cid:001901c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

cid:001a01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 823

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Professor Matos: Lamento, tristeza e homenagem

2. Concurso público em Química Analítica da Universidade Federal de Viçosa

3. 1o Workshop do Departamento de Química Orgânica do IQ-UNICAMP

 

1.Professor Matos: Lamento, tristeza e homenagem

 

O nosso cenário de amigos, a Universidade Federal do Ceará (UFC), as atividades acadêmicas brasileiras e  o mundo científico desfalcaram-se hoje (22/12/2008) com falecimento prematuro do nosso aguerrido e querido Professor Francisco de Abreu Matos, um grande mestre, um pesquisador responsável, dedicado, competente e criativo e uma figura humana compreensiva e dotada de grande sensibilidade coletiva. A sua intensa atividade acadêmica proporcionou expressiva divulgação e geração de novos conhecimentos e formação de recursos humanos qualificados essenciais para o desenvolvimento educacional, científico e tecnológico do País, contribuindo significativamente para o processo de formação de profissionais cidadãos eticamente comprometidos com as necessidades e aspirações da sociedade. A sua profunda preocupação com a saúde humana induziu para uma intensa dedicação ao estudo de plantas medicinais e à criação do Programa Farmácia Viva, assumindo, inclusive, o gerenciamento de uma unidade modelo  mantida no Campus do Pici – UFC e um processo de divulgação pelo Estado do Ceará e pelo Brasil. A sua intensa dedicação ao estudo de plantas medicinais brasileiras qualificou-o como um dos importantes pesquisadores da Química de Produtos Naturais do Brasil. A sua expressiva produção científica, incluindo-se muitos artigos publicados em revistas científicas de circulação internacional, a orientação de alunos de graduação como bolsistas de Iniciação Científica e de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) e a publicação de diversos livros revelam nitidamente uma marcante herança deixada como resultado das atividades de ensino e pesquisas desenvolvidas e, para a nossa profunda tristeza, uma grande derrota acadêmica e científica, deixando um vazio tristonho de difícil superação e a comunidade científica nacional desfalcada. A minha convivência com o Professor Francisco José de Abreu Matos teve início em 1963, quando o antigo Instituto de Química e Tecnologia da UFC ainda funcionava no Benfica (ao lado do prédio da Reitoria), mantendo-se sempre um excelente relacionamento humano e científico, que a partir desta data fatídica permanecerá no vazio saudoso.

 

Raimundo Braz Filho

Rio, 22/12/2008

 

2. Concurso público em Química Analítica da Universidade Federal de Viçosa.

 

Estão abertas as inscrições de concurso público para Professor efetivo na área de Química Analítica na Universidade Federal de Viçosa, Campus Viçosa. Segue abaixo dados do concurso. Classe: Professor Adjunto (Edital nº 94/2008) - DOU nº 244, de 16.12.08. Área/Subárea: Química Analítica e Química Geral. Nº vagas: 02 Titulação exigida: Graduação em Química com título de Doutor e com tese defendida na área de Química Analítica. Inscrição: até 15 de janeiro de 2009.

 

Fonte: Maria do Carmo Hespanhol da Silva (UFV)

 

3. 1o Workshop do Departamento de Química Orgânica do IQ-UNICAMP

 

O Departamento de Química Orgânica do IQ/UNICAMP está programando para fevereiro o 1o Workshop do Departamento de Química Orgânica/IQ/UNICAMP.

 

Fonte: Antonio Claudio Herrera Braga (IQ-UNICAMP)

 

Contribuições devem ser enviadas para o
Editor do Boletim Eletrônico: catalani@sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!
Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor do Boletim Eletrônico
Prof. Norberto Peporine Lopes
Editor Associado do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

DEZEMBRO 2008

 

DESTAQUES:

cartaz_pequeno.jpg

PRAZO FINAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS:
03 DE FEVEREIRO

 

capaQN-31-7.jpg

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

capaQnesc.jpg