Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 767

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Informes sobre as eleições (gestão 2008/2010) e 31a RASBQ

2. 31a RASBQ - Plantão da secretaria durante o carnaval

3. Vaga na UNESP de Rio Claro

4. Processo de Seleção para o Mestrado no Programa de Pós-graduação em Química da UFRRJ, edital 2008

5. Invitacion Congreso de la Federacion Latinoamericana de Asociadiones de Quimica 2008

6. Vaga para Docente no Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais - UFRJ

7. Curso New Approaches in Drug Discovery ministrado pelo Prof.Dr. Hugo Kubinyi

8. Vaga para Química Geral e Educação em Química

9. Vaga para Graduado/a nas áreas de Exatas(Física, Matemática, Química, Engenharia, Ciências Moleculares)

 

1. Informes sobre as eleições

(gestão 2008/2010) e 31a RASBQ

Caros colegas,
Dando continuidade a divulgação das indicações de nomes para os cargos da SBQ gestão 2008/2010, informamos que estamos finalizando a análise das indicações para as diretorias de divisão científica e secretarias regionais e estamos enviando o material para ciência a todos os diretores das divisões e das secretárias regionais, de acordo com os procedimentos da SBQ. Antes do início do processo eleitoral estaremos divulgando um mapa destas indicações a modelo do publicado para a diretoria e conselho.

Fonte: Norberto Peporine Lopes


 

2. 31a RASBQ - Plantão da secretaria durante o carnaval

Informamos que a secretaria estará atendendo, em regime de plantão, durante o carnaval para atender problemas com relação às inscrições e submissões.

Fonte: Norberto Peporine Lopes

3. Vaga na UNESP de Rio Claro

Encontram-se abertas, até o próximo dia 8 de fevereiro, as inscrições para concurso visando a contratação de um docente para as disciplinas de Química Geral e Orgânica junto ao Departamento de Bioquímica e Microbiologia Instituto de Biociências de Rio Claro - UNESP RIO CLARO – SP

Fonte: José Carlos Marconato

4. Processo de Seleção para o Mestrado no Programa de Pós-graduação em Química da UFRRJ, edital 2008

O Programa de Pós-graduação em Química (PPQQ) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no período de 02 de janeiro a 20 de fevereiro de 2008, abriu inscrições para seleção dos candidatos ao Mestrado Acadêmico, nas áreas de Concentração Química Orgânica, Físico-Química e Química Agrária para turma com início em março de 2008 / 1º semestre. INSCRIÇÃO:
Data: de 02 de janeiro a 20 de fevereiro de 2008 ( no DPPG/UFRRJ)
Prova Escrita: 26/02/2008 – 9:00 horas - Sala Prof. Otto Gottlieb (PQ-UFRRJ)
Prova de Inglês: 27/02/2008 – 09:00 horas
Entrevista: 27/02/2008 – 14:00 horas
O processo de seleção prevê três etapas:
1ª. Etapa: Prova escrita com duração de 3 horas composta de 20 questões, das quais SOMENTE 10 devem ser resolvidas (as 05 primeiras questões são obrigatórias, referem-se a conhecimentos de Química Geral; e as outras 05 relacionadas a cada uma das áreas específicas: Química Orgânica; Bioquímica ou Físico-Química, que serão escolhidas pelo candidato).
2ª Etapa: Prova de competência em leitura de língua estrangeira (Inglês) - classificatória
3ª Etapa: Análise de currículo e entrevista com os candidatos. Para obtenção da ficha de inscrição (disponível online na página), modelo padronizado da carta de recomendação (disponível online) e comprovante para depósito bancário o candidato deverá dirigir-se ao: Decanato de Pesquisa e Pós-graduação-DPPG/UFRRJ. A posterior entrega ou envio da documentação deverá ser feita, em envelope lacrado, para o Decanato de Pesquisa e Pós-graduação-DPPG/UFRRJ – Rodovia BR-465, km 7, sala 115 – Prédio Principal, CEP 23890-000 – Seropédica – RJ, TelFax: (021) 26821201, e-mail: dppg@ufrrj.br.

O processo de seleção para o Doutorado é fluxo contínuo onde ocorre avaliação da documentação do candidato, apresentação (escrita e oral) de Pré-projeto de Tese (modelo na página do PPGQ) e entrevista.

Maiores informações: Email: cpqo@ufrrj.br – Coordenadora Profa Rosane Nora Castro ou Osmar (secretário) Tel: 21-2682-1872 Homepage:http://www.ice.ufrrj.br/posgrad/

Fonte: Rosane Nora Castro

5. Invitacion Congreso de la Federacion Latinoamericana de Asociadiones de Quimica 2008

El Colegio de Químicos de Puerto Rico (CQPR) le invita al próximo Congreso Latinoamericano de Química, actividad científica bienal de la Federación Latinoamericana de Asociaciones de Química (FLAQ), que se celebrará del 27 al 31 de julio de 2008 en el Centro de Convenciones de Puerto Rico, localizado en San Juan. El Congreso se llevará a cabo conjuntamente con la conferencia anual del CQPR: PRChem 2008 . Encontrará información adicional en la página electrónica del CQPR: www.cqpr1941.org y, próximamente, en la página del Congreso: www.flaq2008.org.
Con miras a facilitar su participación y la de sus colegas en el Congreso, le incluyo, para la mayor difusión posible, los documentos: Instrucciones para resúmenes (en formatos pdf y word) y Formato para resúmenes. Si les interesara organizar un simposio como parte del Congreso, por favor, pueden escribirme a simposiosflaq2008@gmail.com o comunicarse con la Auxiliar del Congreso, Jennifer Hernández, a jhernandez@cqpr1941.org .
Este evento cuenta con el respaldo, entre otras, de las organizaciones: "International Union of Pure and Applied Chemistry" (IUPAC), "Royal Society of Chemistry" (RSC) y la División Internacional del "American Chemical Society" (ACS-International Division).
Espero saludarles personalmente en San Juan, dentro de unos meses. Mientras, reciban mis saludos solidarios.

Fonte: Ethel Ríos Orlandi

6. Vaga para Docente no Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais - UFRJ

Encontram-se abertas, ate o dia 29 de fevereiro do corrente, inscrições para concurso de Professor Adjunto 40h DE, no Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais - UFRJ, na área de Química de Produtos Naturais - Metodologias Analíticas. O Edital completo encontra-se em www.ufrj.br.
Perfil do Candidato: o candidato deve possuir Doutorado em Química de Produtos Naturais, Química Orgânica ou áreas afins e deverá ministrar aulas em cursos de Graduação e Pós-Graduação, deverá estar capacitado a desenvolver sua própria linha de pesquisa de modo independente na área de atuação do concurso (Química de Produtos Naturais - Metodologias Analíticas).

Fonte: Gilda Guimarães Leitão

7. Curso New Approaches in Drug Discovery ministrado pelo Prof.Dr. Hugo Kubinyi

É com grande prazer que anunciamos o CURSO New Approaches in Drug Discovery ministrado pelo Prof.Dr. Hugo Kubinyi, Alemanha a ser realizado nos dias 11 a 14 de Março, de 2008, no IQUSP São Paulo, SP. PROFESSOR HUGO KUBINYI, cientista de renome internacional - que muitos já conhecem - é reconhecido internacionalmente pela grande contribuição na Área e, pela vasta experiência tanto na indústria como no meio acadêmico.
Maiores informações: http://arara.iq.usp.br
Vale ressaltar que os temas desenvolvidos são, tradicionalmente, de grande interesse às Indústrias Farmacêutica e Agroquímica. Acena-se, no entanto, com perspectivas da aplicação dessa abordagem metodológica para estudos de problemas relacionados ao meio ambiente e à ciência de alimentos.

Fonte: Antonia Tavares do Amaral

8. Vaga para Química Geral e Educação em Química

Encontram-se abertas (30/01 - 18/02/2008) as inscrições para concurso no conjunto de disciplinas de QUÍMICA GERAL E EDUCAÇÃO EM QUÍMICA do Departamento de Química da Universidade Federal de Goiás, campus Catalão. Maiores informações podem ser obtidas no site
http://www.prodirh.ufg.br/page.php (edital 11/2008) ou na coordenação do curso em Catalão (64 3441 1535 ou 3441 1500).

Fonte: Fernando Petacci

9. Vaga para Graduado/a nas áreas de Exatas(Física, Matemática, Química, Engenharia, Ciências Moleculares)

Junto ao Grupo Teórico do Depto. de Física dos Materiais e Mecânica do Instituto de Física USP.
Para trabalhar com desenvolvimento e finalização de códigos computacionais visando o estudo de propriedades de novos materiais e nanociência.
Necessário conhecimento de Unix, Fortran e C; Noções de Física do Estado Sólido, Cálculo Numérico, e Inglês.
Contrato Técnico Especializado Nível superior 1A.
Inscrições até 08 de fevereiro de 2008.
Informações em http://www.nanomol.if.usp.br

Fonte: Marília Junqueira Caldas

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

FEVEREIRO 2008

 

DESTAQUES: