cid:001901c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

cid:001a01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 812

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. SBQ leva ao MEC e CAPES sugestões para ensino  médio

2. O neoliberalismo na UTI – Artigo de Raimundo Braz Filho

3. Por que ser associado da Divisão de Química Orgânica?

4. Nota de falecimento da Profa. Maria de Nazaré M. Sanchez

5. 10º Congresso Brasileiro de Polímeros em Foz do Iguaçu

6.  Vaga de Pós-Doutorado no IQ-USP

7. Mestrado em células a combustível no IPEN

8. Nove vagas para docentes em Química na UFBA

9. Quatro vagas para docentes em Fármacia na UFBA

10. Pós-graduação em Educação para a Ciência na UNESP - Bauru

11. Vaga de Professor Substituto no CEFET Química de Nilópolis - RJ

12. Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais na UNESP - Bauru

13. Doação de Chemical Abstracts e outros periódicos

14. Inscrições para o programa de Pós-Graduação em Química da UFC

15. Bolsa Pós-doc PNPD/CAPES – UFMG-Programa de Pós-Graduação em Química

16. Concursos para Professor-Pesquisador na UFSJ - MG

 

1. SBQ leva ao MEC e CAPES sugestões para ensino  médio

 

Distribuição da revista Química Nova na Escola para rede pública é uma das idéias apresentadas ao governo

 

Dentro do plano de trabalho elaborado pela atual gestão, a presidência da SBQ vem mantendo contatos com autoridades da área educacional com o propósito de apresentar sugestões para o aperfeiçoamento do ensino médio no país. Uma dessas iniciativas é o encontro que será agendado, nas próximas semanas, entre a presidente da entidade e representante do Ministério da Educação, responsável pelo ensino médio, por indicação do ministro Fernando Haddad.

No último dia 13 de outubro, em reunião mantida com o presidente da CAPES, Jorge Almeida Guimarães, a presidente da SBQ, Vanderlan Bolzani falou sobre as atividades da Sociedade, e em particular sobre a atuação na área editorial. Entre algumas ações propostas está a distribuição da revista Química Nova na Escola, QNEsc, para a rede pública de ensino, com o apoio do governo.

“Nossa expectativa é que tenhamos desdobramentos efetivos desse encontro, pois houve ótima  receptividade por parte da CAPES para as contribuições que a SBQ pode oferecer”, observa a presidente.

Outro ponto importante nesse cenário, destaca, é o propósito da entidade de dar um novo impulso ao trabalho da Edit-SBQ, que tem como objetivo estimular pesquisadores e professores a produzir livros didáticos.

 

Fonte: Carlos Martins (Assessor de Imprensa da SBQ)

 

2. O neoliberalismo na UTI – Artigo de Raimundo Braz Filho*

O mundo encontra-se ajoelhado diante do desastre econômico e social envolvendo a perversa ciranda financeira instalada nos Estados Unidos. Embora estejamos diante de um problema gravíssimo, que se traduz em tragédias pessoais e familiares ao redor do mundo, não deixa de ser irônico que a potência que se julga responsável pelo comando do mundo — sempre pronta a prescrever “deveres de casa” e receituários econômicos e políticos baseados na sua própria ambição — seja a responsável por tudo isso.

Durante muito tempo, tivemos que resistir a uma suposta “autoridade moral” dos Estados Unidos da América frente aos países do Terceiro Mundo. Em nome dessa suposta autoridade, perseguem interesses econômicos ao ponto de sacrificar e destruir nações inteiras, matando vidas inocentes (inclusive de crianças e idosos) e utilizando a mentira para justificar atos de crueldade. Agora, temos que pagar o preço da falência dessa mesma autoridade, que é muito competente para se intrometer nos assuntos internos de muitos países, mas não consegue aplacar a situação em seu próprio ambiente, vítima de indústria bélica e busca de petróleo.

Não se pode ignorar — e a marcha histórica não perdoará — a influência negativa do modelo neoliberal, baseado na redução da força do Estado e no fortalecimento do domínio do mercado mercenário. Sim, o mercado é ótimo para quem pode ganhar ainda mais dinheiro, mas na hora que vem a perda lá se vão os arautos do mercado buscar no Estado o dinheiro capaz de evitar a bancarrota geral. Nós, que resistimos bravamente à ideologia do “pensamento único”, não temos hoje nada a comemorar. Mas temos, sim, a autoridade consistente de quem sempre colocou os interesses da Nação acima dos interesses particularistas.

O penúltimo-presidente do Brasil, que utilizou o cargo para violentar a Constituição com a introdução da reeleição e que chamou os aposentados de vagabundos olhando-se no próprio espelho (comenta-se que só trabalhou oito anos), tentou entregar, inclusive, a nossa brilhante e poderosa empresa estatal Petrobras, símbolo nacional de lutas históricas, alcançando a situação de contrição em que se encontra e merecendo o chicote da justiça urgentemente. Lamentavelmente, o atual Presidente assumiu a condição de cúmplice ao dar continuidade de tal processo e ao não submeter à avaliação as doações praticadas, inclusive, no “limite da irresponsabilidade”. Em síntese é isto: temos que nos proteger contra os efeitos dessa crise e persistir com a convicção consciente quanto ao papel estratégico do Estado.

*Pesquisador emérito UENF/FAPERJ e ex-Reitor da UENF

Artigo publicado na Folha da Manhã (Campos) em 9/10/2008

 

Fonte: Raimundo Braz Filho (UENF)

2. Por que ser associado da Divisão de Química Orgânica?

 

Recentemente, os boletos da anuidade de 2009 começaram a ser enviados pela SBQ. Neste momento uma reflexão sobre os valores adicionais cobrados parece bastante oportuna. A Divisão de Química Orgânica, por exemplo, cobra R$ 15,00 reais de anuidade, o que significa apenas R$ 1,25/mês. Este pagamento possibilita tanto concorrer ao prêmio Nicola Petragnani de melhor de trabalho de aluno de pós-graduação durante a RASBQ quanto concorrer ao auxílio para alunos de mestrado. No primeiro caso só concorrem alunos de pós-graduação que fazem parte da DQO, enquanto que no segundo, o orientador é que deve fazer parte da DQO para que o aluno concorra ao auxílio. Além disso, os valores da anuidade permitem a DQO organizar workshops, entre outras atividades. Finalmente, o aumento do número de associados na DQO fortaleceria a Divisão, permitindo o planejamento de atividades e auxílios adicionais. Para informações sobre como se associar à DQO, envie uma mensagem para financeiro@sbq.org.br.

 

Fonte: Luiz F. Silva Jr (IQUSP)

 

4. Nota de falecimento da Profa. Maria de Nazaré M. Sanchez

 

Faleceu no dia 1 de novembro, vítima de acidente automobilístico na BR 282, próximo a cidade de Rancho Queimado ? SC, a Profa Maria de Nazaré M. Sanchez. Professora do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1975, obteve o doutorado em Físico-química na Universidade de Glasgow sob orientação do Prof. B. 

Capon. Aposentada desde 1998, atuou na pesquisa e na administração, como chefe do Departamento de Química e Pró-reitora de Cultura e Extensão. Consternados, os colegas e ex-alunos sentem a brusca e repentina perda do convívio da grande amiga

 

Fonte: Alfredo Nunes Pires (UFSC)

 

5. 10º Congresso Brasileiro de Polímeros em Foz do Iguaçu

 

A Associação Brasileira de Polímeros (ABPol) tem o prazer de convidar os profissionais da área de Ciência e Tecnologia de Polímeros para participarem do 10º Congresso Brasileiro de Polímeros, 10º CBPol, que será realizado de 13 a 17 de outubro de 2009 em Foz do Iguaçu - PR. A cada edição realizada, bianualmente desde 1991, o CBPol tem se tornado evento de referência para a área de polímeros. Configura-se como um fórum legítimo de discussão de temas de caráter científico, tecnológico e mercadológico com participantes de instituições de ensino e de P&D, envolvidos com pesquisa e desenvolvimento de materiais poliméricos oriundos da comunidade brasileira, da América Latina e de outros países. Além disso, importantes empresas ligadas aos setores petroquímicos, de insumos, de transformação e de equipamentos, em consonância com a importância do evento, vêm participando ativamente do congresso, expondo seus produtos e ministrando palestras de cunho mercadológico e técnico.

 

Fonte: Edvani Curti Muniz (UEM)

 

6. Vaga de Pós-Doutorado no IQ-USP

 

Uma vaga de pós-doutorado na Central Analítica do Instituto de Química da USP está disponível. O candidato deve ter experiência em técnicas espectroscópicas, incluindo a manipulação de equipamentos. Será dada preferência para candidatos com experiência em RMN. O valor da bolsa é equivalente ao da FAPESP e a duração é de um ano. Os interessados devem enviar um CV para luizfsjr@iq.usp.br.

 

Fonte: Luiz Fernando Silva Jr. (IQUSP)

7. Mestrado em células a combustível no IPEN

Vaga para Mestrado em Células a Combustível no Centro de Célula a Combustível e Hidrogênio - CCCH, no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN-SP. A vaga se destinas a Graduados em Química, Engenharia de Materiais ou Engenharia Química. Local de execução do projeto São Paulo, SP. Contatos: Prof. Dr. Marcelo Linerdi mlinardi@ipen.br ou Prof. Dra. Eliana Aricó emarico@ipen.br.

Fonte: Eliana Aricó (IPEN)

 

8. Nove vagas para docentes em Química na UFBA

 

A Universidade Federal da Bahia lançou Edital para Concurso Público para contratação de docentes do Magistério Superior, em regime de Dedicação Exclusiva, com abertura de 09 vagas na área de Química, sendo 02 para Ensino de Química, 03 para Química Inorgânica, 01 para Química Analítica, 01 para Físico Química e 02 para Química Orgânica. As inscrições estarão abertas até o dia 27 de novembro de 2008. Maiores informações podem ser obtidas na página:

http://www.concursos.ufba.br/docentes/2008/editais/ edit_15_2008_docente_salvador_barreiras.pdf

 

Fonte: Dirceu Martins (UFBA)

 

9. Quatro vagas para docentes em Fármacia na UFBA

 

Faculdade de Farmácia da UFBA. Departamento do Medicamento. Concurso público para o preenchimento de 04 vagas para Docentes em:

01 para Toxicologia e Farmacocinética Clínica; 01 para Tecnologia Farmacêutica e Controle de Qualidade Físico-Química de Alimentos, Cosméticos e Medicamentos; 01 para Farmacotécnica, Farmacotécnica Homeopática e Estágio em Farmácia; 01 para Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. Todos na qualidade de Adjunto DE, com Graduação em Farmácia, Doutorado Ciências Farmacêuticas ou áreas afins. Formação adequada para atuar na Farmácia Escola. As inscrições estarão abertas no período de 29/10/08 a 27/11/08. Maiores informações no endereço:

http://www.concursos.ufba.br/docentes/2008/editais/edit_15_2008_ docente_salvador_barreiras.pdf. Ou contatando (71) 32836930.

 

Fonte:  Eudes da S. Velozo (UFBA)

 

10. Pós-graduação em Educação para a Ciência na UNESP - Bauru

 

Estão abertas inscrições para Processo Seletivo do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência – Mestrado e Doutorado acadêmicos da UNESP - Bauru. Maiores informações pelo site do programa, www.fc.unesp.br/PosCiencia/. Ou, direto à Secretaria de PG (com Ana Grijo) fone (14) 3103.6077 , fax: (14) 3103.6177 ou email: pgfc@fc.unesp.br

 

Fonte: Roberto Nardi (UNESP-Bauru)

 

11. Vaga de Professor Substituto no CEFET Química de Nilópolis - RJ

 

A Unidade Nilópolis do CEFET Química de Nilópolis/RJ estará com inscrições abertas durante o período de 17 a 21/11/2008 para o cadastramento de professor substituto para várias disciplinas na área de química, biologia, matemática, física, Letras, informática, ensino e ciências sociais. O edital completo (edital 60/2008) está disponível no site da Instituição www.cefetquimica.edu.br

 

Fonte: Sheila P. Cardoso (CEFET Química – Nilópolis)

 

12. Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais na UNESP - Bauru

 

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para o 1º semestre/2009 do Programa Interunidades de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais da UNESP, Cursos de Mestrado e Doutorado. As inscrições estarão abertas no período de 01 a 30 de novembro de 2008. Documentação necessária, número de vagas, calendário e mais informações pelo site: http://www2.fc.unesp.br/ posmat/inscricao.php ou por telefone: (14) 3103-6077 ou 3103-6174. Falar com Andressa.

 

Fonte: Andressa Castro Talon (UNESP – Bauru)

 

13. Doação de Chemical Abstracts e outros periódicos

 

Estão disponíveis para doação diversos periódicos do tipo abstracts, inclusive Chemical Abstracts (1907-1990, com índices coletivos) e Chemisches Zentralblatt (desde 1856), além de alguns periódicos como Clinica Chimica Acta. O material está em bom estado e a maior parte encadernada. A relação completa pode ser consultada em http://www.ctaa.embrapa.br/download/doacao.pdf. Os interessados podem contatar Luciana Sampaio (lsampaio@ctaa.embrapa.br) ou Humberto Bizzo (bizzo@ctaa.embrapa.br).

 

Fonte: Humberto Bizzo (EMBRAPA)

 

14. Inscrições para o programa de Pós-Graduação em Química da UFC

 

Abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Química da UFC (Conceito 5) no período de 4/11 a 3/12/2008. Mestrado: até 19 vagas. Doutorado: até 11 vagas. Maiores informações: lopeslu@dqoi.ufc.br

 

Fonte: Luiz Lopes (UFC)

 

15. Bolsa Pós-doc PNPD/CAPES – UFMG - Programa de Pós-Graduação em Química

 

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFMG estará recebendo inscrições até o dia 16/11/2008 para o preenchimento de uma vaga dentro do Programa PNPD/CAPES (ver Edital 034/2007 – Edital MEC/CAPES e MCT/CNPq e MCT/FINEP). Os candidatos devem ter graduação em Química e experiência em pelo menos um dos seguintes tópicos: Magnetismo Molecular, Síntese Orgânica ou Compostos de Coordenação. Projeto: Nanotubos de Carbono Aplicados em Inovações nas Áreas de Semicondutores, Compósitos Poliméricos e Catálise. O candidato deve ter terminado seu doutorado há menos de 5 anos. A bolsa é de R$ 3.300,00 mais R$ 12.000,00 anual para custeio do projeto. A inscrição deverá ser feita mediante envio de Currículo Lattes atualizado aos endereços (e-mail): stumpf@ufmg.br ou pgquimic@qui.ufmg.br. Solicitar, por e-mail, a confirmação da inscrição (recebimento do documento) até dia 17/11/2008 às 12h). O processo de seleção constará de análise da documentação recebida e os candidatos selecionados nesta etapa serão convocados para uma entrevista a ser realizada entre os dias 18 e 20 de novembro de 2008, no Departamento de Química da UFMG. Maiores informações com Prof. Humberto Osório Stumpf, Coordenador do PNPD-Química-UFMG e Secretaria do Colegiado de Pós-graduação (tel: 31-34095732).

 

Fonte: Humberto Osório Stumpf (UFMG)

 

16. Concursos para Professor-Pesquisador na UFSJ - MG

 

Departamento de Ciências Naturais da Universidade Federal de São João del Rei abriu edital de concurso público para contratação de docentes nas áreas de Química Analítica, Química Teórica e Química Orgânica. Estamos reformulando nossa pós-graduação e, além da Licenciatura, em 2009 teremos também o Bacharelado em Química, como novas instalações de ensino e novos laboratórios de pesquisa em todas as áreas da Química. São João del Rei é uma cidade histórica, de clima ameno, localizada na Região das Vertentes e distante 180 km da capital mineira. Além da sua vasta herança cultural, a cidade agora desponta como pólo educador da região, em função da expansão da UFSJ. Procuramos profissionais de ensino e pesquisa em Química, que sejam dinâmicos, independentes, produtivos e que tenham espírito inovador. Para maiores informações, acesse a página http://www.ufsj.edu.br e clique em concursos – docentes

 

Fonte: Stella Maris Resende (UFSJ)

Contribuições devem ser enviadas para o
Editor do Boletim Eletrônico: catalani@sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!
Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor do Boletim Eletrônico
Prof. Norberto Peporine Lopes
Editor Associado do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

NOVEMBRO 2008

 

DESTAQUES:

cartaz_pequeno.jpg

 

capaQN.jpg

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

capaQnesc.jpg