Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 810

VEJA NESTA EDIÇÃO:

Está no ar o site da
     32ª Reunião Anual da
     Sociedade Brasileira de Química

Editorial

    No ano de 1989, em Fortaleza, Ceará, durante a 12ª RASBQ, a Assembléia Geral Ordinária (AGO) decidiu que era hora de sair do guarda-chuva da SBPC e iniciar sua era de reuniões independentes. Nos anos que se seguiram, até 2003, as reuniões foram realizadas no enclave mineiro conhecido como Circuito das Águas, baricentro do triângulo formado por Rio-São Paulo-Minas. Essas reuniões marcaram uma era de crescimento e amadurecimento da Sociedade. Em 2004, por força da reunião conjunta com a FLAQ, a 27ª RASBQ ocorreu na cidade de Salvador, BA. Na Assembléia Geral, durante aquela reunião, ficou decidido que a cada quatro anos a RASBQ deveria sair do eixo RJ-SP-MG. Era a senha para um novo ciclo de reuniões anuais – as itinerantes – cujo maior objetivo é o de criar condições para uma maior inserção da Sociedade nas diferentes regiões do Brasil, assim como possibilitar maior participação da comunidade que mora distante do Circuito das Águas.

    Vinte anos depois a RASBQ volta à Fortaleza. Entre 30 de maio e 02 de junho de 2009 a 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química acontecerá, pela 3ª vez, naquela cidade. Conhecida como centro de turismo e belezas naturais inigualáveis, Fortaleza é também um dos pólos de ciência Química do Brasil. A reunião terá como tema “QUÍMICOS PARA UMA POTÊNCIA EMERGENTE”, propondo uma reflexão sobre as diversas modalidades de formação do profissional da Química, voltadas tanto para a  academia como para a indústria e a licenciatura. Tal discussão é altamente pertinente e atual, pois o Brasil passa por um momento delicado, onde a expansão de sua economia acompanha uma escassez de profissionais especializados em várias áreas, incluindo a Química.

    A reunião terá um programa com horários relativamente distintos daqueles das reuniões em Águas de Lindóia, tendo em vista, principalmente, a maior distância entre o Centro de Convenções e os hotéis que serão utilizados pelos congressistas. Ao final do primeiro dia dedicado aos workshops, teremos a Sessão de Abertura, cuja conferência será proferida pela Profa. Dra. Maria Domingues Vargas da Universidade Federal Fluminense, eminente cientista da Química nacional.

    Outra novidade desta RA será a realização de sessões de mini-conferências temáticas, em substituição às sessões coordenadas mistas. Nessas sessões teremos 4 ou 5 mini-conferências de 30 minutos sobre temas supra-divisionais, proferidas por pesquisadores seniores, principalmente brasileiros. Para conferências plenárias, como de costume, cada divisão teve espaço para indicar pelo menos um conferencista. Este ano teremos cerca de metade das conferências plenárias ministradas por pesquisadores estrangeiros, escolhidos pela excelência de sua obra e abrangência de sua pesquisa. Estes dividirão espaço com um número equivalente de pesquisadores brasileiros, escolhidos por motivos idênticos. Dando prosseguimento às ações de internacionalização, a Royal Society of Chemistry estará presente, participando de uma sessão de mini-conferências temáticas, juntamente com a SBQ. Além disso, o atual presidente da ACS foi convidado na qualidade de conferencista plenário.

    Foi dada ênfase aos mini-cursos, de forma a atender principalmente os alunos das instituições do Norte/Nordeste, cuja grande participação é esperada, devido à proximidade do local desta RASBQ.

    Seguindo uma indicação da comunidade, as sessões de painéis foram ampliadas de 90 minutos para 03 horas, porém, voltando ao sistema de apresentação de painéis ímpares (primeiros 90 minutos) e pares (últimos 90 minutos).

    A tradicional festa de confraternização da 32ª RASBQ será por adesão e ocorrerá em local à beira-mar, na paradisíaca Praia do Futuro, com banda de música ao vivo.

    A Comissão Organizadora dedicou particular atenção, também, aos assuntos relacionados à infra-estrutura, em especial para minimização de custos de transporte aéreo e hotelaria. Sugerimos uma visita imediata à página da empresa responsável para um planejamento adequado de sua viagem e estadia em Fortaleza.

    Em nome da Comissão Organizadora da 32ª RASBQ, desejamos a todos uma reunião memorável!

    Nos vemos em Fortaleza,

    Luiz Henrique Catalani
    Secretário Geral da SBQ

Contribuições devem ser enviadas para o
Editor do Boletim Eletrônico: catalani@sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!
Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor do Boletim Eletrônico
Prof. Norberto Peporine Lopes
Editor Associado do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

NOVEMBRO 2008

 

DESTAQUES:

cartaz_pequeno.jpg