Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

1.     

BOLETIM ELETRÔNICO No 805            OUTUBRO 2008

VEJA NESTA EDIÇÃO: SAIU O NOVO NÚMERO DA QNEsc

 

 

 

 

1. Editorial

2. Índice do QNEsc, número 29, Agosto-2008

 

Editorial

    Com satisfação, colocamos à disposição dos leitores de Química Nova na Escola o n. 29, correspondendo ao terceiro número anual dentro da nova periodicidade da Revista. Manter o cronograma de circulação desta é um desafio para os editores e membros do conselho editorial e, também, para os assessores e autores. O novo sistema de submissão, avaliação e adaptação dos originais, totalmente online, permite que os prazos possam ser controlados e cumpridos. Nesse processo, está sendo decisiva a ação da secretária destinada a cuidar de todos os trâmites da Revista. Pendências do tempo do sistema anterior também puderam ser encaminhadas e estão sendo todas resolvidas. Esperamos que isso possa ser fator de estímulo para que mais autores submetam manuscritos para publicação na Química Nova na Escola. Gradativamente esperamos o aumento do número de submissões para que possamos manter a nova periodicidade da revista e garantir a publicação de diversidade de artigos na maioria das seções da Revista, o que não está acontecendo.
    Dos 46 manuscritos submetidos, até 31 de agosto deste ano de 2008, permanece a tendência de concentração de manuscritos nas seções: Experimentação no Ensino de Química (8); Relatos de Sala de Aula (7); Química e Sociedade (6). Na seção Pesquisa em Ensino, também foram submetidos 8 originais, porém três deles foram encaminhados para outras seções por não atenderem às características da seção. Nenhum manuscrito foi apresentado na seção Aluno em Foco; apenas um em História da Química; dois na seção Atualidades em Química; e quatro e cinco nas demais.
    Como reflexo desse quadro de submissões, este número apresenta concentração maior na seção Experimentação no Ensino de Química com quatro artigos. Sabe-se que os artigos dessa seção são muito utilizados em aulas de Química do Ensino Médio e em Licenciaturas de Química por serem de aplicação direta como material de ensino. Isso é bom por um lado, mas não se pode esquecer que artigos de outras seções têm função formativa e de atualização de grande significado para os professores. Há maior número de autores que se sentem estimulados para apresentar originais com experimentos em Química. Isso pode significar, ainda, uma valorização maior da experimentação no ensino de Química em detrimento de outras necessidades formativas, como uso de tecnologias de informação, atualização em Química, história de Química, entre outras. A comunidade de educadores químicos, por meio da Divisão do Ensino da Sociedade Brasileira de Química, deve sensibilizar-se e mobilizar-se para achar o ponto de equilíbrio para atender a todas as necessidades formativas dos professores.
    A realização do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ –, em Curitiba (PR), no mês de julho passado, mostrou que há grande crescimento quantitativo e qualitativo de nossa área de pesquisa. Na forma de pôsteres, apresentações orais, mesas-redondas, minicursos, materiais didáticos e palestras, houve intensa e variada programação que contemplou todas as seções da Revista. Visando compartilhar com o público leitor da
Química Nova na Escola a riqueza do evento e valorizar o esforço da comunidade que tem desenvolvido pesquisas no ensino de Química, os editores da QNEsc decidiram publicar, no próximo número da revista, artigos que tiveram uma versão original apresentada nesse evento. Para isso, foi desencadeado um processo indutivo de seleção de trabalhos apresentados nas sessões coordenadas, contando com a colaboração de diversos assessores que fizeram indicações, para os quais somos gratos pela contribuição com o trabalho anônimo para a comunidade. Autores desses trabalhos selecionados estão sendo convidados a submeter uma nova versão revisada do texto, de acordo com normas da revista, para serem avaliados por assessores quanto à sua adequação para publicação. Esperamos conseguir desenvolver todo o processo normal de avaliação para que, no próximo número, tenhamos uma maior concentração desses artigos do ENEQ. Dada a elevada qualidade da maioria dos trabalhos apresentados no evento, convidamos os demais autores de trabalhos do ENEQ que não receberam convite direto dos editores que preparem seus trabalhos dentro das normas da Revista e os submetam à avaliação para os próximos números.
    Reiteramos o convite, já feito no editorial anterior, para que sejam apresentados manuscritos dentro do tema da RASBQ, conforme anúncio publicado na página 37. A partir do entendimento produzido entre os associados e a diretoria da SBQ, o segundo número anual da Revista deverá circular por ocasião da realização da RA, privilegiando artigos que têm relação com o tema da reunião.
    Os Editores e Editor Associado
 

01-Editorial.pdf01-Editorial.pdf

Questões Tecnológicas Permeando o Ensino de Química: O Caso dos Transgênicos

Jacqueline Aparecida Takahashi, Polyana Fabrícia Fernandes Martins e Ana Luiza de Quadros

QUÍMICA E SOCIEDADE

transgênicos, ensino de Química, interdisciplinaridade

Ressignificar conceitos, romper consensos, construir saberes são algumas das necessidades básicas para a formação de um indivíduo mais crítico e mais capacitado a participar e a envolver-se com seu mundo. A ciência e o conseqüente desenvolvimento tecnológico propiciaram o uso de organismos geneticamente modificados, entre eles, os transgênicos. Assim, convivemos com essa tecnologia e consumimos alimentos de origem transgênica. Objetivamos investigar como alunos e professores de Ensino Médio posicionam-se quanto ao uso dessa tecnologia e sugerimos o uso do tema "transgênico" como possibilidade de desenvolver o senso crítico

02-QS-1506.pdf02-QS-1506.pdf

Carboidratos: Estrutura, Propriedades e Funções

Wilmo E. Francisco Junior

Conceitos Científicos em Destaque

carboidratos, açúcares, experimentação

Os carboidratos constituem a mais abundante classe de biomoléculas presentes no planeta Terra, além de encerrarem uma gama de funções biológicas, sendo a principal fonte energética da maioria das células não fotossintéticas. Todavia, os carboidratos são pouco discutidos no Ensino Médio. Com o propósito de apresentar importantes informações acerca desses compostos, o presente artigo reporta as principais propriedades e funções dos carboidratos, bem como sugestões de atividades experimentais para o estudo de algumas de suas propriedades

03-CCD-2907.pdf03-CCD-2907.pdf

A Pedagogia de Projetos no Ensino de Química - O Caminho das Águas na Região Metropolitana do Recife: dos Mananciais ao Reaproveitamento dos Esgotos

Petronildo Bezerra da Silva, Vilma Sobral Bezerra, Ailton Grego e Lúcia Helena Aguiar de Souza

Relatos de Sala de Aula

conceitos químicos, projetos de ensino, aprendizagem

Este trabalho procurou utilizar a pedagogia de projetos para ensinar conceitos químicos a partir do tema "água". Por meio de atividades teóricas e práticas e visitas de campo, foi possível organizar melhor a aprendizagem dos alunos a partir das questões e discussões que foram surgindo com o desenvolvimento do projeto. Podemos dizer que, por meio dessa iniciativa, os alunos demonstraram um interesse maior pela Química e puderam construir relações conceituais mais efetivas.

04-RSA-0307.pdf04-RSA-0307.pdf

Uma Abordagem Problematizadora para o Ensino de Interações Intermoleculares e Conceitos Afins

Wilmo E. Francisco Júnior

Relatos de Sala de Aula

interações intermoleculares, experimentação, problematização

O presente artigo apresenta e discute uma abordagem calcada na problematização para o estudo das interações intermoleculares e alguns conceitos relacionados. A investigação foi dividida basicamente em quatro etapas: (i) Levantamento das idéias dos estudantes; (ii) problematização dessas idéias; (iii) apresentação e problematização de experimentos simples envolvendo interações intermoleculares; e (iv) avaliação. Os resultados mostraram uma importante evolução conceitual, além da possibilidade da experimentação em despertar a curiosidade epistemológica dos estudantes.

05-RSA-1008.pdf05-RSA-1008.pdf

Ensinar Ciências por Investigação: Um Desafio para os Formadores

Maria Emília C. C. Lima, Marciana A. David e Welington Ferreira de Magalhães

Relatos de Sala de Aula

ensino por investigação, formação de professores, calor

Neste trabalho, mostraremos que uma atitude investigativa, durante o processo de ensino por meio de experimentos, pode criar oportunidades para a aquisição de conhecimento de forma conceitualmente consistente. Dessa forma, a análise de resultados aparentemente errados constitui a força motora para novas investigações práticas e conceituais, criando um ciclo virtuoso de aprendizado. Desenvolveremos, também, os conceitos termodinâmicos de calor, transformações adiabáticas e diatérmicas assim como o de energia. Aplicamos esses conceitos na interpretação dos resultados de experimentos nos quais ocorrem variações temporárias de temperatura resultante de mudanças de estado, envolvendo a hidratação, dissolução e cristalização em água dos sais de acetato de sódio anidro e hidratado.

06-RSA-7306.pdf06-RSA-7306.pdf

O Conhecimento Químico e a Questão Ambiental na Formação Docente

Adriana Lopes Leal e Carlos Alberto Marques

Pesquisa no Ensino de Química

meio ambiente, formação de professores, química verde

Neste trabalho, são apresentados os resultados de uma análise documental realizada em cinco cursos de Licenciatura em Química da região sul do Brasil, identificando e analisando, nos respectivos currículos, o enfoque dado aos problemas ambientais. Com base na literatura, pudemos classificar as relações entre química e meio ambiente sob dois enfoques: a Química do Ambiente e a Química Verde, sendo que a análise foi feita tomando-se como parâmetro categorias construídas a partir dos princípios da Química Verde. Os programas analisados indicaram uma formação que desconsidera a problemática ambiental ou que, quando a considera, trabalha dentro de uma perspectiva restrita à Química do Ambiente.

07-PEQ-2807.pdf07-PEQ-2807.pdf

Análise de Pigmentos de Pimentões por Cromatografia em Papel

Núbia Moura Ribeiro e Carolina Rodeiro Nunes

Experimentação no Ensino de Química

cromatografia em papel, pimentão, carotenóides

Os carotenóides são pigmentos naturais que trazem benefícios para a saúde por sua atividade antioxidante e anticancerígena. A cromatografia em papel é utilizada neste trabalho para separar e identificar esses pigmentos em extratos de pimentões verdes, amarelos e vermelhos. São apresentadas também informações sobre carotenóides, destacando os encontrados nos pimentões.

08-EEQ-0707.pdf08-EEQ-0707.pdf

Resíduos e Rejeitos de Aulas Experimentais: O que Fazer?

Patrícia Fernandes Lootens Machado e Gerson de Souza Mól

Experimentação no Ensino de Química

minimização de resíduos, disposição de rejeito, educação ambiental

A geração de resíduos e rejeitos perigosos é um fato inerente à experimentação no ensino de Química. Portanto, faz-se necessário discutir com a comunidade escolar a relevância do gerenciamento de materiais residuais gerados em aulas experimentais de Química, apontando formas adequadas e seguras para o manuseio desse material. Essa discussão, que deve ser considerada uma obrigação do ponto de vista de preservação ambiental, é uma importante ação de educação, podendo ser abordada em qualquer área de ensino.

09-EEQ-4007.pdf09-EEQ-4007.pdf

Entalpia de Decomposição do Peróxido de Hidrogênio: uma Experiência Simples de Calorimetria com Material de Baixo Custo e Fácil Aquisição

Per Christian Braathen, Alexandre Alves Lustosa, Alzira Clemente Fontes e Karlaine Guimarães Severino

Experimentação no Ensino de Química

termoquímica, calorimetria, peróxido de hidrogênio

Este artigo trata da construção de um calorímetro simples, usando invólucros de isopor para latas de bebidas e termômetros analógicos ou digitais, e a determinação experimental do calor de decomposição de peróxido de hidrogênio contido em água oxigenada comercial a 10 volumes, com excelentes resultados em comparação com os encontrados na literatura.

10-EEQ-6106.pdf10-EEQ-6106.pdf

Visualização Prática da Química Envolvida nas Cores e sua Relação com a Estrutura de Corantes

Fabio Machado da Silva, Ana Dionéia Wouters e Shirlei Beti de Aguiar Camillo

Experimentação no Ensino de Química

ensino de química, cores, estrutura de corantes

Este artigo apresenta uma metodologia simples de abordar a relação existente entre cores, espectro eletromagnético e estrutura química de corantes. Dois experimentos ilustram, respectivamente, a existência da relação entre cores complementares e a provável causa do processo de descoramento de tecidos por água sanitária, considerando as modificações estruturais que ocorrem no corante presente no tecido.

11-EEQ-6606.pdf11-EEQ-6606.pdf

Computadores e Linguagens nas aulas de CIÊNCIAS

Otavio Aloisio Maldaner

Resenha

12-resenha.pdf12-resenha.pdf

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o Editor do Boletim Eletrônico da SBQ: catalani@sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!
Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor do Boletim Eletrônico
Prof. Norberto Peporine Lopes
Editor Associado do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico