Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 821

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Mensagem do Fórum de Pós Graduação da SBQ ao Coordenador da Área de Química da CAPES sobre o Qualis

2. QNEsc disponibiliza os artigos no prelo

3. Concurso para Professor Adjunto de Química Inorgânica no Instituto de Química da UFRJ

4. Concurso para Professor Adjunto em Química Orgânica na UFTPR

5. Nove vagas para Professor Adjunto na UNIFESP - Diadema

6. Vaga para contratação de docenten na UFPR - Curitiba

7. Concurso para Professor Adjunto no Dep. Inorgânica da UFRGS

8. Seleção de Mestrado e Doutorado no NPPN da UFRJ

9. IV International Symposium on Advanced Materials and Nanostructures (4ISAMN)

 

1. Mensagem do Fórum de Pós Graduação da SBQ ao Coordenador da Área de Química da CAPES sobre o Qualis

 

Prof. Dr. Jairton Dupont

Representante da Área de Química

CAPES

 

Prezado Professor Jairton,

 

            Durante o 8o Workshop de Pós-Graduação em Química, que ocorreu nos dias 30 e 31 de outubro de 2008, os coordenadores dos respectivos Programas do País discutiram a nova proposta para o Qualis da área de Química.

            Os coordenadores reconhecem e felicitam os membros do comitê de Química da Capes pelo esforço e dedicação na árdua tarefa de avaliar o desempenho dos programas de Pós-Graduação fazendo com que a área alcance a posição de vanguarda que de fato lhe cabe.

            O Fórum de Pós-Graduação, após uma longa e aprofundada discussão, considerou inadequada a nova proposta para o Qualis e refuta os valores percentuais de 20 e 50 % para os estratos A1 + A2 e A1 + A2 + B1, respectivamente. A aplicação desses percentuais faz com que vários periódicos importantes sejam excluídos dos estratos superiores, afetando diferentes subáreas tradicionais e de importância histórica e estratégica para a pesquisa em Química no Brasil, pois em alguns casos não existem periódicos que atingem tais fatores de impacto. Além disso, impedem que publicações como o Journal of the Brazilian Chemical Society, a Química Nova e os Anais da Academia Brasileira de Ciências reflitam seu importante papel como suporte para a divulgação dos trabalhos científicos na área de Química no país e no exterior. É de extrema importância levar em consideração o papel estratégico que esses periódicos representam para a inserção da pesquisa no cenário nacional e internacional.

            Por outro lado, foram levantados questionamentos acerca dos pesos atribuídos aos diferentes níveis de periódicos. O peso atribuído aos periódicos A1, por exemplo, é muito maior do que aquele atribuído aos demais, desvalorizando publicações de relevância na área da Química.

            Desta forma, para tornar mais transparente o processo de classificação de periódicos, bem como o impacto desta avaliação sobre a situação de nossos Programas, o Fórum de Pós-Graduação solicita que a discussão sobre os critérios para o Qualis seja retomada e que os mesmos sejam revistos com base nos pontos acima mencionados. Além disso, solicita que futuras mudanças nos critérios de avaliação da Pós-Graduação sejam discutidas e divulgadas à comunidade com antecedência e, principalmente, que não sejam alteradas após o envio dos dados que serão utilizados para a avaliação de um triênio.

            Certa de contar com vossa atenção para essa solicitação, despeço-me com votos de estima.

 

            Atenciosamente

 

            Profa. Solange Cadore

Presidente do Fórum de Pós-Graduação/SBQ

 

Fonte: Solange Cadore (UNICAMP)

 

2. QNEsc disponibiliza os artigos no prelo

 

É com grande satisfação que anunciamos a estréia da disponibilização dos artigos no prelo da Química Nova na Escola, aos moldes do JBCS e QN. Para ver os artigos aceitos para publicação e que serão publicados nos próximos números da revista acesse http://qnesc.sbq.org.br/online/prelo

 

Fonte:  Editoria da QNEsc (SBQ)

 

3. Concurso para Professor Adjunto de Química Inorgânica no Instituto de Química da UFRJ

 

Até o dia 21/01/09 estarão abertas as inscrições para Concurso de duas vagas de Professor Adjunto de Química Inorgânica no Instituto de Química da Universidade Federal Rio de Janeiro  (campus Ilha da Cidade Universitária, antiga Fundão). Também encontram-se abertas as inscrições para Concurso de uma vaga de Professor Adjunto de Química Inorgânica  no campus de Macaé. O edital é de no 86 de 04/12/2008, publicado no DOU 242 de 12/12/2008, secção 3, páginas 88 a 91. As inscrições deverão ser feitas na direção do Instituto de Química da UFRJ.

Fonte: Rosa Cristina D. Peres (IQ-UFRJ)

4. Concurso para Professor Adjunto em Química Orgânica na UFTPR

Estão abertas as inscrições para o concurso que será realizado para o preenchimento de uma vaga para Professor Adjunto, Área Química Orgânica a ser realizado pela UTFPR campus Curitiba. As inscrições serão entre os dias  15/12/2008 até 19/01/2009. Mais informações, entrar no site da UTFPR por um dos seguintes links http://www.ct.utfpr.edu.br/ ou http://www.utfpr.edu.br/proplad/index.php?ref=derhuconcursoprofessor &ref_pl=descricao

Fonte: Paulo Roberto de Oliveira (UTFPR)

 

5Nove vagas para Professor Adjunto na UNIFESP - Diadema

 

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) lançou edital para concurso público, professor adjunto, em diversas áreas, sendo 9 para químicos. As inscrições vão até o dia 06 de fevereiro de 2009. O edital completo pode ser visto na página da universidade: www.unifesp.br.

 

Fonte: Laura Oliveira Péres Philadelphi (UNIFESP-Diadema)

 

6. Vaga para contratação de docenten na UFPR - Curitiba

 

Abertura de concurso para a contratação de docente na UFPR – Curitiba Setor: Ciências Exatas/ET. Departamento: Química. Área de Conhecimento: Química Inorgânica Número de Vagas: 01 (uma). Classe: Adjunto 1. Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva. Titulação Mínima Exigida: Doutorado em Química ou áreas afins, obtidos na forma da lei. Tipos de Provas: Análise de Currículo, Escrita, Didática e Defesa da Produção Intelectual. Período de Inscrição: 10/12/2008 a 08/01/2009.  Informações: www.progepe.ufpr.br No menu lateral clicar em:  Concursos – Docentes – Concursos para Carreira Docente e na tabela procurar por Química Inorgânica. Maiores informações, entrar em contato com a secretaria do DQ/UFPR, Sr.Diel (diel@quimica.ufpr.br) ou por telefone: +55 41 3361 3396

 

Fonte: Stela Maris de Moraes Romanowski e Shirley Nakagaki (UFPR)

 

7. Concurso para Professor Adjunto no Dep. Inorgânica da UFRGS

 

Encontra-se aberto o edital de concurso público para professor adjunto DE no Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Química Inorgânica. O Edital, as informações referentes ao concurso e o formulário de inscrição encontram-se em http://www.ufrgs.br, menu "Concursos Públicos", Edital 09/2008. A previsão é que o concurso se realize no mês de março de 2009.

 

Fonte: José Ribeiro Gregório (UFRGS)

 

8. Seleção de Mestrado e Doutorado no NPPN da UFRJ

 

Estão abertas as inscrições para a seleção de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química de Produtos Naturais do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN) da Universidade Federal Rio de Janeiro. As inscrições poderão ser feitas entre 15/12/2008 a 30/01/2009. As provas de ingresso ocorrerão no período de 09 a 13/02/2009. Maiores informações podem ser obtidas no sítio www.nppn.ufrj.br ou pelo telefone: (21) 2562-6791/6792; Email: posgrad@nppn.ufrj.br.

 

Fonte: Mauro B. de Amorim (UFRJ)

 

9. IV International Symposium on Advanced Materials and Nanostructures (4ISAMN)

 

Temos o prazer de anunciar que a partir do dia 14/12 estão abertas as submissões para o IV International Symposium on Advanced Materials and Nanostructures (4ISAMN) a ser realizado entre os dias 17 e 19 de maio de 2009 em Santo André. A lista de convidados e outras informações estão disponíveis no site http://www.ufabc.edu.br/4isamn.

Fonte:  Laura Oliveira Péres Philadelphi (UNIFESP-Diadema)

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o
Editor do Boletim Eletrônico: catalani@sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!
Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor do Boletim Eletrônico
Prof. Norberto Peporine Lopes
Editor Associado do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

DEZEMBRO 2008

 

DESTAQUES:

cartaz_pequeno.jpg

PRAZO FINAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS:
03 DE FEVEREIRO

 

capaQN-31-7.jpg

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

capaQnesc.jpg