Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 765

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. DOI disponível no site do SciELO para JBCS e QN pode ser validado no CV Lattes!!!

2. Aniversário 80 Anos do Prof. Ricardo Ferreira

3. I Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das Atividades Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS) e II Jornada Internacional de Ensino de Ciências e Matemática

4. Seleção de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais no IPRJ/UERJ, edital 2008/01

5. Curso de Nivelamento para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Química Analítica

6. Seleção Professor Substituto no Instituto de Química/UFRJ

7. Proposition de profil pour un Post-Doc / Post-doctoral position proposal - Nanoengineering of thermoelectric materials

8. Curso New Approaches in Drug Discovery

 

1. DOI disponível no site do SciELO para JBCS e QN pode ser validado no CV Lattes!!!

Prezados colegas,
Após muitas conversas com o pessoal do suporte do CNPq e do SciELO (Scientific Electronic Library Online), é com muita alegria que informo a todos que os números de DOI de artigos publicados no Journal of the Brazilian Chemical Society e Química Nova, disponíveis site do SciELO estão funcionando, estão ativos e que já é possível cadastrar os artigos de Química Nova e do JBCS disponíveis no site do SciELO, no CV Lattes do CNPq (devemos ressaltar que as coleções de JBCS e QN ainda não estão completas no site do SciELO). É uma grande notícia!!! A próxima etapa será a implementação destes números de DOI diretamente na página do JBCS e Química Nova, assim como implementação nos forthcomming papers e artigos no prelo.

Fizemos simulação por amostragem de vários números de DOI dos artigos disponíveis no SciELO para o JBCS e QN e percebemos que não há mais erros ao cadastrar DOI.

Caso você tente e encontre erros ao tentar validar um número de DOI, por favor, comunique o número de DOI diretamente para a equipe de suporte do CNPq, no e-mail suporte@cnpq.br ou para mais informações utilize o Fale Conosco:
http://www.cnpq.br/atendimento ou ligue para Central de Atendimento - CNPq: 0800 61 9697(ligação gratuita) 08:30 às 18:30 hs.

Para acessar os números de DOI, você deve entrar no site do SciELO: http://www.scielo.br depois procure a lista de revistas por ordem alfabética (alphabetic list), entrando no JBCS ou em Quimica Nova.

Ao entrar nos sites, clique lá em cima em “All”, que fornece a lista com todos os números! Quando voce faz o Browse dos artigos, entre em qualquer um deles onde diz “text in english” (no JBCS) ou “text in portuguese” (em Química Nova) e você verá número de DOI. Aparecerá um número como este: doi: 10.1590/S0100-40422007000600019

Leve este número inteiro para o Lattes e proceda a validação como faz de qualquer outro DOI de outras revistas. A validação do DOI no CV Lattes, abre o arquivo em HTML no início. Este é o artigo HTML no site do SciELO.

Ao olhar no canto direito da tela, você verá que tem opção de “Services” para abrir o arquivo em PDF, que conduz à versão em PDF exatamente como está no site do JBCS ou Química Nova. Veja como aparecem as opções abaixo.
A segunda opção é para abrir o PDF.

Services
• Custom Services
• Article in PDF format
• Article in XML format
• Article references
• Curriculum ScienTI
• How to cite this article
• Cited by SciELO
• Cited by Google
• Similars in SciELO
• Similars in Google
• Send this article by e-mail

Agora a SBQ deve atuar fortemente junto ao SciELO para que os números faltantes do JBCS e Química Nova sejam incorporadas no SciELO, com os números de DOI para todos os artigos faltantes destas coleções.

A revista Química Nova tem 64 números e está completa apenas desde o número 1 de 1998 até o número 7 de 2007.

O JBCS tem 63 números, apenas desde o número 2 de 1998, até o número 6 de 2007. É preciso urgentemente completar as duas coleções!!!

Gostaríamos de parabenizar o SciELO – (Scientific Electronic Library Online) e a FAPESP e BIREME pela excelente iniciativa, que é passada a outras revistas de outras áreas e sociedades científicas!!!

Um agradecimento especial também a Profa. Susana Torresei, Editora de Química Nova e a Solange dos Santos (da BIREME) pelo auxilio nesta tarefa.
Um forte abraço a todos os colegas!!!

Fonte: Luiz Carlos Dias

 

2. Aniversário 80 Anos do Prof. Ricardo Ferreira

Gostaríamos de convidar os colegas a, juntamente com o Departamento de Química Fundamental (DQF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), se congratularem com o Professor Emérito da UFPE Ricardo de Carvalho Ferreira pelo seu aniversário de 80 anos dia 16/01/2008. Na última sexta-feira, dia 18/01/2008 houve uma homenagem na forma de um cóloquio entitulado: Meu Amigo Ricardo Ferreira, um Impressionante Filosofo Natural, que foi proferida pelo Professor Constantino Tsallis do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas do Rio de Janeiro (local onde o Prof. Ricardo Ferreira também trabalhou). O colóquio foi realizado no Auditório do DQF.

Fonte: João Bosco Paraiso da Silva

3. I Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das Atividades Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS) e II Jornada Internacional de Ensino de Ciências e Matemática

Tenho a satisfação de convidar os colegas da SBQ para o I Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das Atividades Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS) e II Jornada Internacional de Ensino de Ciências e Matemática, na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo, de 27/04 a 29/04 de 2008.
Data de Inscrição: 31/01/2008.
Outras informações sobre inscrição, programação e prazos para submissão de trabalhos podem ser obtidas no endereço eletrônico do evento: http://200.136.79.4/sem_cts/index.php

Local do evento: Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL
Campus Anália Franco
http://www.portalunicsul.com.br/index.php

Fonte: José Guilherme S. Lopes

4. Seleção de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais no IPRJ/UERJ, edital 2008/01

O Instituto Politécnico (IPRJ) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) faz saber aos interessados que, no período de 11 de janeiro a 11 de fevereiro de 2008, estarão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais, Curso de Mestrado Acadêmico, Áreas de Concentração em “Materiais Não-Metálicos” e “Física e Mecânica dos Materiais”, para turma com início em 2008 / 1º semestre. Serão oferecidas 15 (quinze) vagas, para o curso de mestrado acadêmico, destinadas a portadores de diploma de curso de graduação plena em área das Ciências Exatas e da Terra ou das Engenharias em Instituição de Ensino Superior (IES) oficial ou reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação.
INSCRIÇÃO:
Data: de 11 de janeiro a 11 de fevereiro de 2008.
Pelo Correio (conforme instruções do Edital). Tanto o Edital quanto outros documentos/formulários podem ser baixados da página:
http://www.iprj.uerj.br/ensino/pos-graduacao/cienciaMateriais/
conhecendo/apresentacao.html

Observações: 1) Temos 1 bolsa (garantida) da Capes, para início em março de 2008.
2) Temos 2 bolsas (prometidas) da FAPERJ, para início em março de 2008
3) Há a possibilidade de moradia para os alunos do PPG-CTM no campus do IPRJ (casas com vagas para 4 ou mais estudantes). ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS E INFORMAÇÕES
Instituto Politécnico - IPRJ
Campus Regional da UERJ em Nova Friburgo
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS
Rua Alberto Rangel s/nº , sala 204
Bairro Vila Nova
CEP: 28630-050 Nova Friburgo, RJ.
Telefone: (22) 2528-8530 ramal 332
Fax: (22) 2528-8536
Endereço eletrônico: posctm@iprj.uerj.br

Fonte: Norberto Cella

5. Curso de Nivelamento para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Química Analítica

O início das aulas do curso de nivelamento para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Química Analítica, Instituto de Química- UFRJ, já estão disponíveis. Os dados para realização da inscrição e o programa do curso estão no site:
http://www.iq.ufrj.br/index.php?option=com_content
&task=view&id=185&Itemid=86


Fonte: Claudio Lopes

6. Seleção Professor Substituto no Instituto de Química/UFRJ

Conforme edital no 3, de 11 de janeiro de 2008, publicado no Diário Oficial da União, de 14/01/2008, estão abertas as inscrições para seleção de Professor Substitituto, por tempo determinado até 31/12/2008, nos termos da lei no 8745 de 09 de dezembro de 1993.
Vagas oferecidas:
Departamento de Química Analítica: 2 vagas - 20 horas
Departamento de Química Inorgânica: 2 vagas - 20 horas
Departamento de Química Orgânica: 1 vaga - 20 horas
Período de inscrição: até dia 25 de janeiro de 2008
Informações: 21- 2562-7001 ou pelo e-mail diretor@iq.ufrj.br
O edital encontra-se disponível na homepage da UFRJ:
www.ufrj.br

Fonte: Cássia Curan Turci

7. Proposition de profil pour un Post-Doc / Post-doctoral position proposal - Nanoengineering of thermoelectric materials

Description du sujet / Description of the project: Cette proposition s’inscrit dans le cadre d’un programme de recherche soutenu par l’Agence Nationale pour la Recherche (Nanomicrostil). Celui-ci consiste en l’étude des conditions de synthèses en solution (sol-gel, précipitation)de nanomatériaux thermoélectriques de type Zn4Sb3. Le but final de cette étude est d’obtenir dês nanomatériaux, destinés à être utilisés à des températures moyennes de travail (200 - 350°C). L’effet de taille ainsi obtenu devrait conduire à une réduction de 50% de la conductivité thermique. Les conditions de dopage et de modification de stoechiométrie seront également étudiées dans le projet. Il devrait déboucher sur une mise en forme de microsystèmes thermoélectriques par la technique jet d’encre. This proposal belongs to a research program supported by the French National Research Agency; whose name is Nanomicrostil. The project consists in the study of the synthesis procedure, in solution (sol-gel, precipitation), of thermoelectric nanomaterials - Zn4Sb3 type. The final goal of this study is to obtain the nanomaterials, intended to be used for working at middle temperatures (200 - 350°C). The effect of size thus obtained should lead to a 50% reduction of thermal conductivity. The doping conditions and modification of stoichiometry will be also studied in the project. It should lead to thermoelectric microsystems conditioning by the inkjet technique. Lieux de travail / post-doc location:
Institut Charles Gerhardt Montpellier
UMR 5253 CNRS-UM2-ENSCM-UM1
Equipe PMOF
Université Montpellier 2- CC 1504
Place Eugène Bataillon
34095 Montpellier Cedex 5
France
http://www.icgm.fr/
Conditions de réalisation / Conditions:
Durée de 12 mois civils, à commencer en début d’année 2008 (le plus tôt possible). Rémunération approximative de 2200 euros (brut) par l’Université Montpellier 2.
Duration: 12 months, beginning as soon as possible in 2008. Approximately 2000 euros (gross) per month from l’Université Montpellier 2.
Contact:
Pr Jean-Claude Tédenac
Tel : +33 (0) 4 67 14 33 42
Jean-Claude.Tedenac@univ-montp2.fr
Dr. Florence Rouessac
Tel : + 33 (0) 4 67 14 33 55
Florence.Rouessac@univ-montp2.fr
Candidature / how to apply :
Par E-mail à Jean-Claude Tédenac avec copie à Florence Rouessac avec les informations suivantes:
- lettre de motivation
- curriculum vitae (avec liste de publications)
- date de disponibilité
- éventuellement lettres de référence (ou contacts)
by E-mail to Jean-Claude Tédenac, copy to Florence Rouessac, please include the following informations :
- cover letter by the candidate
- curriculum vitae (including a list of publications)
- availability
- letters of reference

Fonte: Gustavo Pozza Silveira

8. Curso New Approaches in Drug Discovery

Caros Colegas,
É com grande prazer que anunciamos o CURSO New Approaches in Drug Discovery ministrado pelo Prof.Dr. Hugo Kubinyi, Alemanha a ser realizado nos dias 11 a 14 de Março, de 2008, no IQUSP São Paulo, SP.
PROFESSOR HUGO KUBINYI, cientista de renome internacional - que muitos já conhecem - é reconhecido internacionalmente pela grande contribuição na Área e, pela vasta experiência tanto na indústria como no meio acadêmico.
Maiores informações: http://arara.iq.usp.br
Vale ressaltar que os temas desenvolvidos são, tradicionalmente, de grande interesse às Indústrias Farmacêutica e Agroquímica. Acena-se, no entanto, com perspectivas da aplicação dessa abordagem metodológica para estudos de problemas relacionados ao meio ambiente e à ciência de alimentos. Divulguem, por favor, para seus colegas que acredita possam se interessar pelo tema. Esperando vê-lo(a) em breve,

Fonte: Antonia Tavares do Amaral

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

JANEIRO 2008

 

DESTAQUES: