a

           

Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 788

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. DOI disponível no site do SciELO para JBCS e QN pode ser validado no CV Lattes

2. Especialização em combustíveis derivados da biomassa na região sul da Bahia

3. 3a Escola de Eletroquímica no IQ-USP

4. XXIX Congresso Brasileiro de Aplicação de Vácuo na Indústria e na Ciência (CBRAVIC)

5. Escola Temática sobre a química de produtos naturais

6. Seleção de bolsista PNPD no Programa de Pós-Graduação em Química-UFRJ

7. Inscrição para Pos-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados - UFABC

8. Vaga para Pós-Doutorado na FCF-USP

9. Vagas para recém-doutores na área de Glicoimunologia

 

1. DOI disponível no site do SciELO para JBCS e QN pode ser validado no CV Lattes

Prezados colegas,
O CNPq acaba de lançar a nova versão da Plataforma Lattes (http://www.cnpq.br/saladeimprensa/noticias/2008/0702.htm). Esta nova versão, que conta com parceria da Editora Elsevier, vem com inovações na recuperação de dados de publicações e citações de artigos. “Vai ser possível fornecer apenas o número de identificação do objeto (DOI) e, a partir deste número, a Plataforma Lattes busca todos os dados de registro do artigo científico do pesquisador na instituição Crossref.org, uma associação sem fins lucrativos da qual participam as principais editoras científicas mundiais. Um avanço é o acesso ao número de citações que as publicações registradas no Lattes tiveram, segundo a base Scopus, e também acesso aos artigos que citaram as publicações registradas na Plataforma Lattes”.
Assim sendo, gostaria de lembrar que os números de DOI de artigos publicados no Journal of the Brazilian Chemical Society e Química Nova, disponíveis no site do SciELO estão funcionando, estão ativos e que é possível cadastrar os artigos de Química Nova e do JBCS disponíveis no site do SciELO, no CV Lattes do CNPq (devemos ressaltar que as coleções de JBCS e QN ainda não estão completas no site do SciELO).
Fizemos simulação por amostragem de vários números de DOI dos artigos disponíveis no SciELO para o JBCS e QN e percebemos que não há mais erros ao cadastrar DOI.
Caso você tente e encontre erros ao tentar validar um número de DOI, por favor, comunique o número de DOI diretamente para a equipe de suporte do CNPq, no e-mail suporte@cnpq.br ou para mais informações utilize o Fale Conosco: http://www.cnpq.br/atendimento ou ligue para Central de Atendimento - CNPq: 0800 61 9697(ligação gratuita) 08:30 às 18:30 hs.
Para acessar os números de DOI, você deve entrar no site do SciELO: http://www.scielo.br depois procure a lista de revistas por ordem alfabética (alphabetic list), entrando no JBCS ou em Quimica Nova.
Ao entrar nos sites, clique lá em cima em “All”, que fornece a lista com todos os números! Quando voce faz o Browse dos artigos, entre em qualquer um deles onde diz “text in english” (no JBCS) ou “text in portuguese” (em Química Nova) e você verá número de DOI.
Aparecerá um número como este: doi: 10.1590/S0100-404220070
00600019
Leve este número inteiro para o Lattes e proceda a validação como faz de qualquer outro DOI de outras revistas. A validação do DOI no CV Lattes, abre o arquivo em HTML no início. Este é o artigo HTML no site do SciELO.
Ao olhar no canto direito da tela, você verá que tem opção de “Services” para abrir o arquivo em PDF, que conduz à versão em PDF exatamente como está no site do JBCS ou Química Nova. Veja como aparecem as opções abaixo.
A segunda opção é para abrir o PDF.
Services
• Custom Services
• Article in PDF format
• Article in XML format
• Article references
• Curriculum ScienTI
• How to cite this article
• Cited by SciELO
• Cited by Google
• Similars in SciELO
• Similars in Google
• Send this article by e-mail
A revista Química Nova tem 69 números no site do SciELO e está completa apenas desde o número 1 de 1998 até o número 4 de 2008. Os dois últimos números de 2008 ainda não conte´m DOI. O JBCS tem 70 números no site do SciELO, desde o número 1 de 1998, até o número 4 de 2008. TODOS estes possuem DOI.

Fonte: Luiz Carlos Dias

 

2. Especialização em combustíveis derivados da biomassa na região sul da Bahia

A Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus-BA, iniciará o primeiro processo seletivo para a pós-graduação lato sensu - Especialização em combustíveis derivados da biomassa com ênfase em biodiesel e biogás. Segundo os coordenadores, o curso tem como objetivo qualificar e capacitar profissionais na área de biocombustíveis através da implantação de um curso de especialização que contemple toda a cadeia produtiva do biodiesel e do biogás, abrangendo aspectos agronômicos, tecnológicos, socioeconômicos e ambientais. Podem participar Engenheiros, Químicos, Economistas, Administradores, Agrônomos e profissionais de áreas afins.
As inscrições começam em 14/07/08 e vão até 25/07/08, no Protocolo Geral da UESC.
O Curso está sendo financiado pelo CNPq (Edital CT-Petro/CT-AGRO/CNPq nº 31/2007) com o apoio da UESC, da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia – SECTI, Petrobras e da TECBIO - Tecnologias Energéticas.

Maiores informações:
www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/especializacao/ecbbb/index.php

Fonte: Rosenira Serpa da Cruz

3. 3a Escola de Eletroquímica no IQ-USP

A 3a Escola de Eletroquímica será realizada no Instituto de Química da Universidade de São Paulo entre os dias 8 e 12 de dezembro de 2008, em São Paulo. O evento é destinado a alunos de doutorado, recém doutores e profissionais de industria. Considerando que neste curso será desenvolvido parte teórica e experimental, o número máximo de participantes será de 25. Será realizada uma seleção prévia dos inscritos. Aqueles que forem selecionados e não residam na cidade de São Paulo receberão um auxílio que inclui alojamento e refeições. As inscrições serão aceitas até 05 de outubro de 2008. A programação completa, assim como outras informações podem ser encontradas na página do evento.: http://escoladeeletroquimica.iq.usp.br

Fonte: Roberto M. Torresi

4. XXIX Congresso Brasileiro de Aplicação de Vácuo na Indústria e na Ciência (CBRAVIC)

O XXIX Congresso Brasileiro de Aplicação de Vácuo na Indústria e na Ciência (CBRAVIC) será realizado em Joinville (SC) , no período de 23 a 26 de Setembro de 2008. O evento é uma promoção da Sociedade Brasileira de Vácuo (SBV) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A submissão de resumos estendidos está aberta até 31/07/2008. Os temas principais discutidos no evento serão: 1. Ciência e Tecnologia de Vácuo (CTV) 2.Ciência e Tecnologia de Plasmas (CTP) 3.Ciência dos Materiais (CM) 4.Ciência Atômica e Molecular (CAM) 5.Superfícies, Interfaces e Filmes Finos (SIF) 6.Instrumentação e Metrologia (INS) 7.Energia(ENE)

Maiores informações: http://www2.joinville.udesc.br/~cbravic-2008

Fonte: Sérgio Henrique Pezzin

5. Escola Temática sobre a química de

produtos naturais

Com uma proposta inovadora no sentido de despertar a curiosidade de alunos da graduação acerca da química de produtos naturais, o Instituto de Química da UFRJ se prepara para realizar, entre 21 e 23 de julho, a Ia Escola Temática em Química O evento, que acontece no auditório Horácio Macedo do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN/UFRJ), é coordenado pelos professores Angelo da Cunha Pinto e Cláudia de Moraes Rezende, que procuraram destacar para este encontro temas bastante gerais, evitando especificidades.
A Escola vai homenagear o farmacologista, médico e farmacêutico Nuno Álvares Pereira, membro fundador da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental.
Pereira, carioca, 88 anos, atualmente pesquisador aposentado da UFRJ - da qual foi ex-diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e da Faculdade de Farmácia, além de ex-decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS) - foi discípulo e grande amigo do pesquisador Haity Moussatché (um dos pioneiros do estudo da neurofisiologia no Brasil), já tendo publicado mais de 100 trabalhos científicos e apresentado outros tantos em congressos e eventos científicos. Ainda hoje é encontrado à frente do seu Laboratório de Farmacologia de Produtos Naturais, no ICB.
No evento serão apresentados não somente os conceitos básicos desta área, como outros mais focados na sua aplicação, como a terapêutica para doenças como o câncer, a espectrometria de massas na análise de micromoléculas orgânicas, a biodiversidade marinha e os fitomedicamentos para a indústria de medicamentos. “A idéia é despertar o interesse dos mais jovens, com vistas a aumentar o contingente do alunado da pós-graduação”, argumenta Angelo, que coordena o laboratório de Produtos Naturais, do Depto. de Química Orgânica/IQ.
O que não significa que os alunos de Pós-Graduação também não tenham sido contemplados nesta Ia Escola Temática. Para estes, o encontro reservou o curso “Tópicos em Biossíntese Experimental”, a ser dado por Maysa Furlan, da Unesp/Araraquara. Os da graduação terão o curso “Química de Aromas”, com Cláudia M. Rezende, coordenadora do Laboratório de Aromas/IQ.

As sete conferências, sempre à tarde, são:

1) Abertura: homenagem ao prof. Nuno Álvares Pereira, com Angelo da Cunha Pinto;

2) “A Química de Produtos Naturais no Brasil: ontem, hoje e amanhã”, também com Angelo da Cunha Pinto;

3) Aplicações da espectrometria de massas na análise de micromoléculas orgânicas biologicamente ativas”, com Norberto Peporine Lopes (USP/Ribeirão Preto);

4) “A contribuição dos produtos naturais na terapêutica do câncer: novas perspectivas”, com Letícia Veras Costa Lotufo (Universidade Federal do Ceará);

5) “Biodiversidade marinha como fonte de produtos naturais”, com Rosângela de Almeida Epifânio (Universidade Fderal Fluminense);

6) “Fitomedicamento, conceitos e aplicações na indústria farmacêutica”, com Cecília Elena Ognibene (Apsen Farmacêutica);

7) “Natural product and medicinal plant research for the post-genomic era”, com Leslie Gunatilaka (Universidade do Arizona, EUA).

O encerramento, dia 23, às 18h, será feito por Cláudia Rezende. A taxa de inscrição para a Ia Escola Temática em Química custa R$ 25 (até 7/7) e R$ 40 (a partir de 7/7), e poderá ser feita no próprio Instituto de Química da UFRJ – bloco A do Centro de Tecnologia, Ilha do Fundão, 6º e 7º andares/telefone: (21) 2562-7001.

Mais informações: pilab@iq.ufrj.br

Fonte: Angelo da Cunha Pinto

6. Seleção de bolsista PNPD no Programa de Pós-Graduação em Química-UFRJ

O Programa de Pós-graduação em Química da UFRJ informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de Recém-doutor, referente a 01 vaga de bolsista Pós-Doutor, concedida no edital de Programa Nacional de Pós-Doutorado-MCT/FINEP/CNPq nº 034/2007-PNPD 2007, para atuação no Projeto "Aplicações da Espectrometria de Massas com Ionização por Eletrospray-TOF em Matrizes Naturais".
Inscrições de 01 a 20/07/2008. Maiores infromações:
http://server2.iq.ufrj.br/pgqo ou kaiser@iq.ufrj.br

Fonte: Carlos R. Kaiser

7. Inscrição para Pos-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados - UFABC

Encontram-se abertas, no período de 30/06/2008 a 01/08/2008, as inscrições para a seleção de candidatos aos cursos de MESTRADO e DOUTORADO no programa de pós-graduação em Nanociências e Materiais Avançados da Universidade Federal do ABC.
O programa possui linhas de pesquisa nas áreas de Polímeros, Materiais Funcionais, além de Simulação e Modelagem.
Serão disponibilidadas bolsas de agências de fomento, além de bolsas da própria UFABC.
Mais informações através do link www.ufabc.edu.br/nano

Fonte: Gustavo M. Dalpian

8. Vaga para Pós-Doutorado na FCF-USP

O Programa de Pós-graduação em Toxicologia – Análises Toxicológicas, da Faculdade de Ciências Farmaceuticas – USP, está selecionando um(a) candidato(a) à bolsa PNPD - Programa Nacional de Pós-Doutorado, no valor de R$ 3.300,00 mensais, por quatro anos, renovável por mais um, na linha de pesquisa TOXINAS PRODUZIDAS POR CIANOBACTÉRIAS, com ênfase em síntese, no isolamento e determinação estrutural de cianotoxinas e suas variantes, com a aplicação de ferramentas modernas, entre elas proteômica e metabolômica.
Os candidatos deverão enviar lattes ou link para CV-lattes (recomenda-se que os artigos publicados tenham link DOI) para o email: ernani@usp.br
Ou por carta, uma cópia do curriculum vitae, atualizado e documentado, até dia 21/07/2008, para:
Programa de Pós-graduação em Toxicologia – Análises Toxicológicas A/C Prof. Dr. Ernani Pinto
Av. Prof. Lineu Prestes, 580 - Bloco 13B
CEP 05508900 – São Paulo-SP

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO BOLSISTA:

a) Participação em disciplinas já existentes no Programa e/ou criação de disciplina nova;
b) Elaboração e desenvolvimento de projeto de pesquisa próprio e/ou inserção em projetos de outros docentes, como colaborador;
c) Solicitação de auxílio(s) à(s) agência(s) de fomento para complementar os recursos recebidos da CAPES;
d) Orientação de estudantes em nível de Iniciação Científica (FAPESP ou
PIBIC/CNPq) e Mestrado;
e) Desenvolvimento de atividades de pesquisa na área de Isolamento, Caracterização e Obtenção de Cianotoxinas;
f) Relatório Parcial de Atividades;
g) Relatório parcial de Prestação de contas do auxílio de R$ 12.000,00 (doze mil reais) por ano.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO E ESCOLHA DO(A) CANDIDATO(A):

O processo de escolha levará em consideração em sua primeira etapa o CV-lattes. Na segunda etapa, os candidatos previamente selecionados serão entrevistados e solicitados a apresentar um seminário em tema relacionado ao projeto. Os(as) candidatos(as) serão avaliados(as) por pelo menos três professores do programa de pós-graduação com base no CV, desempenho na entrevista e na apresentação do seminário.
Atenciosamente,

Fonte: Ernani Pinto

9. Vagas para recém-doutores na área de Glicoimunologia

O Laboratório de Glicoimunologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto está selecionando recém-doutores, para 02 (duas) bolsas aprovadas de pós-doutorado do Programa nacional de Pós-Doutorado (PNPD, Edital 034/2007). O projeto tem como proposta o Estudo da Potencial Ação Anti-viral da Galectina-1 na Dengue. Os critérios para a seleção dos candidatos, terão como requisitos, conhecimentos sobre processos envolvendo Galectinas, a experiência em Imunologia Básica e Aplicada, Imunologia Molecular, Genética Molecular, Bioinformática e Microbiologia, visando às técnicas de cultura de células de mamífero, manipulação de Vírus, geração de fragmentos de anticorpos humanos, ELISA, real time PCR, RNA de interferência, RT-PCR, eletroforese, sequênciamento gênico e protéico, isolamento de células, manipulação animal. Os candidatos deverão enviar Curriculum Vitae e Histórico da pós-graduação para o Prof. Dr. Marcelo Dias Baruffi (mdbaruff@fcfrp.usp.br) para análise até o dia 12 de julho de 2008.

Fonte: Marcelo D. Baruffi

Contribuições devem ser enviadas para o Editor do Boletim Eletrônico da SBQ: catalani@sbq.org.br Até nossa próxima edição!!!   Prof. Luiz Henrique Catalani Editor do Boletim Eletrônico Prof. Norberto Peporine Lopes Editor Associado do Boletim Eletrônico Sociedade Brasileira de Química - SBQ

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

JULHO 2008

 

DESTAQUES: