Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 807

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. SBQ implanta Ouvidoria

2. Diretoria e Conselho se manifestam sobre Qualis - CAPES (Editorial QN)

3. A Universidade Federal Fluminense e a PETROBRAS fazem parceria para construção de novos laboratórios

4. Novo site da SBQ Regional RJ

5. Concurso na UEM para professor adjunto em Química Orgânica

6. Inscrições para Pós-graduação em Ciência e Tecnolo-gia de Materiais - UNESP

7. Concurso público em Educação Química na UFRN

8. Concurso para Químicos na UFVJM (Campus Diaman-tina e Teófilo Otoni)

9. Concurso para docente em Química na UENF

10. Concurso Público para docentes na UFBA

11. XI ENCI Encontro Nacional sobre Contaminantes Inorgânicos e VI Simpósio sobre Essencialidade de Elementos na Nutrição Humana

12. Inscrições na pós-graduação do IQ-UNICAMP estão abertas

13. Inscrições para Mestrado e Doutorado na UFSC

 

1.  SBQ implanta Ouvidoria

Nito Debacher, da UFSC, vai ocupar o cargo durante a atual gestão

Os associados da SBQ passam a contar com um novo canal de comunicação com a direção da entidade. Foi instituído o cargo de ouvidor, que será ocupado pelo professor Nito Debacher, do Departamento de Química do CCFM da UFSC. A criação da Ouvidoria vem responder ao crescimento do número de associados, que se traduz no aumento de solicitações e questionamentos, dirigidos a diferentes áreas da associação. Tais questões, que às vezes suscitam dúvidas quanto à melhor solução, poderão agora ser atendidas por uma instância formal, que não pertence ao quadro de dirigentes da sociedade, e voltada especificamente a essa tarefa.
Nos termos do acordo firmado com a direção da SBQ, o ouvidor tem total independência para avaliar as manifestações dos associados, e representar seus interesses. A exemplo do que ocorre com organizações, públicas e privadas, que instituem a figura do ouvidor, a função contribui para dar maior transparência à atuação dos administradores.
Com mandato de dois anos, correspondente ao período de uma gestão, a Ouvidoria terá à sua disposição três formas de comunicação. As mensagens podem ser enviadas para o endereço eletrônico ouvidoria@sbq.org.br. Conta com o espaço livre no Boletim Eletrônico e, além disso, a participação no Fórum dos Leitores.
Perfil
Nito Alberto Debacher é professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Sua atuação acadêmica está voltada, em particular, para a área de química de interfaces e plasma térmico.
Membro da SBQ há 20 anos, já integrou a Diretoria da entidade e ocupou o cargo de primeiro secretário (2000/2002). Essa experiência, observa, será bastante útil no desempenho de suas funções de ouvidor.
O primeiro secretário está em contato permanente com as secretarias regionais, e assim pode conhecer de perto os aspectos particulares de cada região. A convivência da vida acadêmica e a participação freqüente em eventos também ampliaram o conhecimento da comunidade e suas necessidades.
Debacher destaca como uma de suas principais tarefas transformar os questionamentos recebidos dos associados em um instrumento para aperfeiçoar a SBQ. Isso deve ser feito através da análise desses contatos e da avaliação de suas expectativas. Para ele, levar as informações da direção aos associados, com clareza, é, ao mesmo tempo, papel fundamental do ouvidor.

Fonte: Carlos Martins (Assessor de Imprensa da SBQ)

2. Diretoria e Conselho se manifestam sobre Qualis (Editorial QN)

Leia a carta enviada aos membros do CA-Química da CAPES

Ilmo Prof. Dr.
DD. Membro do CA-Química da CAPES

Prezado Colega,

Durante a reunião de Diretoria e Conselho da SBQ, ocorrida em 15/10/2008, foi discutida a vossa proposta de avaliação Qualis CAPES, divulgada no Editorial da Química Nova, Volume 31, Número 6.
Em nome da D&C gostaria de cumprimentar V. Sa. pelo trabalho importante que vem realizando como membro do comitê e, em especial, pela classificação das nossas revistas JBCS (A2), QN(B1) e QNEsc (B2), numa posição de destaque, a qual julgamos merecida.
Nesta oportunidade, gostaríamos ainda de solicitar a V. Sa. e ao Comitê uma reflexão sobre os pesos que foram atribuídos às diversas classes de periódicos e a nova reclassificação desses periódicos em função do fator de impacto, os quais têm motivado inúmeras manifestações pelos nossos associados.
Confiantes de que o trabalho desenvolvido por V. Sa. e pelo comitê procura o crescimento e aprimoramento da Química no país, despedimo-nos com

Cordiais saudações,
Profa. Vanderlan da Silva Bolzani
Presidenta

Fonte: Luiz Henrique Catalani (Secretário Geral SBQ).

3. A Universidade Federal Fluminense e a PETROBRAS fazem parceria para construção de novos laboratórios

Prezados colegas da comunidade química brasileira e fluminense, já estão  Na sexta-feira, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e PETROBRAS assinaram termo de cooperação para construção e recuperação da infra-estrutura dos Institutos de Química, Engenharia Química e Engenharia de Petróleo. A companhia investirá R$ 15 milhões no projeto que prevê a construção de três novos prédios no Campus da Praia Vermelha da UFF, em Niterói.
A SBQ esteve representada, na cerimônia, pelo Prof. Antônio S. Mangrich.
Na área predial destinada ao Instituto de Química, serão 6.700 metros quadrados de área construída, compreendendo laboratórios de pesquisa, central de gases, central de resíduos, almoxarifado central, gabinetes e áreas de uso comum, como auditório e biblioteca. Os laboratórios terão equipamentos previamente adquiridos via projetos do Fundo Setorial de Petróleo e Gás Natural e outras agências de fomento.
Este projeto de reformulação de infra-estrutura, aprovado previamente pela Agência do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), é parte da estratégia da PETROBRAS para atender à cláusula de investimentos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) presente nos contratos de concessão de exploração e produção entre a PETROBRAS e a ANP. Segundo a cláusula, pelo menos 1% da receita bruta gerada pelos campos de grande rentabilidade ou grande volume de produção deve ser investido em pesquisa e desenvolvimento, sendo 50% deste valor para universidades e instituições nacionais. Durante o ano de 2008 a PETROBRAS investirá cerca de R$ 470 milhões de reais em universidades e institutos de pesquisa brasileiros.

Fonte: Maria Vargas (UFF)

4. Novo site da SBQ Regional RJ

Prezados colegas da comunidade química brasileira e fluminense, já estão no ar os novos sites da Regional Rio da Sociedade Brasileira de Química (http://www.uff.br/sbqrio) e da Revista Virtual de Química do Rio de Janeiro (http://www.uff.br/RVQ) publicação eletrônica da Regional Rio, sem fins lucrativos, com difusão gratuita na Internet que visa, principalmente, ser uma fonte de consulta e de divulgação na língua portuguesa para alunos e professores do ensino médio e fundamental, graduação e pós-graduação. Convidamos todos os colegas a visitarem e enviarem contribuições científicas

Fonte: Carlos Alberto Manssour Fraga (Secretário Regional SBQ-RJ).

5. Concurso para professor adjunto na Química Orgânica - UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) abriu edital para concurso para docentes efetivos na área de Química Orgânica (duas vagas). Os requisitos são: i) Graduação em Química (Licenciatura ou Bacharelado) ou Química Industrial ou Química Tecnológica; e ii) Doutorado em Ciências na área de Química Orgânica ou Doutorado em Química na área de concentração de Química Orgânica. Provas: Escrita, didática e avaliação do curriculum vitae. Mais detalhes na home-page: http://www.drh.uem.br/res/Edital_257_2008_prh.pdf

Fonte: Edvani Curti Muniz (DQ-UEM)

6. Inscrições para Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais - UNESP

Encontra-se aberto o processo Seletivo para o 1º semestre/2009 do Programa Interunidades de *Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais* da UNESP, Cursos de Mestrado e Doutorado. As inscrições estarão abertas no período de 01 a 30 de novembro de 2008. Documentação necessária, número de vagas, calendário e mais informações pelo site: http://www2.fc.unesp.br/ posmat/inscricao.php ou por telefone: (14) 3103-6077 ou 3103-6174. Falar com Andressa.

Fonte:   Andressa Castro Talon (UNESP - Bauru)

 

7.  Concurso público em Educação Química na UFRN

Encontram-se abertas as inscrições para concurso público para ensino superior com 2 vagas para a área de Educação Química na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O perfil: Graduação em Química ou em Química Industrial e Doutorado em Química ou em Educação ou em Ciências ou em História e Filosofia das Ciências. As inscrições são de 13/outubro a 7/novembro. As provas ocorrerão na 2ª semana de dezembro. Além destas, há vagas em outras áreas da química e uma em Ensino de Ciências. O edital está disponível no endereço  http://www.prh.ufrn.br/ Legislacao_2008/Edital031_Efetivo_2008.pdf

Fonte:   Márcia Gorette Lima da Silva (DQ-UFRN)

8. Concurso para Químicos na UFVJM (Campus Diamantina e Teófilo Otoni)

De 10 a 31 de outubro de 2008 estarão abertas as inscrições para o Concurso Público para Professor de Ensino Superior destinado ao provimento de 06 (seis) vagas na Classe de Professor Adjunto ou Assistente, em Regime de Dedicação Exclusiva, para a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campi Diamantina e Teófilo Otoni, conforme discriminação a seguir:
Teófilo Otoni - Informática Graduação em Ciência da Computação ou Engenharia de Computação ou em áreas afins e Doutorado em Ciência da Computação ou Engenharia de Computação ou em áreas afins 1 vaga; Teófilo Otoni - Física Graduação em Física ou em áreas afins e Doutorado em Física 1 vaga; Teófilo Otoni - Química Graduação em Química, Química Industrial ou Engenharia Química e Doutorado em uma dessas áreas 1 vaga; Teófilo Otoni - Matemática Graduação em Matemática ou em áreas afins e Doutorado em Matemática ou Estatística 1 vaga; Diamantina - Pedagogia Graduação em Pedagogia ou áreas afins e Doutorado em Educação 1 vaga;Diamantina - Química Graduação em Química, Química Industrial ou Engenharia Química e Doutorado em uma dessas áreas 1 vaga. Mais informações poderão ser obtidas na Superintendência de Recursos Humanos, pelo telefone (38)3531-3818 e pelo site www.ufvjm.edu.br .

Fonte:  Luís Antônio da Silva (DQ- UFVJM)

9.  Concurso para docente em Química na UENF

O Laboratório de Ciências Químicas da Universidade Estadual do Norte Fluminense, em Campos dos Goytacazes - RJ, comunica que encontra-se aberto o período de inscrições para provimento de uma vaga de Professor Associado, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva. O candidato deverá ser portador de título de Doutor. A remuneração inicial é de R$ 5.497,00. O edital do concurso encontra-se disponível no site do Diário Oficial.

Fonte:  Luiz Passoni (UENF)

10.    Concurso Público para docentes na UFBA

A Universidade Federal da Bahia está lançando Edital de abertura de Concurso Público para contratação de docentes do Magistério Superior, em regime de Dedicação Exclusiva, com abertura de dez vagas na área de Química. A realização das provas está prevista para o final de novembro ou início de dezembro. Maiores informações, incluindo os pontos do Concurso aprovados pela Congregação do Instituto de Química, podem ser obtidas na página www.concursos.ufba.br ou pelo endereço iquimica@ufba.br
As matérias do Concurso e as exigências estão descritas abaixo:
1-  Matéria: Ensino de Química; cargo: Professor Assistente; 01 (uma) vaga; titulação exigida: Graduação em Química e Pós-graduação stricto sensu (Mestrado ou Doutorado) em Ensino de Ciências ou áreas afins com ênfase em Ensino de Química.
2- Matéria: Ensino de Química; cargo: Professor Adjunto; 01 (uma) vaga; titulação exigida: Graduação em Química e Pós-graduação stricto sensu (Doutorado) em Ensino de Ciências ou áreas afins com ênfase em Ensino de Química.
3- Matéria: Química Inorgânica; cargo: Professor Adjunto; 03 (três) vagas; titulação exigida: Graduação em Química e Pós-graduação stricto sensu (Doutorado) em Química ou Ciências com ênfase em Química Inorgânica.
4-  Matéria: Química Analítica; cargo: Professor Adjunto; 02 vagas; titulação exigida: Graduação em Química e Pós-graduação stricto sensu (Doutorado) em Química ou Ciências.
5- Matéria: Química Orgânica: Síntese Orgânica ou Química de Produtos Naturais; cargo: Professor Adjunto; 01 (uma) vaga; titulação exigida: Graduação em Química ou áreas afins e Pós-graduação stricto sensu (Doutorado) na área de concentração em Química Orgânica ou áreas afins.
6- Matéria: Química Orgânica: Ressonância Magnética Nuclear aplicada a Química Orgânica; cargo: Professor Adjunto; 01 (uma) vaga; titulação exigida: Graduação em Química ou áreas afins e Pós-graduação stricto sensu (Doutorado) na área de concentração em Química Orgânica ou áreas afins.
7- Matéria: Físico-Química: materiais; cargo: Professor Adjunto; 01 (uma) vaga; titulação exigida: Graduação em Química ou Engenharia Química e Pós-graduação stricto sensu (Doutorado) em Química ou áreas correlatas.

Fonte: Prof. Dr. Dirceu Martins

11. XI ENCI Encontro Nacional sobre Contaminan-tes Inorgânicos e VI Simpósio sobre Essencialidade de Elementos na Nutrição Humana

A Comissão Organizadora do XI ENCI – Encontro Nacional sobre Contaminantes Inorgânicos e VI Simpósio sobre Essencialidade de Elementos na Nutrição Humana  comunica que o evento será realizado no Centro de Convenções e no Ginásio da Unicamp, em Campinas – SP, no período de 22 a 24 de outubro de 2008. Maiores informações podem ser obtidas em www.enci.iqm.unicamp.br ou enci@iqm.unicamp.br ou pelo telefone  (19) 3521-3125

Fonte: Solange Cadore (UNICAMP)

 

12. Inscrições na pós-graduação do IQ-UNICAMP estão abertas

A CPG/IQ - UNICAMP comunica que as inscrições para os exames de ingresso no Mestrado e classificação de bolsas para o Doutorado no 1o. Semestre de 2009 encontram-se abertas de até 30/10/2008. Os alunos que pretendem ingressar no Doutorado e que não desejarem bolsa também devem se inscrever neste período. O exame será aplicado no dia 01/12/2008. Além de Campinas, será realizado nas seguintes cidades: Teresina, Recife, Manaus, Belo Horizonte e Porto Alegre. Mais informações:   www.iqm.unicamp.br/posgraduacao/ ou cpgiq@iqm. unicamp.br ou  telefone: 19-3521-3004

Fonte:
 Solange Cadore (UNICAMP)

 

13. Inscrições para Mestrado e Doutorado na UFSC

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSC. O Edital contendo todos os detalhes e procedimentos para inscrição encontra-se disponível em nosso site www.pgquimica.ufsc.br.

Fonte: Ademir Neves (UFSC)

 

Contribuições devem ser enviadas para o Editor do Boletim Eletrônico da SBQ: catalani@sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!
Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor do Boletim Eletrônico
Prof. Norberto Peporine Lopes
Editor Associado do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

OUTUBRO 2008

 

DESTAQUES: