Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 778

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Curso de Curta Duração - Programa de Pós-Graduação em Química / UFSCar

2. Mini-curso no Instituto de Quimica-UFRJ

3. Edital para seleção de bolsista PRODOC/CAPES – UFABC

4. Bolsa auxílio grant L’Oréal recebe inscrições até 8 de maio

5. X Jornada Brasileira de Ressonância Magnética

6. 1º Encontro Brasileiro sobre Especiação Química - EspeQBrasil-2008

7. Concurso no Instituto de Química da UFBA

8. Concurso Público para UFMA

9. Contratação de Professores - UFMS

10. Workshop da Pós-Graduação em Química - DQF 25 ANOS

1. Curso de Curta Duração - Programa de Pós-Graduação em Química / UFSCar

O Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos oferece o curso ”Tópicos em Química Analítica: Espectrometria de Massas com Fonte de Plasma Induzido: Fundamentos, Instrumentação e Aplicações” a ser ministrado pelo Prof. Dr. Ramon Murray Barnes (University Research Institute forAnalytical Chemistry, Amherst, MA, EUA), no período de 12 a 15 de Maio. Número de Vagas: 40. Período de matrícula: 28/Abril a 06/Maio.
Informações: Sra. Ariane (ariane@dq.ufscar.br ou 16-3351-8209)

Fonte: Joaquim A. Nóbrega (UFSCar)

 

2. Mini-curso no Instituto de Quimica-UFRJ

O Instituto de Quimica da UFRJ oferece o MINI-CURSO “Carbocation and Onium Ion Chemistry: Bridging to Biology, Green Chemistry and Materials Chemistry, a ser ministrado pelo Prof. Kenneth K. Laali (Kent State University-USA), a ser realizado de 19 a 21/maio/2008. Inscrições gratuitas, vagas limitadas. Maiores informacoes: www.iq.ufrj.br/pgqo/ ou server2.iq.ufrj.br/pgqo/

Fonte: Carlos R. Kaiser (UFRJ)

3. Edital para seleção de bolsista PRODOC/CAPES – UFABC

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia-Química da Universidade Federal do ABC está recebendo inscrições até o dia 23/05/2008 para o preenchimento de uma vaga dentro do Programa PRODOC/CAPES. Os candidatos devem apresentar um perfil que os qualifique a participar do projeto de pesquisa: "Estudos de Processos Oxidativos e Radicalares Envolvendo o Cobre no Meio Biológico" Maiores informações visite a página:
http://www.ufabc.edu.br/adm/noticias/File/quimica_prodoc.pdf

Fonte: Adelaide Faljoni Alario (UFABC)

4. Bolsa auxílio grant L’Oréal recebe inscrições até 8 de maio

Até o dia 8 de maio, mulheres cientistas de todo o Brasil que tenham concluído o doutorado a partir de 1º de janeiro de 2004 podem se inscrever para o programa de bolsa auxílio oferecido em parceria entre a L’Oréal, a Unesco e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), no valor de 20 mil dólares. O Programa de Bolsa auxílio grant visa apoiar projetos científicos de alto mérito a serem desenvolvidos durante 12 meses por pesquisadoras brasileiras em instituições nacionais. Serão selecionadas até sete cientistas, sendo uma da área de Ciências Físicas, uma das Ciências Biomédicas, quatro das Ciências Biológicas e da Saúde, uma das Ciências Matemáticas e uma das Ciências Químicas. O valor de cada bolsa auxílio grant é o equivalente a US$ 20.000 (vinte mil dólares), convertidos em reais, para aplicação em 12 meses. As candidatas deverão ter seu curriculum vitae atualizado na Plataforma Lattes e suas candidaturas deverão ser acompanhadas da documentação mencionada no formulário disponível em www.abc.org.br/loreal. O júri será composto por oito pesquisadores indicados pela Academia Brasileira de Ciências, um representante da Unesco, um representante da L´Oréal, e será presidido por um membro da Diretoria da ABC. O resultado será divulgado em 8 de agosto e a entrega será realizada em setembro, em cerimônia a ser marcada.

Fonte: Clara Gondin (Academia Brasileira de Ciências)

5. X Jornada Brasileira de Ressonância Magnética

Estão abertas as inscrições para ao X Jornada Brasileira de Ressonância Magnética que se realizará de 04 a 08 de agosto de 2008 na UFF, Niterói, Rio de Janeiro, RJ., Brasil. Informações e inscrições: http://www.auremn.org.br /xjornadaRMN/. Promoção: Associação de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear –AUREMN

Fonte: Sonia Maria Cabral de Menezes (AUREMN)

6. 1º Encontro Brasileiro sobre Especiação Química - EspeQBrasil-2008

O Comitê Organizador do 1o Encontro Brasileiro sobre Especiação Química - EspeQBrasil-2008 convida a todos os interessados a participar do evento, que será realizado no Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, São Pedro - SP, entre os dias 14 e 17 de dezembro de 2008. As inscrições já estão abertas e maiores informações podem ser obtidas em www.espeqbrasil.iqm.unicamp.br ou pelo e-mail do evento espeqbrasil@iqm.unicamp.br.

Fonte: Marco Aurelio Zezzi Arruda (UNICAMP)

7. Concurso no Instituto de Química da UFBA

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público para contratação de 01 docente em regime de Dedicação Exclusiva para o Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da UFBA, de acordo com o Edital No 05/2008, que pode ser acessado através do endereço http://www.concursos.ufba.br/docentes/2008/
editais/edital_05_08_salvador.pdf.
Os candidatos devem possuir graduação em Química e Doutorado em Química. O pedido de inscrição deve ser efetuado até o dia 09 de maio de 2008, pela internet, devendo o interessado acessar a página www.concursos.ufba.br, selecionar a opção inscrição e seguir as orientações descritas nos ítens 2.3 e 2.4 do referido Edital.

Fonte: Dirceu Martins (UFBA)

8. Concurso Público para UFMA

Encontram-se abertas as inscrições para Concurso Público para o Magistério Superior na UFMA em diversas áreas, dentre as quais: Química Analítica, Físico-Química e Engenharia Química. Maiores informações consultar site www.ufma.br - Edital 20/2008.

Fonte: Elizabeth N. Fernandes (UFMA)

9. Contratação de Professores - UFMS

Estarão abertas no período de 12 a 20.05.2008, inscrições para o concurso público para magistério do ensino superior na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, na área de Farmacognosia. Poderão inscrever-se, candidatos portadores com, no mínimo, o título de Doutor, exclusivamente pela internet, no portal eletrônico http://concursos.ledes.net onde estarão disponibilizados para impressão o requerimento de inscrição e o boleto bancário. Edital disponível no endereço eletrônico http://www.preg.ufms.br/EDITAIS/ed372008.htm

Fonte: Adriano Cesar de Morais Baroni (UFMS)

10. Workshop da Pós-Graduação em Química - DQF 25 ANOS

Caro colega,
Como parte das atividades comemorativas dos 25 anos do Departamento de Química Fundamental (DQF) da UFPE, iniciadas em 14 de dezembro de 2007, ocorrerá entre os dias 7 e 8 de maio próximo o Workshop da Pós-Graduação em Química - DQF 25 ANOS. O evento também marcará o início das comemorações dos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Química (PPG-Química).
Estão programados dois dias de palestras com professores e pesquisadores de várias instituições da federação e do exterior, todos egressos da PPG-Química da UFPE. Ver programação no site: www.ufpe.br/wsdqf25anos
Em particular, no no dia 08/05, haverá o lançamento oficial da edição especial da revista Journal of the Brazilian Chemical Society em homenagem aos 80 Anos do Professor Ricardo Ferreira.
Portanto, em nome da Comissão Organizadora do WS-DQF 25 Anos, gostaria de convida-lo(a)para brindar juntamente a outros pesquisadores que trabalham no Brasil e no exterior, este momento especial da história do DQF/UFPE e da carreira do nosso querido Prof. Ricardo Ferreira.
Atenciosamente,
João Bosco Paraiso da Silva

Contribuições devem ser enviadas para o Editor do Boletim Eletrônico da SBQ: npelopes@sbq.org.br Até nossa próxima edição!!!   Prof. Norberto Peporine Lopes Editor do Boletim Eletrônico Prof. Luiz Henrique Catalani Editor Associado do Boletim Eletrônico Sociedade Brasileira de Química - SBQ

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

MAIO 2008

 

DESTAQUES: