cid:001901c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

cid:001a01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 853

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Grupo de Professores da UFBA Protocola Representação no Ministério Publico Federal: 60 dias Após o Incêndio Ocorrido no IQ-UFBA o Prédio Continua Interditado.

2. IV Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais

3. Pós-graduação em química em Fortaleza - UFC

4. Oportunidade para Pós Doutor - Projeto de Parceria com Petrobrás

5. Concurso para Química Analítica da UF Rural de Pernambuco

6. Concurso para Química Inorgânica na USP de Ribeirão Preto

7. Mensagem aos pesquisadores da  área de porfirinas e ftalocianinas

 

1. Grupo de Professores da UFBA Protocola Representação no Ministério Publico Federal: 60 dias Após o Incêndio Ocorrido no IQ-UFBA o Prédio Continua Interditado.

 

A representação, de 000223 de 21 de maio de 2009, solicita que sejam adotadas providências em forma de denúncia. Trechos da denuncia estão listados abaixo:

1 - Em 21 de março de 2009 ocorreu um incêndio no Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia, UFBA, causando a destruição de aproximadamente 50% da área do quinto e último pavimento do prédio. Nesta área, estavam localizados laboratórios de ensino, de pesquisa e gabinetes de professores. Os demais pavimentos, embora não tenham sido afetados diretamente pelas chamas, sofreram as graves conseqüências do combate ao incêndio, especialmente em decorrência da água.

2 - Sessenta dias após o sinistro, o prédio continua interditado e não existe previsão de quando voltará a funcionar.  As aulas práticas das disciplinas oferecidas a vários cursos de graduação estão prejudicadas, sendo que cerca de 200 estudantes de pós-graduação (75 de mestrado e 122 de doutorado) e 60 estudantes de iniciação cientifica continuam com as suas atividades de pesquisa paralisadas.

3 – Apenas a título exemplificativo, um dos equipamentos de Ressonância Magnética Nuclear, utilizado em atividades de ensino e pesquisa, localizado no primeiro andar do prédio, foi desmagnetizado, um mês após o sinistro, devido às condições inadequadas de climatização.

4 – Como este, um grande número de equipamentos, adquiridos com recursos públicos, que constituem importante parque instrumental, encontram-se em condições totalmente inadequadas e estão em processo de deterioração, devido à alta umidade e à ausência de climatização no interior do prédio.

5 - Livros e documentos importantes também estão em condições inapropriadas de manuseio e sujeitos à ação da umidade e de fungos. A situação do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia é, no mínimo, desesperadora, e o prejuízo pós-incêndio certamente é maior do que o causado pelo sinistro.

6 - Nestes dois meses, vários professores fizeram intervenções frente à direção do Instituto de Química e à Administração Central da UFBA, alertando para a gravidade da situação e solicitando providências para evitar a deterioração do material bibliográfico e dos equipamentos e, conseqüentemente, evitar o agravamento dos prejuízos sofridos pelo erário publico e mais ainda, causados ao nosso objetivo maior, que é a formação de recursos humanos altamente qualificados, acoplada à produção do conhecimento.

Devido a morosidade das ações, pois nem a limpeza do material resultante do sinistro foi realizada,  foi requerida a intervenção do Ministério Público Federal para instar a UFBA a tomar as providências cabíveis e inadiáveis para restabelecer o pleno funcionamento das atividades do Instituto de Química, através das seguintes ações:

·          Recuperação e restabelecimento da rede elétrica dos quatro pavimentos não atingidos pelo incêndio, de modo que seja possível climatizar os ambientes, testar e dar manutenção aos vários equipamentos;

·          Viabilização do reinício das atividades acadêmicas nos departamentos de Química Orgânica, Inorgânica e Analítica e, também, das atividades administrativas que funcionam no terceiro andar do edifício sede do Instituto de Química;

·          Início imediato das obras de reconstrução e/ou restauração do quinto andar do prédio, onde funciona o Departamento de Físico-Química, após necessária retirada dos escombros, que até hoje permanecem no local.

Assinam a Representação o(a)s seguintes professo(a)res do IQ-UFBA:

Jailson B. de  Andrade; Wilson Lopes; Pedro Afonso; Vanessa Hatje; Vânia Campos; Artur José Mascarenhas; Jorge David, Cristina Quintela, Silvio Cunha; Heloysa Andrade, Maria das Graças Korn, Luiz Carvalho, Vilma Mota e Luciana A Silva.

 

Fonte: Jailson B. de Andrade (UFBA)

 

2. IV Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais

 

Temos a satisfação de comunicar a realização do IV Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais, organizado pelo CYTED/CNPq, UNIVALI, FCM/UFMT, tendo apoio do Ministério da Saúde, a ser realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, nos dias 31 de agosto a 01 de setembro de 2009, em Cuiabá, MT, Brasil. O evento consiste em uma das principais atividades formativas da Rede Iberoamericana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (RIBIOFAR/CYTED/CNPq). Objetiva oportunizar encontro para atualização, integração e reflexão de docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais que atuam na área de Ciências Farmacêuticas, Química e demais áreas afins, com ênfase em plantas medicinais, através da participação (palestras, mini-cursos e pôsteres) de renomados pesquisadores de diferentes países iberoamericanos que abordarão os diversos temas que envolvem a pesquisa multidisciplinar com plantas medicinais. Para maiores informações entre no site do evento: www.ivsimposiodeplantas.com.br fone: (65)3615-8862 email: ivsipm@gmail.com

 

Fonte:  Valdir Cechinel Filho (UNIVALI-SC)

 

3. Pós-graduação em química em Fortaleza - UFC

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará, informa que, no período estarão abertas as inscrições para a seleção ao *Mestrado e ao Doutorado em Química*, no período de 18/05/2009 a 17/06/2009, para o preenchimento de até 26 (VINTE E SEIS) vagas, sendo 12 para o mestrado e 14 para o doutorado. O programa dispõe de bolsas do CNPq, CAPES e FUNCAP. Maiores informações www.dqoi.ufc.br, pgquimufc@dqoi.ufc.br.

Fonte:  Luiz Gonzaga de França Lopes (UFC)

 

4. Oportunidade para Pós Doutor - Projeto de Parceria com Petrobrás

 

Precisa-se um Doutor para trabalhar num projeto de parceria com Petrobrás sobre caracterização de óleos pesados. O projeto será desenvolvido no Instituto de Química da USP, São Paulo, sob a orientação do Prof. Dr. Omar A. El Seoud. Envolve uso de corantes para caracterização de óleos pesados; síntese de novos corantes; uso de métodos espectroscópicos; e aplicação de quimiometria na correlação dos dados. O candidato (Químico ou Engenheiro químico) deve ter conhecimentos de síntese orgânica e aplicações de métodos espectroscópicos. Experiência em aplicações de quimiometria é desejável. Favor enviar seu C.V. para a Sra. Ana Luiza da Costa (aluiza@iq.usp.br).

 

Fonte:Omar El Seoud (IQUSP)

 

5. Concurso para Química Analítica da UF Rural de Pernambuco

 

Estão abertas inscrições de Concurso Público para professor Adjunto (DE) na área de Química Analítica, no Departamento de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O prazo para as inscrições encerará em 29/05/2009. Perfil do candidato: Doutor em química analítica ou áreas afins com produção científica na área de química analítica. Mais informações   aflavora@dq.ufrpe.br

 

Fonte: André F. Lavorante (UFRPE)

 

6. Concurso para Química Inorgânica na USP de Ribeirão Preto

 

Estão abertas as inscrições do Concurso Professor Doutor, Área de Química Inorgânica. Inscrições abertas: de  18/05/09 a 16/07/09. Informações: publicado no DOE de 16/05/2009, Seção I, pág. 121-122. www.ffclrp.usp.br  (edital - Concurso 011/2009) adm-atac@ffclrp.usp.br

Telefone: 16-3602-3673

 

Fonte: Maria Elisabete Darbello Zaniquelli (USP-RP)

 

7. Mensagem aos pesquisadores da  área de porfirinas e ftalocianinas

 

Atenção pesquisadores brasileiros da área de porfirinas e ftalocianinas: temos que indicar, ate o dia 01/06, o nome de um representante do Brasil na Sociedade de Porfirinas e Ftalocianinas (SPP), que devera ser o contato no pais para os demais pesquisadores da área. Fui a primeira representante, e como tal consegui algumas "regalias" para participação no ICPP - New Orleans, em 2000, tal como poder inscrever os trabalhos sem pagar a taxa de inscrição, e outras. Fui sucedida pela Profa. Yassuko Iamamoto, que e a atual representante e tem ido nos ICPP posteriores (Japão e Rússia). Como todos sabem, teremos o ICPP no Texas, USA, no próximo ano e devemos indicar nosso representante. A condição e que este devera participar deste próximo congresso, claro. Assim, gostaria de saber quem esta interessado no cargo. Desde já deixo claro que não sou candidata. Podem responder para a Yassuko (iamamoto@ffclrp.usp.br)ou para meu e-mail e vou repassando para os pesquisadores cujos e-mails estão na minha lista Abraços Marilda mddassis@usp.br .

 

Fonte: Marilda D. Assis (FFCLRP-USP)

 

 

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o
Editor do Boletim Eletrônico: catalani@sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!
Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor do Boletim Eletrônico
Prof. Norberto Peporine Lopes
Editor Associado do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

MAIO 2009

 

DESTAQUES:

cartaz_pequeno.jpg

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

 

capaQnesc.jpg