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BOLETIM ELETRÔNICO No 795

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. A avaliação por pares e ímpares

2. Vaga no CEFET Rio Verde – Goiás

3. Concurso para Professor Visitante no IQ – Universidade de Brasília

4. Vaga para professor em Química Analítica da PUC-RJ

5. Vagas para químicos e engenheiros químicos no IPT-SP

6. Lançamento da revista eletrônica Ciência em Tela

7. 4th International Symposium on Residue Management in Universities

8. Inscrições para Pós-graduação em Química da Univ. Federal de Pernambuco



1. A avaliação por pares e ímpares

(Editorial do JBCS)
A avaliação por pares, assim como a democracia, não é perfeita, mas ainda não encontramos um sistema de avaliação ou de organização da sociedade que possa substituí-las! Os que estão satisfeitos com os sistemas de avaliação silenciam e os não satisfeitos por motivos diversos, freqüentemente, pares e ímpares, colocam os sistemas de avaliação em discussão e sob suspeitas.
Pesquisadores reclamam que os seus projetos não são bem avaliados nas agências de fomento ou que os seus manuscritos científicos não receberam o tratamento que deveriam receber nas editorias de periódicos. Os coordenadores de Programas de pós-graduação reclamam, em geral, dos critérios de avaliação e da posição do seu curso no ranking da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Uma das queixas mais generalizadas é que a avaliação está se tornando cada vez mais quantitativa e menos qualitativa. Será que isto realmente está acontecendo?
A implantação do sistema de avaliação dos cursos de pós-graduação pela CAPES e dos Comitês Assessores no CNPq, ambos na década de 1970, foram tão importantes para o desenvolvimento e consolidação da ciência no país quanto os recursos alocados pelas agências de fomento. Com isso foram criados dois sistemas de avaliação: o individual, instituído pelo CNPq, no qual o avaliado é o cientista; e o coletivo, instituído pela CAPES, em que o avaliado é o programa de pós-graduação.
Nas décadas de 80 e 90, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, PADCT, consolidou o sistema de avaliação por pares, aplicando-o de forma ampla e em vários níveis. Duas outras ações contribuíram para dar visibilidade e credibilidade ao processo de avaliação: a implantação da Plataforma Lattes, pelo CNPq, que colocou os curricula vitarum dos pesquisadores disponíveis para acesso público e a criação do Portal de Periódicos, pela CAPES, que tornou as informações sobre as publicações contidas na Plataforma Lattes de fácil verificação. Com isso, vários dos aspectos relacionados à avaliação estão disponíveis ao acesso público e podem ser quantificados e verificados.
O que se espera ao avaliar o cientista e o seu projeto ou linha de pesquisa? Competência aliada a boas idéias! A competência do cientista pode ser verificada por meio de suas publicações e/ou patentes mais relevantes; da formação de recursos humanos qualificados nos níveis de iniciação científica, mestrado, doutorado e/ou pós-doutorado; pela liderança cientifica expressa pela atuação no âmbito institucional, nas sociedades científicas, em editorias de periódicos, nos convites para cursos e conferências, etc. e na atuação na formulação de políticas para o setor. A competência do cientista pode ser facilmente qualificada, quantificada e verificada.
Espera-se de um projeto que tenha mérito intelectual, que aponte para avanços na fronteira do conhecimento, que possa ter amplo impacto, que envolva pesquisa integrada com educação e que seja apresentado por um cientista com experiência no tema. A qualidade de um projeto pode ser qualificada a priori, mas só poderá ser quantificada e verificada a posteriori.
Um conjunto de cientistas, com projetos relevantes, poderá convergir para um curso de pós-graduação. Neste caso, além dos atributos apontados anteriormente, é preciso que exista uma proposta de curso bem delineada e um foco no discente. Este último, a alma da pós-graduação.
A área de Química no Brasil representa um setor industrial que faturou US$ 103,5 bilhões (cento e três bilhões e quinhentos mil dólares americanos) em 2007 e um setor acadêmico com 46 programas de pós-graduação que, de acordo com a última avaliação trienal da CAPES, formaram 1726 mestres, 1055 doutores e publicaram 8.128 artigos científicos em periódicos indexados, sendo que 63% destes tiveram a participação discente. A aderência e convergência desse setor com a avaliação é expresso através da Sociedade Brasileira de Química, SBQ, e dos cuidados com a avaliação dos trabalhos submetidos para apresentação nas suas reuniões anuais e reuniões temáticas e, em especial, por meio das editorias de suas revistas.1
Química Nova (QN) (Fator de Impacto - FI=0,91), 2 em escala mundial, é a terceira colocada na avaliação do Institute for Scientific Information (ISI) dentre as revistas publicadas em língua não Inglesa. QN, além de publicar artigos científicos de grande relevância, atuou como uma escola para os jovens cientistas. Através de QN, muitos jovens aprenderam a escrever e avaliar artigos científicos.
O Journal of the Brazilian Chemical Society , 3-5 JBCS (FI=1,54), que é o periódico de maior impacto em toda a America Latina, independente da área do conhecimento, também contribui para refinar e internacionalizar a avaliação por pares, enquanto a Química Nova na Escola - QNE, voltada prioritariamente para o ensino secundário e fundamental, está inoculando a avaliação nestes níveis de formação.
Em resumo, a avaliação, quando bem conduzida, é altamente benéfica para o sistema acadêmico-científico. Nesse cenário, o que se espera do cientista ao atuar como avaliador? Muito mais do que QI e competência. Espera-se também que tenha motivação, bom senso e inteligência emocional, expressa pela autoconsciência e autorregulação. E, acima de tudo, postura e atuação ÉTICA; sem isto, a avaliação não será feita por pares, mas, sim, será feita por ímpares!

Jailson B. de Andrade (UFBA)
Editor JBCS
1. de Torresi, S. I. C.; Pardini, V. L.; Dias, L. C.; Pinto, A. C.; de Andrade, J. B.; Magalhães, M. E. A.; Gil, P. E. A.; Quim. Nova 2007, 30, 1491.
2. Pinto, A.C.; de Andrade, J.B.; Quim. Nova 1999, 22, 448.
3. Loh, W.; Dias, L.C.; J. Braz. Chem. Soc. 2006, 17, 3.
4. Loh, W.; Dias, L.C.; J. Braz. Chem. Soc. 2007, 18, 3.
5. Loh, W.; Dias, L.C.; J. Braz. Chem. Soc. 2008, 19, 3.

Fonte: Editorial do JBCS

 

2. Vaga no CEFET Rio Verde – Goiás

Temos atualmente outra vaga para DCR FAPEG/CNPQ e necessito de um profissional que atenda as condições da chamada 04/2008 da FAPEG ( www.fapeg.go.gov.br ) e que tenha experiência em desenvolvimento de pequenos equipamentos para análises. Trata-se da possibilidade de construir um equipamento que analise a quantidade de biodiesel presente no diesel de petróleo. (BX). Em paralelo iremos também desenvolver métodos de analise para a qualidade do biodiesel produzido. Os métodos podem ser espectroscópicos, eletro-analíticos ou ainda químicos. A bolsa será de até 36 meses, com auxílio inicial de duas bolsas, além de uma passagem aérea para GO. Caso o profissional seja admitido em concurso público na Instituição poderá receber a bolsa por mais 12 meses (50%). O valor mínimo da bolsa é de 3300,00, e conta também com reserva técnica. Os interessados deverão submeter um projeto de pesquisa dentro desta linha, o qual deverá ser apreciado por um comitê julgador. Antes dessa avaliação, logicamente, poderemos lapidar o projeto em reuniões preliminares (supervisor x bolsista). Temos possibilidade de interagir também com profissionais que tenham experiencia com produtos naturais, ou enzimologia aplicada a biocombustíveis. Na realidade são 3 bolsas.

Fonte: Aristeu Gomes Tininis (CEFET Rio Verde – GO)

3. Concurso para Professor Visitante no IQ – Universidade de Brasília

Estão abertas inscrições do concurso para professor visitante no Instituto de Química da Universidade de Brasília, para a área de Físico-Química. Período de inscrição: de 13 a 22 de agosto, exceto sábado e domingo, no horário de 8:30h às 11:30h e das 14:30h às 17:30h - Telefone: (61) 3307-2150 ou 3307-2147.
http://www.unb.br/iq

Fonte: José Roberto dos Santos Politi (IQ-UNB)

4. Vaga para professor em Química Analítica

da PUC-RJ

O Departamento de Química da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro está iniciando processo de seleção para contratação de um professor de tempo integral e dedicação na área de Química Analítica: com experiência em espectroscopia molecular. Os candidatos devem ser doutores com experiência em docência e condução de trabalhos experimentais. O professor contratado deve mostrar claramente seu potencial para desenvolver linha de pesquisa independente e também interagir com os grupos de pesquisa já existentes. O professor deve atuar no ensino de graduação e de pós-graduação. O Departamento de Química da PUC-Rio já possui nesta área laboratórios com equipamentos modernos. Mais detalhes no Edital na home-page www.puc-rio.br . Prazo limite de inscrição: 08/10/2008 (todos os documentos) OBS.: Os candidatos interessados devem enviar, imediatamente, um e-mail e a documentação completa até o dia 08/10/2008. Endereço para envio de documentação: Diretoria do Departamento de Química da PUC-Rio Rua Marquês de São Vicente 225, Sala 772A – Prédio Cardeal Leme - Gávea, Rio de Janeiro, RJ - 22451-900

Fonte: Pércio A. Mardini Farias e Maria Ligia Caramez (PUC-RJ)

5. Vagas para químicos e engenheiros químicos no IPT-SP

Encontram-se abertas até 24 de agosto de 2008 as inscrições para concurso para provimento de cargos no IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. São 278 vagas de 2º e 3º graus, para área administrativa e de pesquisa com salários que variam de R$1370,00 a R$7045,00. A taxa de inscrição será única, para todos os cargos: R$ 17,40. As provas serão na cidade de São Paulo, em data ainda a ser divulgada. Edital e inscrições no site do Instituto Cidades. (www.institutocidades.org.br)

Fonte: João Guilherme Rocha Poco (IPT-SP)

6. Lançamento da revista eletrônica

Ciência em Tela

Ciência em Tela é uma revista eletrônica semestral cuja proposta vai ao encontro da reconhecida necessidade de estreitar relações e de divulgar ações desenvolvidas em espaços educativos formais e não formais, tais como universidade, escola, museus, centros de ciência, mídia, ONGs etc. A revista recebe submissões na forma de artigos de pesquisa, ensaios, relatos de experiência e de produção de material didático, valorizando a participação de professores da escola básica e do ensino superior, educadores que atuam em espaços não formais, cientistas, pesquisadores em ensino e divulgadores de ciência, tanto como autores quanto como pareceristas. Visite o site: www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br

Fonte: Isabel Martins e Susana de Souza Barros (Revista Ciência em Tela)

7. 4th International Symposium on Residue Management in Universities

A Universidade de Brasília sediará, no dias 15a17 de outubro do corrente ano, o 4th International Symposium on Residue Management in Universities,evento internacional que discutirá a Gestão de Resíduos nas universidades, empresas públicas e privadas, hospitais etc. Trata - se de um evento sobre tratamento de resíduos perigosos(Químico,Biológico e Radioativos) e não - perigosos ( papel, papelão , folhas mortas etc.). Aproveitando a oportunidade para convidá-lo a visitar o nosso sítio, no endereço www.unb.br/isrmu.

Fonte: Antônio Moraes Guaritá Santos (UNB)

8. Inscrições para Pós-graduação em Química da Univ. Federal de Pernambuco

O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Pernambuco (PPG-Química/UFPE), conceito 6 nas três últimas avaliações da CAPES, estará recebendo inscrições de candidatos aos cursos de Mestrado e Doutorado para o 1o-Semestre de 2009 no período de 20 de outubro a 07 de novembro de 2008. As provas serão realizadas dia 17/11/2008. As mesmas podem ser realizadas fora de Recife ou mesmo do Brasil. O PPG-Química/UFPE dispõe, para os candidatos aprovados, de Bolsas de Mestrado e de Doutorado da Facepe, Capes e CNPq. Informações sobre o PPG-Química/UFPE e sobre o processo de seleção podem ser encontradas nos endereços abaixo: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Química, Prof. João Bosco Paraiso da Silva Departamento de Química Fundamental - CCEN UFPE Av. Prof. Luiz Barros Freire, S/No. Cidade Universitária 50.740-540 Recife - PE http://www.dqf.ufpe.br/pos-graduacao ou pgquimica@ufpe.br ou paraiso@ufpe.br.

Fonte: João Bosco Paraiso da Silva (UFPE)

Contribuições devem ser enviadas para o Editor do Boletim Eletrônico da SBQ: catalani@sbq.org.br Até nossa próxima edição!!!   Prof. Luiz Henrique Catalani Editor do Boletim Eletrônico Prof. Norberto Peporine Lopes Editor Associado do Boletim Eletrônico Sociedade Brasileira de Química - SBQ

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AGOSTO 2008

 

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