Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 796

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. CAPES lança primeiro edital de Nanobiotecnologia

2. Formação de professores em debate

3. Matéria do JCBS e QN no Jornal da Unicamp

4. 1º Encontro Nacional de Química Terapêutica (Porto, Portugal)

5. Triplo evento: XIV Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry- BMIC2008 -I Latin American Meeting on Biological Inorganic Chemistry- LABIC2008 -I International School on Materials Chemistry

6. 1º Encontro Brasileiro sobre Especiação Química - EspeQBrasil-2008

7. Pós-graduação em Química na UERJ

8. 4th International Symposium on Residue Management in Universities

9. PRODOC/CAPES na área de Educação em Química - UFSCar



1. CAPES lança primeiro edital de Nanobiotecnologia

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), por meio da Diretoria de Programas e Bolsas no País, torna público o primeiro edital Programa Rede-Nanobiotec-Brasil, que objetiva apoiar projetos de implantação de Rede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Cooperação Acadêmica e Acadêmica Empresarial no País, visando a formação de recursos humanos vinculada a projetos de P&D. O programa possibilitará a produção de pesquisas científicas e tecnológicas, por meio de formação de recursos humanos pós-graduados e a formação complementar de recursos humanos em outros níveis.
Missões - Os projetos serão apoiados por meio do financiamento de missões de estudo, pesquisa e docência. Essas devem ser planejadas de modo a assegurar a implementação das ações necessárias, destinadas a facilitar e possibilitar a interação entre as equipes, consolidando, desse modo, as Redes de Cooperação. Cada projeto terá duração de quatro anos para o exercício orçamentário e cinco para a execução das atividades do projeto.
As equipes participantes do projeto deverão ser constituídas por pesquisadores, professores, engenheiros, técnicos e estudantes vinculados às instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação pública ou privada. Os coordenadores de equipes não poderão coordenar mais de um projeto e esses deverão explicitar nesses o compromisso com a formação de recursos humanos. A Capes receberá as propostas até 30/09/2008 e os resultados da avaliação de mérito dos projetos serão divulgados em novembro deste ano. Acesse aqui o edital. (Assessoria de Comunicação da CAPES)

Fonte: CAPES – Sala de Imprensa

 

2. Formação de professores em debate

Os secretários municipais de educação das 156 maiores cidades do país e 27 secretários-executivos da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) vão participar da sétima reunião do grupo de trabalho das grandes cidades. O encontro começa nesta quarta-feira, 20 e vai até sexta, 22, em Brasília. Estarão reunidos dirigentes de cidades com mais de 163 mil habitantes.
A pauta do encontro, coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB), propõe debates sobre formação ¬¬de professores, ensino fundamental de nove anos, Provinha Brasil, censo escolar da educação básica, programas Brasil Alfabetizado e Escola Aberta, educação especial, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e relatos de experiências das redes.
Sobre o Brasil Alfabetizado, por exemplo, a adesão de estados e municípios termina no próximodia 21. Em 2008, o governo federal vai investir no programa R$ 300 milhões para ajudar as redes públicas da educação básica a promover a alfabetização de jovens e adultos. A Provinha Brasil tem a segunda aplicação prevista para dezembro, com as mesmas turmas doO sistema nacional de formação de professores, que envolve instituições públicas de educação superior, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é um dos temas mais importantes na agenda do Ministério da Educação. (Assessoria de Comunicação do MEC, Ionice Lorenzoni) primeiro semestre.
O sistema nacional de formação de professores, que envolve instituições públicas de educação superior, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é um dos temas mais importantes na agenda do Ministério da Educação. (Assessoria de Comunicação do MEC, Ionice Lorenzoni)

Fonte: CAPES – Sala de Imprensa

3. Matéria do JCBS e QN no Jornal da Unicamp

O Jornal da Unicamp publicou extensa matéria sobre o JBCS e QN, com o título “Liderança continental - Revista científica sediada na Unicamp e editada por docentes do Instituto de Química é a de maior impacto na América Latina e no Caribe”. Leia o artigo completo em
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/agosto2008
/ju405_pag09.php


Fonte: Luiz Carlos Dias (UNICAMP)


4.1º Encontro Nacional de Química Terapêutica (Porto, Portugal)

A Sociedade Portuguêsa de Química, promove o 1º Encontro Nacional de Química Terapêutica a ser realizado de 13 a 15 de Novembro de 2008 em Portugal, na cidade do Porto, considerada uma “cidade de pontes”e, partindo desse simbolismo, fomos buscar o objectivo geral deste ENCONTRO: “Construir pontes científicas”! Veja o site: www.ff.up.pt/congressos. Para contatos e Informações: Madalena Pinto, Serviço de Química Orgânica – CEQUIMED, Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Rua Aníbal Cunha, 164, 4050-047 Porto – Portugal, Tel.: 222 078 916, Fax: 222 003 977, cequimed.ff.up@gmail.com

Fonte: Madalena Pinto (Universidade do Porto)

5. Triplo evento: XIV Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry- BMIC2008 -I Latin American Meeting on Biological Inorganic Chemistry- LABIC2008 -I International School on

Materials Chemistry

Três eventos consecutivos serão realizados em Foz do Iguaçu de 31 de agosto a 4 de setembro: XIV Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry, BMIC2008, I Latin American Meeting on Biological Inorganic Chemistry- LABIC2008, I International School on Materials Chemistry. A palestra de abertura será proferida pelo Prof. Edward I. Solomon (Stanford University) sob o título SPECTROSCOPIC METHODS IN BIOINORGANIC CHEMISTRY: BLUE TO GREEN TO RED COPPER SITES O programa completo do evento pode ser encontrado no site da conferencia (www.iq.unesp.br/bmic2008) Post-deadline abstracts para apresentações na forma de poster estão sendo aceitos até o dia 22/08 (próxima sexta-feira).

Fonte: Sidney J.L. Ribeiro (IQ-UNESP)

6. 1º Encontro Brasileiro sobre Especiação Química - EspeQBrasil-2008

O Comitê Organizador do 1º Encontro Brasileiro sobre Especiação Química - EspeQBrasil-2008 convida a todos a participar do evento, que será realizado no Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, São Pedro - SP, entre os dias 14 e 17 de dezembro de 2008. O prazo para inscrição com desconto vai até o dia 15 de Setembro e o prazo final para submissão de trabalhos vai até o dia 03 de Outubro. Maiores informações podem ser obtidas em www.espeqbrasil.iqm.unicamp.br ou pelo e-mail do evento espeqbrasil@iqm.unicamp.br .

Fonte: Marco Aurelio Zezzi Arruda (IQ-UNICAMP)

7. Pós-graduação em Química na UERJ

Encontram-se abertas as inscrições para o processo de seleção para o programa de Pós graduação em Química da UERJ (Rio de Janeiro), nas áreas de concentração de Quimica Ambiental e Polímeros. Detalhes em http://www.ppgq-iq.uerj.br/

Fonte: Sergio Machado Correa (UERJ)

8. 4th International Symposium on Residue Management in Universities

A Universidade de Brasília sediará, no dias 15 a 17 de outubro do corrente ano, o 4th International Symposium on Residue Management in Universities (4.º Simpósio Internacional sobre Gestão de Resíduos nas Universidades), evento internacional que discutirá a gestão de resíduos nas universidades, empresas públicas e privadas, hospitais etc. Trata-se de um evento sobre tratamento de resíduos perigosos (Químicos, Biológicos e Radioativos) e não-perigosos O evento se realizara Auditório da nova sede do Instituto de química da universidade de Brasília. Aproveitamos a oportunidade para convidá-lo a visitar o nosso sítio, no endereço www.unb.br/isrmu.

Fonte: Comissão Organizadora

9. PRODOC/CAPES na área de Educação em Química - UFSCar

O PPGE-UFSCar recebe inscrições até o dia 28/08/2008 para o preenchimento de uma vaga no âmbito do Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-doutores (PRODOC/CAPES). Os candidatos devem demonstrar experiência em Química e Educação, para atuar no projeto de pesquisa "A incorporação da dimensão ambiental na formação inicial de professores em Química na Universidade Federal de São Carlos". Os candidatos deverão, entre outros requisitos; ter obtido o título de doutor há, no máximo, 05 anos; experiência comprovada em Ensino de Química; currículo atualizado disponível no sistema Lattes; não ter vínculo empregatício ou ser beneficiário de outra bolsa de qualquer natureza. Os interessados podem obter maiores informações na Secretaria do PPGE, no site http://www.ufscar.br/~ppge/ppge.htm, ou por meio do endereço secppge@power.ufscar.br.

Fonte: Vânia Gomes Zuin (PPGE-UFSCar)

Contribuições devem ser enviadas para o Editor do Boletim Eletrônico da SBQ: catalani@sbq.org.br Até nossa próxima edição!!!   Prof. Luiz Henrique Catalani Editor do Boletim Eletrônico Prof. Norberto Peporine Lopes Editor Associado do Boletim Eletrônico Sociedade Brasileira de Química - SBQ

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

AGOSTO 2008

 

DESTAQUES: