cid:001901c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

cid:001a01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 841

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Nota sobre a 32ª RASBQ: Abertas as Inscrições para Acompanhante e Adesão ao Jantar de Confraternização

2. Nota sobre a 32ª RASBQ: Workshop da Divisão de Química Analítica

3Instituto de Química da UFBA – o prejuízo pode ser ainda maior! Artigo de Caio Castilho

4. Vaga no Departamento de Química Inorgânica da UFRGS

5. Notícias da Revista Virtual de Química

6. 11th International Conference on Advanced Materials – ICAM 2009

7. 1º CPEQUI - Congresso Paranaense de Educação em Química

8. Vaga no Departamento de Química Orgânica da UFRGS

9. Seminário do Professor Richard Compton no IQUSP

 

1. Nota sobre a 32ª RASBQ: Abertas as Inscrições para Acompanhante e Adesão ao Jantar de Confraternização

 

A Comissão Organizadora da 32ª RASBQ informa que estão abertas as Inscrições para Acompanhante. Esta inscrição, no valor de R$ 45,00, dá direito ao acompanhante de freqüentar as áreas sociais e de exposição da reunião, porém, não dá direito ao acesso de nenhuma das atividades científicas, incluindo as sessões de pôsteres. Também não dá direito aos eventos que requerem taxa de adesão.

Informamos, também, que no domingo (31/05) haverá um Jantar de Confraternização por Adesão (Taxa de R$ 50,00) no Restaurante Arre Égua a partir das 20:30 hs. Trata-se de um espaço cultural com decoração que remete à cenografia típica do Ceará e região, além de oferecer gastronomia regional. Para mais informações visite www.arreegua.com.br. Em vista de limitações de espaço, o número de inscrições para este jantar é limitado. Sugerimos, portanto, que faça sua inscrição o mais breve possível.

 

Fonte: Comissão Organizadora da 32ª RASBQ

 

2.  Nota sobre a 32ª RASBQ: Workshop da Divisão de Química Analítica

 

O workshop “Química Analítica e Legislação: Contexto e Demandas”, organizado pela Divisão de Química Analítica da SBQ ocorrerá no dia 30/05/2009, como parte da 32ª Reunião Anual. Nesse evento, será apresentado e discutido o contexto da legislação que regula diferentes setores sócio-econômicos e se a legislação atual é compatível com o estado da arte da área e possibilita efetiva regulamentação do respectivo setor. 

Estão previstas apresentações sobre as demandas em diferentes agências reguladoras, a instrumentação analítica disponível para atendê-las e a visão de químicos analíticos sobre esse contexto. O programa do evento pode ser acessado no site da Divisão de Química Analítica (http://www.sbq.org.br/divisoes.php) e as inscrições podem ser feitas até o dia 20/04/2009 pelo E-mail frprocha@iq.usp.br.

 

Fonte: Fábio Rocha (Diretor da Divisão de Química Analítica)

 

3. Instituto de Química da UFBA – o prejuízo pode ser ainda maior!

 

Artigo de Caio Castilho (Professor Associado – IF - UFBA).

 

Conforme noticiado, um incêndio ocorrido em 21 de março destruiu significativo número de laboratórios de ensino e pesquisa do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (IQ-UFBA), deixando a instituição sem condições de operação normal. O prejuízo causado pelo fogo, a despeito do seu enorme valor, não deverá ser único.

Laboratórios de pesquisa, com equipamentos de elevado valor financeiro, alguns muito recentemente importados, estão sujeitos a uma deterioração rápida, significativa e, lamentavelmente, inexorável. Além de um animus/anima interno profundamente abalado.

O prédio do IQ-UFBA possui cinco pavimentos, cada nível aproximadamente associado a cada um dos seus departamentos e um destinado, essencialmente, a atividades administrativas. O maior dano ocorreu no quinto andar, correspondente ao Departamento de Físico-Química. Severos danos ocorreram no quarto andar (Departamento de Química Analítica) e, aparentemente com menor intensidade, nos andares abaixo, que compreendem o Setor Administrativo, e os departamentos de Química Inorgânica e de Química Orgânica, nesta ordem.

Passados os primeiros momentos, com a natural mistura de atitudes e de humores, que vão do heroísmo à revolta, do susto à letargia, e do lamento à vontade de reconstrução, é possível melhor avaliar a presente situação.

Providências mais óbvias e simples, que compreendem a instalação provisória de setores administrativos em outras unidades da UFBA, coleta de documentos mais sensíveis como os contábeis e o planejamento das aulas teóricas e a sua realocação já foram tomadas ou estão em fase de finalização.

Restam, de mais difícil decisão face à sua exeqüibilidade, as aulas práticas, notadamente as de cursos de graduação. Mas, mesmo com relação a estas, providências urgentes são necessárias, afinal de contas a Química é uma ciência experimental.

No que se refere aos cursos de pós-graduação as providências adotadas pelo Colegiado foram rápidas: redirecionamento de algumas etapas dos trabalhos previstos, encaminhamento de estudantes a outros centros de pesquisa que disponibilizaram seus recursos materiais e humanos etc. Claro que não se poderá encaminhar todos os estudantes de PG para outras instituições. As soluções serão, necessariamente, numa base caso-a-caso e estão sendo buscadas.

Há, contudo, um espaço de vácuo nas decisões até então tomadas. E este vácuo compreende, essencialmente, os equipamentos mais sofisticados que a instituição dispõe – destinados à pesquisa e também ao ensino numa etapa mais sofisticada, tanto de graduação como de pós-graduação.

Ainda que, inicialmente, tenha sido facultada a presença de responsáveis por laboratórios, e de seus assessores mais próximos, às instalações do primeiro e segundo andares e parcialmente às do quarto andar, para a adoção de providências elementares como a cobertura por mantas de plástico em alguns equipamentos e a coleta de reagentes e produtos que poderiam ser de algum maior dano potencial, surpreendentemente, este acesso foi suspenso.

Assim, decorridas duas semanas do sinistro, não se tem um plano estabelecido, amplamente divulgado, seqüenciado temporalmente para a adoção das medidas que, caso-a-caso, os equipamentos exigem. Há um clima de profunda preocupação por parte dos responsáveis pelos laboratórios de pesquisa.

Não foi divulgado um plano de remoção e reinstalação de equipamentos, seja para o seu uso ou para a simples manutenção dos mesmos em condições de adequada preservação. Não existem datas predefinidas para a avaliação das condições dos equipamentos, não foi explicitada a estratégia para a progressiva ativação dos circuitos elétricos que possibilitaria, pelo menos, o estabelecimento de condições mínimas necessárias de temperatura e de umidade para valiosos equipamentos.

A possibilidade de “quenching” do Espectrômetro de RMN é apenas um exemplo, muito ilustrativo e emblemático, mas não o único. A instituição universitária, além de empresas e órgãos outros em funcionamento no Estado da Bahia, conforme demonstrado no mesmo dia do sinistro, possuem plenas condições para o trato de rejeitos e para a sua adequada manipulação e destinação final, sob parâmetros de plena segurança. Uma simples questão de decisão, expedita e equilibrada, diante de uma crise.

A perícia, necessária e usualmente demandante de tempo, não só pode como deve ter o seu espaço de atuação preservado, mas este se restringe aos locais onde o fogo teve início e posteriormente se propagou. Assim, há plenas condições para um acesso controlado e planejado aos demais locais.

A demora para a adoção de providências relativas aos equipamentos não afeta apenas os pesquisadores do IQ-UFBA, mas também a seus colegas de outras unidades da UFBA, conhecedores das dificuldades que são inerentes para o planejar, o instalar e o operar laboratórios de pesquisa – uma solidariedade que advém do pleno conhecimento do ofício de ser um pesquisador.

O Instituto Nacional de Tecnologia em Energia e Ambiente, liderado por pesquisadores da UFBA e envolvendo pesquisadores de várias outras regiões do país exemplifica bem estas dificuldades. Pesquisas em andamento foram interrompidas, projetos foram alterados, prazos necessariamente dilatados – tudo isto necessitando de revisão e de redefinição à luz de um essencial calendário de providências.

Vale observar que o IQ-UFBA possui um número significativo de pesquisadores com inserção nacional nas diversas áreas da Química. Entre estes estão dois pesquisadores nível I-A do CNPq, um pesquisador nível I-C e 9 pesquisadores nível II - uma condição sem paralelo na UFBA.

É preciso compreender que a condição de emergência não se encerrou com os trabalhos dos bombeiros. A ação de dano, causada pela demora em se encarar a totalidade dos problemas, pode ser muito grave. Corre-se, assim, o risco de que a pesquisa sucumba à burocracia, esta mais atenta a minudências meramente formais, típicas dos cartórios.

 

Fonte: Wilson Lopes (Secretário Regional - SBQ)

 

4. Vaga no Departamento de Química Inorgânica da UFRGS

 

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público para Professor Adjunto no Departamento de Química Inorgânica da UFRGS, na área de Eletranalítica. O período de inscrições será de 15 a 29/04/09. Mais informações podem ser obtidos na página da Universidade (http://www.ufrgs.br/prorh/concursos_abertos/).

 

Fonte: José Ribeiro Gregório (UFRGS)

 

5. Notícias da Revista Virtual de Química

 

A Revista Virtual de Química já está disponibilizando artigos “no prelo” em sua página (www.uff.br/rvq) e informa que seu Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (International Standard Serial Number) já foi atribuído pelo IBICT: ISSN 1984-6835. 

Editoria da RVQ

 

Fonte: Editoria da RVQ

 

6. 11th International Conference on Advanced Materials – ICAM 2009

 

Gostaríamos de convidar a comunidade da Sociedade Brasileira de Química a participar da 11th International Conference on Advanced Materials – ICAM 2009 (www.icam2009.com). O ICAM é uma conferência realizada sob os auspícios da “International Union of Materials Research Societies” – IUMRS, que ocorre em anos alternados. Os últimos congressos desta série foram realizados em Bejing, China (1999), Cancún, México (2001), Yokohoma, Japão (2003), Cingapura (2005), Bangalore, Índia (2007).  O ICAM 2009 se realizará pela primeira vez na América do Sul, no Rio de Janeiro, de 20 a 25 de Setembro de 2009. O programa científico abrange 28 simpósios, 8 sessões plenárias, 3 workshops organizados por associações científicas internacionais e um chamado “Energy Form”, organizado pela IUMRS. Cada um dos 28 simpósios terá palestrantes convidados, assim como contribuições orais e apresentações na forma de pôsteres. A palestra de abertura do evento será proferida pelo Ministro Sergio Rezende, Presidente de Honra do ICAM 2009. A chamada para submissão de trabalhos já está aberta e estará disponível no site até dia 30/05/2009.


Fonte:
  Ana Maria Rocco (UFRJ)

7. 1º CPEQUI - Congresso Paranaense de Educação em Química

 

Estão abertas as inscrições para o 1º CPEQUI - Congresso Paranaense de Educação em Química: A Educação Química no Paraná, de 10 a 13 de Agosto de 2009, a ser realizado na Universidade Estadual de Londrina. Para maiores informações visite a página do evento: www.uel.br/eventos/cpequi

 

Fonte: Moisés Alves de Oliveira (UEL)

 

8. Vaga no Departamento de Química Orgânica da UFRGS

 

Estão abertas as inscrições do concurso público para Professor Adjunto no Departamento de Química Orgânica da UFRGS, na Subárea de Ressonância Magnética Nuclear. O período de inscrições será de 15 a 29/04/09. Mais informações podem ser obtidos na página da Universidade (http://www.ufrgs.br/prorh/concursos_abertos/) ou através dos telefones (51)33086259/6260 ou e-mail: dqo@iq.ufrgs.br.

 

Fonte:  Griselda Barrera Galland (UFRGS)

 

9. Seminário do Professor Richard Compton no IQUSP

 

O Professor Richard Compton e seu colaborador Edmund Dickinson no IQ USP estarão visitando o IQUSP nos próximos dias 16 e 17 de abril. No dia 16/4/2009 ambos ministrarão seminários no IQ USP: Richard Compton: "Measuring and interpreting outer sphere electron transfer kinectics via voltammetry" Edmund Dickinson: "An investigation of weakly supported cyclic voltammetry - theory and experiment". Os seminários serão apresentados no Anfiteatro Vermelho, Bloco 6 superior a partir das 15:00 h. O Professor Compton é uma referência internacional nas áreas de Eletroquímica e Eletroanálise. Maiores informações sobre suas atividades de pesquisa podem ser obtidas nos endereços abaixo:
http://www.chem.ox.ac.uk/researchguide/rgcompton.html

http://compton.chem.ox.ac.uk/home.html

 

Fonte: Silvia Helena Pires Serrano (IQUSP)

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o
Editor do Boletim Eletrônico: catalani@sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!
Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor do Boletim Eletrônico
Prof. Norberto Peporine Lopes
Editor Associado do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

ABRIL 2009

 

DESTAQUES:

cartaz_pequeno.jpg

 

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

capaQnesc.jpg