a

           

Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 791

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Excelência brasileira - novo Centro de Referência Mundial em Química Medicinal para Doença de Chagas

2. Prof. Greg Swain proferirá palestras na UFSCar sobre eletrodos de diamante dopado com boro

3. Processo seletivo para duas vagas em Ribeirão Preto (USP)

4. III Escola de Química do IQ/USP

5. 13th Brazilian Meeting on Organic Synthesis (BMOS)

6. Concurso público para professor adjunto no Depto de Química da UEL

7. Pós-graduação latu senso em biodiesel

8. Abertas 84 vagas na UFABC

 

1. Excelência brasileira - novo Centro de Referência Mundial em Química Medicinal para Doença de Chagas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acaba de criar, no Brasil, um novo Centro de Referência Mundial em Química Medicinal para Doença de Chagas , formado por grupos de excelência ligados à Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos (SP) e à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O novo centro atuará diretamente na rede de laboratórios de descoberta de novos fármacos do Programa Especial para Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais (TDR, na sigla em inglês), da OMS. Depois de uma competitiva seleção internacional, a organização escolheu o grupo brasileiro para formar o centro voltado especificamente para a pesquisa sobre doença de Chagas.

O grupo é formado por pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP – ligados ao Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural (CBME), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da FAPESP – e do Laboratório de Química Orgânica Sintética da Unicamp.

De acordo com Adriano Andricopulo, coordenador do novo projeto e do Laboratório de Química Medicinal e Computacional (LQMC), a OMS lançou os editais para criar os centros depois de fazer longos ensaios e encontrar algumas moléculas de interesse para uma série de doenças tropicais.

O centro brasileiro, segundo ele, terá uma missão específica dentro da rede: descobrir candidatos a novos fármacos para doença de Chagas usando como referência duas dessas moléculas selecionadas pela OMS e mantidas sob sigilo total.

"Vamos usar essas duas moléculas como ponto de partida para sintetizar novas moléculas bioativas, realizar ensaios biológicos in vitro em cultura de Trypanosoma cruzi, ensaios in vivo de toxidez e, finalmente, ensaios in vivo em modelos experimentais da doença de Chagas" , disse Andricopulo à Agência FAPESP.

De acordo com o cientista, os compostos serão otimizados, aplicando-se técnicas avançadas de química medicinal, e os que forem mais promissores deverão entrar em fase clínica de desenvolvimento, depois de estabelecidos acordos com agências governamentais ou empresas farmacêuticas.

“Os recursos investidos neste projeto serão totalmente provenientes da OMS. Eles já permitiram a contratação de dois doutores com excelente experiência para trabalhar em regime de dedicação exclusiva”, disse Andricopulo. Segundo ele, o contrato é válido por um ano, renovável indefinidamente a partir da avaliação dos resultados.

Segundo Andricopulo, o projeto engloba todas as etapas essenciais de pesquisa básica que são requeridas para a descoberta de novos candidatos a fármacos. “O projeto é desafiador, completo e planejado nos moldes rigorosos de alta qualidade que levam o selo da OMS”, disse o pesquisador, que também é diretor da Divisão de Química Medicinal da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

No novo centro, Andricopulo é responsável pela área de Química Medicinal e Planejamento de Fármacos. O professor Luiz Carlos Dias, da Unicamp, se encarrega da área de Química Orgânica Sintética. Otavio Thiemann (IFSC) é o responsável por Biologia Molecular e Parasitologia, enquanto Glaucius Oliva (IFSC) é o responsável pela Biologia Estrutural e Planejamento de Fármacos.

"A OMS divulgou, em comunicado oficial, que o ponto forte da proposta brasileira foi a integração de grupos de excelência em suas respectivas áreas de atuação – que condizia perfeitamente com o objetivo dos novos centros de referência. Centenas de propostas de todo o mundo foram submetidas na fase inicial de avaliação e menos de 10% chegaram à etapa final de seleção", disse Andricopulo.

Segundo o pesquisador, a iniciativa da OMS faz parte de uma estratégia para combater as doenças tropicais que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Os resultados das pesquisas do novo centro de brasileiro de excelência poderão contribuir decisivamente para a descoberta de um novo fármaco para a doença de Chagas.

"A descoberta da doença de Chagas foi feita em 1909 pelo brilhante cientista brasileiro Carlos Chagas. Vamos chegar ao centenário desta doença sem muito a comemorar, pois não há qualquer medicamento seguro e eficaz para o tratamento. A iniciativa é um esforço para avançar nesse sentido", disse.

Fonte: Agência FAPESP

 

2. Prof. Greg Swain proferirá palestras na UFSCar sobre eletrodos de diamante dopado com boro

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFSCar (PPGQ/UFSCar) receberá, em agosto p.f., a visita do Prof. Greg M. Swain (Michigan State University, EUA - www.chemistry.msu.edu/faculty/swain/ index.html), um dos precursores na investigação de propriedades e aplicações de eletrodos de diamante dopado com boro. Na ocasião, o Prof. Greg proferirá a seguinte série de palestras (sempre das 14:30 às 17:30, em auditório do Departamento de Química, no campus de São Carlos da UFSCar): - dia 11/08 - Mecanismos de crescimento de filmes de diamante e arquiteturas de eletrodo; - dia 12/08 - Propriedades eletroquímicas básicas de eletrodos de diamante e sua aplicação em eletroanálise; - dia 13/08 - Eletrodos de diamante para uso em meios biológicos; - dia 14/08 - Eletrodos de diamante opticamente transparentes para uso em Espectroeletroquímica. Os interessados estão convidados a assistirem as palestras, no todo ou avulsas; alunos de pós-graduação que assistirem as quatro palestras e realizarem uma atividade complementar farão jus aos 2 créditos da disciplina "Tópicos em Química: Eletrodos de Diamante Dopado Com Boro – Aspectos Básicos e Aplicados", oferecida pelo PPGQ/UFSCar (alunos externos ao PPGQ/UFSCar, para inscrição como aluno especial, devem enviar mensagem até 3 de agosto à Srta. Luciani, secretária do PPGQ: luciani@dq.ufscar.br).Contato para informações adicionais: Prof. Romeu C. Rocha Filho (romeu@ufscar.br).

Fonte: Romeu C. Rocha Filho (DQ-UFSCAR)

3. Processo seletivo para duas vagas em

Ribeirão Preto (USP)

Estão abertas 02 (duas) vagas no Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto. Químico (com registro no CRQ) (01 vaga), inscrições até 21/agosto/2008. Educador (com Licenciatura Plena) (01 vaga), inscrições até 21/agosto/2008. Informações: www.ffclrp.usp.br - link: editais - processo seletivo

Fonte: Wagner Ferraresi De Giovani (DQ-FFCLRP-USP)

4. III Escola de Química do IQ/USP

III Escola de Química do IQ/USP A Escola de Química Verde (EQV) do Instituto de Química da USP terá sua terceira edição realizada entre os dias 01 e 06 de fevereiro de 2009. A Escola irá abortar temas como: Análise de Ciclo de Vida, Catálise e Biocatálise, Gerenciamento de Resíduos, Materiais Renováveis e Solventes Alternativos. Além disso, dentro do programa da Escola haverá a realização de um mini-workshop sobre desenvolvimento sustentável. Finalmente, as atividades didáticas e experimentais da Escola estão sendo ampliadas e reformuladas, sendo que também será dado destaque para a participação de representantes da iniciativa privada, com a apresentação/discussão de “cases” da aplicação de Química Verde em empresas do setor químico. As edições anteriores tiveram uma enorme procura (totalizando cerca de 2.000 pré-inscrições), com interessados e participantes de praticamente todos os estados da federação. As pré-inscrições para esta III EQV poderão ser feitas até 31/10/2008. Lembramos que o curso é gratuito e incluirá hospedagem (padrão alojamento), alimentação e todo material didático (incluindo os disputados aventais da Escola). Maiores informações sobre a pré-inscrição podem ser obtidas no site: http://www.usp.br/quimicaverde/

Fonte: Renato Sanches Freire (IQUSP)

5. 13th Brazilian Meeting on Organic Synthesis (BMOS)

13th Brazilian Meeting on Organic Synthesis (BMOS) O 13th Brazilian Meeting on Organic Synthesis (BMOS) será realizado noperíodo de 31/08 a 04/09/09 no Hotel Colina Verde de São Pedro. O BMOS é um evento bastante consolidado no país e reconhecido internacionalmente. Para maiores detalhes favor acessar o site: http://www.bmos13.ufscar.br/

Fonte: Arlene G. Corrêa (DQ-UFSCar)

6. Concurso público para professor adjunto no Depto de Química da UEL

Estão abertas as inscrições para Concurso público para professor adjunto no Depto de Química da Universidade Estadual de Londrina (Edital 210/2008). Área: Química; Sub-área: Química orgânica. Regime de Trabalho: 40 horas semanais. Requisito mínimo: Graduação em Química ou áreas afins e Doutorado em Química Orgânica (Química de Produtos Naturais ou Sínteses Orgânicas). Inscrições: 18 a 22 de agosto de 2008. Site com mais informações: http://www.uel.br/prorh/index.php?content=selecao/
concdoc/210_08/index.htm


Fonte: Fernando C. Macedo Jr. (DQ-CCE-UEL)

7. Pós-graduação latu senso em biodiesel

A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde informa que encontra-se aberto o período de inscrições ao processo seletivo para preenchimento de vagas no curso de pós-graduação lato sensu em biodiesel. Para se inscrever o candidato precisa ter concluído curso de graduação em qualquer área. As inscrições deverão ser feitas via internet através do endereço eletrônico http://www.funatec.org.br/concursos/biodiesel2008 até o dia 21 de agosto. Informações pelos e-mails aristeucefetrv@pq.cnpq.br ou aristeu@cefetrv.edu.br

Fonte: Aristeu Gomes (CEFETRV)

8. Abertas 84 vagas na UFABC

Gostaríamos de lhe informar que a UFABC (Universidade Federal do ABC) está com concursos abertos para 84 vagas para docentes com título de doutor em várias áreas do conhecimento. As inscrições encerram em 26 de agosto/2008. A UFABC possui atualmente vários cursos de graduação e pós-graduação e seu primeiro campus está localizado em Santo André-SP, com o segundo campus em fase de construção em São Bernardo do Campo. Maiores informações sobre o concurso podem ser obtidas no site www.ufabc.edu.br .

Fonte: Renata Tonelotti (CMCC/UFABC)

Contribuições devem ser enviadas para o Editor do Boletim Eletrônico da SBQ: catalani@sbq.org.br Até nossa próxima edição!!!   Prof. Luiz Henrique Catalani Editor do Boletim Eletrônico Prof. Norberto Peporine Lopes Editor Associado do Boletim Eletrônico Sociedade Brasileira de Química - SBQ

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

JULHO 2008

 

DESTAQUES: