cid:001901c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

cid:001a01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 836

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Nota sobre a 32ª RASBQ:  Avaliação dos trabalhos submetidos terminada

2. Vaga para Professor no Dep. de Química da Univ. Federal de Sergipe – Campus São Cristóvão

3. Inscrições para 170 docentes na UFABC

4. XV Simpósio Brasileiro de Química Teórica

5. V Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais

6. Vaga para Pós-Doc Júnior em Cromatografia, em projeto apoiado pelo CNPq

 

 

1. Nota sobre a 32ª RASBQ:  Resultados da avaliação dos trabalhos submetidos terminada

 

A Comissão Organizadora da 32ª RASBQ reuniu-se no último dia 17 de março para compilar o resultados das avaliações ad-hoc dos trabalhos submetidos. Foram analisados 2.577 trabalhos que geraram 5.359 pareceres ad-hoc. Todos os trabalhos foram analisados por pelo menos 02 assessores de um grupo de 671 assessores de todo o país. A todos o nosso mais profundo agradecimento.

A partir de amanhã todos os autores terão acesso ao resultado final que encontra-se em sua área restrita, no site da SBQ. Os pareceres dos trabalhos pendentes e recusados já estão totalmente disponíveis e seus autores deverão receber a qualquer momento o aviso em seu email. Estes autores tem até o dia 24 de março para responder às pendências levantadas ou submeter RECURSO contra o resultado. Os trabalhos aceitos não terão parecer. Os avisos aos trabalhos aceitos poderão levar mais algum tempo para chegar aos autores em função do volume de trabalho.

Esta é uma importante etapa em direção à reunião anual, cumprida com sucesso por todos os membros da Comissão Organizadora, garantindo assim a qualidade científica da reunião e lisura do processo de avaliação.

 

Fonte: Luiz Henrique Catalani (Secretaria Geral da SBQ)

 

2.  Vaga para Professor no Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe – Campus São Cristóvão

 

Concurso Público de Provas e Títulos, para preenchimento de vagas de Professor da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal de Sergipe, Campus de São Cristóvão - SE. Conforme edital Nº 14/2009, as inscrições estão abertas pelo período de 30 (trinta) dias corridos contados a partir de 02.03.2009. Vaga oferecida: (01) Vaga para Ensino de Química – Assistente (mestrado) – DE. Informações: (79) 2105-6442/6650 O edital encontra-se disponível na homepage da UFS:

http://www.grh.ufs.br/files/EDITAL_14_09_RETIFICADO_04_03_09.pdf

 

Fonte: Paulo Cesar de Lima Nogueira (DQI-UFS)

3. Inscrições para 170 docentes na UFABC

 

A Universidade Federal do ABC (UFABC) abriu inscrições para a contratação de professores. Serão selecionados 170 docentes adjuntos e um titular para trabalhar em tempo integral (40 horas semanais). Dentre as áreas, vale citar Nanociências, Matéria Mole e Polímeros, Química Tecnológica, Espectroscopia Óptica, Materiais Funcionais, Física Médica entre outras. As inscrições devem ser feitas pelo correio até 60 dias após a publicação do edital. Para maiores informações:
 http://www.ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=99&Itemid=14

 

Fonte:  Frank N. Crespilho (UFABC)

 

4. XV Simpósio Brasileiro de Química Teórica.

 

Os Simpósios Brasileiros de Química Teórica são reuniões realizadas a cada dois anos que visam reunir a comunidade científica, formada por estudantes e pesquisadores, para abordar temas de atualidade em química teórica e em áreas afins, focando principalmente os desenvolvimentos e aplicações. Estas reuniões são organizadas regularmente desde o I SBQT em 1981.  O próximo Simpósio, o XV SBQT, será realizado de 18 a 21 de outubro de 2009 no Hotel Palace na cidade de Poços de Caldas.

As informações completas sobre o Simpósio podem ser encontradas na página do Simpósio http://xv.sbqt.net onde encontram-se também informações sobre inscrição, submissão de resumos, etc.

A data limite para submissão dos resumos é 15 de maio de 2009. Os resumos serão publicados em anais mas poderão ser apresentados também em uma forma mais completa de até seis páginas. Os proceedings do Simpósio serão publicados como artigos científicos normais no International Journal of Quantum Chemistry.

 

Fonte: Léo Degrève (FFCLRP-USP)

 

5. V Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais

 

A Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Embrapa Agroindústria de Alimentos estão organizando o V Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais. Este evento tem como objetivo reunir pesquisadores, profissionais e interessados na área, do setor público e privado, visando divulgar a pesquisa acadêmica e o desenvolvimento industrial, bem como consolidar a parceria universidade x setor produtivo neste importante segmento da cadeia produtiva brasileira.  O encontro tem como meta retratar o estado da arte na pesquisa de óleos essenciais e perspectivas futuras da pesquisa, produção, cultivo, processamento e comercialização na cadeia produtiva dos óleos essenciais e constituintes voláteis. O programa do evento contará com conferências de palestrantes nacionais e internacionais de renome, mesas-redondas e apresentação de painéis. Os temas do V Simpósio versarão sobre a pesquisa e aplicação de óleos essenciais incluindo seus aspectos químicos, atividade biológica , cultivo, produção, utilização e mercado. O evento ocorrerá no Instituto Militar de Engenharia (IME), na Urca, cidade do Rio de Janeiro, de 03 a 06 de novembro de 2009. Maiores informações podem ser obtidas através do site: www.vsboe.com.br.

Fonte:  Claudia M. Rezende (IQ-UFRJ)

6. Vaga para Pós-Doc Júnior em Cromatografia, em projeto apoiado pelo CNPq

O Prof. Nelson Roberto Antoniosi Filho, coordenador do Laboratório de Métodos de Extração e Separação da Universidade Federal de Goiás (http://www.prppg.ufg.br/ciamb/?id_pagina=4971&site_id=103), está selecionando um pós-doc, que tenha concluído o doutorado há menos de 07 anos, para trabalhar na área de cromatografia, em projeto financiado pelo CNPq. A bolsa possui vigência de 1 ano, no valor de R$ 2.218,00 mensais, havendo também o pagamento de auxílio instalação. Os requisitos e condições para os interessados se candidatarem ao pós-doc são apresentados em
http://www.cnpq.br/normas/rn_06_016_anexo4.htm. Assim sendo, solicitamos que potenciais candidatos a esta bolsa entrem em contato com o Prof. Dr. Nelson Roberto Antoniosi Filho, via e-mail
nelson@quimica.ufg.br.

 

Fonte: Nelson Roberto Antoniosi Filho (IQ-UFG)

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o
Editor do Boletim Eletrônico: catalani@sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!
Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor do Boletim Eletrônico
Prof. Norberto Peporine Lopes
Editor Associado do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

MARÇO 2009

 

DESTAQUES:

cartaz_pequeno.jpg

capaQN-31-7.jpg

 

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

capaQnesc.jpg