cid:001901c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

cid:001a01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 818

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Relatório da Reunião do CA-QU Realizada no Período de 10 a 13 de Novembro de 2008

2. Rede NIT-NE será financiada pela FINEP em 2008-2011

3. Unificação do Programa de Pós-graduação da UFC

4. Concurso para Professor em Oceanografia Química da UFC

5. Seleção de Professor Substituto no Dep. de Química da UFJF

6. Vaga para bolsista recém-doutor na UFBA

 

1. Relatório da Reunião do CA-QU Realizada no Período de 10 a 13 de Novembro de 2008

 

O Comitê Assessor de Química do CNPq, CA-QU, reuniu-se de 10 a 13 de Novembro de 2008 na Sala Álvaro Alberto do edifício sede, SEPN 507, Brasília, para avaliar os pedidos de bolsa de produtividade (355 pedidos) e solicitações nas categorias Pós-Doutorado no Exterior (PDE, 13 solicitações), Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE, 16 solicitações), Pós-Doutorado Sênior (PDS, 04 solicitações), Doutorado Sanduíche no País (SWP, 01 solicitação), Pós-Doutorado Júnior (PDJ, 50 solicitações) e solicitações de Auxílios para Eventos (06).

Estavam presentes os seguintes membros do CA-QU: Ademir Neves (Coordenador do CA-QU), Antonio Luiz Braga, Elina Bastos Caramão, Fernando Galembeck, Gerardo Gerson de Sousa, Heloisa de Oliveira Beraldo, João Batista Fernandes (convidado), Luiz Carlos Dias, Mário César Ugulino de Araújo (convidado), Oscar Manoel Loureiro Malta e Reinaldo Calixto de Campos.

Inicialmente, o Comitê Assessor deu as boas vindas aos Professores convidados e ao Professor Oscar Manoel Loureiro Malta como novo membro do CA-QU e em seguida o comitê discutiu os critérios que seriam utilizados no julgamento das propostas.  O CA-QU decidiu manter os mesmos critérios utilizados no ano de 2007, com a intenção de preservar as bases de análise, que vêm sendo cuidadosamente discutidas pelo CA-QU, e amplamente divulgadas em vários meios de comunicação científica do Brasil.

 

1. Julgamento dos Pedidos de Bolsa de Produtividade

Na presente avaliação da demanda de Produtividade em Pesquisa houve um total de 355 solicitações, sendo 107 bolsas (43 bolsas nível I e 64 bolsas nível II) com a vigência em término. Ao número de bolsas nível II foram acrescentadas mais 63 bolsas novas, que de acordo com as informações fornecidas pela Coordenação do Programa de Pesquisa em Ciências Químicas e Geociências, serão financiadas com recursos oriundos dos fundos setoriais. Para atender ao programa de demanda regional estabelecido pelo CNPq, 30% das 63 novas bolsas nível II (19 bolsas) da cota adicional foram concedidas a pesquisadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O CA-QU solicitou ao CNPq o resgate de uma bolsa nível 1C, uma vez que a área de Química havia perdido uma bolsa em razão do falecimento de um pesquisador perfazendo um total de 44 bolsas nível I. Portanto, de um total de 355 solicitações, 241 foram recomendadas, 133 a mais do que aquelas com a vigência em término.

A tabela abaixo resume o resultado do julgamento de bolsas de produtividade.

PQ/NÍVEL

DISPONIBILIDADE

ORIGINAL NA COTA

DISPONIBILIDADE

NA COTA (REARRANJO)

RECOMENDAÇÃO

DO CA-QU

1A

09

10

10

1B

7

9

9

1C

19

13

13

1D

09

17

17

2

127

117

192

Total

171

160

241

O CA-QU utilizou 10 bolsas nível II para promover pesquisadores para o nível I. Com esta promoção, foi possível fazer a indicação de uma nova bolsa IA, já que 20% dos pesquisadores I podem ser IA conforme as regras aprovadas pelo Conselho Deliberativo do CNPq.

A seguir, são apresentados os detalhes dos critérios utilizados no processo de avaliação das propostas.

 

No julgamento das bolsas de produtividade foram levados em consideração os projetos de pesquisa, cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc e os seguintes índices:

(i)     a relevância e inserção do conjunto da obra científica do proponente, expressa principalmente pelo índice h (no caso de bolsistas com perfil de pesquisadores nível I);

(ii)    o volume e a perspectiva de relevância e inserção da produção científica recente do proponente, expressa principalmente pelo somatório de índices de impacto dos periódicos onde seus artigos foram publicados nos últimos cinco anos, contados um a um, doravante denominado simplesmente “soma de impactos”;

(iii)   a contribuição do proponente à formação de recursos humanos, evidenciada pelo seu índice de orientações (IO) concluídas nos últimos cinco anos;

(iv)   a perspectiva de futuro de sua atuação científica, evidenciada pela qualidade do projeto, cuja avaliação foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc

(v)    a sub área de pesquisa do proponente

(vi)   a região do país de atuação do proponente

Conforme descrito na página do CNPq, para que o comitê apreciasse a entrada no sistema ou a manutenção da bolsa de produtividade no nível II, foi exigido um somatório de índices de impacto dos trabalhos publicados nos últimos 5 (cinco) anos (incluindo o ano de julgamento) igual a 10 (dez), e um índice de orientações nos últimos 5 (cinco) anos maior ou igual a 1 (um).

No julgamento dos bolsistas de nível I, o índice h teve grande peso, tendo sido considerados igualmente muito importantes os somatórios dos impactos das publicações e o índice de orientações-formação de recursos humanos do proponente. Especialmente no caso dos pesquisadores IA foi analisada a atuação do pesquisador como liderança na comunidade da Química brasileira e no cenário da ciência nacional e internacional.

No caso do julgamento dos pesquisadores de nível II foram levados em consideração principalmente os somatórios de impactos das publicações e o índice de orientações nos últimos cinco anos. Em casos de desempate eventualmente foram usados os índices h e/ou o número de patentes licenciadas ou depósitos de patentes do solicitante.

 

2. Julgamento dos Pedidos de Bolsas Especiais e Auxílios a Eventos

Os critérios utilizados para o julgamento de bolsas especiais foram os seguintes:

 

2.1 Pós-doutorado no Exterior (PDE)

As solicitações de bolsas de Pós-doutorado no exterior PDE foram avaliadas priorizando recém-doutores. Foram levados em consideração, principalmente, o índice h do orientador, a qualidade do projeto e a qualidade da instituição de destino cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc. Com relação ao candidato ao PDE foi levado em conta principalmente a sua produção científica no intervalo de tempo entre a defesa de sua tese de doutorado e a solicitação desta chamada.

 

2.2 Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE)

No julgamento das solicitações de bolsas SWE, foram levados em conta os projetos, cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc, e, principalmente, o índice h do orientador no exterior. Levou-se também em consideração a produção científica do orientador no Brasil (índice h) e do candidato (o somatório dos índices de impacto dos periódicos em que foram publicados todos os artigos do candidato, contados um a um).

 

2.3 Doutorado Sanduíche no País (SWP)

A única solicitação de bolsa de SWP foi recomendada, após a avaliação do perfil científico do orientador, do intercâmbio científico entre os dois orientadores e a qualidade do projeto, cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc.

 

2.4 Pós-Doutorado Júnior (PDJ)

As solicitações de PDJ no país foram separadas em três grandes blocos na seguinte ordem de prioridade: (1) as que envolviam mudança de orientador de doutorado e de instituição; (2) as que envolviam mudança de orientador de doutorado, porém na mesma instituição e (3) as que envolviam o mesmo orientador de doutorado e/ou orientador que integra o mesmo grupo de pesquisa na mesma instituição. Dentro de cada um destes blocos, foram levados em consideração, principalmente: o somatório dos índices de impacto dos periódicos em que foram publicados todos os artigos do candidato, contados um a um; o índice h e o somatório dos índices de impacto do orientador, o número de suas patentes concedidas ou licenciadas, bem como a qualidade do projeto, cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc.

 

2.5 Bolsas de Pós-doutorado Sênior (PDS)

As solicitações de bolsas de PDS no país foram julgadas baseadas nos critérios constantes da página do CA-QU na página eletrônica do CNPq, principalmente observando o índice h do orientador e o somatório dos índices de impacto dos periódicos em que foram publicados os trabalhos do candidato nos últimos cinco anos, contados um a um, e a qualidade do projeto, cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc.

 

2.6 Pós-doutorado empresarial (PDI)

A única solicitação de bolsa PDI não foi recomendada por não atender aos critérios estabelecidos pelo CNPq.

 

2.7 Auxílios a Eventos

As solicitações envolvendo eventos foram analisadas levando-se em conta principalmente; (1) o histórico de eventos que ocorrem há mais de 10 anos; (2) a qualidade do evento no que diz respeito à participação de  palestrantes nacionais e internacionais; (3) o número provável de participantes no evento; (4) impacto e inovação da proposta.

 

A tabela 2 resume os resultados do julgamento de bolsas especiais e auxílio a eventos.

DEMANDA DE FLUXO CONTÍNUO
DEMANDA
RECOMENDAÇÕES
Pós-doutorado no Exterior (PDE)
13
10
Pós-Doutorado Júnior no Brasil (PDJ)
50
38
Pós-doutorado Sênior no Brasil (PDS)
4
1
Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE)
16
12
Doutorado Sanduíche no País (SWP)
1
1
Pós-doutorado empresarial (PDI)
1
0
Total
85
62
Auxílios a Eventos
6
6

 

Como é normalmente praticado no CA-QU, nenhum membro analisou ou participou de discussões a respeito de processos de seu interesse, ou envolvendo colaboradores seus, ou de sua instituição.

 

3. Assuntos internos do CA-QU

O CA-QU por unanimidade elegeu o professor Antônio Luiz Braga como Vice-coordenador do Comitê Assessor de Química.

Finalmente,  o CA-QU expressa a sua satisfação pelas novas bolsas concedidas pelo CNPq o que em parte, atende as expectativas  da comunidade química do Brasil. Ao mesmo tempo, o CA-QU aproveita a oportunidade para lembrar, que o número de novas solicitações tem crescido significativamente nos últimos anos e que assim o número de bolsas novas concedidas pelo CNPq deve ser aumentado na medida do possível, na mesma proporção, para que a alta demanda qualificada da área de química possa ser atendida. Ainda, a química talvez mais que qualquer outra área do conhecimento, mantém uma relação direta com a inovação tecnológica, como fartamente demonstrado pela história do desenvolvimento industrial dos países do Primeiro mundo.

O CA-QU constatou um aprimoramento nos pareceres ad hoc, os quais devem se restringir à análise dos projetos, uma vez que índices tais como h, somatório de índices de impacto e índice de orientações são fornecidos pela área técnica do CNPq, desde que os pesquisadores forneçam as informações em seus currículos Lattes atualizados, os quais são congelados uma semana após a submissão das solicitações.

 

4. Agradecimentos

O CA-QU gostaria de agradecer ao corpo técnico do CNPq pelo trabalho realizado na preparação da reunião do CA-QU, na confecção das planilhas com todos os indicadores, na escolha dos assessores ad hoc e também no número de pareceres disponíveis que subsidiaram as decisões. Tivemos a assessoria competente de Natacha C. F. Santos, Lucilene F. O. Cândido, Andréia Anjos de Araújo e Epitácio Pinto Marinho, a quem os membros do CA-QU agradecem especialmente.

 

Pelo CA de Química, em Brasília, 13 de novembro de 2008,

 

Ademir Neves (Coordenador)

Antonio Luiz Braga

Elina Bastos Caramão

Fernando Galembeck

Gerardo Gerson de Souza

Heloisa de Oliveira Beraldo

João Batista Fernandes

Luiz Carlos Dias

Mário César Ugulino

Reinaldo Calixto de Campos

 

Fonte: Ademir Neves (CA-CNPq)

 

2.  Rede NIT-NE será financiada pela FINEP em 2008-2011

 

O projeto foi um dos 8 aprovados pela FINEP na CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/ AÇÃO TRANSVERSAL – PRO-INOVA - 01/2008  (resultado em anexo e disponível em http://www.finep.gov.br/fundos_setoriais/acao_ transversal/resultados/RESULTADO%20FINAL%20PROINOVA%202008.pdf

Compreende instituições de TODOS os estados do NE: 8 Universidades Federais (UFBA, UFRB, UFS, UNIVASF, UFPB, UFRN, UFERSA, UFPI E UFMA), 3 Universidades Estaduais (UNEB, UESC, UEFS), 9 CEFETs (BA, SE, AL, PE, Petrolina, PB, CE, MA, PI), 1 incubadora com CNPJ (CISE) e 3 incubadoras sem CNPJ (INOVAPOLI, INBATE, INBATEC), e o Sistema S (SENAI-Cimatec). A coordenação da Rede NIT-NE se encontra na UFBA sob responsabilidade da Prof. Cristina M. Quintella (cristina@ufba.br).

Visa apoiar a estruturação de 23 Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) nas instituições científicas e tecnológicas, através da Rede NIT-NE (11 novos, 5 em implantação e 2 implantados há 1 ano e 3 implantados há 3 anos). Foi contemplado com R$3.051.925,80, tem a interveniência da incubadora CISE com o PRIME e da FAP da Bahia com contrapartida financeira de R$500 mil. Contribui com os esforços de inovação na região NE do Brasil, focando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PI&TT), e capacitando nas competências previstas na Lei de Inovação, deste modo apropriando e transferindo os produtos de P&D da região, financiados pela FINEP, CNPq, Petrobras, Fundos Setoriais, FAPs, entre outras empresas e agências fomentadoras de P&D&I.

 

Fonte:  Cristina M. Quintella (UFBA)

 

3. Unificação do Programa de Pós-graduação da UFC

 

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFC - recém criado a partir da fusão dos Programas em Pós-Graduação em Química Orgânica e Química Inorgânica, foi oficialmente aprovado pela CAPES em outubro de 2008, com o conceito 5. A celebração da fusão aconteceu em cerimônia no dia 03 de dezembro, na presença do Magnífico Reitor da UFC, Jesualdo Farias, e demais autoridades acadêmicas. A fusão era uma anseio antigo de alguns docentes e uma recomendação da CAPES. O novo programa abriga agora todas as quatro áreas tradicionais da Química (Orgânica, Inorgânica, Analítica e Físico-Química)  e uma área aberta denominada apenas Química. Conta, atualmente, com 35 docentes e 122 alunos, entre mestrandos e doutorandos, e com uma produção científica média de 3 artigos/docente/ano. Tem como meta uma maior inserção internacional e a busca, incessante, da formação de profissionais com excelência, que possam bem servir à comunidade da nossa região e do nosso país.

Fonte: Luiz Gonzaga de França Lopes (UFC)

4. Concurso para Professor em Oceanografia Química da UFC

Estão abertas as inscrições para concurso de Professor em Oceanografia Química da UFC. As inscrições far-se-ão, de forma presencial ou por procuração, na secretaria do Instituto interessado, endereços constantes do Anexo do presente Edital, nos dias úteis, excluindo-se os sábados, do prazo indicado neste Edital, no horário de 08 às 11 e de 14 às 17 horas.  Poderá inscrever-se o candidato portador de: a) Título de Doutor ou de Livre Docente, obtidos na forma do disposto na Resolução nº 16/2008-CEPE; b) histórico escolar do curso de graduação ou pós-graduação stricto sensu, que comprove haver correlação com o setor de estudo objeto do concurso. Demais detalhes na página da UFC http://www.srh.ufc.br/editais/edital3952008.pdf

Fonte: Rozane Marins (UFC)

 

5Seleção de Professor Substituto no Departamento de Química da UFJF

 

A Pró-Reitora de Recursos Humanos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no uso de suas atribuições legais, comunica que estarão abertas as inscrições para Seleção de Professor Substituto. Local: Secretaria da respectiva Unidade; Data e Horário das Inscrições: em dias úteis de 08/12/2008 a 12/12/2008, das 8:00 às 11:00 e de 14:00 às 16:00 horas; Carga Horária: 40(quarenta) horas semanais para cada disciplina prevista neste Edital, correspondentes aos encargos didáticos e demais atividades inerentes ao cargo, que poderão respectivamente diminuir ou aumentar, de acordo com as demandas dos Departamentos ou Coordenações e a critério da Administração; Provas: serão marcadas na secretaria da respectiva Unidade, no ato da inscrição. Caso não haja candidatos inscritos, as inscrições poderão ser prorrogadas por igual período em dias úteis, subseqüentes ao período anterior, tantas vezes quanto o Departamento definir. Maiores informações podem ser obtidas via e-mail: (Prof. Hélio F. Dos Santos) helio.santos@ufjf.edu.br

 

Fonte:   Hélio F. Dos Santos (UFJF)

 

6. Vaga para bolsista recém-doutor na UFBA

 

Estamos selecionando 1 (hum) bolsista recém-doutor para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa “Sensores Fluorimétricos para a Cadeia de Biocombustíveis” do Programa PNPD/CAPES, junto ao Programa de Pós-Graduação em Química da UFBA, numa colaboração com os Programas de Pós-Graduação em Física da UFBA, Energia e Ambiente da UFBA, Mecatrônica da UFBA e Elétrico e Eletrônica da UTFPR. O local de atuação será Salvador, Bahia. A bolsa é de R$ 3.300,00 mais R$ 12.000,00 anual para custeio do projeto. O candidato deve ter terminado seu doutorado há menos de 5 anos. Os candidatos deverão possuir experiência em pelo menos uma das seguintes matérias: Etapa da Cadeia do Biodiesel, de Combustíveis ou de Energia, produção de produtos tecnológicos. Os candidatos deverão ter produção cientifica em pelo menos uma das seguintes áreas ou em áreas correlatas: Química, Mecatrônica, Física ou Energia e Ambiente. É desejável, mas não essencial que o candidato tenha experiência num dos seguintes itens: desenvolvimento de instrumentação e/ou automação, interlocução e/ou ter trabalhado no Setor Empresarial. Os outros critérios seguem de acordo com o Edital 034/2007 – Edital MEC/CAPES e MCT/CNPq e MCT/FINEP. Os candidatos interessados deverão enviar email para cristina@ufba.br

 

Fonte:  Cristina M. Quintella (UFBA)

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o
Editor do Boletim Eletrônico: catalani@sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!
Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor do Boletim Eletrônico
Prof. Norberto Peporine Lopes
Editor Associado do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

DEZEMBRO 2008

 

DESTAQUES:

cartaz_pequeno.jpg

PRAZO FINAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS:
03 DE FEVEREIRO

 

capaQN-31-7.jpg

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

capaQnesc.jpg