Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 802

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1.  Química leva reivindicações ao CNPq

2. Convite ao Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Química – 2008

3. Concurso público para Química Orgânica Sintética do IQUSP

4.  Seleção pública simplificada para Professor Visitante para o IQ-UNB

5.  Concurso para Professor Adjunto na Química Orgânica da UEM (Maringá)

6. Research position at University of Madeira, Portugal

7. Simpósio de Profissionais do Ensino de Química na UNICAMP

8. Inscrições para Mestrado e Doutorado em História da Ciência na PUC-SP

9. Vaga para Professor Visitante na Química Orgânica do Instituto de Química da UnB

1.    Química leva reivindicações ao CNPq
SBQ mostra ser necessário dobrar o número de bolsas de produtividade

Em reunião realizada no dia 3 de setembro, em Brasília, representantes da Sociedade Brasileira de Química levaram ao presidente do CNPq, Marco Antonio Zago, a avaliação da entidade sobre a situação do sistema de bolsas de produtividade em pesquisa (PQ). Participaram do encontro, pela SBQ, a presidente Vanderlan Bolzani, o vice-presidente Cesar Zucco e  conselheiros Fernando Galembeck e Jailson de Andrade.  O CNPq esteve representado também pelo diretor de Programas Horizontais e Instrumentais,  José Roberto Drugowich de Felício.
A SBQ apresentou dados mostrando que para alcançar um nível satisfatório e atender as necessidades deste momento, o número de bolsas de produtividade destinado ao setor deveria ser o dobro do atual. Hoje são concedidas 519 bolsas para a área de química, que precisaria, portanto, de cerca de 1000 para ter atendida sua solicitação. O argumento leva em conta o critério de mérito acadêmico e a demanda que vem se acumulando nos últimos anos.
A reivindicação ocorre após o Ministério da Ciência e Tecnologia ter anunciado, em junho, o aumento do número de bolsas de produtividade como forma de atender ao crescente contingente de pesquisadores não contemplados com os recursos dessa política. O MCT, através da iniciativa, definiu um aumento de 2.000 bolsas PQ ainda em 2008.   Desse total, 500 foram atribuídas a pesquisadores cujo mérito já havia sido reconhecido no último julgamento. Outras 1500 serão distribuídas no julgamento deste segundo semestre. Além disso, o Ministério assegurou que em 2009 e 2010 a comunidade acadêmica contará com um incremento de 20%, em cada ano, do número de bolsas PQ.  

Divulgação
O encontro serviu também para que os representantes da SBQ apresentassem aos dirigentes do CNPq um panorama sobre as realizações da entidade. Assim, foram destacadas a abrangência nacional da SBQ, o número crescente de associados, as iniciativas no âmbito editorial, com a publicação de 3 revistas científicas de excelência, a realização do congresso anual e a representatividade da entidade no cenário acadêmico do país.

Fonte: Carlos Martins (Assessor de Imprensa da SBQ)


2.  Convite ao Fórum de Coordenadores de
     
Cursos de Graduação em Química 2008

A SBQ e o CRQ da 4a Região convidam a todos os Coordenadores de Cursos de Graduação em Química e demais interessados a participarem do FÓRUM DE COORDENADORES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA, que se reunirá nos dias 13 e 14 de outubro próximo, na sede do CRQ da 4a  Região, na Rua Oscar Freire 2039, SP, Capital. Os temas principais do encontro são “A Nova CAPES e Políticas para Formação Inicial e Continuada de Professores”, com destaque para o Currículo da Licenciatura, e Programas para o Empreendedorismo em Química.  Haverá discussão em Grupos. As inscrições estarão abertas, em breve, pelo site da SBQ.

Fonte: César Zucco (SBQ e UFSC)

3.  Concurso público para Química Orgânica
     Sintética do IQUSP

Encontram-se abertas as inscrições para Concurso Público para 01 vaga de Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP (dedicação exclusiva), junto ao Departamento de Química Fundamental, área de Química Orgânica (Síntese). Inscrições abertas pelo prazo de 45 dias, no período de 11.09 a 25.10.2008. Diário Oficial de 11.09.2008.Edital 038/2008 http://www.usp.br/drh/novo/recsel/iqconc382008.html

Fonte:  Kalliópi Alexandra Katsios (IQUSP)

 

4.  Seleção pública simplificada para Professor
      
Visitante para o IQ-UNB

Local: IQ/Instituto de Química - Universidade de Brasília – UnB. Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, asa norte, ICC Bloco B Ala Sul 1º Pavimento Sala B1-012 Brasília - DF http://www.unb.br/iq
Área: Físico-Química, Requisito: Doutorado, Reg.Trab.: 40h, Nº de Vagas: 1, Remuneração: R$2.028,80, Inscrições: de 2 a 30 de setembro, no horário de 8:30h às 11:30h e das 14:30h às 17:30h informações pelo Telefone: (61) 3307-2150. O edital completo pode ser acessado pelo sítio do IQ/UnB (http://www.unb.br/iq)

Fonte:  José Roberto dos Santos Politi (UNB)

5.  Concurso para Professor Adjunto na Química
    
Orgânica – UEM (Maringá)

A Universidade Estadual de Maringá abriu edital para concurso para docentes na área de Quiímica Orgânica (duas vagas). Os requisitos são:
i) Graduação em Química (Licenciatura ou Bacharelado) ou Química Industrial ou Química Tecnológica; e
ii) Doutorado em Ciências na área de Química Orgânica ou Doutorado em Química na área de concentração de Química Orgânica.
Provas: Escrita, didática e avaliação do curriculum vitae. Mais detalhes na home-page: http://www.drh.uem.br/res/Edital_257_2008_prh.pdf

Fonte: Edvani Curti Muniz (UEM)

6.  Research position at University of Madeira,
    
Portugal

The Centro de Química da Madeira, University of Madeira, Madeira Island, Portugal, invites applications for one research position (five years non-tenure position, base salary: 43k€/year) in Chemistry to develop research work in the framework of the Nuclear Magnetic Resonance, Mass Spectrometry and Nanotechnology Portuguese Networks and to promote CQM’s strategic scientific areas (Materials and Natural Products). The candidates must have a PhD in Chemistry, Biochemistry or in closely related fields. Applications should be submitted by e-mail only to: postdoctoralfellow@uma.pt. Application deadline: 30 of September 2008. For other information, please consult: http://cqm.uma.pt.

Fonte:  Lucina Rocha Sousa (UAEMa/CCT/UFCG)

7.   Simpósio de Profissionais do Ensino de Química
     
 na UNICAMP

VIII SIMPEQ Simpósio de Profissionais do Ensino de Química e SIMPEQuinho-2 (para estudantes do ensino médio) O SIMPEQ acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro no IQ-UNICAMP . Além das atividades para professores de Química, no dia 18 de outubro novamente teremos o SIMPEQuinho, para os estudantes dos professores participantes do SIMPEQ. A programação está disponível em nosso site, onde há o link para inscrições que estão abertas e são gratuitas. http://gpquae.iqm.unicamp.br/simpeq8i.html

Fonte: Adriana Vitorino Rossi (GPQUAE – UNICAMP)

8.  Inscrições para Mestrado e Doutorado em
      História da Ciência na PUC-SPa UNICAMP


Até o dia 10 de outubro, o Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da PUC SP recebe inscrições para o Processo Seletivo para ingresso (Mestrado e Doutorado). Maiores informações no site www.pucsp.br/pos/hciencia

Fonte: Maria Helena Roxo Beltran (PUC-SP)

9.  Vaga para Professor Visitante na Química
     Orgânica do Instituto de Química da UnB

Encontram-se abertas as inscrições para Seleção Simplificada de Professor Visitante na área de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade de Brasília. Período de inscrição: de 15 de setembro a 03 de outubro de 2008. Maiores informações: http://www.unb.br/iq/

Fonte: Claudia Nascimento (UNB)

Contribuições devem ser enviadas para o Editor do Boletim Eletrônico da SBQ: catalani@sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!
Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor do Boletim Eletrônico
Prof. Norberto Peporine Lopes
Editor Associado do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

SETEMBRO 2009

 

DESTAQUES: