cid:001901c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

cid:001a01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 825

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. IV Workshop em Espectrometria Atômica

2. Curso de “RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR” AUREMN

3. Programa de Pós-Graduação em Química - PRODOC/CAPES

4Concurso no Instituto de Química da UFG/Goiânia

5Vagas para Docentes na UFSCar nas áreas de Físico-Química, Química Inorgânica e Orgânica

6Seleção Professor de Quimica na Universidade federal de Goiás – Campus Jatai

7Mestrado em Química na UEL

 

1.IV Workshop em Espectrometria Atômica


Temos a satisfação de convidá-los para participar do IV Workshop em Espectrometria Atômica, que versará sobre o tema Geração de Vapor, a ser realizado no dia 23 de janeiro de 2009, das 8:45 às 16:30, na sala de reuniões do Decanato do Centro Técnico Científico da PUC-Rio.O encontro contará com a presença do Professor Jiri Dedina, da Academia de Ciência da República Tcheca, assim como de pesquisadores brasileiros ligados à área.
Veja a programação e faça sua inscrição no site:
www.dctc.puc-rio.br/IVWEA

Fonte: Reinaldo Calixto de Campos


2. Curso de “RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR” AUREMN

 

Período: 26/01/2009 a 13/02/2009
Local: UFRJ – Av. Pasteur, 250 – Urca, Rio de Janeiro, RJ
INSCRIÇÕES ATÉ 18/01/2009
Estão abertas as inscrições para os Cursos regulares de RMN da AUREMN:
O curso será dividido em 03 módulos, conforme descrito abaixo: MÓDULO I – INTRODUÇÃO À DETERMINAÇÃO ESTRUTURAL POR RMN
Período: 26/01 a 30/01/2009
Carga Horária: 40 Horas
Professor: Peter R. Seidl (EQ/UFRJ)

MÓDULO II – TEORIA BÁSICA DE RMN
Período: 02/02 a 06/02/2009
Carga Horária: 40 Horas
Professores: José Daniel Figueroa Villar (IME/RJ) e Claudia J. do Nascimento (UNB)

MÓDULO III – RMN APLICADA A FÁRMACOS- Avaliação e Desenvolvimento
Período: 09/02 a 13/02/2009
Carga Horária: 36 Horas
Professores: Alviclér Magalhães (UNICAMP), Rosane A. da Silva San Gil (IQ/UFRJ) e Luzineide Tinoco (NPPN/UFRJ)

Existe a possibilidade de bolsa para um número reduzido de alunos sócios da AUREMN.
Mínimo de 10 alunos inscritos para a realização de cada módulo.

INFORMAÇÕES/INSCRIÇÕES: www.auremn.org.br

Fonte: Sonia Maria Cabral de Menezes


3. Programa de Pós-Graduação em Química - PRODOC/CAPES

 

O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Goiás faz saber que, no período de 09/01 a 31/01/2009, estarão abertas as inscrições para o processo de seleção de um recém-doutor em química, ou física, ou áreas afins e que tenha experiência comprovada em Ressonância Magnética Nuclear, para atuar no projeto de pesquisa: "Consolidação do grupo de pesquisa em Ressonância Magnética Nuclear do Instituto de Química-UFG", nos termos do edital CAPES-PRODOC-01/2007 (http://www.capes.gov.br).
1.O perfil desejado para o profissional a ser selecionado, é: a.direcionamento da pesquisa realizada pelo candidato para a área de RMN; b. experiência na operação e na manutenção de funcionamento dos equipamentos; c.familiaridade com diferentes aplicações da RMN, como por exemplo: elucidação estrutural, análise quantitativa, sistemas paramagnéticos, etc.
2.O candidato deve estar ciente que atuará para consolidar a integração da pós-graduação com a graduação através da orientação de alunos de IC ou co-orientação de alunos de mestrado, além do oferecimento de disciplinas conjuntas.
3. Os candidatos ao processo de seleção deverão atender aos seguintes pré-requisitos estabelecidos pela CAPES: a.ser brasileiro ou possuir visto permanente no país; b.ter obtido o título de doutor há, no máximo, 05 (cinco) anos. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá possuir o reconhecimento de validação conforme dispositivo legal; c. não ter, preferencialmente, realizado o doutorado supramencionado na mesma instituição a que se vincula o programa de pós-graduação responsável pelo projeto de cuja execução participará; d. não ter vínculo empregatício ou estatutário; e.não ser aposentado; f. estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto já aprovado pela CAPES; g.dedicar-se integralmente às atividades do projeto; h. não ser beneficiário de outra bolsa de qualquer natureza; i. ter seu currículo atualizado disponível no sistema Lattes (www.cnpq.br).
4.Os candidatos ao processo de seleção deverão encaminhar via e-mail (luciano@quimica.ufg.br), os seguintes documentos: a.histórico escolar da pós-graduação; b.Plano de Trabalho a ser realizado no âmbito da linha de pesquisa em Ressonância Magnética Nuclear; c. Curriculum Vitae na Plataforma Lattes, atualizado;
5.Os candidatos serão submetidos a processo de seleção que constará de análise da documentação recebida, por uma comissão formada por professores do Programa de Pós-Graduação em Química do IQ/UFG.
6.O valor da bolsa é de R$ 3.300,00 (três mil e trezentos reais) mensais e será paga ao bolsista diretamente pela Capes. A duração é de um ano e meio, podendo ser renovada por mais dois anos.
7. Informações adicionais poderão ser obtidas junto ao Coordenador do projeto, Prof. Luciano Morais Lião - E-mail: luciano@quimica.ufg.br; Fone: (62) 35 (ramal 205).

Fonte: Luciano Morais Lião

4. Concurso no Instituto de Química da UFG/Goiânia

 

Estão abertas, no período de 09/01/2009 a 28/01/2009, as inscrições para concurso de Professor Adjunto, DE, no Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás, sendo 01 (uma) vaga para área de Síntese Orgânica; 01 (uma) vaga para Eletroforese ou Análise por Injeção em Fluxo; 01 (uma) vaga para Bionorgânica ou Catálise Hetrogênea e 01 (uma) vaga para Conservação de Massa e Energia e Termodinâmica Aplicada à Engenharia Química. Maiores informações em www.quimica.ufg.br/mestrado ou http://www.prodirh.ufg.br/.

Fonte: Liliane Magalhães (UFG)

5. Vagas para Docentes na UFSCar nas áreas de Físico-Química, Química Inorgânica e Orgânica

 

O Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos abriu editais para concurso público para contratação de três docentes nas áreas de Físico-Química, Química Inorgânica e Orgânica. Para maiores detalhes favor acessar o site: http://www.srh.ufscar.br

Fonte: Arlene G. Corrêa

6. Seleção Professor de Quimica na Universidade federal de Goiás – Campus Jatai

 

Conforme edital Nº 02/2009, publicado no Diário Oficial da União, de 09/01/2009, estão abertas as inscrições para o concurso público para provimento de cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior. Vaga oferecida: Química Geral e Química Analítica– Adjunto – 1 vaga - DE. As inscrições podem ser realizadas até o dia 6 de fevereiro. Mais informações pelo telefone: 64-363... ou no edital disponível na página da UFG (www.ufg.br).

7. Mestrado em Química na UEL

 

Estão abertas, até o dia 02 de fevereiro de 2009, as inscrições para o processo de seleção do PROGRAMA DE MESTRADO EM QUÍMICA da Universidade Estadual de Londrina, para ingresso no 1º semestre de 2009.
Para acesso ao edital com informações ver:
http://www2.uel.br/cce/quimica/
Para inscrições acesse o link:
https://www.sistemasweb.uel.br/index.php?contents=system/proppg/
system/pos-graduacao/dados-curso.php&FWS_nv_curso
=2&FWS_sq_nivel=1&FWS_cd_curso=145&FWS_nr_resolucao=28/2008&FWV_
Ref_Ano=2009&FWV_Ref_Semestre=1&FWS_Status=Ofertado


Fonte: Fernando C. Macedo

 

Contribuições devem ser enviadas para o
Editor do Boletim Eletrônico: catalani@sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!
Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor do Boletim Eletrônico
Prof. Norberto Peporine Lopes
Editor Associado do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

JANEIRO 2009

 

DESTAQUES:

cartaz_pequeno.jpg

PRAZO FINAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS:
03 DE FEVEREIRO

 

capaQN-31-7.jpg

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

capaQnesc.jpg