cid:001901c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

cid:001a01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 827

ATENÇÃO

SUBMISSÃO DE RESUMOS PRORROGADO ATÉ 04/2/2009

BANNER32RASBQ.jpg

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. O primeiro número da Revista Virtual de Química já está disponível

2. Vaga Ciências Forenses/Criminalística na FFCLRP-USP

3. Concurso no Departamento de Química da UFG Campus Catalão, área: Bioquímica

4. Instituto de Química da UFRJ celebra 50 anos - 1959-2009

5. Vaga na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

6. Seleção de candidatos aos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal Fluminense

7. IV ISAMN(International Symposium on Advanced Materials and Nanostructures)

 

1. O primeiro número da Revista Virtual de Química já está disponível

 

O primeiro número da Revista Virtual de Química já está disponível no endereço: http://www.uff.br/rvq. Este número temático é dedicado à Química Medicinal. A data de publicação oficial do número 1 do volume 1 é 2 de fevereiro.
Esta nova (e mais uma! – ver Editorial) revista de química possui uma abordagem diversa de QN (Química Nova), do JBCS (Journal of the Brazilian Chemical Society) e da QNEsc (Química Nova na Escola), todas publicadas pela SBQ (Sociedade Brasileira de Química).
Com corpo editorial e avaliação pelos pares, quer complementar o excelente trabalho da Editoria de periódicos da SBQ, resgatando o já quase esquecido “dever” da disseminação de informação certificada por especialistas e sem fins “lucrativos” a que já estamos nos desacostumando. Escrever e divulgar por prazer, sempre com qualidade, e sem pensar no Fator de Impacto, índice h, na CAPES ou no CNPq, é a motivação dos editores.
Iniciativa da Secretaria Regional da SBQ do Rio de Janeiro a RVQ visa, principalmente, ser uma fonte de consulta e de divulgação na língua portuguesa para alunos e professores do ensino médio e fundamental, graduação e pós-graduação.
A RVQ é baseada no software desenvolvido pelo Public Knowlegde Project (Open Journal System), da Universidade de Columbia e traduzido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Sem nenhum especialista em “internet” ou em “editoração” de revistas, foi criada por leigos e por isso sua aparência é ainda “básica”, mas bastante funcional.
Acesse o Sítio da RVQ, dê suas sugestões, critique, renove e dê sua contribuição para esta nova fonte de informação, cuja intenção é oferecer acesso livre imediato a conteúdo de química de qualidade, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona a democratização mundial do conhecimento.

A editoria aceita sugestões de temas e editores convidados para os próximos números.

Angelo C. Pinto
Rosângela A. Epifanio

 

2. Vaga Ciências Forenses/Criminalística na FFCLRP-USP

 

Estarão abertas por 30 dias, no período de 16/02 a 17/03/2009 as inscrições para concurso em Regime de Trabalho: RTP (Professor Doutor) Maiores informações: Diário Oficial do Estado *Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 119 (12) – 89 www.ffclrp.usp.br (editais-concursos) adm-atac@ffclrp.usp.br

 

Fonte: Isabel Aparecida de Oliveira

 

3. Concurso no Departamento de Química da UFG Campus Catalão, área: Bioquímica

 

Estão abertas inscrições no prazo de 23/01/09 a 16/02/09, para concurso público para uma vaga para professor Adjunto, DE, na área de Bioquímica, no Departamento de Química da Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão. O edital no. 100 foi publicado em DOU seção III do dia 10/12/08, com aditamento publicado em 23/01/09. Mais informações (edital e quadro anexo), na página da UFG.

Fonte: Gustavo Von Poelhsitz (UFG) 

4. Instituto de Química da UFRJ celebra 50 anos - 1959-2009


O cinquentenário do Instituto de Química será lembrado em cerimônia nos dias 10 e 11 de março de 2009, no Auditório Roxinho/CCMN/UFRJ. Com este evento pretende-se fazer uma singela homenagem a todos que fizeram e fazem a história desta importante Unidade da UFRJ.
O Instituto de Química foi criado em 1959 durante a gestão do Reitor e historiador Pedro Calmon, pela resolução n.º 4, de 30 de janeiro de 1959, do Conselho Universitário da Universidade do Brasil. O artigo 1 da Resolução definia bem o seu alcance. “Art. 1. Fica criado na Universidade do Brasil, nos temos da letra h, do artigo 14 do seu estatuto, o Instituto de Química, destinado à pesquisa e ao ensino de Pós-Graduação de Química.”
Com a reestruturação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, não mais Universidade do Brasil, o Instituto de Química foi mantido pelo Decreto número 60455a, de 13 de março de 1967 e constitui-se, atualmente numa Unidade do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da UFRJ.
O Instituto de Química confunde-se hoje com a própria história da evolução da Química no Brasil, sendo responsável pela formação de gerações de profissionais que atuam em Instituições de Ensino, Pesquisa, ou na Indústria, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade brasileira.
Brevemente todos receberão o programa e o convite para a cerimônia. Caso conheça alguém que tenha trabalhado ou estudado no IQ, não deixe de convidá-lo para a cerimônia ou informe à coordenação de extensão (iq50anos@iq.ufrj.br) para envio dos convites.
Parabéns ao IQ!

Fonte: Cássia C. Turci 

 

5Vaga na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

 

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri abriu a partir do dia 15/01/2009 concurso público para professor adjunto na área de Química para as disciplinas Metodologia, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado.

 

Fonte: Rita de Cássia Silva Luz  

 

6. Seleção de candidatos aos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal Fluminense

 

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal Fluminense informa que estarão abertas, até o dia 18 de fevereiro de 2009, as inscrições para a 1ª. seleção de candidatos aos Cursos de Mestrado e Doutorado.

Mais informações e Editais em www.uff.br/posquimica.
Visite-nos.

 

Fonte: Marcos Costa de Souza  

 

7. IV ISAMN(International Symposium on Advanced Materials and Nanostructures)

 

Estão abertas, até dia 16/02, as inscrições para o IV ISAMN(International Symposium on Advanced Materials and Nanostructures),que ocorrerá entre os dias 17 e 19 de maio de 2009 em Santo André, SP.O ISAMN contará com mais de 20 palestras convidadas e os participantespoderão apresentar seus trabalhos na forma de pôsteres. A taxa deinscrição para estudantes e postdocs é de R$70,00 e para pesquisadoresé de R$250,00.Mais informações sobre o evento podem ser obtidas em www.ufabc.edu.br/4isamnProf. Dr. Laura Oliveira Péres Philadelphi Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema Rua Prof. Artur Riedel, 275 Cep 09972-270 – Jd Eldorado - Diadema - SP - Brasil

 

Fonte: Laura Oliveira Péres  

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o
Editor do Boletim Eletrônico: catalani@sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!
Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor do Boletim Eletrônico
Prof. Norberto Peporine Lopes
Editor Associado do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

FEVEREIRO 2009

 

DESTAQUES:

 

capaQN-31-7.jpg

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

capaQnesc.jpg