cid:001901c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

cid:001a01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 826

ATENÇÃO

FALTA UMA SEMANA PARA O TÉRMINO DO PRAZO PARA

SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA A 32ª RASBQ

E PARA INSCRIÇÃO COM DESCONTO !!!!!!!

O PRAZO FINAL É 03 DE FEVEREIRO

BANNER32RASBQ.jpg

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Inaugurada a nova Seção de Química Estrutural

2. II Workshop em Síntese Orgânica do Norte e Nordeste

3. Escola de Verão em Química da Bahia - 4ª QA3

4. Mestrado em CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS na UNIVALI

5. Concurso no Departamento de Química da UFRR/Roraima

6. XXIX Escola de Verão em Química Prof. José T. B. Ferreira

7. Prof. Greg Swain proferirá palestras na UFSCar sobre eletrodos de diamante dopado com boro

8. One postdoctoral research associate position available immediately at University of Florida

 

1. Inaugurada a nova Seção de Química Estrutural

 

A 32a RASBQ contará com mais uma Seção Científica. A partir de uma demanda detectada por um grupo de associados, ficou estabelecido este ano a tentativa de agrupar em uma seção científica os trabalhos devotados à determinação de estruturas químicas por diversas técnicas.

Esta nova Seção deverá recrutar trabalhos de diversas áreas de pesquisa tais como Engenharia de Cristais, Polimorfismo, QSAR, Química Supramolecular, Biologia Estrutural Molecular, Magnetos Moleculares, Química de Materiais que estão intimamente ligadas à caracterização estrutural por meio de Difração de raios X e de nêutrons e por meio de técnicas espectroscópicas (RMN de estado sólido, EXAFS, EM, FT-IR, Raman). Se você ainda não submeteu seus trabalho e pretende participar desta Seção, poderá escolher a partir da lista da ficha de submissão de trabalho. Caso você já tenha submetido seu trabalho e gostaria de enviá-lo à Seção de Química Estrutural, envie um email para cadastro@sbq.org.br com o número de sua inscrição.

Participe, também, do Workshop de Química Estrutural que esta sendo organizado pelo Prof. Antonio Carlos Doriguetto, da UNIFAL.

 

Fonte: Luiz Henrique Catalani (Secretario Geral da SBQ)

 

2. II Workshop em Síntese Orgânica do Norte e Nordeste

 

Temos a satisfação de convidá-los para participar do II Workshop em Síntese Orgânica do Norte e Nordeste, a ser realizado nos dias 16 e 17 de abril de 2009, na Universidade Federal Rural de Pernambuco. O referido evento conta com o apoio e a participação de pesquisadores de renome de todo o Brasil e da região, compondo um panorama de grande interação entre as diversas entidades participantes. Representa uma oportunidade única para o estabelecimento de parcerias interinstitucionais entre os pesquisadores do Norte-Nordeste e do eixo Sul-Sudeste. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRPE e do Programa de Pós-Graduação em Química da Bahia, onde ocorreu sua primeira versão, em 2008 Veja a programação e faça sua inscrição através do site:
http://www.eventos.ufrpe.br/quimica/iiwso/index.html

 

Fonte: Celso Câmara

 

3. Escola de Verão em Química da Bahia - 4ª QA3

 

A 4ª Escola de Verão em Química da Bahia - 4ª QA3 será realizada em Salvador-Bahia, no período de 09 a 12 de fevereiro de 2009, no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia - UFBA, com foco nas áreas de Química Analítica, Química de Alimentos e Química Ambiental.
O evento é promovido pelo Núcleo de Pesquisas em Química Analítica da Bahia - NQA, a Sociedade Brasileira de Química - Regional Bahia - SBQ-BA e o Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química da UFBA - PPGQ, com o apoio do CNPq / FAPESB / PRONEX / UFBA / UNEB / UESB / CEFET-BA / RECOMBIO e CRQ-BA.
A programação abrange conferências, simpósios e cursos, esperando-se a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre estudantes, profissionais e conferencistas convidados.
Para informações adicionais, manter contato com a secretaria do evento Tel: 0** 71 3283-6805 , Fax: 0**71 3235-5166,
E-mail: pgquim@ufba.br, http://www.escoladeveraoqa3.ufba.br/.

Fonte: Wilson A. Lopes 

4. Mestrado em CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS na UNIVALI


Encontram-se abertas as inscrições para o MESTRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS da UNIVALI (Itajaí-SC) até a data de 10/02/09.
Maiores Informações em: http://www.univali.br/pmcf ou (47)3341-7932

Fonte: Tania M. Bellé Bresolin 

 

5Concurso no Departamento de Química da UFRR/Roraima

 

Estão abertas, no período de 19/01/2009 a 27/02/2009, as inscrições para concurso de Professor Adjunto, DE, no Departamento de Química da Universidade Federal de Roraima para a área de Química Geral e Química Inorgânica. Melhores informações em www.ufrr.br/.

 

Fonte: Luiz Antonio Mendonça Alves da Costa  

 

6. XXIX Escola de Verão em Química Prof. José T. B. Ferreira

 

De 16 à 20/02/2009 ocorrerá a 29ª Escola de Verão em Química da UFSCar. Nesse ano teremos cursos ministrados pelos professores: Prof. Dr. Paul Mezey - Memorial University of Newfoundland, Canada, Prof. Dr. Marko Mihovilovic – Vienna University of Technology, Austria, Prof. Dr. Greg M. Swain (Michigan State University, East Lansing – MI, EUA), Prof. Dr. Abrahan Shanzer - Weizmann Institute od Science, Israel, Prof. Dr. Ricardo Riguera – Universidad de Santiago de Compostela, Espanha e profesores brasileiros que ministrarão um curso sobre Química Verde. A programação completa da XXIX EVQ pode ser vista no site do evento: http://www.quimica.ufscar.br/.

 

Fonte: Alcindo dos Santos  

 

7. Prof. Greg Swain proferirá palestras na UFSCar sobre eletrodos de diamante dopado com boro

 

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFSCar (PPGQ/UFSCar) receberá, em fevereiro p.f., a visita do Prof. Greg M. Swain (Michigan State University, EUA - www.chemistry.msu.edu/faculty/swain/ index.html), um dos precursores na investigação de propriedades e aplicações de eletrodos de diamante dopado com boro. Na ocasião, como parte da XXIX Escola de Verão em Química "Prof. Dr. José Tércio B. Ferreira" (http://www.quimica.ufscar.br/EVQ2009/index.htm), o Prof. Greg proferirá a seguinte série de palestras (sempre das 14:00 às 17:00, em auditório do Departamento de Química, no campus de São Carlos da UFSCar):
- dia 16/02 - Mecanismos de crescimento de filmes de diamante e suas propriedades
- dia 17/02 - Propriedades eletroquímicas básicas de eletrodos de diamante e sua aplicação em eletroanálise
- dia 18/02 - Eletrodos de diamante opticamente transparentes para uso em Espectroeletroquímica
- dia 19/02 - Eletrodos de diamante para análise química in vitro - dia 20/02 - Pós de diamante eletricamente condutores como suportes avançados de eletrocatalisadores
Os interessados estão convidados a assistirem as palestras, no todo ou avulsas; alunos de pós-graduação que assistirem a pela menos quatro palestras e realizarem uma atividade complementar farão jus aos 2 créditos da disciplina "Tópicos em Química: Eletrodos de Diamante Dopado Com Boro – Aspectos Básicos e Aplicados", oferecida pelo PPGQ/UFSCar (alunos externos ao PPGQ/UFSCar e que não estarão participando da XXIX Escola de Verão em Química, para inscrição como aluno especial, devem enviar mensagem à Srta. Luciani, uma das secretárias do PPGQ: luciani@dq.ufscar.br).
Contato para informações adicionais: Prof. Romeu C. Rocha Filho (romeu@ufscar.br).

 

Fonte: Romeu C. Rocha Filho  

 

8. One postdoctoral research associate position available immediately at University of Florida

 

Location: The research group of So Hirata
(http://www.qtp.ufl.edu/~hirata),Quantum Theory Project, Department of Chemistry, University of Florida.
Duration: One year with a possible extension to second year. Qualifications: Ph.D. in chemistry, physics, chemical engineering, etc.; an in-depth knowledge of matrix algebra and partial differential equations, quantum mechanics, solid-state physics, electronic and/or vibrational many-body theory, and molecular spectroscopy; a strong publication record and a proven skill of scientific computer programming.
Research duty: Solid-state electronic and vibrational many-body method developments and applications.
To apply: Send a CV, a publication list, and a list of contacts who can comment on the applicant's qualifications (preferably as a single pdf document) by email or to So Hirata, Quantum Theory Project, P.O.Box 118435, University of Florida, Gainesville, FL 32611-8435

 

Fonte: Ricardo Bicca de Alencastro  

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o
Editor do Boletim Eletrônico: catalani@sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!
Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor do Boletim Eletrônico
Prof. Norberto Peporine Lopes
Editor Associado do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

JANEIRO 2009

 

DESTAQUES:

 

capaQN-31-7.jpg

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

capaQnesc.jpg