Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 771

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Nova Home Page da SBQ e QNEsc on line

2. 31a e 32a Reuniões Anuais da SBQ

3. Vagas para Professor na Universidade Federal de Viçosa

4. Vagas na Universidade Federal de Goiás

5. Curso NANO desperta MEGAinteresse

6. Chamada aos Ex-alunos do DQF/UFPE

7. XI ENCI – Encontro Nacional sobre Contaminantes Inorgânicos e VI Simpósio sobre Essencialidade de Elementos na Nutrição Humana

8. Prorrogadas as inscrições para as inscrições de Processo Seletivo na UNICAMP

9. Workshop da DQM e da ACS na RASBQ

10. Vaga para Professor no Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe – Campus São Cristóvão

 

1. Nova Home Page da SBQ e QNEsc on line

A nova Home Page da SBQ está em fase final de implementação. Neste novo serviço teremos migrado definitivamente todas as divisões e regionais para o domínio SBQ. Os diretores já estão recebendo os manuais para alimentar suas respectivas páginas e esperamos apresenta-la na próxima semana. Gostaríamos de solicitar aos sócios que examinem cuidadosamente a nova página e observando qualquer problema entrem em contato conosco. Dentro dos novos sistemas da SBQ gostaríamos de compartilhar com todos os sócios que a revista Química Nova na Escola já está on line e que a partir de agora as submissões poderão ser realizadas eletronicamente, posteriormente os editores desta revista farão uma divulgação mais ampla no B.E.

Fonte: Norberto P. Lopes e Luiz H. Catalani

 

2. 31a e 32a Reuniões Anuais da SBQ

Nessa edição iniciamos a organização da 31a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, a ser realizada na cidade de Águas de Lindóia – SP, junto com a organização da 32a RA que ocorrerá na cidade de Fortaleza - CE. Esse planejamento foi adotado seguindo as deliberações da última Assembléia Geral realizada durante a 30a RA. Apesar desse volume de responsabilidades, novamente estamos trabalhando com muita alegria e expectativa de termos uma ótima reunião. Seguindo sugestões dos associados, todas as comissões envolvidas com organização desta reunião e a diretoria trabalharam no sentido de atender as solicitações de aumento de atividades dentro da RA, o que resultou em uma nova grade com a duplicação do número de conferências e com a participação de 10 palestrantes do exterior. A 31a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química ocorrerá no período de 25 a 29 de maio de 2008 e terá como tema central "DO PETRÓLEO À BIOMASSA –soluções para um mundo melhor". A escolha deste tema tem como objetivo ampliar as discussões e reflexões sobre um dos assuntos mais importantes dentro da conjuntura atual do país. A conferência de abertura será proferida pelo Prof. Dr. Paulo Cezar Vieira (IQ-UFSCar), ex-Presidente e atual Conselheiro da SBQ. Este ano esperamos cerca de 2000 trabalhos, os quais serão apresentados na forma de painéis e alguns serão selecionados para apresentação oral em sessões coordenadas específicas. A Comissão Organizadora decidiu que a apresentação dos painéis de números pares e ímpares será feita novamente no mesmo horário, já que o espaço de que dispomos permite a apresentação de todos, simultaneamente e pretendemos incrementar e essa atividade com algumas ações que serão posteriormente divulgadas. Os inscritos receberão um CD contendo os resumos expandidos, aceitos para apresentação na 30ªRASBQ. Visando melhorar o acesso aos resumos ampliaremos o número de computadores para consulta o que facilitará a leitura durante o evento.
Dando continuidade as ações para a internacionalização da SBQ teremos novamente um workshop em conjunto com a American Chemical Society, mas nessa edição sobre responsabilidade da divisão de Química Medicinal e estamos discutindo uma participação efetiva do Deutscher Akademishcer Austaushdienst (DAD) durante a reunião através de uma mesa redonda noturna para discutirmos fontes de auxílios e colaborações científicas. Em virtude do sucesso do baile de aniversário de 30 anos da SBQ estaremos mantendo o mesmo conjunto animando uma grande festa para todos os associados, a modelo da realizada no ano passado.
As mudanças foram realizadas pensando em proporcionar aos participantes uma reunião de excelente qualidade, com conforto e descontração. A Comissão Organizadora da 31ª RASBQ estará em Águas de Lindóia e não medirá esforços para que tenham um ótimo evento. Contamos com a participação efetiva de todos!

Fonte: Norberto Peporine Lopes

3. Vagas para Professor na Universidade Federal de Viçosa

Vagas para Professor na Universidade Federal de Viçosa, Campus de Rio Paranaíba em Rio Paranaíba – M.G.
Concurso Público de Provas e Títulos, para preenchimento de vagas de Professor da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal de Viçosa, Campus de Rio Paranaíba em Rio Paranaíba – MG.
As inscrições poderão ser realizadas até 02 de abril de 2008, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h e das 14 às 17h, de nos seguintes locais,
a) SECRETARIA DA COMISSÃO PERMANENTE DO PESSOAL DOCENTE - CPPD, Sala 205 - Ed. Arthur da Silva Bernardes - Campus Universitário - 36570-000 - Viçosa - MG.
b) ESCRITÓRIOS DA REITORIA – Belo Horizonte: Rua Sergipe, 1.087, 7º andar, Savassi - CEP: 30130-171 - Tel.(31)3227-5233. Brasília: Av. W3 Norte, Bl. "P" - Ed. Brasília Rádio Center, Sala 2.020 – CEP: 70719-900 - Tels. (61)3328-1107 e 3328-4128.

Química Analítica de Alimentos, número de vagas 01, Qualificação Mínima Exigida: Graduação em Engenharia de Alimentos ou Química e Mestrado ou Doutorado em Engenharia de Alimentos ou Química Analítica, com ênfase em Química Analítica de Alimentos.

Química de Alimentos e Processos Bioquímicos Industriais, número de vagas 01, Qualificação Mínima Exigida: Graduação em Engenharia de Alimentos ou Química, e Mestrado ou Doutorado em Engenharia de Alimentos com ênfase em Química de Alimentos ou Processos Bioquímicos Industriais.

Maiores Informações:
http://www.ufv.br/soc/files/pag/concursos.htm

Fonte: Jairo Tronto

4. Vagas na Universidade Federal de Goiás

Encontram-se abertas, até o próximo dia 31 de março de 2008, as inscrições para concurso público na Universidade Federal de Goiás para as áreas de Química Analítica (1 vaga); Físico-Química (2 vagas); Síntese Orgânica (1 vaga) e Química Inorgânica (1 vaga) Horário de atendimento ao público externo: de 8:00 às 12:00hs e de 13:00 às 17:00 hs Telefone: (62) 3521-1016/1097/1098/1008 ramal 214 Fax: (62) 3521-1167
E.mail: denilson@quimica.ufg.br www.quimica.ufg.br
Endereço de realização do concurso:
Instituto de Química/UFG – Bloco IQ-I
Campus Samambaia - Goiânia – GO
Inscrição somente on line: www.ufg.br

Fonte: Denilson Rabelo

5. Curso NANO desperta MEGAinteresse

O Instituto do Milênio de Materiais Complexos (IM2C) e a Divisão de Química de Materiais da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) promoveram entre os dias 11 e 15 de fevereiro, no Instituto de Química da USP, em São Paulo, o Curso de Nanomateriais e Nanotecnologia. O curso, inicialmente concebido para receber 100 participantes, teve como público-alvo os alunos do último ano de cursos de graduação e aqueles no início da pós-graduação. As palestras apresentadas nos anfiteatros do IQ-USP foram proferidas por 19 pesquisadores que lideram os grupos que compõem o IM2C e 9 pesquisadores envolvidos com o IM2C e/ou a Divisão de Química de Materiais da SBQ, além de dois pesquisadores convidados da Argentina e o diretor da empresa RJR Consultores.
O processo de inscrição, realizado via site da SBQ, acusou o recebimento de mais de 420 inscrições de diferentes estados do Brasil e de pessoas com diferentes perfis (além de graduandos e pós-graduandos, professores do ensino médio ou técnico, pós-doutorandos, funcionários de empresas públicas e privadas). Tendo em vista o grande número de interessados, a comissão organizadora realizou um esforço no sentido de atender ao maior número possível de inscritos. Assim, foram selecionados e convocados 180 inscritos (dentre os alunos, aproximadamente 70% eram estudantes de pós-graduação e 30% de graduação). Desse total, 24 alunos (60% pós-graduandos) puderam também participar de 10 horas de atividades experimentais voltados para a área de nanomateriais magnéticos, coordenadas pelos professores Miguel Jafelicci Jr. (IQAr-UNESP) e Laudemir Varanda (IQSC-USP). Após a preparação do material no laboratório didático, os alunos visitaram laboratórios de pesquisa do IQ-USP e IF-USP, onde receberam informações sobre instrumentos utilizados na caracterização do material sintetizado (difratometria de raios X, espectroscopia vibracional Raman, espectroscopia Mossbauer, microscopia de força atômica, análise térmica acoplada à espectrometria de massas, força atômica magnética e outras medidas magnéticas). Ressalta-se que, dentre os 24 alunos, 14 receberam auxílios transporte e hospedagem, após seleção com base no mérito acadêmico do aluno.
O curso foi concebido de forma a ser abrangente e voltado principalmente para profissionais da química e da área de materiais, mostrando as pesquisas em nanociência e nanotecnologia que vêm sendo realizadas pelo IM2C, sua capacitação técnica e instrumental, a diversidade das frentes de atuação dos profissionais da química e da física em nanotecnologia, bem como o impacto na economia e na sociedade. O curso contou com 31 apresentações de 50 minutos em que foi abordado o estado da arte nas áreas de análise química; microscopia eletrônica; espectrometria de massas; espectroscopias eletrônica, no infravermelho e Raman; modelagem computacional; técnicas de manipulação, preparação e caracterização de nanomateriais e dispositivos moleculares tais como sensores ópticos, sensores SERS, células solares, células a combustível, dispositivos emissores de luz (OLEDS), portas lógicas, memórias e dispositivos eletrônicos moleculares e híbridos, dispositivos eletroluminescentes, dispositivos eletroquímicos e eletrocrômicos, sistemas para liberação controlada de drogas; nanomateriais lamelares; nanomateriais luminescentes e marcadores ópticos; hidrogéis e suas aplicações biomédicas; nanomateriais fotônicos; nanomateriais magnéticos e suas aplicações; nanomateriais de valência mista; nanomateriais moleculares e híbridos etc. Também foram convidados os professores Ernesto Calvo e Luis Baraldo Victorica da Universidade de Buenos Aires, dois pesquisadores de grande expressão internacional. Além disso, o ponto de vista empresarial foi apresentado pelo Sr. Ronaldo Marchese, diretor presidente da RJR Consultorias e organizador da Nanotec Expo 2005 e 2006 e da NanoBusiness 2007, eventos marcantes que foram apoiados pelas principais organizações empresariais de São Paulo e as universidades (nas Nanotec Expo), contando com a participação de quase uma centena de empresas e mais de 5000 participantes. O Curso de Nanomateriais e Nanotecnologia recebeu 173 participantes de todo o Brasil e também da Argentina, além de vários participantes eventuais, tendo sido um dos maiores e mais abrangentes cursos de nanotecnologia realizados no país até o momento, demonstrando o elevado grau de interesse e impacto atingido pelo evento. Como esperado, o maior contingente foi do IQ-USP (34,7%) seguido do sistema USP-SP/IPEN/IPT (16,2%) e as Universidades Públicas Paulistas (14,5%) além de outras instituições de ensino superior do Estado de São Paulo (7,5%). Além disso, contou com expressivo número de participantes vindos principalmente dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. De fato MG/RJ/ES contribuíram com 9,2% e a região Sul com 7,5%. As demais regiões do país contribuíram no total com 3,5%. Um dos fatos marcantes foi a participação de estudantes e pesquisadores argentinos (2,3%) e principalmente de representantes do setor empresarial e do CNPq, totalizando 4,6% dos participantes.
Os professores que compuseram a comissão organizadora (Henrique Toma, Koiti Araki e Vera Constantino) avaliam que os objetivos do curso foram plenamente alcançados, dadas as manifestações positivas dos alunos (e alguns orientadores) expressas em conversas informais e em mensagens eletrônicas. Vários alunos retornaram motivados e entusiasmados para suas unidades, desejando trazer colegas de grupo para participarem do curso em sua segunda versão. Em sua palestra, o prof. Marcos Eberlin (IQ-UNICAMP) disse ser bastante significativo que temas relacionados com Ciência tenham despertado o interesse de tantas pessoas em um período tradicionalmente dedicado a férias e em mês de Carnaval.
O curso contou com o apoio do CNPq, do IQ-USP, da Agência USP de Inovação, da Supra Nano e do Banco do Brasil.

Fonte: Koiti Araki e Vera Constantino

6. Chamada aos Ex-alunos do DQF/UFPE

O Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco (DQF/UFPE) gostaria de manter contato com os seus estudantes egressos, tanto da Graduação como da Pós-Graduação. Por isto, pedimos aos ex-alunos do DQF/UFPE a gentileza de preencher ou atualizar algumas informações no site: www.dqf.ufpe.br para que possamos realizar este contato quando necessário.

Fonte: João Bosco

7. XI ENCI – Encontro Nacional sobre Contaminantes Inorgânicos e VI Simpósio sobre Essencialidade de Elementos na Nutrição Humana

A Comissão Organizadora do XI ENCI – Encontro Nacional sobre Contaminantes Inorgânicos e VI Simpósio sobre Essencialidade de Elementos na Nutrição Humana comunica que o evento será realizado nos Centro de Convenções e no Ginásio da Unicamp, em Campinas – SP, no período de 22 a 24 de outubro de 2008.
Maiores informações podem ser obtidas em:
www.enci.iqm.unicamp.br ou enci@iqm.unicamp.br ou pelo
telefone (19) 3521-3125 ou email: cadore@iqm.unicamp.br

Fonte: Solange Cadore

8. Prorrogadas as inscrições do Processo Seletivo na UNICAMP

Fica prorrogado até 17 de abril de 2008, o prazo para o recebimento das inscrições para o Processo Seletivo, disciplinas QI-145 (Interações Químicas) e QI-345 (Química de Coordenação), do Departamento de Química Inorgânica, do Instituto de Química/UNICAMP.
Maiores informações em
http://www.iqm.unicamp.br/departamentos/?p=661

Fonte: Elias Barbosa

9. Workshop da DQM e da ACS na RASBQ

A Divisão de Química Medicinal da Sociedade Brasileira de Química promove, em parceria com a Divisão de Química Medicinal da American Chemical Society, o workshop "Methods and Principles in Medicinal Chemistry”, que será realizado no Hotel Monte Real Resort em Águas de Lindóia - SP no dia 26 de maio, data da abertura da 31a. RASBQ. Este evento, que terá a presença de importantes pesquisadores brasileiros e americanos, conta com o apoio da Divisão de Química Orgânica da SBQ. Vale salientar que os pesquisadores americanos também participarão ativamente da 31a. RASBQ, com palestra plenária, mini-conferência e mini-curso.

É com enorme prazer que convidamos a todos para participar deste grande evento científico, que marca a inovação e a conquista de novas fronteiras para o desenvolvimento da Química Medicinal brasileira.
Informamos que não será cobrada taxa de inscrição no workshop para os inscritos na 31a. RASBQ. Para efetuar a sua inscrição basta enviar nome completo e instituição de origem para o e-mail: figueroa@ime.eb.br

Maiores informações:
http://www.cristal.ifsc.usp.br/workshop.pdf

Programa do Workshop: Host: José Daniel Figueroa Villar, Military Institute of Engineering, Brazil Brazilian Chemical Society – Division of Medicinal Chemistry, Chair Co-host: Donald J. Abraham, Virginia Commonwealth University, USA American Chemical Society – Division of Medicinal Chemistry, Chair

9:00-9:10 - Opening and Welcome - Organizers
9:10-10:00 - Design, Synthesis and Evaluation of Enzyme Inhibitors Patrick M. Woster, Wayne State University, USA
10:00-10:50 - Comparison of Topological, Shape, and Docking Methods in Virtual Screening Wendy Cornell, Merck Research Laboratories, USA
10:50-11:10 - Coffee Break
11:10-12:00 - Fluorine in Drug Design James R. McCarthy, Ely Lilly, USA
12:00-2:00 - Lunch
2:00-2:30 - NMR Methods in Medicinal Chemistry José Daniel Figueroa Villar, Military Institute of Engineering, Brazil
2:30-3:00 - Application of Molecular Dynamics in Protein Modeling Ricardo Bicca de Alencastro, Federal University of Rio de Janeiro, Brazil
3:00-3:30 - Integration of Experimental and Computational Approaches in Drug Design Adriano D. Andricopulo, University of São Paulo, Brazil
3:30-4:00 - Coffee Break
4:00-4:30 - Novel Chemical Approaches in Produg Design Elizabeth Igne Ferreira, University of São Paulo, Brazil
4:30-5:00 - Application of Isothermal Titration Calorimetry in Drug Discovery
Carlos A. Montanari, University of São Paulo, Brazil

Fonte: José Daniel Figueroa Villar

10. Vaga para Professor no Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe – Campus São Cristóvão

Concurso Público de Provas e Títulos, para preenchimento de vagas de Professor da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal de Sergipe, Campus de São Cristóvão - SE. Conforme edital Nº 16/2008, as inscrições estão abertas pelo período de 30 (trinta) dias corridos contados a partir de 03.03.2008.
Vaga oferecida: (01) Vaga para Química Inorgânica – Adjunto - DE
Informações: (79) 2105-6442/6518
O edital encontra-se disponível na homepage da UFS:
http://www.ufs.br/editais/1.20455578314E+13.pdf

Fonte: Paulo Cesar de Lima Nogueira

Contribuições devem ser enviadas para o Editor do Boletim Eletrônico da SBQ: npelopes@sbq.org.br Até nossa próxima edição!!!   Prof. Norberto Peporine Lopes Editor do Boletim Eletrônico Prof. Luiz Henrique Catalani Editor Associado do Boletim Eletrônico Sociedade Brasileira de Química - SBQ

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

MARÇO 2008

 

DESTAQUES: