cid:001901c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

cid:001a01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 837

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Nota sobre o incêndio na UFBA: SOLARIEDADE DA SBQ PARA COM OS COLEGAS DO IQ-UFBA

2. Simpósio em Homenagem ao Octagésimo Aniversário do Professor Nicola Petragnani

3. Seleção de bolsista PRODOC na UFPEL

4. Bolsa de Pós-Doutorado FAPESP no IQ-UNESP de Araraquara

5. II Workshop em Síntese Orgânica do Norte e Nordeste

 

1. Nota sobre o incêndio na UFBA: SOLARIEDADE DA SBQ PARA COM OS COLEGAS DO IQ-UFBA

 

Em nome da comunidade que a SBQ representa, queremos expressar aqui nosso profundo pesar pelo trágico acidente que atingiu o Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia. Cada um de nós pode imaginar o terrível sentimento de perda vivido por nossos colegas, com a destruição de décadas de trabalho de pesquisa em áreas de grande relevância para a ciência brasileira.

Não há como esconder o sentimento ou ficar insensível diante dos problemas que tal tragédia acarreta, mas, mais do que dividir essa tristeza, desejamos oferecer-lhes alento para o trabalho de reconstrução a ser feito. Temos certeza que esse sentimento de solidariedade, vindo de todos os pontos do país, irá auxiliar os colegas nessa tarefa de recomeçar.

Enviamos com esta mensagem toda energia e carinho da Diretoria e Conselho da SBQ. Não serão os laboratórios destruídos pelo fogo que limitarão o trabalho de anos de dedicação de pesquisadores e alunos no IQ-UFBA.

Estamos todos torcendo pela reconstrução rápida do IQ-UFBA.

 

Vanderlan da Silva Bolzani

Presidente da SBQ

 

2. Simpósio em Homenagem ao Octagésimo Aniversário do Professor Nicola Petragnani

 

No dia 16 de maio deste ano o Prof. Nicola Petragnani irá completar 80 anos. Em virtude desta importante data, no dia 15 de maio de 2009 acontecerá no IQ-USP o Simpósio em Homenagem ao Octagésimo Aniversário do Professor Nicola Petragnani. Este evento contará com a participação de pesquisadores nacionais de destaque como Prof. Dr. Antônio L. Braga (UFSC), Prof. Hélio A. Stefani (FCF-USP), Prof. Ângelo da Cunha Pinto (UFRJ) e Prof. José M. Riveros Nigra (IQ-USP). A conferência de abertura será proferida pelo Dr. Simon Campbell. Além disso, teremos uma apresentação do Prof. Nicola.

 

Fonte: Luiz F. Silva Jr (IQUSP)

 

3. Seleção de bolsista PRODOC na UFPEL

 

UFPEL seleciona bolsista PRODOC para atuar junto ao Mestrado em Química

Inscrições por e-mail pelo endereço: ppgq@ufpel.edu.br. Período da Inscrição: 23 de março a 6 de abril de 2009. Período da Seleção: 7 a 9 de abril de 2009. Divulgação do Resultado pelo PPGQ: 14 de abril de 2009. Implementação da Bolsa: Maio de 2009. Acesse o Edital de Seleção e obtenha mais informações em: www.ufpel.edu.br/iqg/ppgq ou pelo telefone: 53-3275-7533 c/ Djanira

 

Fonte: Eder João Lenardao (UFPEL)

 

4. Bolsa de Pós-Doutorado FAPESP no IQ-UNESP de Araraquara

 

O NuBBE, IQ-UNESP-Ar, dispõe de uma bolsa pós-doutoramento da Fapesp (valor da bolsa R$ 4.508,10 acrescido de Reserva Técnica) para inicio imediato na área de Produtos Naturais. Contato: pelo fone 16-33016660

bolzaniv@iq.unesp.br

 

Fonte: Vanderlan Bolzani (IQ-UNESP-Araraquara)

 

5. II Workshop em Síntese Orgânica do Norte e Nordeste

 

Temos a satisfação de convidá-los para participar do II Workshop em Síntese Orgânica do Norte e Nordeste, a ser realizado nos dias 16 e 17 de abril de 2009, na Universidade Federal Rural de Pernambuco. O referido evento conta com o apoio e a participação de pesquisadores de renome de todo o Brasil e da região, compondo um panorama de grande interação entre as diversas entidades participantes. Representa uma oportunidade única para o estabelecimento de parcerias interinstitucionais entre os pesquisadores do Norte-Nordeste e do eixo Sul-Sudeste. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRPE e do Programa de Pós-Graduação em Química da Bahia, onde ocorreu sua primeira versão, em 2008. Veja a programação e faça sua inscrição através do site: http://www.eventos.ufrpe.br/quimica/iiwso/index.html.

Fonte: Ronaldo Nascimento (UFRPE)

 

Contribuições devem ser enviadas para o
Editor do Boletim Eletrônico: catalani@sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!
Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor do Boletim Eletrônico
Prof. Norberto Peporine Lopes
Editor Associado do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

MARÇO 2009

 

DESTAQUES:

cartaz_pequeno.jpg

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

capaQnesc.jpg