cid:001901c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

cid:001a01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 849

FELIZ DIA DAS MÃES

 

Homenagem da SBQ a todas as Mães químicas e de todas as profissões

 

Mãe química, professora, pesquisadora, executiva, profissional liberal, doméstica, simplesmente mãe...

Neste domingo, comemoramos o seu dia. Lembrada e requisitada em todo o mundo você é a rainha de todos nós, todos os dias do ano, em todos os credos e todas as raças.

Celebrar um dia inteirinho para você é muito pouco, mas é também muito gostoso. Quem não se sente feliz com um olhar carinhoso, um gesto meigo e um sorriso contagiante de um filho seja criança, adolescente, adulto ou velho! Assim, como nada pode ser comparado à sensação de olhar e abraçar um filho amado.

Mesmo com o apelo comercial que o dia tem hoje, as mães são reverenciadas desde os tempos remotos, em todas as civilizações e culturas. Na Grécia antiga a maternidade já era homenageada com as celebrações de Réia, a mãe de todos os deuses. Em Roma, Cibele, também considerada mãe dos deuses, era homenageada numa cerimônia que se assemelhava ao Dia das Mães. No século 16, na Inglaterra os trabalhadores comemoravam o chamado "domingo da maternidade" uma pausa para os jovens, pobres agricultores, que ficavam muito longe de suas mães. Na Europa, o cristianismo mudou a comemoração que passou a honrar a "Mãe Igreja". Em 1914, nos EUA, a celebração deste dia teve origem no sofrimento de Anna M. Jarvis, uma mulher americana que ao perder a mãe mergulhou num sofrimento tão profundo que as suas amigas decidiram fazer uma homenagem em memória à sua mãe morta. O sucesso da celebração resultou na oficialização da data e a comemoração se difundiu pelo mundo afora.

Em todos os cantos da terra, mesmo em dias diferentes, todas as mães são reverenciadas e cantadas em verso e prosa pela sua beleza, grandiosidade, força, meiguice e simplicidade. Sem a inspiração para registrar nesta homenagem um lindo poema para todas as mães, deixo aqui todo o carinho e afeto da SBQ para todas as mães. Parabéns mamães.

Vanderlan da S. Bolzani
Presidente da SBQ

 

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o
Editor do Boletim Eletrônico: catalani@sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!
Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor do Boletim Eletrônico
Prof. Norberto Peporine Lopes
Editor Associado do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

MAIO 2009

 

DESTAQUES:

cartaz_pequeno.jpg

 

capaQN-31-7.jpg

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

capaQnesc.jpg