cid:001901c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

cid:001a01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 814

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Acesso dos sócios da SBQ à área restrita da Royal Society of Chemistry

2. Servidor público cidadão – Artigo de Raimundo Braz Filho

3.  Comunicado sobre a cobrança de anuidade da SBQ

4. Programa Bicentenario de Ciencia y Tecnología llaman a Concurso a Investigadores/as de Nivel Postdoctoral en Chile

5. UNIFESP oferece vagas para Professor Adjunto em Química Inorgânica

6. Comemoração dos 45 anos do Programa de Pós-Graduação de Química–IQ/UFRJ

7. Seleção de ingresso ao Programa de Pós-Graduação de Química–IQ/UFRJ

8. Mesa-redonda: Substâncias recalcitrantes nos processos de tratamentos de efluentes líquidos – no CRQ-III

9. Mestrado Profissional em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Feevale

10. 8º Simpósio Internacional de Plantas Tóxicas (ISOPP 8)

11. Inscrições para Pós-Graduação em Química em Juiz de Fora, MG

12. Mestrado em Química da UFPEL (Pelotas) abre inscrições para 2009

13. IV International Symposium on Advanced Materials and Nanostructures (4ISAMN)

14. Vaga de Professor Adjunto na Química Analítica da UFF

 

1. Acesso dos sócios da SBQ à área restrita da Royal Society of Chemistry

 

A RSC, em acordo firmado com a SBQ, passa a oferecer aos nossos sócios acesso à sua área restrita. Este acesso permite uma série de vantagens exclusivas listadas abaixo:

·   - 15% de desconto em livros e produtos educacionais da RSC.

·   - Descontos de até 50 libras em taxas de conferências da RSC.

·   - Acesso gratuito às revistas da RSC: “Chemistry World”, “RSC News”, “Chemical Science”, “Chemical Technology” e “Chemical Biology”.

·   - Assinatura do “RSC Grapevine”, um boletim eletrônico contendo estórias, conferências, lançamentos de livros e outros produtos

·   - Desconto de 25% na taxa de admissão como “full member” da sociedade.

·   - Admissão aos “RSC Insterest Groups” aos preços de seus associados.

·   - Acesso ao serviço de referência por email da “RSC Library”.

·   - Aconselhamento para desenvolvimento profissional continuado e de carreira para membros da SBQ trabalhando no Reino Unido.

·   - “Guest status” quando em visita do Reino Unido.

O acesso à esta área restrita deverá ser feito a partir do servidor da SBQ. Para tanto, basta fazer o login à sua área restrita da SBQ e no menu principal você encontrará o link de acesso. Um formulário de cadastro deverá ser preenchido em seu primeiro acesso.

 

Fonte: Luiz Henrique Catalani (Secretário Geral da SBQ)

 

2. Servidor público cidadão – Artigo de Raimundo Braz Filho*

 

Toda vez que se cogita qualquer recuperação dos salários no serviço público, levanta-se um verdadeiro clamor orquestrado por interesses econômicos permanentemente privilegiados e protegidos pela grande mídia. Tal demonstração de “zelo e responsabilidade” frente aos gastos governamentais geralmente ocorre sob a batuta de indivíduos bem posicionados nos altos escalões da administração pública e detentores de altos salários ou mordomias. É, ainda hoje, a lógica neoliberal do encurtamento do Estado e da imposição de limites a sua “interferência” na economia.

É muito curioso observar que este mesmo Estado é prontamente chamado a salvar da falência organizações mal gerenciadas e a injetar dinheiro público em instituições que vivem de especulação financeira mercenária em detrimento do mercado realmente produtivo. A hipocrisia neoliberal respeita tal cenário, mas agride a necessária saúde da maquina estatal, dificultando a concessão de salários dignos para os servidores públicos.

O Estado tem obrigação de pagar salários dignos a seus servidores, e não fortalecer riquezas sem a devida proteção da lei. Agora, diante do desastre financeiro verificado em Wall Street, e em outros centros deste mercado mercenário, governos de diversos países ricos, como vítimas de tal enfermidade perversa, utilizam programas para superar essa catástrofe sem uma rigorosa e necessária avaliação dos fatores responsáveis pela produção de tal degradante cenário orquestrado. Para socorrer e superar este desastre financeiro, os governos utilizam recursos públicos oriundos da arrecadação de impostos pagos principalmente pelos trabalhadores assalariados.

É o funcionalismo quem opera as máquinas nos três Poderes da República e quem põe em prática as políticas públicas determinadas pelos altos dirigentes da Nação. Por isso merecem salários dignos. Claro que isto não significa acobertar a atuação de indivíduos que ingressam no funcionalismo sem qualquer vocação para servir ao interesse público. O fato é que existe a necessidade de abertura de concursos para servidores com capacidade e em número, sem qualquer conotação do perverso clientelismo, para atender adequadamente a demanda da sociedade. No entanto, quando se fala em concurso público, ocorre uma grande grita. Por que será?

 

*Pesquisador emérito UENF/FAPERJ e ex-Reitor da UENF

Artigo publicado na Folha da Manhã (Campos) em 28/08/2008

 

Fonte: Raimundo Braz Filho (UENF)

 

3. Comunicado sobre a cobrança de anuidade da SBQ

 

Os associados da SBQ receberão ao longo do mês de novembro os boletos de cobrança da Anuidade de 2009. Queremos ressaltar a nova modalidade de anuidade (com desconto) que dispensa a assinatura da versão impressa da Química Nova. Caso você não tenha recebido ainda o envelope de cobrança, você pode pessoalmente imprimi-lo a partir de sua área restrita do servidor da SBQ.

Lembramos, também, que nesta oportunidade você poderá requisitar qualquer mudança de status de associado a qualquer Divisão Científica, tais como: troca, associação ou desligamento. Esta mudança poderá, eventualmente, alterar o valor total de sua anuidade. Para tal, escreva para cadastro@sbq.org.br e peça sua modificação ANTES do pagamento de seu boleto. Caso haja alterações no valor de sua anuidade você será informado e um novo boleto deverá ser emitido a partir de sua área restrita.

 

Fonte: Luiz Henrique Catalani (Secretário Geral da SBQ)

 

4. Programa Bicentenario de Ciencia y Tecnología llaman a Concurso a Investigadores/as de Nivel Postdoctoral

 

La Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (CONICYT) y la Universidad de Santiago de Chile, en el marco del Convenio entre el Banco Internacional de Reconstrucción y Fomento (BIRF) y el Gobierno de Chile (préstamo Nº 7172-CH) para desarrollar el Programa Bicentenario de Ciencia y Tecnología (PBCT), y como parte del Subprograma de Inserción de Investigadores/as Postdoctorales en la Academia, llaman a concurso a chilenos/as o extranjeros/as, para los siguientes cargos:

2 Cargos Postdoctorales para el área Investigación  en Química en el tema: DETECCION Y ELIMINACION ASISTIDA DE CONTAMINATES ORGANICOS, cubriendo una de las siguientes líneas de investigación: (1) Desarrollo de electrodos con actividad catalítica para la degradación de compuestos orgánicos, (2) Degradación de compuestos orgánicos contaminantes habituales del medio ambiente utilizando métodos fotoquímicos y electroquímicos, y (3) Degradación de compuestos orgánicos en sistemas heterogéneos (fotocatálisis) inducidos por luz ultravioleta. Los interesados podrán obtener más información comunicándose con la Dra. M. Soledad Ureta, Dpto. de Ciencias del Ambiente, Facultad de Química y Biología, USACH, Correo electrónico: mureta@usach.cl Tel: +56-2- 7181162; Fax: +56-2 6812108, em secretaría de Doctorado em Química, Sra. Carolina Villagra, cvillagra@usach.cl, Tel. 56-2-7181009

 

Fonte: Jéssica Catalan (USACH)

 

5. UNIFESP oferece vagas para Professor Adjunto em Química Inorgânica

 

São 02 vagas para Química Inorgânica no Campus Diadema. Podem concorrer candidatos detentores do título de doutor concedido por alguma instituição brasileira. Na hipótese de título outorgado por instituição estrangeira, o mesmo deve ser revalidado conforme legislação vigente. O candidato deverá efetivar a inscrição pessoalmente ou por procurador legalmente constituído. Endereços no site da Unifesp. Para informações e edital completo, acessar: http://concurso.unifesp.br/ Inscrições até 14 de novembro.

 

Fonte: Adriana Lanzi (UNIFESP)

 

6. Comemoração dos 45 anos do Programa de Pós-Graduação de Química–IQ/UFRJ

 

Convidamos toda a comunidade para a comemoração dos 45 anos do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da UFRJ que ocorrerá no dia 05/12/2008. Além disso, teremos um mini-curso de 02-04/12/2008 - "Espectrometria de Massas: ionizadores, analisadores e principais reações de fragmentação de produtos naturais" ministrado pelo Prof. Norberto Peporine Lopes (USP-RP). Maiores informações: http://server2.iq.ufrj.br/pgqo

 

Fonte: Carlos R. Kaiser.(IQ-UFRJ)

 

7. Seleção de ingresso ao Programa de Pós-Graduação de Química–IQ/UFRJ

 

Inscrições de 15/12/2008 a 28/01/2009 para o processo de seleção de ingresso de novos alunos aos cursos de mestrado e doutorado, que ocorrerá na primeira semana de fevereiro/2009. Como já é tradicional, será oferecido um curso de nivelamento de conhecimentos de 12-30/01/2009. Maiores informações: http://server2.iq.ufrj.br/pgqo

 

Fonte: Carlos R. Kaiser (IQ-UFRJ)

8. Mesa-redonda: Substâncias recalcitrantes nos processos de tratamentos de efluentes líquidos – no CRQ-III

 

Com o propósito de discutir os principais avanços no tema, a Câmara Técnica de Meio Ambiente promoverá um encontro no dia 18/11/08, de 18:30h às 20:30h, no Auditório do CRQ. A mesa será mediada pelo Prof. Gandhi Giordano e contará com a participação dos especialistas Daniele Maia Bila e José Eduardo Cavalcanti. O evento é gratuito. As vagas são limitadas e condicionadas à inscrição pelo e-mail: ctma@crq3.org.br, enviando nome completo e número do registro no CRQIII. Serão emitidos certificados de participação. As vagas destinam-se preferencialmente aos profissionais da Química. A inscrição de profissionais de outras áreas se dará conforme o número de vagas remanescentes. Data: 18/11/08 às 18:30h, Local: CRQ 3ª REGIÃO - Rua Alcindo Guanabara, 24 - 13º andar – Auditório, Cinelândia, Rio, RJ.

 

Fonte: Sergio Machado Correa (UERJ)

 

9. Mestrado Profissional em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Feevale

 

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo da turma 2009/1 do Mestrado Profissional em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais, da Feevale. As inscrições deverão ser efetuadas entre os dias 03 de novembro e 03 de dezembro de 2008 pela internet, através do site www.feevale.br/materiais, ou pessoalmente, junto à Secretaria de Pós-Graduação. Demais informações podem ser obtidas no site http://www.feevale.br/materiais telefone (51) 3586 8800, ramal 8745 com Camila ou Carolina.

 

Fonte: Izabel Cristina Riegel (FEEVALE)

 

10. 8º Simpósio Internacional de Plantas Tóxicas (ISOPP 8)

 

Será realizado em João Pessoa, Paraíba, de 4 a 8 de maio de 2008, o 8º Simpósio Internacional de Plantas Tóxicas (ISOPP 8). O ISOPP é um evento internacional, multidisciplinar, com uma larga história de intercambio científico entre diversos grupos de pesquisa em diversas disciplinas relacionadas a toxinas de plantas, micotoxinas, outras toxinas e plantas medicinais. Dele participam pesquisadores de varias disciplinas incluindo: Zootecnistas, Químicos de produtos Naturais, Bioquímicos, Veterinários, Toxicólogos, Botânicos, Bioquímicos, Especialistas de Centros de Informação Toxicológica, Técnicos em Extensão Rural, entre outros. Informações sobre o evento: www.isopp8.com Coordenador: Franklin Riet-Correa Email: Franklin.riet@pq.cnpq..br

 

Fonte: Norberto Peporine Lopes (FCFRP-USP)

 

11. Inscrições para Pós-Graduação em Química em Juiz de Fora, MG

 

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 1/2009 do Programa de Pós-Graduação em Química da UFJF. Inscrições: 03/11 a 28/11/2008, de segunda a sexta-feira. Provas: 20 a 23/01/2009 Maiores informações: www.pgquimica.ufjf.br

 

Fonte: Simone Clemente (UFJF)

 

12. Mestrado em Química da UFPEL (Pelotas) abre inscrições para 2009

 

O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Pelotas estará recebendo, a partir de segunda-feira, 10/11/2008, inscrições para o Processo Seletivo para sua terceira turma de Mestrado, com início das aulas em março de 2009. As inscrições para a seleção estarão abertas por 30 (trinta) dias e se encerram em 9/12/2008. A prova ocorrerá no dia 18/12/2008. Caso a inscrição seja feita pelo correio, o prazo final para postagem da documentação é o dia 3/12/2008, pelo seguinte endereço: Programa de Pós-Graduação em Química; Instituto de Química e Geociências; Universidade Federal de Pelotas; Cx. Postal 354; CEP 96010-000; Pelotas – RS. Confira mais informações no Edital, no endereço www.ufpel.edu.br/iqg/ppgq.

 

Fonte:  Eder João Lenardão (UFPEL)

 

13. IV International Symposium on Advanced Materials and Nanostructures (4ISAMN)

 

This is the first announcement of the IV International Symposium on Advanced Materials and Nanostructures (4ISAMN), that will be held in Santo André, SP, Brazil, from May 17th until May 19th, 2009.

The list of invited speakers and other informations regarding the Symposium are available in our website: www.ufabc.edu.br/4isamn

 

Fonte: Gustavo M. Dalpian (UFABC)

 

14. Vaga de Professor Adjunto na Química Analítica da UFF

 

Estão abertas inscrições no prazo de 10 a 26 de novembro, para concurso público para 01 – uma- vaga para professor Adjunto, DE, no Departamento de Química Analítica da Universidade Federal Fluminense, que se realizará na semana de 08-12 de dezembro. O edital no. 308  foi publicado em DOU  seção III do dia 07 deste mês (sexta-feira).  Mais informações (edital e quadro anexo), na página da UFF, no link da COPEMAG.

 

Fonte: Denise R. Araripe (UFF)

 

Contribuições devem ser enviadas para o
Editor do Boletim Eletrônico: catalani@sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!
Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor do Boletim Eletrônico
Prof. Norberto Peporine Lopes
Editor Associado do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

NOVEMBRO 2008

 

DESTAQUES:

cartaz_pequeno.jpg

 

capaQN-31-7.jpg

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

capaQnesc.jpg