a

           

Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 787

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. BOLSA PNPD-CAPES - Programa de Pós-Graduação em Química-UNICAMP

2. Rede RIBIOFAR/CYTED/CNPq promove evento de Plantas Medicinais

3. Inscrições para o Prodoc de Química na Universidade Federal do ABC (UFABC) continuam abertas

4. Seleção de Mestrado e Doutorado em Química no IME/RJ

5. Vagas na PUC-Rio de Janeiro

6. Vagas na UFABC

7. 31ª. Reunião Anual da SBQ - A Química perfeita da interação entre os pares

 

1. BOLSA PNPD-CAPES - Programa de Pós-Graduação em Química-UNICAMP

O Programa de Pós-Graduação em Química da UNICAMP estará recebendo inscrições até o dia 07/07/2008 para o preenchimento de duas vagas dentro do Programa PNPD/CAPES.
Os candidatos devem ter graduação em Química, com doutorado em Físico-Química, devendo preencher os seguintes requisitos, de acordo com a área de atuação no projeto “Estudos Aplicados a Fármacos Encapsulados em Sistemas Nanocarreadores”:
Área A (1 bolsa): O candidato deve necessariamente ter experiência comprovada na área de quimiometria (modelagem multivariada e também em planejamentos fatoriais) e em processos de difusão e transporte de espécies químicas através de membranas biológicas. Adicionalmente, é imprescindível que tenha conhecimentos da técnica de fluorescência de raios-X por dispersão de energia;
Área B (1 bolsa): O candidato deve ter necessariamente experiência teórica e prática comprovada na área de nanotecnologia, especificamente na encapsulação de ativos e fármacos por sistemas carreadores envolvendo lipídios, tais como lipossomas e nanopartículas lipídicas sólidas. Além disso, deve dominar as metodologias para preparar e caracterizar fisica e quimicamente as partículas, conhecendo os testes de eficácia do ativo/fármaco livre e encapsulado em linhagens de células neoplásicas e em cobaias. É essencial que o candidato esteja familiarizado com as diferentes técnicas analíticas e fisico-químicas (espectroscopia de fluorescência, cromatografia, ressonância magnética nuclear, análise térmica, espectroscopia de absorção no visível/ultravioleta).
Os doutores interessados em candidatar-se ao processo de seleção deverão, além disso, atender aos pré-requisitos estabelecidos pelo Edital da CAPES e devem entregar a seguinte documentação na CPG/IQ (ver endereço abnaixo):
a) memorial (máximo 6 páginas),
b) Curriculum Vitae, nos moldes da plataforma Lattes (CNPq).
c) cópia de históricos escolares de graduação e pós-graduação,
Serão aceitas inscrições com data de postagem emitida pelo correio até a data de encerramento deste edital (07/07/2008).
O processo de seleção constará de análise da documentação recebida e os candidatos selecionados nesta etapa serão convocados para uma entrevista a ser realizada no dia 15/07/2008, no IQ/Unicamp.

Fonte: Profa. Solange Cadore

 

2. Rede RIBIOFAR/CYTED/CNPq promove evento de Plantas Medicinais

A Rede Ribiofar/Cyted/CNPq (www.univali.br/ribiofar.cyted)
promove, em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (Ponta Grossa-Paraná) e outras IES da região, o III Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais. O Simpósio vai ocorrer dia 31 de julho em Ponta Grossa, e trabalhos podem ser enviados até o dia 7 de julho. O evento tem por objetivo oportunizar encontro para atualização, integração e reflexão de docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais que atuam na área de Ciências Farmacêuticas, Biologia, Enfermagem, Medicina, Veterinária, Química, Alimentos, Biodiversidade, Sustentabilidade, Ciências Agrárias, Biotecnologia, Genética, Bioquímica e demais áreas afins, com ênfase em produtos naturais, através de palestras com renomados pesquisadores de diferentes países da Iberoamérica. A programação do evento, inscrições e demais informações podem ser obtidas no site:
www.uepg.br/simposioplantasmedicinais

Fonte: Valdir Cechinel Filho

3. Inscrições para o Prodoc de Química na Universidade Federal do ABC (UFABC)

continuam abertas

O prazo de inscrição do Prodoc - programa de financiamento à pesquisa de jovens doutores- de Química foi prorrogado até o dia 18 de julho. Os candidatos deverão submeter seus projetos ao processo seletivo do curso de pós-graduação em Ciência e Tecnologia/Química da UFABC. Eles deverão necessariamente versar sobre a área de "Estudos de processos oxidativos e radicalares envolvendo o cobre no meio biológico".Os pesquisadores selecionados receberão R$ 3.300 mensalmente e o beneficio complementar de R$ 12.000 ao ano.

Veja mais detalhes a respeito do processo de seleção em:
http://www.ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view
=article&id=712&Itemid=111


Fonte: Pablo Alejandro Fiorito

4. Seleção de Mestrado e Doutorado em

Química no IME/RJ

O Programa de Química do Instituto Militar de Engenharia estará recebendo inscrições de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado no período de 07 a 11 de julho de 2008. O Programa desenvolve pesquisas nas áreas de Química Orgânica (Síntese Orgânica, Química Medicinal, Química Ambiental e Organo-Fosforados), Físico-Química (Catálise, Espectrometria e Modelagem molecular) e Tecnologia Química (Materiais Energéticos, Biocombústiveis e CFD). Possibilidade de bolsa de estudo para os candidatos melhores classificados. O processo de seleção ocorrerá nos dias 28 e 29 de julho de 2008 a partir das 9:00 h (IME). A avaliação dos candidatos ao curso de mestrado será conduzida através de prova escrita, entrevista, e análise curricular; os alunos para doutorado serão avaliados através de um seminário, entrevista e análise curricular.
Informações mais detalhadas podem ser obtidas a partir da home-page (htttp://www.ime.eb.br); na Secretaria de Pós-Graduação em Química situada na Praça General Tibúrcio, 80 (terceiro andar - IME), CEP: 22290-270; tel. (0xx21) 2546-7055 fax (0xx21) 2546-7059 – Rio de Janeiro – RJ. e-mail: pgquim@ime.eb.br

Fonte: Alcino Palermo de Aguiar

5. Vagas na PUC-Rio de Janeiro

O Departamento de Química da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro está iniciando processo de seleção para contratação de dois professores de tempo integral e dedicação na área de Química Analítica: um com experiência em espectrometria atômica (ICP-MS e OES) e outro em espectroscopia molecular. Os candidatos devem ser doutores com experiência em docência e condução de trabalhos experimentais. O professor contratado deve mostrar claramente seu potencial para desenvolver linha de pesquisa independente e também interagir com os grupos de pesquisa já existentes. O professor deve atuar no ensino de graduação e de pós-graduação. O Departamento de Química da PUC-Rio já possui nestas áreas laboratórios com equipamentos modernos.

Maioresinformações:
http://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/quimica/docs/edital_concurso
_professor.pdf


Contatos:
Prof. Pércio A. Mardini Farias
Maria Ligia Caramez: e-mail: maligia@puc-rio.br, Tel: (0xx) 21 3527-1332 Prof. Dr. André Silva Pimentel
Departamento de Química
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Cep: 22453-900
Phone: 55-21-3527-1955/1332
Fax: 55-21-3527-1637

Fonte: André Silva Pimentel

6. Vagas na UFABC

Encontram-se abertas inscrições para o CONCURSO PÚBLICO PARA MAGISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR na Universidade Federal do ABC, Santo André, nas áreas de Biomateriais, Química Verde e Química Ambiental.
Inscrições abertas, prazo de inscrição: Postagem até o dia 25/08/2008. Informações: Edital completo disponível no endereço eletrônico http://www.ufabc.edu.br área concursos.

Fonte: Leonardo José Steil

7. 31ª. Reunião Anual da SBQ - A Química perfeita da interação entre os pares

Por Lúcia Beatriz Torres

Muito aguardada pela comunidade científica, a 31ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química – o maior evento da área na América Latina – foi realizada entre os dias 26 e 29 de maio, em Águas de Lindóia/SP, reunindo mais de 2 mil pesquisadores interessados em discutir relevantes temas presentes, hoje, na agenda do país e do mundo. Assuntos que só podem ser equacionados com o conhecimento especializado dos, e porque não, das cientistas. Esse ano a SBQ inovou e promoveu a igualdade entre os gêneros. Ao final da 31ª. RASBQ, a Profa. Vanderlan da Silva Bolzani tomou posse, marcando a história, como a primeira mulher a assumir a presidência da instituição.
“Do Petróleo à Biomassa: soluções para um mundo melhor?”. Uma temática questionadora permeou os debates. Será que a mudança do cenário da indústria química, com base nos insumos do petróleo para os insumos de biomassa, virá de fato melhorar ou piorar o mundo? “Esse ano tivemos uma mudança na organização da reunião anual e com a ajuda dos diretores de divisão escolhemos um tema atual que privilegia as discussões em todas as divisões da química”, explicou o coordenador geral do evento, Prof. Norberto Peporine Lopes, chamando a atenção para as diferentes áreas, nas quais a temática pode ser explorada.
Catálise, química ambiental, alimentos e bebidas, físico-química, produtos naturais, química inorgânica, eletroquímica e eletroanalítica, fotoquímica, química analítica, química de materiais, química medicinal, química orgânica e, é claro, ensino de química são alguns exemplos de onde esse conhecimento pode ser desenvolvido, aplicado e aprimorado.

Soluções da química para um mundo melhor

A conferência “Biomassa, Bioprodutos e Bioenergia”, ministrada pelo Prof. Paulo César Vieira, da Universidade Federal de São Paulo (UFSCar), abriu a 31ª. RASBQ, ampliando as discussões para além do biocombustível e apresentando diferentes abordagens para a conversão da biomassa. Reflexões técnicas e políticas sobre o tema estenderam-se pelos quatro dias do evento.
Soluções para um mundo melhor. A frase estampada no crachá, pendurado ao peito de todos os participantes do evento, parece que conspirou de forma positiva para que, em cada conferência, simpósio, palestra ou simples conversa nos intervalos, fosse possível identificar algumas sugestões da química para resolver problemas de toda ordem, que afetam o cotidiano do nosso planeta.
O conhecimento químico pode contribuir para fazer emergir um mundo mais pacífico e com menos impunidade. Segundo o professor Valter Stefani (UFGRS), que ministrou o curso de Química Forense, a disciplina pode ajudar não só a solucionar os crimes “sociais”, frutos da violência, como também os crimes ambientais. “Tudo o que você faz deixa rastros”, ressaltou. “Quando há derramamento de resíduos químicos em um rio, é possível identificar a empresa responsável e até em que concentração o produto foi lançado”.
Geoffrey A. Cordell (University of Illions, EUA), em sua conferência, difundiu os princípios da química verde (green chemistry). Uma nova perspectiva para os países em desenvolvimento substituírem os reagentes sintéticos importados e de alto custo, altamente danosos ao meio ambiente, por reagentes sustentáveis à base de plantas e vegetais locais. A cenoura e a mandioca foram apresentadas como possíveis reagentes químicos limpos.
A idéia é bem fundamentada, mas diante das críticas internacionais que o Brasil vem recebendo pelo uso indevido da cana-de-açúcar como biocombustível, será que o emprego de vegetais até mais nobres para a alimentação, como fonte de insumos químicos, poderia ser considerado uma possível solução para um mundo melhor? Fica a questão.

O maior evento de Química de América Latina

Espaço privilegiado de atualização profissional e intercâmbio de informações técnico-científicas, a programação do 31ª. Reunião Anual da SBQ propiciou uma maratona de conhecimento para os químicos. Ao todo, foram 7 workshops, 12 mini-cursos, 18 conferências (o dobro das outras edições), 5 simpósios, apresentação oral de 80 trabalhos, divididos por diversas áreas nas sessões coordenadas e 3 sessões de discussões de painéis, nos quais foram apresentados 1600 trabalhos separados em 18 sessões. Destes, 28 painéis foram premiados, recebendo o reconhecimento tão esperado dos consultores ad hoc da Sociedade Brasileira de Química.
Uma forte característica da 31ª. RASBQ foi a internacionalização de suas atividades científicas. Vinte renomados especialistas de diferentes nacionalidades, como Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Japão, Reino Unido e México, trocaram experiências com os pesquisadores brasileiros, em atividades conjuntas, durante o evento.
A American Chemical Society realizou um workshop com a Divisão de Química Medicinal, a Deutscher Akademishcer Austaushdienst, um simpósio sobre colaborações científicas e outras formas de intercâmbio com a Alemanha. Já a Royal Society of Chemistry fez uma doação financeira ao evento e ainda assinou um acordo de colaboração científica com a Sociedade Brasileira de Química, à qual passou a disponibilizar o seu sistema para a consulta dos associados da SBQ.
Como é de praxe nas Reuniões Anuais, além da Assembléia Geral Ordinária - onde este ano tomou posse a nova diretoria, conselho consultivo e as demais secretarias para o biênio de 2008-2010 – foram realizadas também as assembléias por divisão científica e por secretarias regionais, nas quais se delinearam os planos de ação específicos para cada área da química dentro da instituição.

Descontrair para deixar a Química fluir

E a 31ª RASBQ não parou por aí. Houve ainda sessão de homenagens, lançamento de livros, stands com exposição de equipamentos, produtos e serviços. Para descontrair, atividades sócio-culturais promoveram o encontro democrático e informal entre os mais de 2 mil estudantes, professores e profissionais participantes do evento em um duplo coquetel (um de boas-vindas e outro de despedida), intercalado por uma animada festa-baile.
Um curto-circuito na caixa de som fez a festa demorar um pouquinho para começar, é verdade. Mas quem teve paciência não perdeu por esperar. Com um repertório que privilegiou todos os gostos e idades, indo do “New York, New York” até “A festa”, de Ivete Sangalo - a banda The Chamberlains! repetiu o mesmo sucesso do baile que animou as comemorações dos 30 anos da SBQ. Nos intervalos, o DJ apresentou uma multiculturalidade de ritmos que agradou a todas as regionalidades presentes. Música sertaneja, funk, forró, ritmos gaúchos. Assim foi a festa da 31ª. RASBQ que literalmente acordou os moradores da pacata estância hidromineral de Águas de Lindóia e terminou deixando saudades...

Homenagens da Química

Desde 1977, a Sociedade Brasileira de Química homenageia, com a Medalha Simão Mathias, personalidades que se destacaram em suas contribuições para o desenvolvimento da Química em nosso país. Este ano, a distinção tem um gostinho mais do que especial, pois está sendo comemorado o centenário do Prof. Simão Mathias, primeiro presidente eleito da SBQ.
Paulo Cezar Viera (UFSCar), conferencista convidado para a abertura do evento, foi agraciado pelo seu trabalho na área de Produtos Naturais e por sua importante atuação e divulgação da SBQ no Brasil e no mundo. Ana Maria Alfonso-Goldfarb, que foi discípula de Mathias e atualmente é coordenadora do Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência (PUC-SP), recebeu a medalha em reconhecimento a sua contribuição pelos estudos que transformam e transmitem conceitos científicos levando em conta a abordagem histórica.
Para reconhecer a competência e a capacidade inovadora de pesquisadores na área de química, com relevante atuação nacional em Ciência e Tecnologia, a SBQ instituiu o Prêmio de Inovação Fernando Galembeck. Eduardo Cruz, farmacêutico bioquímico presidente da Cryopraxis e da Silvestre Labs, recebeu o prêmio pelo desenvolvimento de vários processos biotecnológicos com inovação na área da saúde. Já Oswaldo Luiz Alves (UNICAMP), ex-presidente da SBQ e responsável pela introdução da Química no Estado Sólido na comunidade científica brasileira, recebeu o Prêmio de Inovação Fernando Galembeck pelo desenvolvimento de vários processos em materiais óticos, ecomateriais e nanomateriais.
Criada em 1999, quando o Journal of the Brazilian Chemical Society completava 10 anos, a Homenagem JBCS reconhece os pesquisadores que contribuíram significativamente para a criação, consolidação e divulgação do periódico. Jairton Dupont (UFRGS), especialista em pesquisas envolvendo catálise e líquidos iônicos, com aplicação em nanocatálise, foi agraciado com a distinção em virtude de sua colaboração para tornar o JBCS a maior revista de Química da América Latina.
Durante a 31ª. RASBQ, perto do dia em que a Profa. Helena Ferraz iria completar 60 anos, a revista Química Nova lançou uma edição especial em sua homenagem, e a SBQ junto com a Divisão de Química Orgânica realizou um sessão coordenada que levou o seu nome. Sócia fundadora (no. 24) da SBQ e editora da Química Nova no período entre 1989 a 1994, a Profa. Ferraz tinha uma preocupação profunda com a formação de recursos humanos, sendo a responsável pela primeira geração de pesquisadores brasileiros em síntese orgânica.

O início de uma nova era

A última atividade da 31ª. RASBQ foi a Assembléia Geral Ordinária na qual foram empossados a nova diretoria, o conselho consultivo e os demais diretores de divisão e das secretarias regionais. Nesse dia 29 de maio, que vai ficar registrado na história, pela primeira vez, em 31 anos de existência da Sociedade Brasileira de Química, uma mulher, Vanderlan da Silva Bolzani, recebeu a honrosa missão de ocupar a presidência e dar continuidade à profícua história da instituição. “Tenho imenso prazer em passar a presidência da SBQ para uma mulher, o que soa para mim também como uma homenagem dos nossos associados às nossas colegas químicas” – destacou Antonio Sálvio Mangrich, que foi responsável pela gestão do biênio de junho de 2006 a maio de 2008 na Sociedade Brasileira de Química.
Com sotaque “arretado”, personalidade forte e uma formação multidisciplinar - farmacêutica, com mestrado em Química e doutorado em Ciências – a Prof. Vanderlan, que é especialista na Química de Produtos Naturais e Professora Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), há muito tempo se prepara para o cargo, já tendo assumido diversas funções na diretoria da SBQ.
Em seu discurso de posse, Bolzani traçou algumas metas para o seu mandato: aproximação com o setor industrial, fortalecimento das colaborações com entidades estrangeiras, ampliação da atuação das secretarias regionais e o aumento do número de sócios, e sócias, da entidade. A constituição da editora SBQ, que terá como função o gerenciamento de todas as publicações da instituição, tornar-se-á uma realidade para este próximo biênio.
Como presidente, Vanderlan deu posse aos demais abnegados colegas que dedicarão muitas de suas horas, além das jornadas de trabalho, para a construção da SBQ. Nesta nova formação, a diretoria ficará, finalmente, equiparada entre os gêneros e a presidente terá como companheiras mais outras duas representantes do sexo feminino: Cláudia de Moraes de Rezende (UFRJ) e Marília Oliveira Goulart (UFAL).

A 32ª. RASBQ terá sotaque nordestino

A próxima Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química já tem local e data para acontecer, confirmando a promessa de promover o rodízio do evento, a cada 4 anos, para uma cidade fora do circuito das águas São Paulo-Minas Gerias. Com base na estratégia de ampliar a participação da SBQ nas diferentes regiões do país, o Ceará foi o estado escolhido para sediar o maior evento de química da América Latina.
Segundo Luiz Henrique Catalani, secretário-geral recém-empossado e responsável pela organização da próxima Reunião Anual, o principal desafio da Comissão Organizadora será competir com os atrativos turísticos de Fortaleza. “Teremos que trabalhar muito para evitar que o Congresso não se disperse” – comentou Catalani que, junto com sua equipe, comprometeu-se a fazer uma programação impecável, à altura da concorrência, ou seja, das belezas naturais da cidade.
Até o mês de setembro, a Comissão Organizadora divulgará o tema do evento. Anotem na agenda. Preparem seus trabalhos. A 32ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química será realizada entre os dias 31 de maio e 3 junho de 2009, no Centro de Convenções de Fortaleza, Ceará.

Contribuições devem ser enviadas para o Editor do Boletim Eletrônico da SBQ: catalani@sbq.org.br Até nossa próxima edição!!!   Prof. Luiz Henrique Catalani Editor do Boletim Eletrônico Prof. Norberto Peporine Lopes Editor Associado do Boletim Eletrônico Sociedade Brasileira de Química - SBQ

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

JULHO 2008

 

DESTAQUES: