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BOLETIM ELETRÔNICO No 768

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. J. Braz.Chem. Soc. Número 1, do Volume 19

2. Material Suplementar em QUÍMICA NOVA

3. Vagas para Professor na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Campus do Pontal em Ituiutaba-M.G.

4. Seleção Professor de Quimica na Universidade federal de Goias – Campus Jatai

5. Vagas na empresa EMS

6. Vaga no Departamento de Físico-Química do Instituto de Química de Araraquara

7. Vaga para Bioquímico

8. CAPES - Novos coordenadores de área tomam posse

9. Proposta de Resolução da ANVISA referente à regulamentação de Boas Práticas de Fabricação de Gases Medicinais e ao Registro de Gases Medicinais

10. Prorrogadas as inscrições para o I Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das Atividades Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS)

11. Vaga na função de Técnico de Apoio Acadêmico

12. Carta aberta do Prof. Constantino Tsallis (CBPF)

13.Vaga para Química Inorgânica na UNICAMP

14. Bolsa de Produtividade: Qual o melhor corredor - o que corre 100 metros em 10 segundos ou o que corre em 20 segundos?



1. J. Braz.Chem. Soc. Número 1, do Volume 19

Diisponibilizamos o Número 1, do Volume 19, referente ao J. Braz.Chem. Soc. 2008 desde dia 9 de fevereiro no sítio da revista: http://jbcs.sbq.org.br.
O envio da revista impressa aos assinantes deve ocorrer em breve.
Assine a revista impressa, divulgue e/ou "link" o JBCS (http://jbcs.sbq.org.br) em sua página pessoal ou de laboratório. O acesso é gratuito.
Incentive a citação e use nossas ferramentas de "Search" dentro de nossa coleção completa.

Fonte: Editores do J. Braz. Chem. Soc.

 

2. Material Suplementar em QUÍMICA NOVA

Seguindo uma tendência das revistas internacionais, a Química Nova anuncia a possibilidade dos trabalhos serem complementados com dados incluídos na forma de material suplementar. Apenas para exemplificar, o JBCS e as revistas da ACS optaram por complementarem suas publicações convencionais com material suplementar disponível na Internet. Isto permite diminuir os custos de impressão, além destas informações permitirem uma avaliação mais completa dos manuscritos por assessores e editores.
Como Material Suplementar podem ser incluídos desenhos coloridos, espectros, dados espectroscópicos, descrições experimentais, dados de caracterização de produtos e intermediários, tabelas e gráficos com resultados completos. A publicação de Material Suplementar colorido não tem custo repassado aos autores.
Os editores acreditam que os autores ao disponibilizarem estas informações prestam um serviço bastante relevante para a comunidade química.

Fonte: Editores de QN

3. Vagas para Professor na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Campus do Pontal em Ituiutaba-M.G.

Concurso Público de Provas e Títulos, para preenchimento de vagas de Professor da Carreira do Magistério Superior da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Campus do Pontal em Ituiutaba-M.G.

As inscrições serão feitas na Secretaria da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, à Avenida José João Dib, nº 2.545 – Bairro Progresso, em Ituiutaba – MG, no período de 11 a 15 de fevereiro de 2008, sendo no dia 11 das 14:00h às 17:00h horas e nos dias 12, 13, 14 e 15 no horário de 08:00h às 11:00h e de 14:00h às 17:00h. Inscrições pelo Correio: a postagem deve ser realizada de 11 a 13 de fevereiro de 2008.

Química Analítica. Nº de vagas: 02. Qualificação mínima exigida: Graduação em Química e Doutorado em Ciências - tese na área de Química Analítica. Área II: Química Inorgânica. Nº de vagas: 01. Qualificação mínima exigida: Graduação em Química e Doutorado em Ciências - tese na área de Química Inorgânica. Nº de vagas: 01. Área III: Físico-Química. Nº de vagas: 01. Qualificação mínima exigida: Graduação em Química e Doutorado em Ciências - tese na área de Físico-Química.

Maiores informações:
http://www.ufu.br/index.php?p_ufu_noticias_acao=noticia_abrir
http://www.ufu.br/index.php?p_ufu_noticias_acao=noticia_abrir
¬codigo=318


Fonte: Antonio Carlos Ferreira Batista

4. Seleção Professor de Quimica na Universidade federal de Goias – Campus Jatai

Conforme edital Nº 06/2008, publicado no Diário Oficial da União, de 16/01/2008, estão abertas as inscrições para o concurso público para provimento de cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior.
Vagas oferecidas:
Química Analítica – Adjunto – 1 vaga - DE.
Ensino em Química – Assistente - 1 vaga - DE.
Período de inscrição: 17 de janeiro de 2008 a 11 de fevereiro de 2008.
Informações: (64) 3632-0000 ou pelo e-mail
pmeira@jatai.ufg.br
O edital encontra-se disponível na homepage da UFG:
http://www.prodirh.ufg.br/uploads/files/Editalab_06
_docente_CJ_efetivo.pdf

Site para inscrição:
https://www.ufg.br/webservidor/concursos/03/edital.php

Fonte: Paulo Roberto Meira

5. Vagas na empresa EMS

A EMS, empresa farmacêutica localizada em Hortolândia-SP, seleciona mestres e doutores para atuar em projetos de pesquisa. Vaga 1: Desenvolvimento de tecnologias analíticas em processos (PAT) para a produção de fármacos.
- Pré-requisitos: Químico com título de mestre e/ou doutor e experiência em Quimiometria. - Conhecimentos desejáveis: métodos espectroscópicos de análise, controle multivariado de processos, HPLC, análise de distribuição de tamanho de partículas, inglês intermediário. Interessados deverão encaminhar currículo para: [contato] com o código PAT no campo assunto. Vaga 2:
Título de Mestre e/ou Doutor em Bioquímica e áreas afins, com experiência em Bioquímica, Fisiologia, Farmacocinética e Farmacodinâmica.
Interessados deverão encaminhar currículo para: [contato] com o código BIOQUIM no campo assunto. Vaga 3:
Título de Mestre e/ou Doutor nas áreas de Biotecnologia, Microbiologia, Biologia Molecular e Bioquímica, com experiência em coordenação de projetos e processos fermentativos.
Interessados deverão encaminhar currículo para: [contato] com o código BIOTEC no campo assunto. Christiane Oliveira
Gestao de Capital Humano

christiane.oliveira@ems.com.br

Fone: 19 3887.9344

Rodovia SP 101 Km 08
Hortolandia SP - CEP: 13186-901
Fax: 19 3887.

Fonte: Christiane Oliveira

6. Vaga no Departamento de Físico-Química do Instituto de Química de Araraquara

Concurso Público para preenchimento de uma função de Professor Assistente, em RDIDP, CLT e Legislação Complementar, no conjunto de disciplinas Física I, II, III e IV e Física Experimental I e II, junto ao Departamento de Físico-Química do Instituto de Química de Araraquara.
Período de inscrição: 11 a 20/02/2008

Fonte: STDARH-IQ/CAR

7. Vaga para Bioquímico

O Departamento de Bioquímica e Imunologia está selecionando candidatos ao cargo de Professor Adjunto (01 vaga) através de concurso publico a ser realizado no mes de Maio. As inscricões já podem ser feitas na Secretaria do Departamento de Bioquimica e Imunologia das 08h00 as 11h00 e das 13h00 as 17h00 até o dia 20 de abril. Espera-se que o professor selecionado tenha pós-doutorado e demonstre capacidade de desenvolver pesquisa na area de Bioquimica, Biologia Molecular ou Bioinformatica alem de atividades de ensino de Bioquimica na graduaçcao e na pos-graduacao. Uma prova didatica na forma de seminario sobre seu projeto de pesquisa fará parte do processo de avaliacao dos candidatos.

Maiores informações: tel 31-3409.2613 ou consultar o edital do concurso na pagina do ICB http://www.icb.ufmg.br/

Fonte: LabinfoInforma

8. CAPES - Novos coordenadores de área tomam posse

Nota do Editor: Os professores Jairton Dupont e Luiz Carlos Dias tomam posse na CAPES, como Coordenador e Coordenador Ajunto da área de Química. Entre 2004 e 2007, 83 mil teses de mestrado foram desenvolvidas e 60 mil artigos acadêmicos da pós-graduação foram publicados. Essas são apenas algumas informações que resultam do trabalho de avaliação da pós-graduação desenvolvido por especialistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Para dar continuidade ao trabalho de avaliação, entre 2008 e 2010, 45 coordenadores de área da Capes tomaram posse nesta segunda-feira, 11, no Ministério da Educação, em Brasília.

Durante a cerimônia, o ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou o novo papel da Capes. Segundo Haddad, com a lei da Nova Capes, aprovada em 2007, cabe também à instituição a formação de quadros para o magistério.
”A Capes assume a missão de formação de mestres, doutores e agora também de licenciados para atuação na escola pública, no magistério”, ressaltou.

Segundo o presidente da Capes, Jorge Guimarães, ao invés de criar uma agência específica para a educação básica, chegou-se à conclusão de que a Capes, com a experiência que adquiriu com apoio da comunidade, mostrou-se um elemento mais capaz de desempenhar esse papel. “Essa nova Capes assume atribuições importantes relativas a diversas secretarias do ministério que lidam com todos os componentes da educação básica”, disse.

Na visão do ministro, para que a qualidade da educação superior alcance também a educação básica, é preciso construir uma ponte entre os dois níveis de ensino. “Não é admissível que um país que atingiu o 15º lugar no ranking de produção científica mundial, esteja em 50º lugar na qualidade da educação básica”, afirmou. Para Haddad, isso só será possível a partir de políticas educacionais que privilegiem uma visão sistêmica da educação, em que a União assuma a responsabilidade pela formação de quadros de nível superior para todos os níveis de ensino, inclusive para a educação básica.
“A União, que mantém a maior parte de universidades públicas do país, pela própria lei estava desonerada dessa tarefa”, lembrou Haddad, referindo-se à Lei de Diretrizes e Bases. A lei previa que a formação para o magistério cabia apenas supletivamente à União.

Haddad destacou novos programas, que dão consistência ao trabalho da Nova Capes, entre eles a escola de Altos Estudos e o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid). A Escola de Altos Estudos busca tornar o Brasil roteiro obrigatório da ciência internacional ao trazer cientistas de renome internacional ao país, com o custeio a cargo da Capes. “Só na área de neurociências, serão 25 cientistas dos cinco continentes que virão ao Brasil entre julho e agosto para oferecer cursos formais de pós graduação”, anunciou.

O ministro considera o Pibid um programa que repara a antiga postura das políticas educacionais que “deprimiam as licenciaturas, porque não havia estímulo nenhum à permanência dos estudantes nas licenciaturas”. O programa prevê a participação de bolsistas nas atividades de ensino-aprendizagem da escola pública.

Coordenadores de área 8213; Eles têm papel fundamental no processo de avaliação de cursos de mestrado e doutorado. Cada coordenador de área coordena as comissões e grupos regulares de consultores correspondentes ao seu campo de atuação. Além disso, os coordenadores avalizam a qualidade dos pareceres apresentados por consultores ou comissões. Também contribuem para o debate e a definição da política nacional de desenvolvimento de pesquisa e de pós-graduação, subsidiando a diretoria da Capes na seleção de consultores científicos qualificados. São 46 coordenadores de area (sendo uma delas dividida em duas subcomissões, o que leva à referência usual de 47 áreas de avaliação). Veja a lista dos empossados na página eletrônica da Capes.

Fonte: www.capes.gov.br (Maria Clara Machado, da Assessoria de Comunicação do MEC)

9. Proposta de Resolução da ANVISA referente à regulamentação de Boas Práticas de Fabricação de Gases Medicinais e ao Registro de Gases Medicinais

Escrevo para informar e convidar os químicos e outros profissionais da Química a engrossar ou ampliar a contestação que estamos fazendo à Proposta de Resolução da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, referente à regulamentação de Boas Práticas de Fabricação de Gases Medicinais e ao Registro de Gases Medicinais.

A ANVISA colocou em sua página uma Consulta Pública com respeito a cada uma destas duas Propostas de Resolução, cujo prazo vai até 18 de março próximo. Como filiada à Sociedade Brasileira de Química e atualmente Conselheira do CRQ-IV - Conselho Regional de Química (4a. região), creio ser necessário que nós químicos, assim como outros profissionais interessados, expressemos nossa opinião sobre o assunto focalizado.

As citadas resoluções pretendem enquadrar gases de uso médico, por exemplo oxigênio em diferentes concentrações ou em misturas, como produto farmacêutico e como tal propõe regulamentar sua fabricação, comércio, manuseio, etc, exigindo exclusivamente um profissional farmacêutico como responsável técnico. Isto no meu entender fere o conceito de produto farmacêutico (conforme definições da própria ANVISA) e, ainda mais, fere a legislação em vigor regendo o exercício da profissão de profissionais da Química.
Entendo que:
1) gases como oxigênio, nitrogênio, etc. podem ser obtidos em diferentes graus de pureza e exigem bons conhecimentos de propriedades físico-químicas, além de operações unitárias e principalmente criogenia.
Estes não são assuntos privativos e/ou estensivamente desenvolvidos em cursos de Farmácia;
2) nada justifica uma reserva de mercado para um único tipo de profissional, quando o mercado exige cada vez mais profissionais multi-disciplinares, com conhecimentos abrangentes de diversas áreas.

Assim, convido os interessados a expressarem sua opinião, através das duas Consultas Públicas, de no. 96 e 97, na página da ANVISA:
1) entrem no endereço : http://www.anvisa.gov.br/
2) nesta página, entrem em Consultas Públicas de 2007
3) procurem as consultas no. 96 e 97 (iniciadas em 19/outubro/2007)e façam sua contribuição, até 18 de março próximo.

Podem também endossar as contestações do CRQ-IV já enviadas a estas Consultas. É possível vê-las no endereço citado.
Podem ainda encaminhar sugestões por correio normal a: ANVISA -Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Gerência-Geral de Medicamentos, SEPN 515, Bloco B, Ed. Ômega, Asa Norte, Brasília, DF, CEP 70.770-502;ou ainda para o endereço eletrônico: cp97.2007@anvisa.gov.br.
Enfim, o importante é pensar sobre o assunto e expressar sua opinião, visando não permitir resoluções unilaterais como estas.

Fonte: Ana Maria da Costa Ferreira E-mail:amdcferr@iq.usp.br

10. Prorrogadas as inscrições para o I Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das Atividades Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS)

Foram prorrogadas as inscrições para o I Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das Atividades Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS) e II Jornada Internacional de Ensino de Ciências e Matemática. Tenho a satisfação de convidar os colegas da SBQ para o I Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das Atividades Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS) e II Jornada Internacional de Ensino de Ciências e Matemática, na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo, de 27/04 a 29/04 de 2008. Data de Inscrição: 29/02/2008.

Outras informações sobre inscrição, programação e prazos para submissão de trabalhos podem ser obtidas no endereço eletrônico do evento: http://200.136.79.4/sem_cts/index.php

Fonte: José Guilherme S. Lopes

11. Vaga na função de Técnico de Apoio Acadêmico

Na Faculdade de Ciências e Tecnologia do Campus de Presidente Prudente - FCT - da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, se encontram abertas inscrições para Concurso Público para provimento de uma vaga na função de Técnico de Apoio Acadêmico em jornada completa de trabalho - 40 horas semanais, vencimento 1.806,46, requisitos: Ensino Superior Completo em Química. A inscrição deverá ser efetuada das 10 horas de 18.02.2008 às 16 horas de 05.03.2008 pela internet – site www.vunesp.com.br. Mais informações, com o edital completo, no site:
http://www4.prudente.unesp.br/download/rh/concursos/adm/
Tecnico%20Apoio%20Academico/Abertura%20DOE.doc.

Fonte: Ana Maria Pires

12. Carta aberta do Prof. Constantino Tsallis (CBPF)

Considerando de grande importância a carta aberta do Prof. Constantino Tsallis (CBPF) para toda a comunidade científica, informamos que a mesma, originalmente endereçada à SBF, pode ser acessada na íntegra na página da rede RENAMI - http://www.renami.com.br ou pelo link da transcrição da carta no Jornal da Ciência de 9 de Janeiro:
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=53562

Fonte: Petrus Santa Cruz

13. Vaga para Química Inorgânica na UNICAMP

O Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química/UNICAMP abriu inscrições para Processo Seletivo para contratação de um docente na área de Química Inorgânica.
O edital foi publicado em 16 de fevereiro de 2008.
Maiores informações:
http://www.iqm.unicamp.br/departamentos/?p=661

Fonte: Elias Barbosa

14. Bolsa de Produtividade: Qual o melhor corredor - o que corre 100 metros em 10 segundos ou o que corre em 20 segundos?

Artigo de Otávio A. S. Carpinteiro
Otávio A. S. Carpinteiro (otavio@unifei.edu.br e
otavio.carpinteiro@gmail.com) é pesquisador da Universidade Federal de Itajubá. Artigo enviado pelo autor ao “JC e-mail”:

Avaliam-se corredores de 100 metros segundo critérios quantitativos e universais, ou seja, aplicáveis a qualquer corredor. Avaliá-los, portanto, segundo tais critérios é bem simples. Basta compararem-se seus tempos nos 100 metros. O melhor corredor é o que possui o menor tempo.

A aplicação de critérios quantitativos e universais, porém, parte de um pressuposto fundamental, qual seja, de que os indivíduos sejam avaliados sob as mesmas condições.

Seria insensato e, sobretudo, injusto compararem-se, por exemplo, os tempos dos corredores que correm os 100 metros em pista de atletismo com os tempos dos que correm os 100 metros na areia solta da praia ou, ainda, com os tempos daqueles que correm os 100 metros no mar, com água pela cintura.

Os critérios, do CNPq, de avaliação dos pesquisadores para a concessão e progressão de nível no seu programa de bolsas de produtividade em pesquisa são critérios quantitativos.

Essencialmente, os pesquisadores são comparados pela quantidade de publicações e, mais recentemente, pela quantidade de "publicações de qualidade" que possuem. Estes critérios são também universais, aplicáveis a qualquer pesquisador atuante em qualquer centro de pesquisa do país.

Para que tais critérios sejam sensatos e, sobretudo, justos, o CNPq parte do pressuposto, portanto, de que todos os pesquisadores possuem as mesmas condições de pesquisa nos centros onde atuam. Assim, o CNPq pressupõe que todos os pesquisadores atuam em centros que possuam, pelo menos:

(a) programas de doutorado consolidados, em suas áreas de atuação, podendo, desta forma, contar com o fundamental auxílio de seus alunos de doutorado no desenvolvimento de suas pesquisas;

(b) programas de mestrado consolidados, em suas áreas de atuação, podendo, igualmente, contar com o grande auxílio de seus alunos de mestrado no desenvolvimento de suas pesquisas;

(c) grupos de pesquisa consolidados, em suas áreas de atuação, podendo, desta forma, desenvolver pesquisas conjuntas com outros pesquisadores e seus orientados;

(d) cursos de graduação consolidados, em suas áreas de atuação, de forma a poderem contar com alunos que possuam, no mínimo, a formação básica em suas áreas de atuação.

Mas, seria esta pressuposição do CNPq verdadeira? Será que todos os pesquisadores possuem, ao menos, estas quatro condições de pesquisa nos centros onde atuam? Certamente que não. Em um país com tantas desigualdades, é natural que tal não aconteça.

Vemos, de um extremo a outro, pesquisadores atuantes em grandes centros de pesquisa que possuem, ao menos, as quatro condições acima há dezenas de anos, e vemos pesquisadores de pequenos centros que, às vezes, não possuem sequer uma das condições de pesquisa acima.

Esta era, por exemplo, a situação de um pequeno grupo de pesquisadores, conhecidos meus, grupo este construído, com dificuldades, ao longo dos últimos anos, em uma pequena Universidade do país. Estes pesquisadores não dispunham de nenhuma das condições acima.

Hoje em dia, porém, dispõem de um ótimo curso de graduação (com grau 4 no Enade), de um grupo de pesquisas e de um mestrado acadêmico (recentemente aprovado), em suas áreas de atuação.

Creio caber aqui uma interessante pergunta: não seriam os pesquisadores que, devido a suas condições, publicam menos, mas que criam e desenvolvem as condições de pesquisa nos centros onde atuam, não seriam tais pesquisadores também produtivos em pesquisa?

Os critérios insensatos e injustos para avaliação dos pesquisadores vêm, nestes últimos anos, porém, tornando-se critérios iníquos e perversos. Vejo-os, assim, por alguns motivos. Para não me alongar, porém, cito, aqui, apenas dois motivos.

Primeiro, porque para qualquer edital lançado pelo CNPq (e também por algumas FAPs, que já estão seguindo, lamentavelmente, o exemplo do CNPq), nos julgamentos dos processos, é avaliada não somente a qualidade dos projetos, mas, igualmente, a "qualidade dos pesquisadores", auferida, obviamente, por intermédio da aplicação dos critérios quantitativos e universais mencionados acima.

Assim, pesquisadores de pequenos centros, mesmo confeccionando excelentes projetos, porque são também bons pesquisadores, têm muito pouca chance de vê-los aprovados. Afinal, quantos, nestas condições, já não receberam a "consoladora" mensagem do CNPq: "seu projeto teve mérito reconhecido, mas... não foi aprovado".

Necessário ressaltar que, anos atrás, o CNPq avaliava somente os projetos, sendo os pesquisadores implicitamente avaliados pela qualidade de seus projetos. Em minha opinião, um critério correto, posto que, por trás de um bom projeto, há sempre um bom pesquisador.

O segundo motivo, porque vejo os critérios para avaliação dos pesquisadores como iníquos e perversos, é devido ao fato de que esta situação não mais é dirigida aos pesquisadores dos pequenos centros somente, mas, igualmente, à sobrevivência e ao crescimento dos próprios pequenos centros de pesquisa do país. Em meu entender, isto é bem mais grave.

Com seus critérios quantitativos e universais para avaliação dos pesquisadores, o CNPq, a meu ver, transmite duas claras mensagens à comunidade científica. A primeira seria: "pesquisadores de pequenos centros, assim que possível, abandonem seus centros e movam-se para os grandes centros de pesquisa, pois, só assim, suas produções científicas alcançarão,em tempo equivalente, o mesmo patamar das produções dos pesquisadores dos grandes centros".

A segunda mensagem é similar à primeira. Seria: "pesquisadores e, sobretudo, futuros ou recém-doutores, nunca pensem em atuar em pequenos centros de pesquisa".

Se, por outro lado, retornando à analogia inicial, o CNPq compreender que corredores que correm no mar, por melhores e mais esforçados que sejam, nunca alcançam os tempos dos que correm em pista de atletismo, e se, assim, levar em consideração, em suas avaliações, o fato de que há profundas diferenças nas condições de pesquisa existentes nos diversos centros de nosso país, creio que transmitirá uma outra mensagem à comunidade.
Talvez seja: "pesquisadores e, sobretudo, futuros ou recém-doutores, pensem na possibilidade de migrar para os pequenos centros, pois seus esforços e dificuldades (e coragem) serão reconhecidos e, além disto, ajudarão a construir as condições de pesquisa nestes centros, para que, não só vocês, mas também e, sobretudo, outros pesquisadores possam, no futuro, delas se beneficiar".

Creio, firmemente, ser esta mensagem bem melhor para o futuro da pesquisa no país.

Nota do autor: Esta carta será enviada, por correio eletrônico, à presidência do CNPq. Será enviada no final de março. Aos pesquisadores com pensamento similar ao presente nos termos da carta e que desejarem, solicito que me enviem nome e endereço eletrônico. Desta forma, anexá-los-ei à carta.

Fonte: Jornal da Ciência de 15 de fevereiro de 2008/ Marco Schiavon

Contribuições devem ser enviadas para o Editor do Boletim Eletrônico da SBQ: npelopes@sbq.org.br Até nossa próxima edição!!!   Prof. Norberto Peporine Lopes Editor do Boletim Eletrônico Prof. Luiz Henrique Catalani Editor Associado do Boletim Eletrônico Sociedade Brasileira de Química - SBQ

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FEVEREIRO 2008

 

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