cid:001901c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

cid:001a01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 859

Feliz Dia dos Químicos

 

Homenagem da SBQ ao dia do Químico

 

Hoje se comemora o dia do Químico.
Nada mais indicado para celebrar este 18 de junho, do que fazermos uma reflexão conjunta sobre a importância da Química para a qualidade de vida de cada cidadão, das gerações futuras e da própria preservação do planeta Terra, diante de um panorama mundial complexo e de grandes desafios ambientais, sociais e econômicos.
Para comemorarmos o dia do Químico, nada melhor do que pensarmos sobre nossa identidade profissional multifacetada, exigida por um mundo em mudanças muito rápidas e que temos o dever de acompanhar, participar e intervir.
Um dos fatos instigantes desse cenário de evolução é, sem dúvida, a ampliação das fronteiras da química e a multiplicação das suas interfaces com outras disciplinas. As áreas de aplicação do conhecimento químico crescem e passam a exigir abordagens cada vez mais interdisciplinares que, por sua vez, requerem um olhar mais amplo para outros campos do saber. Como responder a tal desafio?
Este “novo” químico do começo do século XXI é também o profissional que tem a responsabilidade de a partir de seu conhecimento especializado, informar à sociedade os riscos da ação humana sobre o planeta, um dado que não fazia parte das preocupações das gerações que nos precederam. Mas como fazer isso?
As perguntas poderiam se estender por um longo espaço deste texto. Em meio às novas exigências, entretanto, um atributo permanece essencial para nossa identidade: a capacidade de pensar, questionar, ter dúvidas e discuti-las.

A Sociedade Brasileira de Química deseja a todos

Feliz Dia dos Químicos

Vanderlan Bolzani

 

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o
Editor do Boletim Eletrônico: catalani@sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!
Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor do Boletim Eletrônico
Prof. Norberto Peporine Lopes
Editor Associado do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

JUNHO 2009

 

DESTAQUES:

cartaz_pequeno.jpg

 

capaQN-31-7.jpg

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

capaQnesc.jpg