cid:001901c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

cid:001a01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 831

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Abertas as inscrições para Mini-Cursos da 32ª RASBQ

2. Uma defesa patriótica (artigo de Raimundo Braz Filho)

3. Saúvas e fundações (artigo de Luiz Pinguelli Rosa)

4. Nota do Prof. Osvaldo Serra sobre o caso UNIVAP

5. 15th International Sol-Gel Conference

6. Concurso na FCT-UNESP, Campus de Presidente Prudente

7. Três concursos para o IQ da UnB

8. Seleção da Pós-graduação em Química da UFPE - 2009

9. Blog Ensino de Química

10. Vaga para Posdoc imediata na Universidad de Talca

11. Bolsa do PNPD/CNPQ no Laboratório de Bio-geoquímica Costeira

12.  Concurso Público para a Área de Química Orgânica na Universidade de Brasília

 

1. Abertas as inscrições para mini-cursos da 32ª RASBQ

 

Encontram-se abertas, a partir de hoje, as inscrições para os Mini-Cursos a serem oferecidos durante a 32ª RASBQ. Os mini-cursos oferecidos serão:

1.Química de biomoléculas Redox aplicadas ao desenvolvimento
de biossensores

2.Eletroquímica de materiais Nanoestruturados
3
.Elastômeros: Formulação e processamento
4
.RMN no planejamento e avaliação de fármacos
5
.Fundamentos e técnicas em análise sensorial
6.Elétrons, Moléculas e Fótons - dos fundamentos a fronteira do conhecimento
7.Fluorescência e química forense
8.Química verde e desenvolvimento sustentável
9.Quimiometria
10.Química Forense
11.História da Química em sala de aula 
12.Catálise Industrial
13.A Química no ensino médio

Inscreva-se o quanto antes, pois as vagas são limitadas...
Visite a página dos Mini-Cursos para maiores informações
http://www.sbq.org.br/32ra/cursos.htm

 

Fonte: Comissão Organizadora da 32ª RASBQ

 

2. Uma defesa patriótica (artigo de Raimundo Braz Filho)

 

A comunidade científica brasileira está perplexa e apreensiva com o corte de R$ 1,1 bilhão, determinado pelo Congresso Nacional, na proposta orçamentária para o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) encaminhada pelo Executivo.

Na contramão dos avanços que o país tem experimentado nos últimos anos nesta área, a medida se apresenta como um “tiro no pé”, como bem qualificou o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis.

Há amplo consenso reconhecendo a importância de manter, acelerar e ampliar os investimentos em áreas estratégicas como a ciência e tecnologia (C&T) também durante a crise internacional. O novo presidente dos Estados Unidos, carro-chefe da crise, já adotou tal providência.

A comunidade científica está mobilizada para reverter esta decisão imprudente e antipatriótica do Congresso Nacional. Anteontem, 10/2, o ministro Sergio Rezende afirmou que a área econômica do governo teria garantido a recomposição do orçamento do MCT.

Segundo assessores do Ministério, a determinação do presidente da República envolveria a recomposição ampla e seria realizada em duas etapas: uma imediata e outra através de projeto de lei. Mas é preciso pressão política para tal providência se confirmar.

O sistema de fomento à ciência e tecnologia é uma das poucas áreas no Brasil onde vigoram políticas de Estado, afastadas dos interesses imediatistas dos governantes. Foi a criação de agências como o CNPq e a Capes, em 1951, que desencadeou o bem-sucedido desenvolvimento brasileiro nas áreas de pesquisa e pós-graduação nas últimas décadas. Um dos pilares de todo o aparato de fomento à C&T é a primazia do mérito das propostas de financiamento de projetos.

A apuração do mérito é baseada em avaliação por pares. Assim, a aprovação independe do presidente, do ministro ou do dirigente do órgão de fomento, ficando tal responsabilidade com um comitê pluralista de cientistas da própria área.

O corte na C&T prejudica ações como a manutenção de pesquisadores na Amazônia, a integração entre academia e setor produtivo e o desenvolvimento autônomo do Brasil. A luta contra o corte não é um movimento corporativo dos pesquisadores, mas uma defesa patriótica.

(artigo publicado em 12/2 na Folha da Manhã, Campos, RJ)

 

Fonte: Editoria do BE

 

3. Saúvas e fundações (artigo de Luiz Pinguelli Rosa)

 

Saint-Hilaire viajou pelo Brasil no século 19 e cunhou a frase: "Ou o Brasil acaba com as saúvas ou as saúvas acabam com o Brasil". Mário de Andrade colocou na boca de seu herói sem nenhum caráter, Macunaíma, a frase: "Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são". Entre os tormentos do funcionário público Policarpo Quaresma, Lima Barreto incluiu as saúvas que infestavam o sítio do personagem.

Seu outro tormento era a hipocrisia farisaica dos políticos, que o faziam pagar multas não por irregularidades, mas por não transigir com a corrupção. Terminou condenado à morte, seu triste fim.

No intuito de combater a mentalidade bacharelesca e burocrática, um dos males do Brasil, procurou-se, então, na década de 50, estimular os jovens a estudar ciências para serem professores, médicos, engenheiros. O Brasil precisava de casas, escolas e hospitais, pontes, estradas e saneamento para a população.

Instituiu-se ao longo de décadas um sistema nacional de ciência e tecnologia. Foram criadas fundações para a execução de projetos de pesquisa nas universidades, instituiu-se uma Lei das Fundações e fez-se a Lei de Inovação Tecnológica para agilizar ações que a burocracia impede com suas disposições conflitantes.

No entanto, medidas tomadas recentemente pelo governo poderão nos levar a um retrocesso. Uma volta ao passado, em que o que menos importa é a urgência e a eficiência.

Um diretor de hospital público que tiver verba para comprar canetas e usá-la para comprar remédios pode ser punido por desvio de recursos. Se deixar os doentes morrerem sem remédios, ele está correto burocraticamente, mas errado moralmente.

Lima Barreto foi proverbial: a "rede de leis, de posturas, de códigos... se transformava em instrumento de suplício para torturar os inimigos, oprimir as populações, crestar-lhes a iniciativa". É o império dos bacharéis e da burocracia.

Ou o Brasil acaba com a mentalidade bacharelesca e burocrática dominante em esferas dos Poderes da República ou essa mentalidade acaba com o Brasil.

Não sei se estimulado por acusações de irregularidades nos três Poderes, estabeleceu-se no país uma volúpia por regulamentos, como se todos fossem ladrões, mas pouco se faz para punir os verdadeiros ladrões de colarinho-branco. Em reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência com o presidente da República e os ministros da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT), critiquei esse emperramento do setor público. O presidente Lula me deu razão. Mas a burocracia não segue o que diz o presidente.

Dois reitores de universidades federais foram acusados de erros. Irregularidades devem ser corrigidas e, se há crimes contra o patrimônio público, devem ser apurados e punidos.

Mas, em vez disso, uma portaria do MEC e do MCT e, depois, uma decisão do Tribunal de Contas da União restringiram as transferências de recursos para pesquisa nas universidades federais por meio de fundações.

A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão do MCT, suspendeu os convênios em implantação com as fundações de universidades federais para execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento.

Não se separou o joio do trigo. Se há fundações irregulares, devem ser descontinuadas. Cartões corporativos de reitores devem ser proibidos. Mas centralizar os projetos na administração direta das reitorias os emperra sem garantir maior rigor, se dois reitores foram os acusados. Colocar recursos de projetos em contas bancárias de professores, como se propõe, é torná-los burocratas. Terão de contratar secretárias, contadores e advogados. Cada professor vai se tornar uma organização social ambulante.

Estranhamente, foram excluídas da proibição todas as outras fundações que recebem recursos federais. Houve uma discriminação contra as universidades federais, onde se realiza grande parte da pesquisa no Brasil. Se não reagirmos, outras restrições virão, até que se proíba tudo que não seja a rotina da burocracia. Como no filme "Jardim dos Finzi-Contini", sobre o fascismo: primeiro prenderam os comunistas, depois os judeus.

Como fizeram corajosamente os reitores da UFPA e da UFMG e os presidentes da SBPC e da Academia Brasileira de Ciências, temos de reagir para que a universidade brasileira não tenha um triste fim, com a morte da pesquisa científica e tecnológica, sufocada pela burocracia que Lima Barreto satirizou. Aliás, ele foi internado no hospício onde é hoje o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e morreu muito pobre, apesar de sua obra permanecer atual.

(artigo publicado em 16/2 na Folha de SP)

Fonte: Editoria do BE

 

4. Nota do Prof. Osvaldo Serra sobre o caso UNIVAP

 

A doação de equipamentos por agências públicas a entidades privadas vem causando sérios transtornos às atividades de pesquisa de vários pesquisadores principalmente no Estado de São Paulo. Ainda que “sem fins lucrativos, comunitária e filantrópica” algumas destas instituições funcionam como se não o fossem. O recente caso de demissão de 5 docentes da UNIVAP, que tiveram suas pesquisas interrompidas, deve ser denunciado e divulgado a fim de que as agências Financiadoras tomassem providências. No Estado de São Paulo, onde o número das instituições privadas é crescente, a FAPESP deveria procurar mecanismos adequados que possibilitem a defesa dos pesquisadores na continuidade dos projetos de pesquisa por ela financiados.

Osvaldo A. Serra

 

Fonte: Osvaldo A. Serra (FFCLRP-USP)

 

5. 15th International Sol-Gel Conference

 

Em nome do Comitê Organizador da SOLGEL2009 gostaria de convidá-los para a 15th International Sol-Gel Conference que será realizada no período de 23 a 27 do próximo mês de Agosto no Resort Summerville em Porto de Galinhas- Pernambuco. Este evento internacional bianual integra todos os aspectos do chamado processo Sol-Gel, desde os fundamentos até as aplicações tecnológicas. O sucesso das 27 edições anteriores mostra que a tecnologia sol-gel se configura em área de pesquisa de extraordinária multidisciplinaridade. As últimas edições da conferência foram realizadas em Montpellier, França (2007), Los Angeles, Estados Unidos (2005) e Pádova, Itália (2003). A lista prévia dos palestrantes convidados, que pode ser consultada na página do evento na internet, dá uma idéia do panorama geral e o estado da arte da área que serão apresentados. Dois eventos paralelos serão organizados no dia 23/08, como um aquecimento para a conferência. A "Primeira Escola Ibero-Americana sobre Materiais Nano-Estruturados", voltada para estudantes de graduação e pós-graduação e a escola "Introduction to Hybrid Materials- Fundamentals and applications" voltada para pesquisadores e industriais, e organizada pela International Sol-Gel Society (ISGS). O programa e lista dos palestrantes dos dois eventos também podem ser encontrados na página da conferência na internet. A data limite para apresentação dos abstracts é 30 de março. Para informações adicionais consultem a página do evento na internet ou nos consultem diretamente http://www2.fis.ua.pt/solgel2009/solgel2009.html

 

Fonte:  Sidney J.L. Ribeiro (Comitê Organizador- SOLGEL2009)

6Concurso na FCT-UNESP, Campus de Presidente Prudente

 

Estão abertas as inscrições do Concurso Público de Títulos e Provas para preenchimento de 01 (uma) função de Professor Assistente, com titulação mínima de Doutor, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), sob o regime jurídico da CLT e legislação complementar, no conjunto das disciplinas QUÍMICA ORGÂNICA I, II E III e QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL, junto ao Departamento de Física, Química e Biologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente. As inscrições serão recebidas, em dias úteis, no período de 02.02.2009 a 18.03.2009, no horário das 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 15:30 horas, na Seção de Comunicações da Faculdade, situada na Rua Roberto Simonsen, nº 305, cidade de Presidente Prudente - SP. Mais informações no edital completo consultando o site: http://www4.prudente.unesp.br/download/rh/concursos/docentes/, pasta Inscrições Abertas

 

Fonte: Ana Maria Pires (FCT-UNESP)

 

7Três concursos para o IQ da UnB

 

Estão abertas inscrições de 3 concursos públicos para o IQ-UnB, conforme listado abaixo. Maiores informações podem ser encontradas no site da Secretaria de RH da UnB. 1. Edital de Abertura N. 169/2009 (divulgado no sitio em: 06/02/2009) Instituto de Química Área: Química Tecnológica Inscrições: 09/02/2009 a 01/03/2009. 2. Edital de Abertura N. 167/2009 (divulgado no sitio em: 06/02/2009) Instituto de Química Área: Materiais Poliméricos ou Estrutura Eletrônica de átomos e moléculas. Inscrições: 16/02/2009 a 08/03/2009. 3. Edital de Abertura N. 117/2009 (divulgado no sitio em: 05/02/2009) Instituto de Química. Área: Química Analítica. Inscrições: 09/02/2009 a 01/03/2009

 

Fonte: Paulo A. Z. Suarez (IQ- UnB)

 

8. Selação da Pós-graduação em Química da UFPE - 2009

 

O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Pernambuco (PPG-Química/UFPE), conceito 6 nas três últimas avaliações da CAPES, estará recebendo inscrições de candidatos aos cursos de Mestrado e Doutorado para o 2o-Semestre de 2009 no período de 27 de abril a 15 de maio de 2009. As provas serão realizadas dia 25/05/2009. As mesmas podem ser realizadas fora de Recife ou mesmo do Brasil. O PPG-Química/UFPE dispõe, para os candidatos aprovados, de Bolsas de Mestrado e de Doutorado da Facepe, Capes e CNPq. Informações sobre o PPG-Química/UFPE e sobre o processo de seleção podem ser encontradas nos endereços: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Química, Prof. João Bosco Paraiso da Silva Departamento de Química Fundamental - CCEN UFPE Av. Prof. Luiz Barros Freire, S/No. Cidade Universitária 50.740-540 Recife - PE http://www.dqf.ufpe.br/pos-graduacao ou pgquimica@ufpe.br ou paraiso@ufpe.br.

 

Fonte:  João Bosco Paraiso da Silva (DQF-UFPE)

 

9Blog Ensino de Química

 

O blog Ensino de Química, criado pela professora Alcione Torres Ribeiro, completou um ano em dezembro de 2008. A proposta principal do blog é o compartilhamento de material disponibilizado pela rede para o uso por professores. Por isso, a maior freqüência de visitas é de professores do ensino básico e licenciandos em Química. O blog conta com seções como tecnologia, material didático, dicas de livros, textos, vídeo-experimentos, experimentos simples, opinião e produções de professores. Também conta com uma média de 300 visitas diárias únicas e está se tornando um bom local de consultas e troca de experiências entre interessados no ensino de Química. No Ensino de Química é possível se fazer buscas de materiais dentro do próprio blog, traduzir as postagens do português para várias outras línguas e registrar-se para receber as atualizações do blog em seu e-mail. Vinculado ao blog, existe uma lista de discussão de professores e licenciandos em Química, para a qual é possível fazer a solicitação de participação através do formulário constante na barra lateral direita. O endereço do blog é http://ensquimica.blogspot.com/. Visite, opine, comente e dê sugestões. Para entrar em contato com a autora utilize o endereço de e-mail: atribeiro@gmail.com.

 

Fonte: Alcione Torres Ribeiro

 

10. Vaga para Posdoc imediata na Universidad de Talca

 

One postdoctoral research associate position available immediately at University of Talca (fellowship competitive to USA and Europe). Location: The research group of Leonardo S. Santos (http://dta.utalca.cl/quimica/profesor/santos/index.htm), Asymmetric Synthesis Project, Department of Chemistry, University of Talca. Duration: 3 years with a possible professor position. Qualifications: Ph.D. in chemistry, a strong publication record and a proven skill of organic synthesis and related areas. Research duty: Synthesis of active natural compounds and development of new methodologies in organometallic chemistry and applications. To apply: Send a CV to Prof. Dr. Leonardo S. Santos (lssantos@utalca.cl). Deadline February 27th 2009.

 

Fonte: Leonardo S. Santos (Universidad de Talca, Chile)

 

11. Bolsa do PNPD/CNPQ no Laboratório de Biogeo-química Costeira

 

Estão abertas as inscrições para substituição de bolsista do P.N.P.D./CNPQ no Laboratório de Biogeoquímica Costeira (www.biogeoquimicaufc.com.br) do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará. O candidato (a) deverá ter doutorado em Química, com experiência comprovada na determinaçao de pesticidas em amostras ambientais. Além da taxa de bancada referente a este programa o(a) bolsista poderá participar do INCT Transferência de Materiais Continente -Oceano sediado nesta instituição e com outras dez instituições membros. A vigência da bolsa finda em 30/06/2013 e o motivo da substituiçAo é a flxação do bolsista anterior como professor efetivo da UFC, através de recente concurso público para vaga do REUNI. Os candidatos devem enviar currlculo Lattes atualizado e carta de intenção de atuar neste laboratório para a Caixa Postal 52764, CEP 60150-970, Fortaleza, Ceará. O valor da bolsa é de R$3.300,00.

 

Fonte: Rozane V Marins (UFC)

 

12. Concurso Público para a Área de Química Orgânica na Universidade de Brasília

 

Estão abertas as inscrições para concurso público para Professor Adjunto na área de Química Orgânica, Universidade de Brasília. As inscrições estarão abertas até 8 de março de 2009.Maiores informações podem ser obtidas no link

http://srh.unb.br/extra/concursos_selecoes/2009/ed_198_09.pdf

 

Fonte: Claudia Jorge do Nascimento (UnB)

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o
Editor do Boletim Eletrônico: catalani@sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!
Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor do Boletim Eletrônico
Prof. Norberto Peporine Lopes
Editor Associado do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

FEVEREIRO 2009

 

DESTAQUES:

cartaz_pequeno.jpg

 

capaQN-31-7.jpg

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

capaQnesc.jpg