflete a importância área, e a programação inclui conferências, cursos, simpósio e workshop. Os eventos são promovidos pela Divisão de Química Analítica da SBQ, Rede Ibero-Americana de Química Analítica e SBQ Regional Bahia. As inscrições, com valores reduzidos, podem ser realizadas até a data limite de 06/07/2009. O prazo para a submissão de trabalhos foi prorrogado até 06/07/2009. Informações estão disponíveis no site do evento: http://www.enqa2009.qui.ufba.br. Você é nosso convidado a participar e contribuir para o pleno êxito do 15º ENQA e 3º CIAQA. Comissão Organizadora do 15º ENQA e 3º CIAQA.

 

Fonte: Wilson Araújo Lopes (UFBA)

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o
Editor do Boletim Eletrônico: catalani@sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!
Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor do Boletim Eletrônico
Prof. Norberto Peporine Lopes
Editor Associado do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

JUNHO 2009

DESTAQUES:

 

 

 

Logotipo

Visite a QNInt

 

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg

 

 

Imagem da capa