a

           

Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 786

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Química Nova tem o 3º maior índice de impacto entre as revistas de química de idioma não-inglês

2. O SciELO congratula a SBQ pelos índices de impacto do JBCS e QN

3. Convocação para Assembléia Geral da Secretaria Regional Rio do Janeiro

4. Hands-on Workshop on Advanced Methods in Computational Condensed-Matter Physics- "Electronic Transport and Excitations beyond DFT" (USP)

5. UFSC organiza a semana "Prof. Eduardo Antônio Pinheiro".

6. Concurso para Professor Adjunto na Físico-Química UFSC

7. Vaga PRODOC no Programa de Ciências Farmacêuticas da UFRJ.

8. Inscrições para Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia/Química na UFABC

9. Vaga de PRODOC na UFABC

10. Vaga para pós-doc em Espectrometria de Massas na UNICAMP

11. Concurso público para Professor Assistente na UNESP de Rio Claro

12. Concurso de Professor Doutor no Departamento de Química da USP – Ribeirão Preto

13. Encontro Nacional de Química Forense – ENQFor – em Ribeirão Preto

14. Escola de Inverno de Radiofarmácia e Radioquímica

15. Vaga de técnico de nível médio em Química no IQ-UNICAMP

16. XI ENCI – Encontro Nacional sobre Contaminantes Inorgânicos e VI Simpósio sobre Essencialidade de Elementos na Nutrição Humana

 

1. Química Nova tem o 3º maior índice de impacto entre as revistas de química de

idioma não-inglês

Um estudo comparativo dos índices de impactos de todas as revistas de química listadas no Journal of Citation Report como “química-multidisciplicar” e “multi-lingual” ou “idiomas diferentes do inglês” revelou que a Química Nova aparece em terceiro lugar, depois de Uspekhi Khimii (Russia) e a Comptes Rendus Chimie (França). Veja tabela abaixo:

           Título                      Citações     FI Artigos
1      USP KHIM+                     2664     1.893     51
2      CR CHIM                        1223     1.305     131
3      QUIM NOVA                    1699     0.910     340
4      ACTA CHIM SINICA          2233     0.844     509
5      PHARMAZIE                     2617    0.775     198
6      ARZNEIMITTEL-FORSCH    2827    0.692     119
7      ISR J CHEM                     934      0.372
8      REV ROUM CHIM             474      0.262      83
9      REV CHIM-BUCHAREST     372.     0.261     263
10    PRZEM CHEM                   260      0.196     152
11    ANN CHIM-SCI MAT          425      0.182     50
12    AFINIDAD                        168      0.177     40
13    ACTUAL CHIMIQUE           90        0.173     82
14    NACHR CHEM                   79        0.107    154

Fonte: Susana I. Córdoba de Torresi (Editoria QN)

 

2. O SciELO congratula a SBQ pelos índices de impacto do JBCS e QN

O SciELO congratula a SBQ pelos índices de impacto do JBCS e QN A Presidência da SBQ recebeu a seguinte carta do Coordenador Científico do SciELO:

Prezada Senhora Presidente,

Na qualidade de Coordenador Científico do Programa SciELO, quero através de V. Sa. congratular-me com a SBQ, pelo extraordinário desempenho dos dois periódicos de Química filiados à esta Sociedade, o Journal of the Brazilian Chemical Society e o Química Nova. Ambos tiveram um expressivo aumento nos seus fatores de Impacto (Journal of Citation Report) no ano de 2007, o do JBCS passando a 1,539 e o da QN a 0,910. É importante destacar que entre os 549 periódicos de 13 países indexados no SciELO, o fator de impacto do JBCS é o segundo na classificação geral, vindo logo a seguir ao periódico espanhol International Microbiology (FI 2,617).

Este sucesso deve-se não só à qualidade da pesquisa em química realizada no Brasil mas também à competência dos editores destes dois periódicos, aos quais eu peço endereçar efusivas felicitações, de minha parte e da de Abel Packer, Coordenador Operacional do Programa SciELO.

Cordialmente,

Rogerio Meneghini

Fonte: Vanderlan da Silva Bolzani (Presidenta da SBQ)

3. Convocação para Assembléia Geral da Secretaria Regional Rio do Janeiro

A Secretaria Regional do Rio de Janeiro convoca todos os associados da SBQ – Região do Rio de Janeiro – para uma assembléia geral a ser realizada dia 02 de Julho próximo, as 17:00 hs, no Instituto de Química da UFRJ, Sala A-633.

Fonte: Luiz H. Catalani (SBQ)

4. Hands-on Workshop on Advanced Methods in Computational Condensed-Matter Physics- "Electronic Transport and Excitations beyond DFT" (USP)

Hands-on Workshop on Advanced Methods in Computational Condensed-Matter Physics- "Electronic Transport and Excitations beyond DFT" (USP) Será realizada no Laboratório de Computação Científica Avançada da USP a oficina de trabalho dedicada ao uso de pacotes computacionais para o estudo de fenômenos de transporte de carga e excitações óticas da matéria condensada. Esse estudo se faz através de métodos de primeiros-princípios a partir da Teoria do Funcional da Densidade, mas chegando ao regime de muitas-partículas. Os pacotes computacionais apresentados demonstram o estado-da-arte na área, e são disponíveis em regime de domínio público. Vagas limitadas. De 14 a 16 de julho, 2008, no LCCA/USP.
http://www.cce.usp.br/dft_workshop

Fonte: Sandra Ribeiro (IFUSP)

5. UFSC organiza a semana

"Prof. Eduardo Antônio Pinheiro".

Em comemoração ao dia do químico e como homenagem póstuma ao nosso querido falecido professor Pinheiro, a Secretaria Regional de Química, juntamente com alunos do programa de pós-graduação e o departamento estão promovendo uma semana de debates, palestras e mini-cursos para estudantes de Química. Para mais informações escreva para minatti@pq.cnpq.br

Fonte: Edson Minatti (UFSC)

6. Concurso para Professor Adjunto na

Físico-Química UFSC

Venha trabalhar e morar em Florianópolis: esta é sua oportunidade. Encontra-se aberta uma vaga para Físico-Química do Departamento de Química da UFSC, Classe: Adjunto. Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva/DE. Requisitos Específicos: Título de Doutor em Química. Área de concentração: Físico- Química. Para mais informações visite
https://php.coperve.ufsc.br/cpdo/editais/031ddpp2008.pdf

Fonte: Edson Minatti e Nito Debacher (UFSC)

7. Vaga PRODOC no Programa de Ciências Farmacêuticas da UFRJ.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas torna público aos interessados que estarão abertas as inscrições para uma vaga de bolsista recém-doutor (PRODOC), com experiência comprovada em Bioquímica e/ou Biologia Molecular, para atuar no projeto de pesquisa “Estudo das interações protéicas da metacaspase Yca1p de Saccharomyces cerevisiae através da determinação de sintéticos letais”, no período de 12 de junho a 4 de julho de 2008. O candidato atuará na linha de pesquisa “Enzimologia de Aplicada” no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRJ. Para mais detalhes consulte a página da Faculdade de Farmácia da UFRJ ou pelo email/tel da secretaria do PPGCF, UFRJ. (http://www.farmacia.ufrj.br; cppfar@pharma.ufrj.br, tel: (21) 2562-6655).

Fonte: Ana Luisa P. Miranda (LASSBio – UFRJ)

8. Inscrições para Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia/Química na UFABC

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química da Universidade Federal do ABC (UFABC) torna público, para conhecimento dos interessados, que as inscrições no processo seletivo para Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia/Química estarão abertas de 04 a 29 de agosto. O processo seletivo constará de uma prova escrita e uma entrevista a serem realizadas no mês de setembro. Maiores informações para inscrição no programa e opções de bolsas (agências de fomento e institucionais) poderão ser obtidas no site http://www.ufabc.edu.br ou diretamente na secretaria de pós-graduação da UFABC, a saber: Márcio Palmares, ppg.quimica@ufabc.edu.br, fone +55-11-44378478, Rua Catequese, 242 – 9º Andar, 09090-400 Santo André /SP Brasil

Fonte: Márcio Palmares (UFABC)

9. Vaga de PRODOC na UFABC

Foram prorrogadas, até o dia 04/07/2008, as inscrições para uma vaga para recém doutores (PRODOC) junto ao Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC. Os candidatos deverão desenvolver projetos na área de Cerâmicas Avançadas, e contarão com bolsa no valor de R$3300,00 além de benefícios complementares no valor de R$12000,00 por ano. A UFABC é uma universidade nova e em fase de expansão, com excelentes oportunidades para jovens doutores. O programa de pós-graduação em Nanociências e Materiais Avançados, onde o candidato irá atuar, tem caráter multidisciplinar e foi recentemente aprovado pela CAPES nos níveis de Mestrado e Doutorado. Maiores informações no site http://www.ufabc.edu.br/nano ou através do e-mail gustavo.dalpian@ufabc.edu.br

Fonte: Gustavo M. Dalpian (UFABC)

10. Vaga para pós-doc em Espectrometria de Massas na UNICAMP

Vaga para pós-doc no grupo do Prof. Marcos N. Eberlin, com bolsa de valor equivalente ao da FAPESP. Os candidatos devem ter experiência em Espectrometria de massas. Solicitamos aos potenciais candidatos entrarem em contato com Humberto Milagre (hmilagre@iqm.unicamp.br) com link para o Lattes e carta de apresentação.

Fonte: Humberto Milagre (UNICAMP)

11. Concurso público para Professor Assistente na UNESP de Rio Claro

Concurso público para contratação de 01 função de Professor Assistente, em Regime de Dedicação a Docência e à Pesquisa - RDIDP, sob o regime jurídico da CLT e legislação complementar, no conjunto de disciplinas Química Geral e Química Orgânica, junto ao Departamento de Bioquímica e Microbiologia, do Instituto de Biociências de Rio Claro- UNESP-Campus de Rio Claro - SP. Inscrições abertas no período de 16/06/08 a 14/08/08; mais informações: http://www.rc.unesp.br/concursos/index.php

Fonte: José Carlos Marconato (UNESP)

12. Concurso de Professor Doutor no Departamento de Química da USP – Ribeirão Preto

Encontram-se abertas as inscrições para duas vagas de professor doutor no Departamento de Química da USP, Ribeirão Preto nas áreas de Química Tecnológica Agroindustrial (01 vaga) e Educação em Química (01 vaga). Inscrições a partir de 23 e 25 de Junho (30 dias), respectivamente. Para maiores informações visite http://www.ffclrp.usp.br - link: editais – concursos

Fonte: Wagner Ferraresi De Giovani (DQ-FFCLRP-USP)

13. Encontro Nacional de Química Forense – ENQFor – em Ribeirão Preto

O Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo - vem mui respeitosamente informar a comunidade científica brasileira acerca do primeiro Encontro Nacional de Química Forense - ENQFor - a ser realizado na cidade de Ribeirão Preto-SP, no período de 10 a 13 de dezembro de 2008. O evento contará com exposição de trabalhos científicos nas formas de pôster ou oral (com possibilidade de publicação de trabalhos completos na forma de artigos), bem como com apresentação de conferências e minicursos, assim como exposição de livros e equipamentos de uso em química forense. Maiores informações acessem o site: http://sites.ffclrp.usp.br/enqfor ou entrem em contato pelo e-mail: enqfor@ffclrp.usp.br

Fonte: Marcelo Firmino de Oliveira (DQ-FFCLRP-USP)

14. Escola de Inverno de Radiofarmácia e Radioquímica

Estão abertas no período de 09 a 27/07/2008 inscrições para a Escola de Inverno de Radiofarmácia e Radioquímica, a ser realizada no Centro de Medicina Nuclear–InRad– HC–FMUSP, de 21 a 25/07/2008. O objetivo do curso é fornecer a alunos dos 3º e 4º anos de farmácia e química uma visão geral sobre radioatividade, tópicos relacionados à síntese e marcação radioisotópica de moléculas e utilização destas no diagnóstico de doenças. Estão previstas aulas prático-expositivas sobre produção de kits liofilizados, marcação radioisotópica e ensaios de biodistribuição de radiofármacos em animais. Informações:
http://www.hcnet.usp.br/inrad/cli_radiologica/mn/c_inverno.htm

Fonte: Fabio L. N. Marques (FMUSP)

15. Vaga de técnico de nível médio em Química no IQ-UNICAMP

Os professores Dosil Pereira de Jesus e José Alberto Fracassi da Silva do Grupo de Eletroforese e Microssistemas de Análises do IQ-UNICAMP informam que estão realizando processo seletivo para contratação de um técnico de nível médio em Química para trabalhar em regime CLT (40h semanais) por prazo determinado (1ano) e salário de R$ 2.000,00. O profissional contratado irá atuar na realização de análises químicas, por eletroforese capilar, dentro de um convênio IQ/UNICAMP/Petrobrás. O processo seletivo e a contratação ocorrerão via FUNCAMP e os interessados podem realizar as inscrições no período de 20 a 27 de junho de 2008 na FUNCAMP. Maiores informações, consultar o edital completo (nº107/2008) no site da FUNCAMP (http://www.funcamp.unicamp.br) no link processos seletivos.

Fonte: Dosil Pereira de Jesus (UNICAMP)

16. XI ENCI – Encontro Nacional sobre Contaminantes Inorgânicos e VI Simpósio sobre Essencialidade de Elementos na Nutrição Humana

A Comissão Organizadora do XI ENCI - Encontro Nacional sobre Contaminantes Inorgânicos e VI Simpósio sobre Essencialidade de Elementos na Nutrição Humana convida os interessados a participar do evento, que será realizado no Centro de Convenções e no Ginásio da UNICAMP, em Campinas - SP, no período de 22 a 24 de outubro de 2008. Lembramos que o prazo para inscrições e submissão de trabalhos é 30 de junho de 2008. As inscrições podem ser feitas pelo link http://www.enci.iqm.unicamp.br/inscricoes.htm. Esperamos contar com sua presença em Campinas. Informações: link http://enci.iqm.unicamp.br; enci@iqm.unicamp.br ou pelo telefone (19) 3521-3125 (Solange Cadore)

Fonte: Solange Cadore (UNICAMP)

Contribuições devem ser enviadas para o Editor do Boletim Eletrônico da SBQ: catalani@sbq.org.br Até nossa próxima edição!!!   Prof. Luiz Henrique Catalani Editor do Boletim Eletrônico Prof. Norberto Peporine Lopes Editor Associado do Boletim Eletrônico Sociedade Brasileira de Química - SBQ

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

JUNHO 2008

 

DESTAQUES: