Editorial
Com satisfação, colocamos à
disposição dos leitores de Química Nova na
Escola o n. 29, correspondendo ao terceiro
número anual dentro da nova periodicidade da Revista. Manter o cronograma
de circulação desta é um desafio para os editores e membros do conselho
editorial e, também, para os assessores e autores. O novo sistema de
submissão, avaliação e adaptação dos originais, totalmente online,
permite que os prazos possam ser controlados e cumpridos. Nesse processo,
está sendo decisiva a ação da secretária destinada a cuidar de todos os
trâmites da Revista. Pendências do tempo do sistema anterior também
puderam ser encaminhadas e estão sendo todas resolvidas. Esperamos que
isso possa ser fator de estímulo para que mais autores submetam
manuscritos para publicação na Química Nova na
Escola. Gradativamente esperamos o aumento
do número de submissões para que possamos manter a nova periodicidade da
revista e garantir a publicação de diversidade de artigos na maioria das
seções da Revista, o que não está acontecendo.
Dos 46 manuscritos submetidos, até 31 de agosto deste ano de 2008,
permanece a tendência de concentração de manuscritos nas seções:
Experimentação no Ensino de Química (8); Relatos de Sala de Aula (7);
Química e Sociedade (6). Na seção Pesquisa em Ensino, também foram
submetidos 8 originais, porém três deles foram encaminhados para outras
seções por não atenderem às características da seção. Nenhum manuscrito
foi apresentado na seção Aluno em Foco; apenas um em História da Química;
dois na seção Atualidades em Química; e quatro e cinco nas demais.
Como reflexo desse quadro de submissões, este número apresenta
concentração maior na seção Experimentação no Ensino de Química com
quatro artigos. Sabe-se que os artigos dessa seção são muito utilizados
em aulas de Química do Ensino Médio e em Licenciaturas de Química por
serem de aplicação direta como material de ensino. Isso é bom por um
lado, mas não se pode esquecer que artigos de outras seções têm função
formativa e de atualização de grande significado para os professores. Há
maior número de autores que se sentem estimulados para apresentar
originais com experimentos em Química. Isso pode significar, ainda, uma
valorização maior da experimentação no ensino de Química em detrimento de
outras necessidades formativas, como uso de tecnologias de informação,
atualização em Química, história de Química, entre outras. A comunidade
de educadores químicos, por meio da Divisão do Ensino da Sociedade
Brasileira de Química, deve sensibilizar-se e mobilizar-se para achar o
ponto de equilíbrio para atender a todas as necessidades formativas dos
professores.
A realização do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ –,
em Curitiba (PR), no mês de julho passado, mostrou que há grande
crescimento quantitativo e qualitativo de nossa área de pesquisa. Na
forma de pôsteres, apresentações orais, mesas-redondas, minicursos,
materiais didáticos e palestras, houve intensa e variada programação que
contemplou todas as seções da Revista. Visando compartilhar com o público
leitor da Química Nova na Escola a
riqueza do evento e valorizar o esforço da comunidade que tem
desenvolvido pesquisas no ensino de Química, os editores da QNEsc
decidiram publicar, no próximo número da revista, artigos que tiveram uma
versão original apresentada nesse evento. Para isso, foi desencadeado um
processo indutivo de seleção de trabalhos apresentados nas sessões
coordenadas, contando com a colaboração de diversos assessores que
fizeram indicações, para os quais somos gratos pela contribuição com o
trabalho anônimo para a comunidade. Autores desses trabalhos selecionados
estão sendo convidados a submeter uma nova versão revisada do texto, de
acordo com normas da revista, para serem avaliados por assessores quanto
à sua adequação para publicação. Esperamos conseguir desenvolver todo o
processo normal de avaliação para que, no próximo número, tenhamos uma
maior concentração desses artigos do ENEQ. Dada a elevada qualidade da
maioria dos trabalhos apresentados no evento, convidamos os demais
autores de trabalhos do ENEQ que não receberam convite direto dos
editores que preparem seus trabalhos dentro das normas da Revista e os
submetam à avaliação para os próximos números.
Reiteramos o convite, já feito no editorial anterior, para que sejam
apresentados manuscritos dentro do tema da RASBQ, conforme anúncio
publicado na página 37. A partir do entendimento produzido entre os
associados e a diretoria da SBQ, o segundo número anual da Revista deverá
circular por ocasião da realização da RA, privilegiando artigos que têm relação
com o tema da reunião.
Os Editores e Editor Associado
01-Editorial.pdf
Questões
Tecnológicas Permeando o Ensino de Química: O Caso dos Transgênicos
Jacqueline Aparecida Takahashi,
Polyana Fabrícia Fernandes Martins e Ana Luiza de Quadros
QUÍMICA
E SOCIEDADE
transgênicos,
ensino de Química, interdisciplinaridade
Ressignificar conceitos, romper
consensos, construir saberes são algumas das necessidades básicas para a
formação de um indivíduo mais crítico e mais capacitado a participar e a
envolver-se com seu mundo. A ciência e o conseqüente desenvolvimento
tecnológico propiciaram o uso de organismos geneticamente modificados,
entre eles, os transgênicos. Assim, convivemos com essa tecnologia e
consumimos alimentos de origem transgênica. Objetivamos investigar como
alunos e professores de Ensino Médio posicionam-se quanto ao uso dessa
tecnologia e sugerimos o uso do tema "transgênico" como
possibilidade de desenvolver o senso crítico
02-QS-1506.pdf
Carboidratos:
Estrutura, Propriedades e Funções
Wilmo E. Francisco Junior
Conceitos
Científicos em Destaque
carboidratos,
açúcares, experimentação
Os carboidratos constituem a mais
abundante classe de biomoléculas presentes no planeta Terra, além de
encerrarem uma gama de funções biológicas, sendo a principal fonte
energética da maioria das células não fotossintéticas. Todavia, os
carboidratos são pouco discutidos no Ensino Médio. Com o propósito de
apresentar importantes informações acerca desses compostos, o presente
artigo reporta as principais propriedades e funções dos carboidratos, bem
como sugestões de atividades experimentais para o estudo de algumas de
suas propriedades
03-CCD-2907.pdf
A
Pedagogia de Projetos no Ensino de Química - O Caminho das Águas na
Região Metropolitana do Recife: dos Mananciais ao Reaproveitamento dos
Esgotos
Petronildo Bezerra da Silva, Vilma
Sobral Bezerra, Ailton Grego e Lúcia Helena Aguiar de Souza
Relatos
de Sala de Aula
conceitos químicos,
projetos de ensino, aprendizagem
Este trabalho procurou utilizar a
pedagogia de projetos para ensinar conceitos químicos a partir do tema
"água". Por meio de atividades teóricas e práticas e visitas de
campo, foi possível organizar melhor a aprendizagem dos alunos a partir
das questões e discussões que foram surgindo com o desenvolvimento do
projeto. Podemos dizer que, por meio dessa iniciativa, os alunos
demonstraram um interesse maior pela Química e puderam construir relações
conceituais mais efetivas.
04-RSA-0307.pdf
Uma
Abordagem Problematizadora para o Ensino de Interações Intermoleculares e
Conceitos Afins
Wilmo E. Francisco Júnior
Relatos
de Sala de Aula
interações
intermoleculares, experimentação, problematização
O presente artigo apresenta e discute
uma abordagem calcada na problematização para o estudo das interações
intermoleculares e alguns conceitos relacionados. A investigação foi
dividida basicamente em quatro etapas: (i) Levantamento das idéias dos
estudantes; (ii) problematização dessas idéias; (iii) apresentação e
problematização de experimentos simples envolvendo interações
intermoleculares; e (iv) avaliação. Os resultados mostraram uma
importante evolução conceitual, além da possibilidade da experimentação
em despertar a curiosidade epistemológica dos estudantes.
05-RSA-1008.pdf
Ensinar
Ciências por Investigação: Um Desafio para os Formadores
Maria Emília C. C. Lima, Marciana A.
David e Welington Ferreira de Magalhães
Relatos
de Sala de Aula
ensino por
investigação, formação de professores, calor
Neste trabalho, mostraremos que uma
atitude investigativa, durante o processo de ensino por meio de
experimentos, pode criar oportunidades para a aquisição de conhecimento
de forma conceitualmente consistente. Dessa forma, a análise de
resultados aparentemente errados constitui a força motora para novas
investigações práticas e conceituais, criando um ciclo virtuoso de
aprendizado. Desenvolveremos, também, os conceitos termodinâmicos de
calor, transformações adiabáticas e diatérmicas assim como o de energia.
Aplicamos esses conceitos na interpretação dos resultados de experimentos
nos quais ocorrem variações temporárias de temperatura resultante de
mudanças de estado, envolvendo a hidratação, dissolução e cristalização
em água dos sais de acetato de sódio anidro e hidratado.
06-RSA-7306.pdf
O
Conhecimento Químico e a Questão Ambiental na Formação Docente
Adriana Lopes Leal e Carlos Alberto
Marques
Pesquisa
no Ensino de Química
meio ambiente,
formação de professores, química verde
Neste trabalho, são apresentados os
resultados de uma análise documental realizada em cinco cursos de
Licenciatura em Química da região sul do Brasil, identificando e
analisando, nos respectivos currículos, o enfoque dado aos problemas
ambientais. Com base na literatura, pudemos classificar as relações entre
química e meio ambiente sob dois enfoques: a Química do Ambiente e a
Química Verde, sendo que a análise foi feita tomando-se como parâmetro
categorias construídas a partir dos princípios da Química Verde. Os
programas analisados indicaram uma formação que desconsidera a
problemática ambiental ou que, quando a considera, trabalha dentro de uma
perspectiva restrita à Química do Ambiente.
07-PEQ-2807.pdf
Análise
de Pigmentos de Pimentões por Cromatografia em Papel
Núbia Moura Ribeiro e Carolina
Rodeiro Nunes
Experimentação
no Ensino de Química
cromatografia em
papel, pimentão, carotenóides
Os carotenóides são pigmentos
naturais que trazem benefícios para a saúde por sua atividade
antioxidante e anticancerígena. A cromatografia em papel é utilizada
neste trabalho para separar e identificar esses pigmentos em extratos de
pimentões verdes, amarelos e vermelhos. São apresentadas também
informações sobre carotenóides, destacando os encontrados nos pimentões.
08-EEQ-0707.pdf
Resíduos
e Rejeitos de Aulas Experimentais: O que Fazer?
Patrícia Fernandes Lootens Machado e
Gerson de Souza Mól
Experimentação
no Ensino de Química
minimização de
resíduos, disposição de rejeito, educação ambiental
A geração de resíduos e rejeitos
perigosos é um fato inerente à experimentação no ensino de Química.
Portanto, faz-se necessário discutir com a comunidade escolar a
relevância do gerenciamento de materiais residuais gerados em aulas
experimentais de Química, apontando formas adequadas e seguras para o
manuseio desse material. Essa discussão, que deve ser considerada uma
obrigação do ponto de vista de preservação ambiental, é uma importante
ação de educação, podendo ser abordada em qualquer área de ensino.
09-EEQ-4007.pdf
Entalpia
de Decomposição do Peróxido de Hidrogênio: uma Experiência Simples de
Calorimetria com Material de Baixo Custo e Fácil Aquisição
Per Christian Braathen, Alexandre
Alves Lustosa, Alzira Clemente Fontes e Karlaine Guimarães Severino
Experimentação
no Ensino de Química
termoquímica,
calorimetria, peróxido de hidrogênio
Este artigo trata da construção de um
calorímetro simples, usando invólucros de isopor para latas de bebidas e
termômetros analógicos ou digitais, e a determinação experimental do
calor de decomposição de peróxido de hidrogênio contido em água oxigenada
comercial a 10 volumes, com excelentes resultados em comparação com os
encontrados na literatura.
10-EEQ-6106.pdf
Visualização
Prática da Química Envolvida nas Cores e sua Relação com a Estrutura de
Corantes
Fabio Machado da Silva, Ana Dionéia
Wouters e Shirlei Beti de Aguiar Camillo
Experimentação
no Ensino de Química
ensino de química,
cores, estrutura de corantes
Este artigo apresenta uma metodologia
simples de abordar a relação existente entre cores, espectro
eletromagnético e estrutura química de corantes. Dois experimentos
ilustram, respectivamente, a existência da relação entre cores
complementares e a provável causa do processo de descoramento de tecidos
por água sanitária, considerando as modificações estruturais que ocorrem
no corante presente no tecido.
11-EEQ-6606.pdf
Computadores
e Linguagens nas aulas de CIÊNCIAS
Otavio Aloisio Maldaner
Resenha
12-resenha.pdf
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