a

           

Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 790

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. XVI Encontro de Química da Região Sul

2. Mestrado em Química da UFRGS

3. Edital para bolsista de Pós-doutorado no IQ-UFF

4. 3ª Escola de Inverno em Energia e Ambiente - 3ª E&A – na UFBA

1. XVI Encontro de Química da Região Sul

O XVI Encontro de Química da Região Sul deverá realizar-se em Blumenau no Grande Hotel com apoio da Universidade Regional de Blumenau -FURB. O tema será: A Química como Ciência, Educação e Tecnologia. Neste evento teremos, palestras, sessões coordenadas e mini-cursos. Período: 13 a 15 de novembro de 2008. As inscrições estarão abertas a partir de 23/07/08. Informações pelo site do evento: www.furb.br/sbqsul2008 ou e-mail: sbqsul2008@furb.br

Fonte: Ivonete O. Barcellos (FURB)

 

2. Mestrado em Química da UFRGS

O Mestrado em Química do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRGS, em Porto Alegre, está com inscrições abertas até o dia 5 de agosto. As provas serão realizadas nos dia 7 e 8 de agosto. Maiores informações:
ppgq@iq.ufrgs.br. Site: http://www.iq.ufrgs.br/cpgqui.
Fone: (51)33086258

Fonte:Nádya Silveira (UFRGS)

3. Edital para bolsista de Pós-doutorado

no IQ-UFF

Chamada para Processo Seletivo de Recém-doutor para a vaga de bolsistaPNPD 2007 no Programa de Pós-graduação em Química Orgânica da Universidade Federal Fluminense. O Programa de Pós-graduação em Química Orgânica da UFF informa que estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de Recém-doutor, referente a 01 vaga de bolsista Pós-Doutorado, concedida no Edital de Programa Nacional de Pós-Doutorado nº 034/2007– PNPD 2007. Os candidatos deverão ter experiência comprovada em síntese orgânica, para atuar no projeto “Síntese de novas naftoquinona via quinonas metídios: busca por novas substâncias com perfil de atividades anticâncer e tripanocida”. Inscrições serão feitas na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química Orgânica, no período de 15/07/2008 a 05/08/2008, das 8:00 às 12:00 h. Veja o Edital em www.uff.br/posorganica.

Fonte: Vitor Ferreira (UFF)

4. 3ª Escola de Inverno em Energia e Ambiente - 3ª E&A – na UFBA

A 3ª Escola de Inverno em Energia e Ambiente - 3ª E&A será realizada em Salvador - Bahia, no período de 04 a 07 de agosto de 2008, na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia – UFBA - Campus da Federação, focalizando os seguintes temas: Biocombustíveis; Impactos Ambientais; Petróleo e Gás; e Perspectivas em Energia e Ambiente. O evento é promovido pela Rede Cooperativa de Biodiesel do Nordeste (RECOMBIO), a Sociedade Brasileira de Química - Regional Bahia (SBQ-BA), o Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química da UFBA (PPGQ-UFBA) e o Programa de Pós-graduação em Energia e Ambiente da UFBA (CIENAM-UFBA), com o apoio do CNPq, FAPESB, PRONEX, UFBA, UEFS, UNEB, UESB, UESC, CEFET-BA, UNIFACS, UFPE, UFRJ, UFPB, UFS e UNIFEI. Com a participação de conferencistas convidados da Bahia, de outras unidades da federação e do exterior, a programação da 3ª E&A inclui cursos, conferências e simpósios, esperando-se um público de aproximadamente 400 pessoas. Informações:
http://www.cienam.ufba.br/recombio.html

Fonte: Programa de Pós-graduação em Química da UFBA

Contribuições devem ser enviadas para o Editor do Boletim Eletrônico da SBQ: catalani@sbq.org.br Até nossa próxima edição!!!   Prof. Luiz Henrique Catalani Editor do Boletim Eletrônico Prof. Norberto Peporine Lopes Editor Associado do Boletim Eletrônico Sociedade Brasileira de Química - SBQ

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

JULHO 2008

 

DESTAQUES: